O que há de novo no Painel de Gestão
Alterações e novidades mais recentes:
NOVIDADE
Descontinuação de APIs da Jornada do Colaborador (employeejourney)
Informamos que as APIs públicas da jornada do colaborador listadas abaixo serão descontinuadas a partir de 01 de março de 2026.
Esta alteração é necessária para adequar sua assinatura com novos dados de diversidades liberados no módulo do Painel de Gestão.
Identificamos que ainda existem chamadas para essas APIs em alguns tenants. Reforçamos que elas devem ser substituídas por suas versões mais recentes, conforme indicado na tabela abaixo.
Após a data de descontinuação, chamadas realizadas para as versões antigas deixarão de funcionar.
| APIs descontinuadas | Versão mais recente |
|---|---|
| /employeejourney/apis/address | /employeejourney/queries/getAddress |
| /employeejourney/entities/address | |
| /employeejourney/apis/company | /employeejourney/queries/getCompany |
| /employeejourney/entities/company | |
| /employeejourney/apis/companyWithBranches | /employeejourney/queries/getCompanyWithBranches |
| /employeejourney/entities/companyWithBranches | |
| /employeejourney/apis/costCenter | /employeejourney/queries/getCostCenter |
| /employeejourney/entities/costCenter | |
| /employeejourney/apis/department | /employeejourney/queries/getDepartment |
| /employeejourney/entities/department | |
| /employeejourney/apis/employee | /employeejourney/queries/getEmployee |
| /employeejourney/entities/employee | |
| /employeejourney/apis/person | /employeejourney/queries/getPerson |
| /employeejourney/entities/person | |
| /employeejourney/apis/person__2 | /employeejourney/queries/getPerson |
| /employeejourney/entities/person__2 | |
| /employeejourney/apis/employee__2 | /employeejourney/queries/getEmployee |
| /employeejourney/entities/employee__2 |
Para mais informações acesse a documentação atualizada do Tutorial API da Jornada do Colaborador.
Dúvidas sobre o funcionamento, a utilização e consumo das APIs podem ser consultadas neste artigo.
Histórico de novidades e melhorias:
NOVIDADE
Monitore quanto consumiu da licença contratada no sistema
Agora ficou ainda mais fácil acompanhar os serviços que você contratou e como está utilizando nossos produtos.
Com a nova funcionalidade de Monitoramento de Consumo, você tem mais controle, transparência e autonomia sobre o seu plano.
Benefícios:
- Controle total do seu consumo da licença de uso contratada por você
- Planejamento mais eficiente
- Informações atualizadas em tempo real
Como acessar:
No sistema, vá em: Tecnologia > License Server > Monitoramento de Consumo
Acesse agora e comece a explorar essa novidade!
Importante
Para produtos com cobrança baseada na quantidade de colaboradores ativos, recomendamos que você consulte sua base de colaboradores.
Confira as documentações de apoio sobre colaboradores ativos:
Local: Tecnologia > License Server > Monitoramento de Consumo
NOVIDADE
Atualização da visão dinâmica Pessoa Dados (v_person2)
Atualizamos a visão dinâmica Pessoa Dados (v_person2), incluindo duas novas colunas que ampliam as possibilidades de configuração dos dados:
- Divulgar meu aniversário de nascimento (show_birthday)
- Recebe notificação por email (send_email_notification)
Para mais informações, consulte a documentação Visões Dinâmicas - Painel de Gestão.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
NOVIDADE
Visualização estruturada da hierarquia por posto
Está disponível uma nova funcionalidade que oferece uma visão mais organizada e estruturada da hierarquia organizacional. A nova hierarquia é baseada em postos de trabalho, permitindo uma representação mais fiel e gerenciável da estrutura da empresa.
Benefícios:
- Uma visão mais moderna das hierarquias da empresa
- Visualização de liderança compartilhada (múltiplos gestores);
- Visualização de outras hierarquias que a empresa deseje divulgar para os colaboradores;
Além disso, foi criada uma atividade de permissão agrupada para simplificar a configuração de acesso completo à visualização da árvore hierárquica. Essa permissão está disponível sob o nome Hierarquia nova - Visualização da árvore.
Local: Painel de Gestão > Meu painel > Hierarquia nova
NOVIDADE
Demonstrativo de pagamento com empréstimo consignado
Agora, no demonstrativo de pagamento, sempre que houver pendência no pagamento do empréstimo consignado do colaborador, o ícone será exibido ao lado da competência, facilitando a identificação imediata da pendência.
