HCM senior X – O que há de novo no Integrador SST
Alterações e novidades mais recentes:
17/04/2024
Seleção de categorias do eSocial para incluir na integração
Atualizamos o Integrador SST para permitir selecionar quais categorias de trabalhadores serão enviadas na integração.
Agora o RH pode escolher quais colaboradores serão incluídos na integração com o sistema do prestador SST, baseado nas categorias do eSocial desses colaboradores. Isso torna o uso do produto mais flexível, pois a escolha de categorias dá a liberdade para a empresa integrar os dados conforme a sua realidade de negócio.
Conheça os detalhes dessa atualização:
Seleção de categorias do eSocial
Disponibilizamos a seleção de categorias do eSocial na tela de configurações da integração com o prestador.
A tela traz algumas categorias ativas por padrão. Caso queira mudá-las, basta ativar ou desativar as categorias pretendidas e salvar as alterações. As mudanças terão efeito a partir das pendências geradas desse momento em diante, não afetando as pendências que foram geradas anteriormente.
Para saber mais, acesse a documentação de configurações de integração no Manual do Usuário.
Visões dinâmicas
Criamos a nova visão dinâmica Categorias do eSocial (v_e_social_categories). Com ela, você pode listar as categorias do eSocial e, rapidamente, consultar quais delas estão ativas na integração para cada empresa.
A visão dinâmica Categorias do eSocial lista os seguintes campos no relatório:
- Nome do prestador
- Tipo de prestador
- Código da categoria do eSocial
- Descrição da categoria do eSocial
- Código da empresa
- Nome da empresa
- Situação (indica se a categoria está ativa ou inativa)
API de integração
Atualizamos a lista de categorias do eSocial aceitas no parâmetro eSocialCategory.code
da API de integração. Assim, as opções ficam adequadas à versão S-1.2 do eSocial.
Essa mudança não causou quebra de compatibilidade com versões anteriores da API.
Para saber mais, consulte a documentação completa da API de integração:
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações
- API de integração
Todas as alterações e novidades:
Atualização para o eSocial Simplificado - versão 1.2 (S-1.2)
Texto alterado em:
- 13/11/2023 - Incluímos a data de liberação da versão do eDocs com unificação.
Atualizamos o Integrador SST para atender ao eSocial Simplificado - versão 1.2 (S-1.2). Com essa atualização, o Integrador SST poderá integrar somente os leiautes que estiverem em conformidade com as diretrizes do eSocial introduzidas por essa versão.
Importante
Devido a esta implementação, clientes que usam o eDocs da Senior precisam, obrigatoriamente, atualizá-lo para a versão que também tem a adequação ao eSocial S-1.2. Isso é necessário para garantir a compatibilidade dos leiautes do eSocial entre os sistemas.
A atualização do eDocs para o eSocial S-1.2 ocorreu em duas etapas. Confira na tabela abaixo:
Versão do eDocs e data da liberação | Detalhes da atualização |
---|---|
5.8.14.30 — 6 de outubro de 2023 | Versão sem unificação, destinada a clientes que não têm a base de dados descentralizada. |
5.8.14.35 — 10 de novembro de 2023 | Versão com unificação, destinada a clientes que têm a base de dados descentralizada. |
Pendências de integração do tipo exclusão para reintegração de colaboradores
Importante
Esta implementação está disponível somente para prestadores que usam o sistema RS Data.
Atualizamos o Integrador SST para suportar pendências de integração do tipo exclusão para demissões de colaboradores. Esse tipo de pendência será gerado quando a demissão ocorrer no HCM XT (sistema de folha) por causa de uma reintegração do colaborador.
Essa funcionalidade dá um controle maior ao sistema do prestador sobre o que fazer quando uma reintegração é excluída no HCM XT. O prestador ganha mais autonomia e flexibilidade para criar suas regras para registros excluídos, pois recebe o sinal da exclusão e toma suas providências em cima disso, conforme suas próprias necessidades de negócio.
Confira o que liberamos nessa atualização:
Pendências do tipo exclusão para demissão (reintegração) de colaboradores
Quando a demissão de um colaborador é excluída no HCM XT por causa de uma reintegração, uma pendência passará a ser gerada para o Integrador SST com tipo de integração igual a reintegração e tipo de operação igual a inclusão.
Tela de configurações da integração
Adicionamos a nova opção de exclusão da demissão (reintegração) na tela de configurações da integração por prestador. Assim, é possível habilitar ou desabilitar o envio de pendências de integração desse tipo. A nova opção é desabilitada por padrão, devendo ser ativada se necessário.