Além disso, a guia Empréstimos Não Descontados será habilitada ao lado da Rubrica, permitindo consultar os detalhes da pendência. Lembrando que as informações exibidas na aba são apenas informativas e não serão atualizadas, mesmo após o pagamento.
Para mais detalhes consulte a documentação Demonstrativos de pagamento (Holerite)
Local: Painel de Gestão > Meu painel > Dados financeiros > Meus demonstrativos de pagamento
NOVIDADE
Assinatura eletrônica de férias sem e-mail
A fim de proporcionar mais flexibilidade no processo de assinatura eletrônica dos documentos de férias, agora é possível realizar a assinatura mesmo sem a necessidade de um e-mail, desde que a política Gerar pendência de assinatura para colaboradores sem e-mail esteja ativada. Essa funcionalidade facilita a assinatura em situações onde o colaborador ainda não possui um e-mail cadastrado no sistema.
Para mais informações, acesse Assinatura eletrônica de férias.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Painel do RH > Assinatura eletrônica de férias
NOVIDADE
Remoção de APIs utilizadas para autenticação no Painel de Gestão
A partir do dia 08/09/2025, as seguintes APIs serão removidas:
APIs Removidas:
- POST /hcm-api/login
- POST /frontend-api/login
Essas APIs eram utilizadas para autenticação no Painel de Gestão antes da integração com a plataforma SeniorX e foram descontinuadas em 2021. Desde então, não é mais possível acessar a tela de login que usa essas APIs. Caso ainda utilize essas APIs em rotinas customizadas, a única forma de continuar o uso será através de chamadas HTTP.
APIs para Substituição:
- POST /authentication/actions/login:
Para autenticação com usuário e senha. Consulte a documentação da API para mais detalhes.
- POST /authentication/actions/loginWithKey
Para autenticação de rotinas de integração, com key e secret. Consulte a documentação da API para mais detalhes. Para mais informações, acesse o Gerenciamento de Aplicações.
DOCUMENTAÇÃO
Novas informações sobre contratos de experiência
Agora é possível configurar formulários diferentes para o primeiro e o segundo contrato de experiência, tornando a avaliação mais personalizada e alinhada a cada fase do período contratual.
A nova funcionalidade inclui as seguintes atualizações:
- Inclusão de novos campos na tela de configuração da avaliação, permitindo selecionar formulários específicos por etapa.
- Ajustes no fluxo de geração automática das avaliações, que passam a considerar os formulários configurados para cada momento;
- Caso o toggle esteja desativado, o sistema continua utilizando um único formulário padrão, mantendo o comportamento anterior.
Para mais informações acerca dessa funcionalidade acesse a documentação de Avaliação do contrato de experiência.
Local: Manual do Usuário > Painel de Gestão > Configurações e gerenciamento > Avaliação do contrato de experiência
NOVIDADE
Assistentes via inteligência artificial
Visando uma maior agilidade e assistência nos processos de feedback, atualização do perfil profissional e parecer final do contrato de experiência, implementamos uma nova funcionalidade para auxiliar os colaboradores em todos esses processos via IAssist:
- Feedback: Agora, com o botão Gerar sugestão de feedback, é possível gerar ideias gerais de feedback de acordo com os parâmetros escolhidos para o IAssist, a fim de auxiliar todos os colaboradores a elaborar seus feedbacks de maneira prática e rápida;
- Resumo profissional: o botão Gerar sugestão de resumo auxilia colaboradores no momento de compartilhar suas informações profissionais em seu perfil. Ao definir o tom e informar a experiência e habilidades, um resumo profissional será gerado, podendo ser editado livremente, caso necessário;
- Avaliação do contrato de experiência: agora é possível para o Gestor gerar o parecer final se usando de inteligência artificial. Ao usar a opção Gerar justificativa, uma sugestão de texto é criada com base nos dados do formulário respondido, podendo ser editada posteriormente.
Todos os detalhes das implementações podem ser encontrados nas páginas de Feedback, Perfil profissional e Avaliaçao do contrato de experiência.
Locais:
- Gestão de Pessoas > Painel de gestão > Meu painel > Feedbacks > Escrever Feedbacks
- Gestão de Pessoas > Painel de gestão > Meu painel > Perfil > Profissional
- Gestão de Pessoas > Painel de Gestão > Avaliação do contrato de experiência
NOVIDADE
Campo Tipo de Dependente eSocial e visões dinâmicas correspondentes
A fim de tornar o processo de cadastro de dependentes mais completo, implementamos o campo Tipo de dependente eSocial e as visões correspondentes para o uso da funcionalidade.
Esse campo permite selecionar qual o tipo de dependente dos colaboradores na tela de aprovação de cadastro de dependentes do RH, tornando o cadastro mais completo e garantindo a integração com o HCM XT, além do envio correto dos dados ao eSocial.
Ademais, foi implementada a nova visão dinâmica Dependentes (v_dependents), além da adiçao do campo Descrição da dependência (e_social_dependent_description_text) na visão dinâmica Solicitações de atualização cadastral de dependente (v_dependents_request_update).
Para mais informações sobre o novo campo, acesse a documentação de Atualização Cadastral e Visões dinâmicas do Painel de Gestão.
Locais:
- Painel de Gestão > Meus dependentes
- Painel de Gestão > Solicitações pendentes > Solicitações dos colaboradores
- Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
NOVIDADE
Melhoras no processo de solicitação de férias
A fim de continuar implementando melhorias e deixando o processo de solicitação de férias mais robusto, implementamos novas funcionalidades de controle e notificação para auxiliar o acompanhamento das solicitações de férias programadas pelo Painel de Gestão.
Agora, com a configuração do novo parâmetro Definir um número mínimo de dias de antecedência para o gestor aprovar a programação de férias, é possível definir o máximo de dias de antecêdencia para que o Gestor aprove um pedido de férias, impedindo que o mesmo seja aprovado após a data limite, caso não aprovado.
Além disso, o Gestor também receberá duas novas notificações para auxiliar seu controle e não perder o prazo de aprovação: Semanalmente será enviada uma notificação (plataforma e e-mail) das férias solicitadas da equipe que estão pendentes de aprovação.
Para mais detalhes sobre essa nova implementação, acesse a nossa documentação completa.
Locais:
- Gestão de Pessoas | HCM > Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Configurar política de férias
- Gestão de pessoas | HCM > Painel de gestão > Configurações e gerenciamento > Configurações gerais > Definições gerais
Importante
As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 16/10/2024. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.
NOVIDADE
Novos botões na tela de Configurações
A fim de possibilitar maior autonomia nas permissões de exibição de dados do Colaborador, implementamos os novos botões Exibir o salário do colaborador para o gestor e Ocultar os dados pessoais do colaborador para o gestor na tela de Configurações gerais, permitindo controlar a visibilidade do valor salarial dos colaboradores liderados ao seu gestor e a visibilidade de alguns dados pessoais (como informações da data de nascimento , nacionalidade, naturalidade, estado civil, e-mail e telefones pessoais e endereço na seção Resumo do liderado; toda a seção Histórico profissional e todos os dados marcados pelo Colaborador como privados) dos colaboradores liderados ao seu gestor nas telas do Painel de Gestão, respectivamente.
Para mais informações sobre os novos botões, acesse a página de Configurações gerais.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações Gerais
NOVIDADE
Nova estruturação dos menus do Painel de Gestão
A fim de proporcionar uma navegação mais intuitiva e eficiente, efetuamos uma atualização na estrutura dos menus do Painel de Gestão.
Os menus foram realocados, com a nova organização voltada ao usuário que está utilizando o módulo. Os novos caminhos, basicamente, são os seguintes:
- Meu painel, com as informações do usuário colaborador, como seus dados pessoais, feedbacks, detalhes do contrato de trabalho,financeiros e de férias e visão geral da organização da empresa;
- Painel do gestor, com os analytics dos seus liderados, resumo de habilidades da equipe, detalhes dos contratos do liderados, férias e dos feedbacks da equipe;
- Painel do RH, apresentado os analytics do RH, assim como as solicitações pendentes de ações, os dados de assinatura eletrônica de férias, as avaliações dos contratos de experiência, os feedbacks da organização e um resumo das habilidades dos colaboradores;
- Configurações e gerenciamento, que consiste nas ferramentas de gerenciamento dos Papeis RH e Administrador.