Visões dinâmicas
Criamos a versão 3 da visão dinâmica Integrações dos dados do colaborador (v_integration_v3). A nova versão dessa visão apresenta campos adicionais, além dos campos que existiam nas versões anteriores. Com isso, a visão dinâmica fica ainda mais completa e traz mais informações úteis na emissão dos relatórios.
Confira a documentação da visão Integrações dos dados do colaborador para saber quais campos são listados em cada versão.
APIs de integração
Fizemos as seguintes alterações nas APIs de integração do Integrador SST:
- Para indicar que trata-se da exclusão de demissão (reintegração) de um colaborador, o valor
REINTEGRATION
passa a ser válido para o parâmetro integrationType da API pendency e no retorno da API retrieveSentIntegrationsQuery. - Adicionamos os seguintes parâmetros na API pendency e no retorno da API retrieveSentIntegrationsQuery:
- reintegrationCompanyOrigin (Empresa origem da reintegração do colaborador)
- reintegrationEmployeeOrigin (Tipo do colaborador origem da reintegração)
- reintegrationCodeOrigin (Código origem da reintegração do colaborador)
Você pode conferir a documentação completa dessas e outras APIs na documentação de referência das APIs do Integrador SST.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração
- API de integração
Novas visões dinâmicas: configurações por empresa e por filial
Criamos as visões dinâmicas Empresa (v_company) e Filial (v_branch), responsáveis por retornar as configurações de empresas e filiais existentes no Integrador SST. Para saber quais informações são listadas nas novas visões, confira a documentação de visões dinâmicas do Integrador SST.
As visões dinâmicas são recursos da senior X Platform. Elas são usadas para gerar relatórios que extraem dados analíticos dos sistemas Senior, facilitando a gestão das informações no dia a dia.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões Dinâmicas
Campo Matrícula do eSocial adicionado nas visões dinâmicas
Adicionamos o campo Matrícula eSocial do colaborador na visão dinâmica Recibos e críticas dos eventos do eSocial (v_esocial_government_return). Com essa melhoria, deixamos ainda mais completo o relatório de informações retornadas do ambiente do Governo. Para saber mais sobre esse e outro relatórios, confira a documentação de visões dinâmicas do Integrador SST.
As visões dinâmicas são recursos da senior X Platform. Elas são usadas para gerar relatórios que extraem dados analíticos dos sistemas Senior, facilitando a gestão das informações no dia a dia.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões Dinâmicas
Integração dos dados de ambiente de trabalho (atuação em estabelecimentos de terceiros)
Atualizamos o Integrador SST para integrar as informações de ambiente de trabalho dos colaboradores. Esta novidade atende o cenário de tomadoras e prestadoras de serviços, onde é comum ter colaboradores terceirizados atuando em ambientes fora da empresa empregadora.
O ambiente de trabalho identifica a atuação do colaborador no estabelecimento do próprio empregador ou em estabelecimento de terceiros. Esta informação é enviada para o eSocial por meio do evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos ao eSocial. Agora, o Integrador SST passa a incluir estas informações nas pendências de integração.
Confira a seguir as mudanças feitas nesta atualização do produto:
Para empresas e usuários do Integrador SST
- Na tela de configurações da integração, adicionamos uma opção para habilitar ou desabilitar a integração das informações de ambiente de trabalho. Assim, a empresa tem autonomia para escolher se quer incluir estas informações na integração.
- Adicionamos as informações do ambiente de trabalho na consulta de detalhes da pendência. (Para ver os detalhes de uma pendência de integração, acesse a tela de acompanhamento de pendências e clique em Visualizar ao lado do registro que quer consultar. A seção do ambiente de trabalho estará logo abaixo das informações da filial.)
- Na tela de acompanhamento de pendências, adicionamos um filtro para buscar somente as pendências em que o motivo de integração seja a alteração do histórico de ambientes de trabalho.
Para desenvolvedores do sistema do prestador SST
Adicionamos novos campos na API de integração que permitem enviar e receber os dados de ambiente de trabalho do sistema de folha. Estas foram as mudanças:
- Adicionamos o bloco de dados
workEnvironment
na resposta de requisições para o web service retrieveSentIntegrationsQuery. O novo bloco contém as informações do ambiente de trabalho do colaborador.Parâmetros enviados pelo blocoworkEnvironment
ao fazer uma requisiçãoid
- Identificador único do registrolocation
- Local de trabalho (OWN_EMPLOYER
- estabelecimento do próprio empregador - ouTHIRD
- estabelecimento de terceiros)code
- Código do ambiente de trabalhoname
- Nome do ambiente de trabalhosubscriptionType
- Tipo de inscrição (CNPJ
,CPF
,CAEPF
,CNO
ouCEI
)subscriptionNumber
- Número de inscriçãodateWhen
- Data do histórico de ambiente de trabalho (A partir de)
- Adicionamos o motivo de integração
HISTORICAL_WORKENVIRONMENT
no parâmetrointegrationType
. Este parâmetro identifica o motivo da pendência, e o novo motivo indica que houve alteração no histórico de ambientes de trabalho do colaborador.