Esta divisão permite que a navegação se torne mais prática,fácil e intuituva. Ao organizar os menus do Painel de Gestão de acordo com os critérios acima, proporcionamos aos usuários um acesso mais rápido e direto ao que se deseja utilizar.
Por exemplo:
- Caso um Gestor deseje encontrar a informação dos seus liderados, deve acessar:
- Painel de gestão > Painel do gestor > Meus liderados
- Caso um Colaborador deseje configurar suas opções de privacidade, deve acessar:
- Painel de gestão > Meu painel > Configurações de privacidade
- Se um usuário RH desejar verificar o catálogo de habilidades da organização, deve acessar:
- Painel de gestão > Painel do RH > Habilidades > Catálogo de habilidades
Importante
A atualização reorganiza a navegação, mas não altera o funcionamento das funcionalidades. Se você utiliza menus customizados, recomendamos revisar suas personalizações após a mudança. Além disso, alguns menus favoritados podem ser desmarcados durante a atualização, mas você poderá refavoritá-los facilmente.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão
Novas visões dinâmicas - Avaliação do contrato de experiência
Implementamos nove visões dinâmicas novas para a rotina de avaliação do contrato de experiência:
- Alternativas (v_alternative)
- Avaliação do contrato do colaborador (v_employee_contract_evaluation)
- Questões (v_question)
- Questionários (v_questionnaire)
- Questionários e questões (v_questionnaire_question)
- Respostas (v_answer)
- Respostas e alternativas (v_answer_alternative)
- Status da avaliação (v_evaluation_status)
- Texto das respostas (v_text_answer)
Além disso, implementamos, também, um script SQL personalizado, a fim de possibilitar aos clientes listarem os dados das avaliações realizadas ou pendentes, além de outras funcionalidades.
Para saber todos os detalhes das novas visões dinâmicas, acesse as páginas de Visões dinâmicas - Gestão de Recrutamento e Seleção e Visões dinâmicas - Painel de Gestão. Já, para saber do novo script, acesse a documentação de Avaliação do contrato de experiência.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Nova funcionalidade - Configuração de geração de contrato de experiência
A fim de deixar o processo de avaliação de contrato de experiência ainda mais automatizado e simples, implementamos uma nova configuração na rotina: a de Contratos avaliados.
Agora é possível definir quais contratos irão gerar a avaliação de experiência automaticamente para os gestores, podendo ser Primeiro contrato ou contrato único, Segundo contrato ou Todos os contratos.
Para mais informações sobre essa nova implementção, acesse a nossa documentação completa sobre Avaliação do contrato de experiência.
Local: RH: Painel de Gestão > Avaliação do contrato de experiência
Nova rotina de dados de autodeclaração disponibilizada
Visando contribuir cada vez mais para a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, o Painel de Gestão disponibiliza uma nova rotina para que os colaboradores cadastrem suas informações sobre identidade de gênero, nome social, orientação sexual, raça/etnia, deficiência e status de refugiado.
Ao ativar a nova rotina, a sessão Dados de autodeclaração ficará disponível para preenchimento logo abaixo da seção Dados pessoais do perfil, na tela Meu perfil.
A rotina conta ainda com as novas visões dinâmicas que permitem a gestão dos dados preenchidos:
- Diversidade e inclusão (v_diversity)
- Identidade de gênero (v_gender_identity)
- Orientação sexual (v_sexual_orientation)
- Pessoa da diversidade e inclusão (v_person_diversity)
Você pode conferir todos os detalhes acessando a nossa documentação de Dados pessoais e Visões dinâmicas.
Locais:
- Gestão de pessoas | HCM > Painel de gestão > Perfil > Meu perfil > Dados pessoais
- Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Novo campo - Copiar formulário existente
Visando deixar o processo de criação de formulários de avaliação mais fluido e rápido, implementamos o campo Copiar formulário existente na tela Configurar novo formulário.
Com essa opção, agora é possível selecionar um formulário já desenvolvido anteriormente como base e utilizar as informações contidas nele para a criação de um novo formulário, além de poder editar, incluir e/ou excluir questões no formulário duplicado.
Para mais detalhes, acesse a nossa documentação completa sobre Avaliação do contrato de experiência.