A integração dos dados de ambiente de trabalho é opcional, portanto não há quebra de compatibilidade com versões anteriores da API. Caso o colaborador não tenha um histórico de ambientes de trabalho, as informações do próprio empregador serão usadas por padrão.
Para saber mais sobre a API e como implementá-la, confira a documentação completa de integração.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração
Pendências de integração do tipo exclusão para históricos de colaboradores (movimentações)
Importante
Esta implementação está disponível somente para prestadores que usam o sistema RS Data.
Atualizamos o Integrador SST para suportar pendências de integração do tipo exclusão para históricos dos colaboradores, como por exemplo, movimentações de empresa, filial, local e outros históricos. Antes, somente as pendências de admissão tinham suporte a esse tipo de pendência.
Essa funcionalidade dá um controle maior ao sistema do prestador sobre o que ocorre com os históricos pelo sistema de folha. O prestador ganha mais autonomia e flexibilidade para criar suas regras para registros excluídos, pois recebe o sinal da exclusão e toma suas providências em cima disso, conforme suas próprias necessidades de negócio.
Confira o que mudou:
Pendências do tipo exclusão para históricos (movimentação)
Agora, quando o histórico mais recente de um colaborador é excluído no HCM XT, uma pendência de integração da movimentação é gerada com tipo de operação igual a exclusão. A pendência não exclui nenhum registro do sistema do prestador. Ou seja, ao receber a pendência, o prestador pode optar entre inativar ou excluir o colaborador do seu sistema.
No detalhamento da pendência de exclusão do histórico, constarão os dados de:
- pendências de exclusão
- dados do colaborador, da empresa e filial
- dados do histórico excluído
Não serão enviados os dados de outros históricos, somente do histórico que foi excluído.
- Empresa
- Filial
- Informações adicionais (aposentadoria especial)
- Categoria do colaborador no eSocial
- Centro de Custo
- Posto de trabalho
- Setor (Local)
- Cargo
- Turno
- Afastamento
- Ambiente de Trabalho
Configurações da integração
Adicionamos novas opções na tela de configurações da integração por prestador:
- Exclusão de admissão (padrão: habilitado, mantendo o comportamento atual do sistema)
- Exclusão de histórico (padrão: desabilitado, devendo ser ativado se necessário)
Assim, é possível habilitar ou desabilitar o envio de pendências de integração do tipo exclusão para admissões e para históricos.
API de integração
As pendências de integração do tipo exclusão são identificadas na resposta da requisição ao web service retrieveSentIntegrationsQuery. Nesse serviço, o parâmetro operationType terá o valor DELETE
, indicando tratar-se de uma exclusão no HCM XT.
Reforçamos que as pendências com operationType igual a DELETE
não excluem nenhum registro do sistema do prestador. Ou seja, ao receber a pendência, o prestador pode optar entre inativar ou excluir o colaborador do seu sistema, de acordo com o que atende melhor a sua necessidade.
Você pode conferir a documentação completa do retrieveSentIntegrationsQuery e outros serviços da API na documentação de desenvolvimento da API do Integrador SST.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração
- API de integração
Suporte a domínios alternativos (multidomínios) no HCM
Habilitamos o recurso de multidomínios em todos os módulos do HCM senior X, permitindo a inclusão de domínios alternativos nos tenants.
Domínios alternativos são domínios secundários que uma empresa pode ter, além do seu domínio principal. Este é um recurso da senior X Platform que permite incluir todos os domínios alternativos da empresa e configurá-los para que usuários de diferentes domínios acessem o sistema sob um mesmo tenant.
Uma empresa tem um domínio principal — dominio.com.br. Porém, ela tem também dois domínios alternativos — dominio1.com.br e dominio2.com.br — e ambos pertencem ao tenant desta mesma empresa.
Neste cenário, é possível cadastrar o tenant com um domínio principal (dominio.com.br) e incluir os domínios alternativos (dominio1.com.br e dominio2.com.br) nas configurações do tenant. Assim, usuários desta empresa podem ter o mesmo acesso aos sistemas da Senior usando qualquer um dos três domínios.
Para saber mais sobre o recurso de multidomínios e como ativá-lo, acesse o conteúdo abaixo:
- Documentação de domínios alternativos — HCM senior X
- Documentação de Gestão dos Tenants — senior X Platform
Atualização para a NT 06/2022 do eSocial S-1.0 e o eSocial S-1.1
Atualizamos o Integrador SST para atender às seguintes mudanças do eSocial:
- Nota Técnica 06/2022 do eSocial Simplificado 1.0 (S-1.0)
- eSocial Simplificado 1.1 (S-1.1)
Com esta atualização, o Integrador SST poderá integrar somente os leiautes que estiverem em conformidade com as novas diretrizes do eSocial que foram trazidas pelas versões mencionadas acima.
Importante
Devido a esta implementação, clientes que usam o eDocs da Senior precisam, obrigatoriamente, atualizá-lo para a versão 5.8.13.72, liberada no dia 25 de novembro de 2022 (ou versão superior). Isto é necessário para garantir a compatibilidade dos leiautes do eSocial entre os sistemas.
- Tem dúvidas sobre o eSocial e o cronograma do seu grupo? Confira o conteúdo especial sobre o assunto no nosso Portal de Exigências Legais e saiba tudo sobre o eSocial Simplificado!
Códigos para ajudar na solução de erros da integração
Adicionamos o campo Código de erro na tela de detalhes das pendências de integração. Este campo mostra um código numérico que representa a causa geradora do erro.
Antes, os detalhes das pendências apresentavam somente uma mensagem de erro que nem sempre era suficientemente clara.
Com o novo campo de código, ajudamos a identificar a causa dos eventuais problemas na integração entre o Integrador SST e o sistema do prestador. Basta verificar o código do erro na tela de detalhes das pendências e consultar a documentação para solucioná-lo.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Pendências de integração
Filtro de abrangências no cadastro e importação de eventos
Liberamos novas funcionalidades para a abrangência por empresa e filial:
- Alteramos o cadastro manual de eventos e a importação de arquivos para aplicar os filtros de abrangência por empresa e filial, caso os filtros estejam em uso. Com isso, é possível definir abrangências para restringir os papéis que podem acessar as telas de cadastro ou importar eventos específicos.
- Adicionamos um passo para selecionar a filial durante o processo de importação de arquivos. Antes, era necessário selecionar somente a empresa.
Esta melhoria é uma continuação da implementação de filtros de abrangência liberada anteriormente.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Eventos não periódicos
- Gestão de Pessoas | HCM > eSocial > Integrações > Importação de arquivos
Homologação do sistema TAP
Homologamos o Integrador SST com o sistema de gestão do fornecedor TAP - Saúde e Segurança Ocupacional.
A partir de agora, prestadores que usam o sistema TAP poderão selecioná-lo para integrar os dados de colaboradores e eventos de SST entre os sistemas.
Local: Integração prestadores SST > Configurações
Filtros de abrangência por empresa e filial
Filtros de abrangência
Criamos filtros de abrangência para o Integrador SST, que permitem restringir o acesso a algumas informações no sistema.
Você pode usar os filtros de maneira combinada e escolher quais pendências quer restringir: pendências de integração, pendências do eSocial ou ambas. É possível, por exemplo, configurar um papel para que seus usuários vejam somente as pendências de empresas e filiais específicas.
Identificador de empresa e filial
Para viabilizar os filtros de abrangência, fizemos as seguintes mudanças:
- Adicionamos a coluna Código na tela de configurações da integração com o sistema do prestador. Nela, é possível informar o código de cada filial associada à configuração de integração.
- Implementamos a aplicação dos filtros de abrangência nas pendências de eventos do eSocial. Isto permite identificar a qual empresa e filial essa pendência pertence.
Observações
- Sobre os eventos do eSocial:
- O sistema aplica os filtros de abrangência somente para os eventos obtidos via API.
- A aplicação de filtros no cadastro manual e importação de eventos está em desenvolvimento e será disponibilizada em uma próxima liberação.
- Se você criar filtros de abrangência, eles serão aplicados a todos os registros que tiverem os identificadores de empresa e filial. As pendências que não tiverem esses identificadores poderão ser vistos somente pelo administrador do sistema. Os demais usuários poderão ver somente as pendências que pertencem às empresas e filiais da abrangência dos seus papéis.