Local: Painel de Gestão > Configurações > Avaliação do contrato de experiência > Cadastrar formulário
Nova funcionalidade - Notificação de reprovação de avaliação de experiência
A fim de tornar o processo de avaliação do contrato de experiência mais fluido, atualizamos o processo para que uma notificação seja enviada ao papel HCM - Analista de RH - Padrão sempre que uma avaliação for considerada reprovada.
Para mais informações, acesse a documentação de Avaliação do Contrato de Experiência.
Local: Painel de Gestão > Avaliação do contrato de experiência
Avaliação do contrato de experiência
O Painel de Gestão, que já conta com Insights para notificar vencimentos contratuais aos gestores, agora conta com uma nova funcionalidade: a Avaliação do Contrato de Experiência, um modelo com perguntas para auxiliar gestores nesse momento decisivo e que, ao ser respondido, fica disponível para consulta do RH, que poderá se usar dessa avaliação para seguir com os procedimentos administrativos necessários.
Todos os detalhes dessa nova implementação como fluxo da avaliação, configurações e detalhes de acompanhamento podem ser encontradas na nossa página Avaliação do contrato de experiência - Painel de Gestão.
Locais:
- - Gestor: Painel de Gestão > Gestão do dia-a-dia > Avaliação do contrato de experiência
- - RH: Painel de Gestão > Avaliação do contrato de experiência
Parcelamento do desconto de férias
A política de férias foi aprimorada com uma nova funcionalidade: a opção de parcelamento do adiantamento das férias. Com essa novidade, tanto Gestores quanto Colaboradores podem optar pelo parcelamento do desconto do adiantamento no momento de realizar uma programação. Para isso, é preciso ativar a opção "Definir regras para o parcelamento do desconto de férias", disponível na politica de férias, e customizar a regra de cálculo no módulo Administração de Pessoal | HCM XT.
Para mais informações sobre essa nova implementação, acesse a documentação de Gestão de Férias
Local: Gestão de pessoas > Painel de gestão > Política de férias
Script para detalhamento de solicitação de férias pendentes
A fim de facilitar o processo para que o RH tenha uma melhor visualização das solicitações de férias que estão perto da data limite ou próximas da data de início, disponibilizamos um script SQL para ser utilizado na configuração da visão dinâmica Status do processo de solicitação de férias (v_vacation_request_status).
Para mais informações, acesse a documentação de Visões dinâmicas - Painel de Gestão.
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Novo leiaute da tela Minhas férias
Com a finalidade de melhorar a visualização dos documentos de férias, foi alterado o leiaute da tela Minhas férias, que agora exibe os documentos em colunas separadas.
Desta forma, os documentos para consulta e/ou assinatura ficarão disponíveis de uma forma mais prática e fácil de visualizar.
Local: Painel de Gestão > Férias > Minhas Férias
Novas visões dinâmicas - Assinatura do aviso de férias e Recibo do abono
Implementamos nove novas visões dinâmicas a fim de possibilitar a listagem dos dados da Assinatura eletrônica dos documentos de férias. São elas:
- Aviso de férias para assinatura eletrônica - Programação individual de férias (v_vacation_notice_signature_individual_vacation_schedule)
- Aviso de férias para assinatura eletrônica - Recibo de férias (v_vacation_notice_signature_vacation_receipt)
- Dados da notificação enviada para assinatura eletrônica (v_signature_notification)
- Dados da permissão de documento para assinatura eletrônica (v_signature_permission)
- Dados do documento para assinatura eletrônica (v_signature_document)
- Dados do envelope para assinatura eletrônica (v_signature_envelope)
- Programação individual de férias (v_individual_vacation_schedule)
- Recibo de férias para assinatura eletrônica (v_vacation_receipt_signature_v2)
- Tipo de documento para assinatura eletrônica (v_signature_document_type)
Para mais informações sobre as novas visões dinâmicas, consulte a documentação Visões dinâmicas - Painel de Gestão
Local: Tecnologia > Customização > Relatórios > Visões dinâmicas
Novo botão na tela de Configurações gerais
A fim de possibilitar um maior controle sobre a privacidade dos nossos usuários, implementamos o novo botão Exibir o motivo do afastamento na tela de Configurações gerais, que permite ocultar o motivo do afastamento dos colaboradores em determinadas telas do Painel de Gestão.
Para mais informações, acesse: Configurações gerais — Painel de Gestão.
Local: Gestão de Pessoas | HCM > Painel de Gestão > Configurações Gerais
English
Español
English
Español