Documentação adicional
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Integração com prestadores SST > Configurações
- Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis
Atualização para a Nota Técnica 05/2022 do eSocial S-1.0
Atualizamos o Integrador SST para atender à Nota Técnica (NT) 05/2022 do eSocial Simplificado (S-1.0).
Assim, a solução está compatível com as alterações trazidas pela NT acima, e poderá integrar somente os leiautes que estiverem em conformidade com as novas diretrizes do eSocial.
Importante
Devido a esta implementação, clientes que usam o eDocs da Senior precisam, obrigatoriamente, atualizá-lo para a versão 5.8.13.54, liberada no dia 15 de julho de 2022 (ou versão superior). Isto é necessário para garantir a compatibilidade dos leiautes do eSocial entre os sistemas.
- Tem dúvidas sobre o eSocial e o cronograma do seu grupo? Confira o conteúdo especial sobre o assunto no nosso Portal de Exigências Legais e saiba tudo sobre o eSocial Simplificado!
Homologação do sistema Dr. Ocupacional
Homologamos o Integrador SST com o sistema de gestão do fornecedor Dr. Ocupacional.
A partir de agora, prestadores que usam o sistema Dr. Ocupacional poderão selecioná-lo para integrar os dados de colaboradores entre os sistemas.
Local: Integração prestadores SST > Configurações
Identificador único do colaborador no sistema do prestador
Adicionamos novos parâmetros na API do Integrador SST, que permitirão encontrar o cadastro de um colaborador por meio de um identificador único do colaborador no sistema do prestador.
Isso é especialmente útil quando ocorre uma movimentação de empresa e filial com troca do cadastro desse colaborador no sistema de folha, por exemplo.
Como funciona
- O novo parâmetro -
providerEmployeeIdentification
- permitirá que o sistema do prestador forneça, para o sistema da Senior, o ID único do colaborador. Isso é feito por meio do web service integrationUpdateStatus, responsável por indicar para a plataforma da Senior se uma integração ocorreu com sucesso ou com erros. - Posteriormente, esse identificador (
providerEmployeeIdentification
) constará em cada pendência de integração, sendo possível utilizá-lo para buscar o colaborador no sistema do prestador. - Sempre que uma pendência do tipo movimentação de empresa ou filial for enviada, será feita a tentativa de envio do tipo e código de cadastro anterior do colaborador, assim como o identificador que representa ele no sistema do prestador (caso exista). Esses dados serão enviados por outros novos campos que criamos para esta finalidade:
previousEmployeeType
= tipo de cadastro anterior do colaborador no sistema de folhapreviousCode
= código de cadastro anterior do colaborador no sistema de folhaproviderPreviousEmployeeIdentification
= identificador único do colaborador no sistema do prestador
Essas informações poderão ser utilizadas para buscar o colaborador na empresa antiga dele (empresa de origem da movimentação), no sistema do prestador.
Locais:
- Integração com prestadores SST > Pendências de integração
- API de integração
Remoção das configurações descontinuadas do Integrador SST
Conforme comunicamos anteriormente, reforçamos que as configurações de Único prestador e Plataforma senior X envia eventos para eDocs foram descontinuadas pelo Integrador SST. Por isso, removemos totalmente essas opções do sistema.
Agora, o Integrador SST opera somente com as opções padrão. São elas:
- Suporte a múltiplos prestadores
- eDocs consome eventos da plataforma senior X
Adequação para as novas configurações
- Clientes que já estiverem usando as configurações mais atuais já estão adequados e não precisam tomar nenhuma ação adicional.
- Novos clientes, que ainda vão fazer a implantação do Integrador SST, já serão implantados com as configurações mais atuais.
- Clientes que ainda estiverem usando as configurações antigas (Único prestador e Plataforma senior X envia eventos para eDocs) vão ver um alerta na tela do sistema, avisando sobre a situação. Nesse caso, deverão fazer a atualização das configurações, conforme descrito na documentação de atualização das configurações do Integrador SST.
Locais:
- Integração com prestadores SST > Configurações
- eSocial > Configurações
Alterações na integração de categorias eSocial e tipos de deficiência
Realizamos algumas alterações nos dados considerados pela integração com o prestador:
- Adicionamos o código 501 na lista de categorias do eSocial que são tratadas na integração. O código 501 é referente a colaboradores identificados como Dirigente sindical - Segurado especial.
- Alteramos o sistema para gerar pendências de integração para o tipo de deficiência 9 - Outros, quando um colaborador tiver esse tipo identificado no seu cadastro do sistema de folha.
Ativada a integração entre o Integrador SST e o sistema MedNet
Está ativada a integração entre o módulo Integrador SST e o sistema MedNet, sendo possível utilizar os sistemas em conjunto.
Local: Integração entre Sistemas SST de mercado onde a integração é suportada
Nova visão dinâmica: tabela de pendências
Criamos a visão dinâmica Tabela de Pendências (v_pendency_legacy), que permite gerar relatórios com informações sobre as pendências de integração e seus status.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Critérios para anexar arquivos na importação de eventos
Alteramos os critérios para anexar arquivos na tela de importação do Integrador SST. Veja o que mudou:
- A tela de importação permite anexar:
- Arquivos XML de eventos de SST
- Arquivos ZIP compactados, contendo múltiplos eventos de SST
- Cada arquivo pode ter no máximo 10 MB
- Podem ser anexados até 20 arquivos a cada importação
Com essas mudanças, garantimos a consistência e o melhor desempenho da rotina de importação no sistema.
Local: eSocial > Integrações > Importação de arquivos
Descontinuação de configurações do Integrador SST
O que será descontinuado
As seguintes configurações do Integrador SST serão removidas do sistema em breve, e não poderão mais ser usadas:
- Único prestador - deve ser substituída pela configuração mais atual (Múltiplos prestadores).
- Plataforma senior X envia eventos para eDocs - deve ser substituída pela configuração mais atual (eDocs consome eventos da plataforma senior X).
A descontinuação dessas configurações está prevista para o dia 01/01/2022.
O que é preciso fazer
Até o dia 01/01/2022, clientes que estejam utilizando uma das definições descritas acima precisam atualizar suas configurações no sistema. Para apoiar na transição, preparamos uma documentação de atualização das configurações do Integrador SST.
Se as configurações não forem feitas até a data citada, a integração deixará de funcionar até que seja feita a nova configuração. As pendências de integração que apresentarem erro nesse meio tempo poderão ser consultadas e reenviadas pela tela de acompanhamento das pendências.
Nota
Ambientes que já estiverem configurados para múltiplos prestadores e para o eDocs consumir as pendências da plataforma não precisam seguir este guia, pois essas são as configurações mais atuais.
Locais:
- Integração com prestadores SST > Configurações
- eSocial > Configurações
Nova visão dinâmica: retornos do mensageiro de eventos
Criamos a visão dinâmica v_esocial_pendencies, para apoiar na consulta de mensagens de erro retornadas pelo mensageiro (eDocs) após a tentativa de envio dos eventos.
A relação desse novo relatório facilita a análise e o tratamento de possíveis erros retornados pelo mensageiro de eventos.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Enviar pendências de retorno do eSocial para o prestador
Implementamos a opção Enviar recibo e críticas ao prestador SST no botão de Ações da tela de pendências do eSocial.
Com ela, é possível forçar o envio dos retornos do eSocial - recibos e críticas - para o sistema do prestador. Essa opção é útil quando, por qualquer razão, houver pendências que não foram enviadas na integração que é executada automaticamente entre os sistemas.
Entre as pendências que forem selecionadas na tela, serão consideradas para o reenvio somente aquelas que já têm algum retorno do Governo. As demais pendências serão desconsideradas.
Local: eSocial > Pendências de envio
Faixa de cadastro de colaboradores desconsiderados na integração
Criamos a seção de configurações avançadas na tela de configurações do empregador. Esta seção permite fazer algumas definições adicionais, que não são obrigatórias para o uso do sistema.
Com esta atualização, as configurações avançadas apresentam a opção: Faixa de cadastro de colaboradores desconsiderados na integração. Com ela, é possível estabelecer uma faixa de códigos de cadastro (matrículas) de colaboradores que não devem ter seus dados enviados para o prestador SST.
Local: eSocial > Configurações
Categorias 731 e 738 do eSocial agora são consideradas na integração
Atualizamos o Integrador SST para considerar as categorias 731 e 738 do eSocial, na integração com os sistemas dos prestadores. Assim, colaboradores que têm uma dessas categorias terão seus dados integrados entre os sistemas. Fizemos a mudança para atender ao Manual do eSocial, que agora exige o envio do evento S-2240 para os colaboradores associados a essas categorias.
O evento S-2240 comporta informações das condições ambientais do trabalho e agentes nocivos, e as categorias 731 e 738 são usadas para identificar contribuintes de cooperativas de trabalho.
- Quer saber mais sobre o eSocial? Veja a página especial do assunto no nosso Portal de Exigências Legais!
Atualização para as Notas Técnicas do eSocial S-1.0
Atualizamos o Integrador SST para atender às Notas Técnicas 01/2021, 02/2021 e 03/2021 do eSocial Simplificado (S-1.0).
Assim, a solução está compatível com as alterações trazidas pelas NTs mencionadas acima, e poderá integrar somente os leiautes que estiverem em conformidade com as novas diretrizes do eSocial.
Importante
Devido a esta implementação, clientes que usam o eDocs da Senior precisam, obrigatoriamente, atualizá-lo para a versão 5.8.13.16, liberada no dia 8 de outubro de 2021. Isto é necessário para garantir a compatibilidade dos leiautes do eSocial entre os sistemas.
Prazo de envio dos eventos de SST
Conforme divulgamos anteriormente em nosso portal, o Governo estabeleceu que as empresas que compõem o grupo 1 deverão iniciar o envio dos eventos de segurança e saúde do trabalhador (SST) a partir de 13 de outubro de 2021.
Empresas que fazem parte deste grupo devem ficar atentas aos prazos das obrigações e iniciar o envio dos eventos de SST, adequados às novas Notas Técnicas.
- Tem dúvidas sobre o eSocial e o cronograma do seu grupo? Confira o conteúdo especial sobre o assunto no nosso Portal de Exigências Legais e saiba tudo sobre o eSocial Simplificado!
Pendências de integração da pré-admissão de colaboradores
Agora o Integrador SST pode enviar pendências de pré-admissão para o sistema do prestador.
Pendências de pré-admissão são geradas sempre que um colaborador for cadastrado no sistema de folha com uma data de admissão futura.
Nessa pendência as informações são enviadas para o prestador durante o período de pré-admissão. Assim, o cadastro se mantém atualizado durante o período que antecede o início e a efetiva admissão do colaborador.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Integração prestadores SST > Pendências de integração
Dashboard de pendências de integração: novo status de Alerta
O dashboard de pendências de integração agora mostra pendências com situação de Alerta ():
O status de alerta identifica as pendências de integração que dependem de pendências anteriores que apresentaram erro. Por haver dependência na ordem de envio, esta pendência anterior pode estar impedindo a integração dos dados do colaborador, causando o alerta.
Com o novo status, você pode identificar e solucionar rapidamente as pendências que estão nesta situação.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Integração prestadores SST > Pendências de integração
Atenção: atualização obrigatória do eDocs
Nesta data liberamos a atualização do Integrador SST compatível com os leiautes do eSocial Simplificado (S-1.0).
Clientes que possuem o módulo Integrador SST devem, obrigatoriamente, atualizar o eDocs para a versão 5.8.12.51, prevista para ser liberada na próxima sexta-feira (dia 09/04/2021). Isso é necessário para manter a compatibilidade entre os sistemas.
Atualização para a versão 1.0 do eSocial Simplificado (S-1.0)
Atualizamos o Integrador SST para deixá-lo compatível com o projeto de simplificação do eSocial (versão S-1.0).
Leiautes descontinuados
Com o projeto de simplificação do eSocial, os leiautes abaixo foram descontinuados pelo Governo:
- S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho
- S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional
- S-2245 - Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações
Portanto, os leiautes S-1060, S-2221 e S-2245 foram removidos dos seguintes locais do sistema:
- Menus e telas de cadastro
- Tela de configurações do eSocial (empregador)
- Campos de filtros de leiautes
- Integração das informações com os prestadores SST
Validações e obrigatoriedade dos campos
Para os leiautes que continuam em vigor após a simplificação do eSocial, ocorreram mudanças na validação e obrigatoriedade de preenchimento de diversos campos. Além disso, alguns campos destes leiautes foram removidos ou adicionados.
No Integrador SST, atualizamos todas as telas de cadastro, integração e geração destes leiautes, para que fiquem de acordo com as novas orientações trazidas pela versão beta.
O documento com a versão final do eSocial S-1.0 foi anunciado pelo Governo no dia 11/11/2020, e pode ser consultado diretamente pelo Portal do eSocial.
Locais:
- eSocial > Configurações
- eSocial > Eventos de tabela > S-1060 - Tabela de Ambientes de Trabalho
- eSocial > Eventos não periódicos > S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional
- eSocial > Eventos não periódicos > S-2245 - Treinamentos e capacitações
- eSocial > Pendências de envio
Configurações do eSocial para empresas com múltiplos prestadores
Alteramos a tela de configurações do eSocial para suportar múltiplos prestadores, assim como já acontecia para a tela de configurações da integração:
Com esta atualização é possível:
- Configurar o envio dos eventos do eSocial de um mesmo empregador para diferentes prestadores
- Fazer definições específicas de envio dos eventos para cada filial da empresa
- Configurar a comunicação com o eDocs (mensageria) de maneira distinta para cada prestador
As novas implantações do Integrador SST já possuem esta funcionalidade habilitada por padrão. Mas, se o novo recurso não estiver disponível para você, para usá-lo basta acessar a tela de configurações do eSocial e selecionar a opção Múltiplos prestadores, no assinalamento Modo de configuração:
Local: eSocial > Configurações
Novas primitivas necessárias para o serviço de integração
Implementamos novas primitivas, que devem ser configuradas para cada prestador que estiver integrado com o Integrador SST:
- Sistema SOC (múltiplos prestadores):
- integrationPendencySOCEvent
- statusIntegrationSOCEvent
- Sistema RSData (múltiplos prestadores):
- integrationPendencyRSDataEvent
- statusIntegrationRSDataEvent
- Configuração para homologação (múltiplos prestadores):
- integrationPendencyCustomEvent
- statusIntegrationCustomEvent
A configuração das primitivas faz parte do processo de implantação do sistema, e as orientações estão documentadas no checklist de implantação (etapa Configurar serviços de integração).
Local: Tecnologia > Customização > Regras > Nova customização
Log de eventos que foram recebidos pela integração via web services
Criamos a tela Log de integrações via Web Service, que apresenta a lista dos eventos do eSocial que foram enviados pelo sistema do prestador e recebidos pelo Integrador SST.
O que você pode fazer com o log de integrações:
- Ver a lista dos eventos que foram recebidos com sucesso pelo Integrador SST.
- Acompanhar a situação da integração dos eventos e veja a data e hora em que a ela ocorreu.
- Identificar se o arquivo XML que foi recebido é válido ou se possui erros na estrutura.
- Saber mais sobre os eventos que apresentaram erro de validação.
- Analisar a estrutura dos eventos recebidos e exportar os arquivos XML.
Nota
Atualmente o log de integrações mostra somente os eventos que foram recebidos por meio da integração via web services. Não são considerados os eventos que foram cadastrados manualmente.
Local: eSocial > Integrações > Log de integrações com outros sistemas
Importação e exportação de arquivos do Integrador SST
Disponibilizamos as seguintes funcionalidades no Integrador SST:
- Importação de arquivos de eventos do eSocial
- Log da importação de arquivos
- Exportação de recibos e críticas retornados pelo ambiente do Governo
A importação de arquivos é uma alternativa para a integração via web services e pode ser usada em situações como:
- período de implantação da integração com o sistema do prestador
- contingência ou instabilidade nos serviços de integração
- cenários em que a integração via web services não é viável
Para saber mais sobre esses recursos, acesse a documentação de importação e exportação do Integrador SST.
Locais:
- eSocial > Integrações > Importação de arquivos
- eSocial > Integrações > Log de importação de arquivos
- eSocial > Pendências de envio
Novas configurações de comunicação com o eDocs e atualização da API do Integrador SST
Nova opção de comunicação com o eDocs
Disponibilizamos uma nova forma de configurar a comunicação entre o Integrador SST e o eDocs (serviço de mensageria da Senior):
- eDocs consome eventos da plataforma senior X: o mensageiro (eDocs) é responsável por estabelecer a comunicação com a plataforma senior X e buscar os eventos para enviar ao eSocial.
Se esta opção for selecionada, a configuração é simplificada e será necessário apenas definir a forma de envio dos eventos (automática ou manual).
Antes desta atualização, a plataforma senior X era sempre a responsável por estabelecer a comunicação com o eDocs, o que exigia algumas configurações adicionais de conexão.
A forma de configuração anterior continua disponível e esta opção pode ser alterada pelo campo Comunicação com mensageiro dos eventos, na tela de configurações do eSocial.
Atualização da API do Integrador SST
Para suportar a nova opção de comunicação com o eDocs, realizamos alterações na API de integração entre o Integrador SST e o sistema do prestador.
Acesse a documentação completa da API para desenvolvedores para saber como ela funciona.
Notas
- A versão anterior da API permanece ativa, mantendo a compatibilidade em casos onde a forma de comunicação com o eDocs não for alterada.
- Caso opte por usar a nova configuração, onde o eDocs consome eventos da plataforma senior X, é necessário gerar uma chave de acesso exclusiva para essa integração, pela tela de Gerenciamento de aplicações da plataforma.
Locais:
- eSocial > Configurações
- Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações