Konviva

Legenda

Aqui encontram-se as matérias relacionadas às liberações da Konviva, publicadas em 2024.

Importante

As atualizações que antecedem a data 05/09/2024 estão disponíveis na página Atualizações da Konviva.

STD-2.0.1304 | 12/12/2024

Comunicação

Novidade

Adição de mais imagens no Post Rede Social

Incluímos a possibilidade de adicionar até 10 arquivos de imagem no post rede social (post 2.0). Assim, instituições que ainda utilizam esse modelo de post conseguem adicionar mais arquivos a publicação, tornando os posts ainda mais interativos. Utilizando mais de uma imagem ao post, elas serão exibidas no modelo carrossel e redimensionadas para serem exibidas dentro de um layout 1:1.

Local: Comunicação > Post

Acessibilidade

Novidade

Reposicionamento do botão “Ver todos”

Realizamos, na página inicial do aluno, um reposicionamento do botão “Ver todos”, que está presente em diversos carrosséis. Antes, o botão ficava localizado na parte superior direita do carrossel, logo após o título e subtítulo. Com o objetivo de aplicar as melhores práticas de acessibilidade, reposicionamos o botão para o canto inferior esquerdo, abaixo do conteúdo do carrossel. Dessa forma, alunos com deficiência visual que utilizam leitores de tela contam com uma navegação mais intuitiva e efetiva na plataforma.

Layout Clássico X Layout Moderno
Layout Clássico X Layout Moderno

Local: Página inicial do aluno

Repositório

Novidade

Integração de video-link com links da Smart Player

Disponibilizamos mais opções de recursos de aprendizagem! Agora, além da possibilidade de cadastrar vídeo-links, utilizando links do Youtube e Vimeo, você também consegue utilizar links direto do Smart Player. Dessa forma, o Administrador consegue disponibilizar o acesso aos vídeos, tanto dentro da sala de aula, quanto em outras áreas da plataforma, como em pílulas e na biblioteca. O aluno consegue visualizar o conteúdo do vídeo diretamente na plataforma, sem a necessidade de acesso a sites externos. Atenção: Nesta primeira entrega, não está presente o recurso de tracker, que permite mapear até onde o aluno assistiu do conteúdo. Esse recurso será disponibilizado em atualizações futuras.

Local: Repositório > Conteúdos > Vídeo-link

Gamificação

Novidade

Visualização de ranking para o aluno

Implementamos um novo recurso que permite indicar se o ranking da gamificação 3.0 será visível ao aluno. Caso o botão Ranking visível para os alunos esteja desativado, apenas os administradores terão acesso às informações. Rankings criados antes da atualização têm, por padrão, a visualização habilitada, e é possível alterar essa configuração diretamente no cadastro. O botão está disponível para o ranking geral, por unidade e unidade X unidade.

Local: Gamificação > Administração > Ranking

Ajuste

Informações de pedidos

Atualizamos a página de pedidos da gamificação 3.0 para garantir uma melhor performance durante o gerenciamento da loja. Agora, pedidos que constam como Cancelados ou Entregues exibem o ícone de visualização. Anteriormente, o ícone de edição era exibido, mesmo nos casos em que o pedido já estava em seu status final. Com essa atualização, o administrador consegue ter maior controle sobre o gerenciamento de pedidos, identificando os pedidos que necessitam de alguma ação.

Local: Gamificação > Administração > Loja > Pedidos

Relatórios

Novidade

Campo DeepLink disponível em relatório personalizado

Adicionamos uma nova coluna, com informações de DeepLink, dentro dos relatórios personalizados do tipo Cadastro de Curso. Assim, é possível identificar quais DeepLinks fazem parte do curso em questão.

Local: Relatórios > Personalizado

Sala de Aula

Ajuste

Conteúdos indisponíveis para o aluno

Corrigimos um problema que impedia alguns alunos de acessarem os conteúdos da sala de aula, devido à ausência de uma data de realização em determinadas matrículas. Agora, o sistema considera apenas matrículas com datas válidas, garantindo que os alunos tenham acesso aos seus conteúdos com sucesso.

Local: Meus Cursos > Matriculados > Sala de Aula

Curso extra

Ajuste

Mensagem de erro durante a configuração

Ao realizar a edição de etapas Cursos Extra, determinadas ações exibiam mensagens de erro de difícil compreensão. Tornamos as mensagens de erro mais compreensíveis, eliminando a exibição de informações técnicas irrelevantes ao usuário. Ainda assim, a solução aplicada mantém os logs técnicos disponíveis no console para análise dos desenvolvedores.

Local: Configurações > Configurador Geral > Cursos extras / Requisição de cursos

Biblioteca

Ajuste

Layout de biblioteca

Dentro da biblioteca, havia itens que causavam alterações no layout original da tela, trazendo alguns problemas de exibição. Após ajustes, asseguramos que o padrão do layout 2.0 seja mantido, sem alterações adicionais, garantindo a melhor visualização ao usuário.

Local: Aprendizagem > Biblioteca

Público-Alvo

Ajuste

Validação de status de alocação

Identificamos que os conteúdos destinados para um tipo de público-alvo, cujo critério envolvesse a alocação do aluno, estavam sendo apresentados para usuários que estavam com a alocação inativa. Ajustamos o comportamento da plataforma, adicionando uma validação do status da alocação do aluno. Se o aluno pertencer a uma alocação que está inativa, os conteúdos segmentados por público-alvo, envolvendo aquela alocação, não serão mais exibidos para o aluno.

Local: Administração > Públicos-Alvo

STD-2.0.1303.4 | 11/12/2024

Gamificação

Ajuste

Distribuição de pontos na gamificação

Identificamos conflitos entre versões da gamificação, ao repassar pontos para cursos, especialmente ao ativar a gamificação do tema 3.0. Adicionamos então uma nova validação que verifica se a gamificação 3.0 está ativada, antes de realizar qualquer operação relacionada ao repasse de pontos. Essa validação impede a interferência entre versões da gamificação e garante maior estabilidade e previsibilidade no sistema, assegurando o funcionamento correto do repasse de pontos para os cursos.

Local: Gamificação > Administração

Ajuste

Visualização do custo em Koins

Ao fazer a troca de produtos por koins, na gamificação 3.0, o valor exibido no extrato de pedidos era diferente do valor efetivamente cobrado do aluno. Ajustamos o comportamento da plataforma para que o extrato exiba a informação correta do valor.

Local: Gamificação > Administração > Loja

Relatórios

Ajuste

Geração de relatórios personalizados corrompidos

Resolvemos uma situação que impedia a geração de relatórios personalizados de trilha, ao incluir informações importantes, como a validade dos recursos. Ajustamos o comportamento para garantir que os relatórios sejam gerados corretamente.

Local: Relatórios > Personalizado

Usuarios

Ajuste

Alteração de dados do aluno

Alguns usuários com perfil de Aluno não estavam conseguindo salvar alterações realizadas em seus próprios perfis. Ajustamos o comportamento da plataforma e, agora, os dados podem ser salvos corretamente.

Local: Meu Peril > Dados

STD-2.0.1303.3 | 10/12/2024

Importações

Ajuste

Colunas não utilizadas podem ser desabilitadas

Identificamos uma inconsistência na rotina de importação de usuários, que fazia com que o campo CPF sempre fosse solicitado durante a importação, mesmo nos casos em que a instituição não utilizasse essa informação. Ajustamos esse comportamento para que, caso o CPF ou outro dado não seja obrigatório no cadastro, seja possível desabilitar a importação destas colunas, durante a configuração de importação.

Local: Administração > Importações > Administrar

Usuários

Ajuste

Status do usuário

Verificamos que alguns usuários na plataforma não tinham uma definição correta do status de perfil, ou seja, não estavam sendo considerados nem ativos, nem inativos, impedindo assim o acesso e dificultando a busca por estes perfis. A situação ocorria quando o cadastro do usuário era realizado por um outro usuário, que não tivesse o perfil de administrador da plataforma, deixando esse novo acesso com um status nulo. Realizamos ajustes para corrigir essa rotina, evitando que o problema volte a ocorrer.

Local: Administração > Usuários

Ajuste

Ativação e inativação de usuários

Alguns usuários com o perfil Gestor não estavam conseguindo salvar alterações de ativação/inativação de usuários. Identificamos que esse comportamento estava relacionado a um bloqueio de edição de alguns campos extras e, dessa maneira, corrigimos as permissões para que Gestores consigam realizar e salvar as alterações em usuários com sucesso.

Local: Administração > Usuários

STD-2.0.1303.2 | 09/12/2024

Relatórios

Ajuste

Erro ao gerar o Relatório de Equivalências

Identificamos que, ao tentar gerar o Relatório de Equivalências, a plataforma apresentava uma inconsistência, impedindo a geração do arquivo. Corrigimos o comportamento, permitindo que o relatório seja gerado corretamente, evitando transtornos.

Local: Relatórios > Padrão > Equivalências

Sala de Aula

Ajuste

Conteúdos indisponíveis para o aluno

Corrigimos um problema que impedia alguns alunos de acessar os conteúdos da sala de aula devido à ausência de uma data de realização em determinadas matrículas. Agora, o sistema considera apenas matrículas com datas válidas, garantindo que os alunos tenham acesso aos seus conteúdos com sucesso.

Local: Meus Cursos > Matriculados > Sala de Aula

STD-2.0.1303.1 | 06/12/2024

Layout

Ajuste

Tabela de desempenho de alunos

Identificamos que, em telas menores, como notebooks, os títulos da tabela de desempenho ficavam sobrepostos, causando confusão no layout e dificultando a compreensão do conteúdo. Realizamos ajustes para que textos maiores sejam automaticamente quebrados, mantendo o layout organizado e fácil de compreender.

Local: Aprendizagem > Turmas > Desempenho

Sala de Aula

Ajuste

Conclusão de curso via nova sala de aula

Verificamos que, ao concluir um curso manualmente e sair da nova sala de aula, o aluno era redirecionado para uma página de “conteúdo em manutenção”. Ajustamos a rotina para que, ao concluir o curso e sair da sala de aula, o aluno seja corretamente redirecionado para a página inicial da plataforma ou, ainda, ao histórico.

Local: Meu espaço > Meus cursos

Avaliações

Ajuste

Quebra de linhas em questões de múltipla escolha

Ao visualizar questões de múltipla escolha que continham muitos caracteres, identificamos que, ao ocorrer uma quebra de linha, as informações ficavam sobrepostas. Implementamos uma correção que resolve essa questão, garantindo a apresentação adequada das alternativas.

Local: Meu espaço > Meus cursos > Sala de Aula

STD-2.0.1303 | 05/12/2024

Acessibilidade

Novidade

Novos recursos de acessibilidade

Desenvolvemos uma série de implementações para permitir com que pessoas com deficiência visual consigam utilizar o NVDA (sistema de leitura de tela) nas principais rotinas da plataforma. Para saber mais sobre como estes recursos de acessbilidade funcionam, clique aqui para acessar nossa documentação.

Local: Plataforma Konviva

Integrações

Novidade

Integração com Padrão LTI 1.3 com GoodHabitz

Foi disponibilizada a possibilidade de integração LTI versão 1.3, do provedor GoodHabitz. Após as devidas parametrizações realizadas, o novo tipo de conteúdo torna-se uma URL que é cadastrada no repositório para ser publicado no curso. O aluno então consegue visualizar o conteúdo, sem a necessidade de login no provedor externo.

Local: Sala de Aula

Tour

Ajuste

Cadstro de tour em Espanhol Colômbia

Verificamos que, ao cadastrar o tour, no layout tema 2.0, a opção de cadastro em Espanhol Colômbia não estava sendo exibida. Realizamos ajustes para que a opção passe a ser exibida durante o cadastro. Dessa maneira, o tour pode ser configurado e exibido corretamente ao aluno.

Local: Configurações > Layout > Tour

Posts

Ajuste

Texto na página de denúncias

Ajustamos o comportamento da plataforma para garantir que os textos de posts denunciados sejam exibidos na página de moderação de denúncias.

Local: Comunicação > Post > Denúncias

Cursos

Ajuste

Avaliação de curso

Identificamos que, em casos de curso com configurações de matrículas automáticas, a janela de avaliação do curso era exibida ao aluno, antes que esse finalizasse o curso. Ajustamos o comportamento para que ela seja exibida somente após a conclusão do curso pelo aluno.

Local: Aprendizagem > Cursos

Fórum

Ajuste

Textos extensos em fórum

Ajustamos o layout da plataforma, para que passe a comportar textos mais extensos no fórum 3.0. Isso corrige um comportamento que fazia com que os textos mais longos excedessem a limitação de espaço designada.

Local: Comunicação > Fórum

Gamificação

Ajuste

Exibição de desafios inativos

Identificamos que desafios com status inativo estavam sendo exibidos para os alunos. Para melhorar a experiência do usuário, ajustamos o comportamento da plataforma para que esses desafios não apareçam mais na listagem do aluno.

Local: Gamificação > Desafios

Minha Equipe

Ajuste

Acesso ao ambiente “Minha Equipe” pelo administrador

Corrigimos um comportamento da plataforma, que fazia com que o Administrador não conseguisse ter acesso ao ambiente “Minha Equipe”. Agora, ao acessar a página, o usuário com perfil Administrador consegue visualizá-la corretamente.

Local: Minha Equipe

STD-2.0.1302.9 | 04/12/2024

Gamificação

Ajuste

Diferenciação entre koins e pontos

Ajustamos a rotina de distribuição de pontos e koins. Identificamos inconsistências na diferenciação entre pontos e koins quando a gamificação era alterada da versão 2.0 para a 3.0. Sedo assim, corrigimos a rotina para que o sistema reconheça ambos como itens distintos, utilizando os koins exclusivamente na Gamificação 3.0. Dessa forma, garantimos a continuidade da experiência para os usuários da versão 2.0 e permitimos uma transição gradual para os novos conceitos de gamificação, evitando interrupções no uso.

Local: Gamificação

Usuários

Ajuste

Criação e edição de usuários

Resolvemos uma inconsistência que ocorria ao criar ou editar usuários, onde algumas associações internas de dados não eram processadas corretamente. Agora, as alterações realizadas nos perfis de usuários são salvas e exibidas como esperado.

Local: Administração > Usuários

STD-2.0.1302.8 | 03/12/2024

Turmas

Ajuste

Conclusão automática de matrículas em cursos síncronos

Realizamos ajustes nas regras de funcionamento da conclusão automática de matrículas em cursos síncronos. Para os cursos dessa modalidade, cujo critério de aprovação seja participação na reunião ou por conteúdo a turma vinculada ao curso terá a conclusão automática desativada. Assim, garantimos que a matrícula do aluno não seja concluída sem que ele tenha realizado efetivamente as ações necessárias para a aprovação no curso.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

Usuários

Ajuste

Criação e edição de usuários

Resolvemos uma inconsistência que ocorria ao criar ou editar usuários, onde algumas associações internas de dados não eram processadas corretamente. Agora, as alterações realizadas nos perfis de usuários são salvas e exibidas como esperado.

Local: Administração > Usuários

STD-2.0.1302.7 | 02/12/2024

Turmas

Ajuste

Mensagem de retorno ao criar/editar turmas

Identificamos que as mensagens de feedback durante a criação ou edição de turmas não estavam sendo exibidas corretamente. Ajustamos o comportamento da plataforma, e agora as mensagens que indicam que a turma foi criada ou salva são exibidas corretamente.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

STD-2.0.1302.6 | 28/11/2024

Matrículas

Novidade

Conclusão automática de matrículas em cursos síncronos

Realizamos ajustes nas regras de funcionamento da conclusão automática de matrículas em cursos síncronos. Para os cursos dessa modalidade, cujo critério de aprovação seja participação na reunião ou por conteúdo a turma vinculada ao curso terá a conclusão automática desativada. Assim, garantimos que a matrícula do aluno não seja concluída sem que ele tenha realizado efetivamente as ações necessárias para a aprovação no curso.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

Gamificação

Ajuste

Exibição de desafios inativos

Identificamos que desafios com status inativo estavam sendo exibidos para os alunos. Para melhorar a experiência do usuário, ajustamos o comportamento da plataforma para que esses desafios não apareçam mais na listagem do aluno.

Local: Gamificação > Desafios

STD-2.0.1302.5 | 27/11/2024

Correios

Ajuste

Melhoria de Performance na Visualização de Mensagens

Realizamos alguns ajustes internos para melhorar a performance da visualização de mensagens no Correio. “Agora, o processo de abertura das mensagens está mais ágil, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

Local: Comunicação > Correio

Permissões

Ajuste

Correção de permissão do usuário Gestor

Identificamos uma vulnerabilidade que permitia que usuários do tipo Gestor realizassem alterações em perfis de alunos fora do escopo de sua autorização. Para evitar ações mal-intencionadas, realizamos ajustes na rotina para bloquear a possibilidade de tal prática.

Local: Administração > Usuários

Relatórios

Ajuste

Relatório de Cursos Obrigatórios

Ao gerar um relatório de cursos obrigatórios, quando havia uma grande quantidade de dados, o relatório ficava corrompido. Realizamos ajustes nos parâmetros internos para garantir que o relatório seja extraído com êxito.

Local: Aprendizagem > Matricula automática > Obrigatórios > Indicadores

Ajuste

Relatórios personalizados tipo trilha em espanhol

Realizamos ajustes nos relatórios personalizados do tipo trilha no idioma espanhol, corrigindo a identificação da coluna que contém o nome da trilha. Agora, ao extrair o relatório, o nome da coluna é exibido corretamente, o que facilita a identificação do campo.

Local: Relatórios > Personalizados

Certificado

Ajuste

Extração em lote de certificados

Fizemos um tratamento na rotina de download de certificados em lote, visando corrigir uma situação que fazia com que alguns certificados contendo caracteres especiais não fossem incluídos no arquivo de download. AAgora, os certificados com caracteres especiais são incluídos corretamente no arquivo de download em lote.

Local: Aprendizagem > Usuários Certificados

Gamificação

Ajuste

Exibição da foto em ranking

Ajustamos, dentro da Gamificação, a rotina de exibição de foto do usuário no ranking. Agora, a foto do usuário aparecerá no ranking da gamificação, nos casos em que houver foto cadastrada no perfil, facilitando a identificação dos alunos no ranking.

Local: Gamificação > Ranking

Ajuste

Botão de matrícula em desafios

Identificamos que, ao acessar um curso através do desafio, não era apresentado ao aluno o botão de matrícula. Ajustamos o comportamento da plataforma para que o botão seja exibido ao aluno.

Local: Gamificação > Desafios > Curso

Ajuste

Mensagem de celebração de Nível

Realizamos uma correção para que o aluno, ao subir de nível na gamificação, receba uma mensagem de celebração e consiga avançar para as próximas etapas da gamificação. Anteriormente a mensagem não era apresentada ao aluno, prejudicando a navegação e a experiência do usuário.

Local: Gamificação

STD-2.0.1302.4 | 26/11/2024

Trilhas

Ajuste

Reordenação e exclusão de recursos

Ajustamos a rotina de reordenação e exclusão de recursos em trilhas, permitindo que os usuários façam ajustes de forma mais ágil. Antes, ao realizar a exclusão de algum recurso, o processo de ordenação acabava apresentando algumas falhas, causando dificuldades na operação. Agora, a plataforma atua de forma mais precisa, garantindo maior agilidade ao usuário.

Local: Aprendizagem > Trilhas

Fórum

Ajuste

Segurança na edição de comentários

Identificamos que usuários com perfil de aluno conseguiam editar comentários de outros alunos ao explorar uma vulnerabilidade no endpoint do comentário em um tópico. Corrigimos essa rotina para prevenir ações mal-intencionadas e garantir a segurança do recurso.

Local: Fórum

Certificado

Ajuste

Apresentação do certificado

Verificamos que, ao solicitar a visualização do certificado no histórico de cursos, o modal informativo com as regras de certificação era exibido junto com o certificado. Ajustamos o comportamento da plataforma para que, ao selecionar essa ação, apenas o certificado seja exibido.

Local: Cursos > Histórico > Certificado

Layout

Ajuste

Ajuste na exibição de botões em pesquisa

Ajustamos algumas configurações de layout da pesquisa de clima para que os botões de ação sejam exibidos corretamente em todos os dispositivos. Corrigimos um problema que fazia com que, em determinados dispositivos móveis, os botões não fossem apresentados de forma adequada.

Local: Pesquisa de Clima

STD-2.0.1302.1 | 18/11/2024

Relatórios

Novidade

Agilidade em relatórios

Com o objetivo de aumentar a agilidade e a assertividade na consulta de dados para relatórios, realizamos uma alteração na ferramenta interna utilizada para buscar informações de matrícula. Adotamos o protocolo AMQP, que organiza as requisições em filas, permitindo que a consulta e o processamento dos dados sejam mais eficientes.

Local: Relatórios

Matrículas

Ajuste

Turma permanece ativa ao cancelar matrícula automática

Ajustamos o comportamento da plataforma para que as turmas permaneçam ativas, independentemente de habilitar ou desabilitar a matrícula automática. Isso corrige uma situação em que, anteriormente, ao desabilitar a matrícula automática, a turma também era inativada.

Local: Aprendizagem > Matrícula Automática

Plano de Aula

Ajuste

Aproveitamento em plano de aula

Realizamos o ajuste de uma rotina no plano de aula para garantir que os conteúdos ocultos ao aluno não sejam incluídos no cálculo de aproveitamento. Dessa forma, somente os conteúdos disponíveis serão considerados no cálculo, evitando que o aluno seja prejudicado. Anteriormente, se o aluno tivesse acessado um conteúdo e esse conteúdo fosse ocultado, a plataforma ainda contabilizava o aproveitamento desse conteúdo. Com o ajuste, o percentual de aproveitamento é calculado apenas com os conteúdos habilitados para o aluno, independentemente de o conteúdo oculto já ter sido visualizado.

Local: Sala de Aula

Gamificação

Ajuste

Imagens na Gamificação

Identificamos que algumas imagens estavam desconfiguradas na Gamificação. Realizamos ajustes para que as imagens apareçam corretamente para o aluno, sem distorções.

Local: Gamificação

STD-2.0.1302 | 13/11/2024

Plataforma

Novidade

Gestão em Lote Facilitada

Realizamos diversas implementações para aprimorar a gestão de usuários em bases com um grande número de alunos. Agora a plataforma conta com a possibilidade de realizar vínculo de alunos a trilhas, através da importação de uma planilha .csv. Desenvolvemos, em Administração > Importações > Administrar a opção Associação em trilha. Para te ajudar, criamos esta documentação sobre o assunto.

Além da associação em lote, agora você consegue realizar a busca por mais de um login de usuário em diversas áreas da plataforma. Para isso, basta informar os logins, separados por vírgula, dentro do campo Login, disponível em algumas áreas do sistema.

Veja aqui quais áreas contam com a busca por logins.

Você consegue fazer a busca por logins de usuários nas seguintes situações:

  • Ao criar/editar um público-alvo, selecionando o critério Usuário (Local: Administração > Públicos-Alvo);
  • Na associação de usuários em trilhas, dentro de busca avançada, tanto para buscar usuários disponíveis, quanto para usuários já associados (Local: Aprendizagem > Trilhas > Associar usuário);
  • Ao verificar matrículas de alunos em turmas, dentro de busca avançada, tanto para usuários não matriculados, quanto para matriculados/concluídos e solicitações de matrícula (Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar > Matricular);
  • Na busca avançada de usuários certificados (Local: Aprendizagem > Usuários Certificados);
  • Na busca avançada de solicitações de matrículas (Local: Aprendizagem > Solicitação de Matrículas);
  • Ao selecionar usuários para adicionar em requisições de cursos (Local: Aprendizagem > Requisição de Cursos > Administrar);
  • Ao selecionar usuários para adicionar em cursos extras (Local: Aprendizagem > Cursos extras > Administrar);
  • No relatório geral de usuários (Relatórios > Padrão > Geral de Usuários).

Para facilitar a manipulação em lote de usuários, também implementamos a possibilidade de expandir a quantidade de itens exibidos por página. Habilitando a função de expandir, o usuário administrador consegue visualizar 500, 1000, 25000 e até 5000 linhas por página, em diversas áreas do sistema. Além disso, algumas áreas contam ainda com uma barra de ações fixada, permitindo fazer alterações na lista, sem a necessidade de rolar toda a página.

Saiba quais áreas contam com a listagem expandida clicando aqui.

As áreas que possuem listagem expandida são:

  • Listagem de Usuários (Local: Administração > Usuários);
  • Listagem de Setores (Local: Administração > Setores);
  • Listagem de Cargos (Local: Administração > Cargos);
  • Listagem de Públicos-Alvo (Local: Administração > Públicos-Alvo);
  • Listagem Usuários em Públicos-Alvo (Local: Administração > Públicos-Alvo > Usuários);
  • Listagem de Catálogo (Local: Aprendizagem > Catálogo);
  • Listagem de Cursos (Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar);
  • Listagem de Jornadas em Cursos (Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar > Adicionar Curso/Editar > Cadastrar informações do Curso > Selecionar Jornada);
  • Listagem de Avaliações em Cursos (Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar > Adicionar Curso/Editar > Adicionar Conteúdo > Adicionar Avaliações > Selecionar Avaliação);
  • Listagem de Cursos extras (Local: Aprendizagem > Cursos extras > Administrar);
  • Listagem de Usuários em Cursos extras (Local: Aprendizagem > Cursos extras > Administrar > Adicionar curso extra/Editar > Usuários);
  • Listagem de Turmas (Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar);
  • Listagem de Matrículas de Turmas | Contém barra de ações fixada (Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar > Matricular);
  • Listagem de Desempenho de Turmas (Local: Aprendizagem > Turmas > Desempenho);
  • Listagem de Matrículas Automáticas (Locais: Aprendizagem > Matrícula automática > Obrigatórios | Aprendizagem > Matrícula automática > Desejáveis);
  • Listagem de Requisição de Cursos (Local: Aprendizagem > Requisição de Cursos > Administrar);
  • Listagem de Usuários de Requisição de Cursos (Local: Aprendizagem > Requisição de Cursos > Administrar > Adicionar requisição de curso/Editar > Usuários);
  • Listagem de Usuários Certificados - apenas 500 ou 1000 linhas por página (Local: Aprendizagem > Usuários Certificados);
  • Listagem de Solicitação de Matrículas (Local: Aprendizagem > Solicitação de Matrículas);
  • Listagem de Trilhas (Local: Aprendizagem > Trilhas);
  • Listagem de Associação de Usuários em Trilhas | Contém barra de ações fixada (Local: Aprendizagem > Trilhas > Associar);
  • Listagem de Administração de Pontos na Gamificação (Local: Gamificação > Administrar Pontos);
  • Listagem de Relatórios Personalizados (Local: Relatórios > Personalizado).

Local: Plataforma Konviva

API

Novidade

Retorno de Consulta

Implementamos o retorno 401(Unauthorized) para as consultas na API que estavam fora do padrão, em casos onde o cliente não possui chave de consulta API cadastrada.

Local: API

Novidade

Informação em Usuário

Adicionamos novas informações na API de usuário. Agora a data de cadastro, data de inativação e data do último acesso são retornadas na API de getUsuarios.

Local: API

Correio

Ajuste

Melhoria de Performance na Visualização de Mensagens

Realizamos alguns ajustes internos para melhorar a performance da visualização de mensagens no Correio. Agora o processo de abertura das mensagens está mais ágil, melhorando a experiência do usuário.

Local: Comunicação > Correio

Repositório

Novidade

Atributo customizado em SCORM

Incluímos a opção de atributo customizado na API SCORM. Neste atributo é possível incluir informações da hierarquia de Unidade do aluno e do setor cadastrado, permitindo que estes dados sejam utilizados pelo SCORM.

Local: Repositório > Conteúdos > SCORM

Matrículas

Ajuste

Cancelamento Automático de Matrículas

Realizamos ajustes no fluxo de cancelamento automático de matrículas ao inativar a turma, adequando assim o fluxo ao seu comportamento esperado.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar

Usuários

Novidade

Abreviação Automática de Nomes

Desenvolvemos a possibilidade de abreviação automática de nomes de alunos. Ao ativá-la, novos alunos cadastrados terão seus nomes abreviados automaticamente, mantendo o primeiro e último nome completos e os nomes intermediários serão apresentados com a primeira letra maiúscula, seguidos de ponto final.

Exemplo: Usuário com nome José Luis Cunha Santos terá o nome abreviado para José L. C. Santos.

Para habilitar essa funcionalidade, entre em contato com a equipe de suporte.

Local: Administração > Usuários

Layout

Ajuste

Layout da Biblioteca

Corrigimos o comportamento que fazia com que o título de itens da Biblioteca ficassem sobrepostos. Agora, todas as informações da Biblioteca são apresentadas corretamente.

Local: Aprendizagem > Biblioteca

Ajuste

Quebra de Layouts por Resolução

Verificamos algumas inconsistências de layout em alguns ícones, devido a diferenças de resolução de visualização da plataforma. Fizemos os ajustes necessários para corrigir estas questões, garantindo melhor usabilidade ao usuários.

Local: Plataforma

Ajuste

Cor do Botão de Login

Identificamos que a plataforma não estava aplicando corretamente a escolha de cor do botão de login, quando utilizado o tema 2.0. Realizamos ajustes para a cor definida seja aplicada corretamente.

Local: Configurações > Layout > Interface Portal Externo

Regras de Acesso

Ajuste

Mensagem de Regra de Acesso

Ajustamos a mensagem de feedback dada ao usuário que tenta realizar o acesso a plataforma, via login SSO, fora do horário estabelecido nas regras de acesso. Isso garante que o usuário consiga identificar o motivo da impossibilidade de login naquele determinado período.

Local: Configurações > Regras de Acesso

STD-2.0.1301.4 | 12/11/2024

Matrícula Automática

Novidade

Configuração de Conclusão Automática de Matrícula

Adicionamos uma nova opção no método conclusão automática da matrícula, para ajustar o comportamento. Anteriormente, quando as matrículas eram realizadas através de matrícula automática, o método padrão de conclusão era “Ao atingir 100% de andamento e status aprovado” independente do método de conclusão padrão informado no configurador geral. Com essa nova opção, mesmo nos casos de matrículas automáticas, o sistema passa a considerar como método padrão o informado no configurador geral, alinhando o comportamento das matrículas automáticas e manuais. Para solicitar a alteração, é necessário entrar em contato com o time de suporte.

Local: Aprendizagem > Matrícula automática

Alertas Configuráveis

Ajuste

Execução de Mensagens

Identificamos que, durante a execução de mensagens de alertas configuráveis, em casos envolvendo muitos usuários, algumas áreas da plataforma ficavam inoperantes. Desenvolvemos uma melhoria no serviço evitando que esse comportamento ocorra novamente e a plataforma continue em operação, mesmo durante o envio de mensagens.

Local: Comunicação > Alertas Configuráveis

STD-2.0.1301.3 | 11/11/2024

Usuários

Ajuste

Usuário em Duplicidade

Identificamos uma situação no método de salvamento de funções, via API, que indicava um erro de “Usuário Duplicado” ao tentar atualizar um cadastro de usuário. Fizemos os ajustes necessários no método e a situação foi corrigida.

Local: Administração > Usuários > Adicionar Usuário

Cursos

Ajuste

Correção de Fuso Horário

Ao cadastrar reuniões com algumas regras de fuso horário, foi identificada uma inconsistência na visualização do horário, dependendo da localidade do aluno. Realizamos os ajustes necessários na plataforma para garantir que os horários sejam exibidos corretamente, respeitando o fuso de cada localidade.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

STD-2.0.1301.2 | 07/11/2024

Matrículas

Novidade

Cancelamento de Agendas ao Cancelar a Matrícula

Agora, ao realizar o cancelamento de uma matrícula em cursos presenciais, síncronos ou blended, que tenham gerado ao aluno algum evento em seu calendário pessoal (iCal), a plataforma envia ao aluno, por e-mail, um iCal de cancelamento desse evento. Dessa maneira, o aluno que recebeu algum agendamento de aula, mas não faz mais parte da turma, consegue remover este evento de seu calendário, evitando possíveis equívocos.

Local: Aprendizagem > Turmas > Administrar > Matricular

Relatórios

Ajuste

Relatório Detalhado de Avaliações e Questões

Realizamos um tratamento no Relatório Detalhado de Avaliações e Questões para corrigir inconsistências envolvendo algumas descrições de questões. Anteriormente, quando havia questões com determinados caracteres especiais, o relatório era gerado corrompido. Com esse tratamento, esses relatórios passam a ser gerados com sucesso.

Local: Relatórios > Padrão > Relatório Detalhado de Avaliações e Questões

STD-2.0.1301.1 | 06/11/2024

Cursos

Novidade

Legenda no Ícone de Obrigatoriedade

Adicionamos uma legenda aos ícones de cursos obrigatórios dentro de trilhas, para quem utiliza o layout 3.0. Dessa maneira, ao passar com o cursor sobre o ícone, a informação de “Obrigatório” é exibida, dando maior clareza ao aluno sobre os cursos que deve realizar, conforme exemplo abaixo (clique sobre a imagem para expandí-la).

Legenda de Curso Obrigatório
Legenda de Curso Obrigatório

Local: Conteúdo > Meus Cursos

Biblioteca

Ajuste

Visibilidade de Feedaback de Ação

Ajustamos o comportamento da plataforma para que, ao realizar a exclusão de uma categoria na biblioteca, o usuário seja redirecionado para o topo da página. Lá é exibida uma mensagem informando se a ação foi realizada com sucesso, ou se há algum impedimento para a exclusão. Anteriormente a mensagem já era exibida, porém, o usuário que não estava próximo ao topo da página não visualizava o feedback dessa ação.

Local: Aprendizagem > Biblioteca

Trilha

Ajuste

Visualização no Layout

Corrigimos um comportamento que ocasionava uma falha na exibição do percentual de andamento da trilha. Agora o layout foi ajustado, permitindo a visualização correta da informação.

Local: Aprendizagem > Trilhas

Ajuste

Ordenação das Etapas da Trilha

Alteramos a lógica de ordenação de etapas da trilha, para corrigir um comportamento que não exibia os botões de ordenação em determinados casos. Agora é possível fazer a alteração de ordenação com sucesso.

Local: Aprendizagem > Trilhas

Fórum

Ajuste

Edição de Respostas

Fizemos ajustes na rotina do fórum 3.0, que permitia que o autor de um comentário fizesse a edição de respostas de terceiros para o seu comentário. Agora, a edição de resposta fica disponível apenas para o autor dessa resposta.

Local: Fórum 3.0

Classroom

Ajuste

Validação de Matrícula

Adicionamos uma validação da chamada de matrículas do Classroom, para impedir chamadas quando o ID da matrícula estiver como undefined.

Local: Interno

STD-2.0.1301 | 31/10/2024

Aplicativo

Novidade

Novo Layout de Cards

Pensando na melhor experiência do aluno que acessa a plataforma via app, desenvolvemos um novo layout para os cards que são exibidos no Aplicativo Konviva. Agora, eles estão muito mais modernos, inspirados no layout 3.0 da plataforma web. O aluno que estiver utilizando a versão 3.15.010 ou superior do Aplicativo Konviva já terá acesso ao novo layout. Também é possível manter os cards no layout clássico; neste caso, basta solicitar a alteração para a versão clássica à nossa equipe de suporte. Clique na imagem abaixo para ver a diferença dos dois modelos.

Layout Clássico X Layout Moderno
Layout Clássico X Layout Moderno

Atenção!
O novo layout de cards vem habilitado por padrão na plataforma web. Porém, só será visível no Aplicativo Konviva para o aluno que atualizar o app para a versão 3.15.010 ou superior.

Local: Configurações > Layout > Interface Mobile (APP)

Novidade

Ícones Personalizados

Agora é possível personalizar os ícones utilizados dentro do Aplicativo Konviva, seja escolhendo entre ícones pré-disponibilizados ou fazendo o upload de seus próprios ícones.

Os itens disponíveis para personalização são: Início, Menu, Sair, Meus cursos, Minhas trilhas, Catálogo, Biblioteca, Pílulas, Posts, Histórico, Marcar presença, Gamificação - Extrato, Gamificação - Ranking, Meus favoritos, Notificações, Idiomas, Licenças, FAQ, Política de privacidade, Cursos obrigatórios e Atendimento.

Para personalizar os ícones, é necessário fazer a solicitação via suporte. Veja abaixo os ícones pré-disponibilizados pela Konviva.

Ícones Personalizados Disponíveis
Ícones Personalizados Disponíveis

Atenção!
A personalização de ícones é realizada pela equipe de suporte através da plataforma web. Porém, ela só será visível no Aplicativo Konviva para o aluno que atualizar o app para a versão 3.15.010 ou superior.

Local: Configurações > Layout > Interface Mobile (APP)

Segurança

Ajuste

Edição de Comentários

Identificamos um cenário em que um usuário com credenciais de aluno poderia realizar edições nos comentários de outros alunos, alterando a requisição HTTP. Ajustamos alguns parâmetros e reforçamos nossas medidas de segurança, impedindo, assim, que esse tipo de ação maliciosa seja executada. A regra de edição de comentários permanece inalterada e continua disponível apenas para administradores, moderadores e para o próprio autor do comentário.

Local: Fórum

Gamificação

Ajuste

Contabilização de Pontos

Realizamos ajustes na contabilização dos pontos obtidos durante a participação na Gamificação ao realizar Cursos Extra. Agora, os pontos obtidos estão sendo contabilizados corretamente.

Local: Gamificação > Meu extrato

STD-2.0.1300.2 | 25/10/2024

Dashboards

Ajuste

Atualizações das Informações dos Dashboards

Ajustamos o funcionamento dos dashboards para que, ao utilizar o filtro por unidade, seja possível marcar as unidades abaixo da unidade raiz, mesmo que esta seja desmarcada. Dessa maneira, corrigimos um comportamento anterior, que não permitia essa ação.

Local: Dashboard > Unidades

Correio

Ajuste

Exclusão de Mensagens

Anteriormente, quando uma mensagem deixada no correio do aluno não estivesse mais associada àquele destinatário, o aluno não conseguia excluí-la. Ajustamos o comportamento para que, agora, o aluno consiga excluí-la.

Local: Comunicação > Correio

API

Ajuste

Gravação de Informações do LMS durante a integração com plataformas externas

Ao verificar que algumas informações pertinentes ao LMS Konviva estavam sendo sobrescritas, ao realizar integrações com provedores externos, realizamos os devidos ajustes, para que as informações sejam mantidas. Agora, os atributos público-alvo das obrigatoriedades, categoria, termo de aceite, pré-requisitos e equivalências constam corretamente durante as integrações com outras plataformas.

Local: API

STD-2.0.1300.1 | 22/10/2024

Cursos

Ajuste

Percentual de Aproveitamento da Frequência Global

Identificamos que a plataforma não estava computando corretamente o percentual de aproveitamento do aluno, no caso de cursos síncronos, cujo tipo de frequência selecionada fosse Global. Ajustamos o comportamento para que, nesses casos, ao acessar uma reunião em um curso com essas configurações, o aluno receba a frequência correta, de 100%, independente da quantidade de reuniões existentes no curso.

Local: Cursos > Administrar

API

Ajuste

Processamento de Nomes de Unidade

Realizamos ajustes no processamento de nomes de unidade, quando o envio é feito via API. Agora o sistema passa a alterar corretamente os nomes, independente da posição que a unidade esteja dentro da hierarquia de unidades da plataforma.

Local: API

Perfil

Ajuste

Permissões de Perfil Líder de Equipe

Ajustamos alguns parâmetros e permissões para ambientes que possuam o perfil Líder de Equipe habilitado. Dessa maneira, o perfil passa a ter somente as permissões de visualização e alteração de membros de sua própria equipe, sendo impedido de realizar alterações em usuários de outras equipes.

Local: Administração > Usuários

Layout

Ajuste

Melhoria no Layout com Zoom

Alteramos alguns parâmetros para que, ao navegar pela plataforma através de navegadores que estejam com a função de zoom ativado, o usuário tenha total visibilidades das informações do catálogo, fazendo com que se adapte aos diferentes tamanhos e condições de tela.

Local: Catálogo

STD-2.0.1300 | 17/10/2024

Cursos

Novidade

Nova Gamificação 3.0

Lançamos a Gamificação 3.0, uma nova forma de engajar os alunos!
A Gamificação 3.0 conta com recursos como desafios, missões e campanhas, incentivando a participação de alunos para que obtenham pontos, subam de nível no ranking e ainda consigam trocar moedas por prêmios. As tarefas que o aluno deve realizar podem envolver, desde a realização e conclusão de cursos e trilhas, como também participação em fóruns, compartilhamento de materiais na biblioteca, e muitas outras possibilidades. Toda a administração da gamificação passar a ser consolidada em um único local, facilitando assim o gerenciamento de todas as etapas do processo. Além disso, é possível criar e segmentar estratégias de gamificação diversas, para cada tipo de público-alvo.
Para saber mais sobre como planejar, implementar e mensurar uma gamificação, dentro da Konviva, preparamos uma live no dia 24 de outubro, às 16h30. Clique aqui para ativar a notificação não perder esse conteúdo.
Para saber mais detalhes sobre a Gamificação 3.0, acesse a nossa documentação.

Local: Gamificação > Administração

LGPD

Novidade

Política de Privacidade e Cookies

Atualizamos nosso aviso de Política de Privacidade, incluindo o link para a nossa página de Política de Cookies, para adequá-lo à LGPD.

Local: Portal Externo

Sala de Aula

Ajuste

Layout de Informações no Material de Apoio

Ajustamos, dentro da sala de aula, o layout de exibição de informações relacionado ao material de apoio. Agora o aluno consegue visualizar corretamente as informações de favoritar, avaliações, média e número de visualizações do material.

Local: Cursos > Sala de Aula > Material de Apoio

Trilha

Ajuste

Alteração na Ordem de Etapas

Corrigimos a rotina que causava inconsistências ao tentar alterar a ordem de etapas de uma trilha. Agora, ao acessar a administração das etapas da trilha, é possível utilizar as setas de ordenação corretamente, realizando assim as alterações das etapas da trilha com sucesso.

Local: Aprendizagem > Trilhas

Ajuste

Descrição de Trilhas

Ao adicionar uma descrição longa em etapas da trilha, a plataforma apresentava caracteres inconsistentes na visualização do resumo. Agora, ao acessar uma trilha que contenha descrições nas suas etapas, o aluno consegue ler o início da descrição corretamente, e consegue acessar toda a descrição ao clicar em “Ver descrição”.

Local: Conteúdo > Trilhas

Tradução

Ajuste

Página do Administrador

Ajustamos alguns termos, na página inicial do administrador, para que apresentem a tradução correta nos demais idiomas.

Local: Dashboard do Administrador

Ajuste

Botão de Geração de Excel

Realizamos a tradução, dentro da administração da equipe, do botão de geração de excel. Agora, ao clicar em “Ver mais” de uma equipe, o botão de geração da área de engajamento dos colaboradores está traduzido.

Local: Dashboard do Administrador > Equipe

Fórum

Ajuste

Botão de Novo Fórum

Corrigimos a rotina que apresentava o botão de inclusão de um novo fórum para o perfil de Aluno. Agora o botão será exibido apenas para usuários Administradores, ou com permissão de criação de fórum.

Local: Comunidade > Fórum

Histórico

Ajuste

Histórico de Cursos Realizados da Equipe

Observamos que, na visualização de histórico da “Minha Equipe”, havia divergências entre o valor apresentado em “Histórico: realizado” e a quantidade de cursos efetivamente concluídos. Ajustamos o comportamento da plataforma para trazer a informação correta ao histórico.

Local: Minha Equipe > Histórico

Notificações do Sistema

Ajuste

Limite de Caracteres Excedido

Ajustamos a mensagem de erro apresentada, quando era excedido o limite de caracteres do título de cursos, facilitando assim a compreensão e correção por parte do usuário.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar > Adicionar Curso

STD-2.0.1299 | 03/10/2024

Aplicativo

Novidade

Nova Tela Multi-Login

Agora é possível utilizar múltiplas formas de login para o acesso no aplicativo Konviva. Para que estejam disponíveis ao aluno, o administrador da plataforma precisa habilitar essa opção nas configurações, selecionando o botão de “Múltiplos métodos de autenticação”, e cadastrando os métodos desejados. É mais comodidade para que os seus alunos consigam acessar a plataforma onde quer que estejam.

Local: Configurações > Layout > Interface Mobile (APP)

Novidade

Cursos Obrigatórios no Menu

Disponibilizamos a possibilidade de adicionar, dentro do aplicativo Konviva, a aba de “Cursos Obrigatórios” ao menu. Dessa maneira, o administrador da plataforma consegue deixar a opção mais facilmente acessível aos alunos, caso desejar. A aba pode ser adicionada tanto ao menu inferior, quanto ao menu lateral, além de poder ser adicionada na página inicial do aluno.

Local: Configurações > Layout > Interface Mobile (APP)

Novidade

Atendimento no Menu

Alunos que utilizam o aplicativo Konviva, contam agora com a opção de “Atendimento”, disponível em seus aplicativos. Para isso, o administrador da plataforma precisa adicionar essa opção ao menu lateral, através das configurações de layout do app. Ao adicionar a opção, o aluno consegue, através do aplicativo, utilizar o recurso de “Fale Conosco”.

Local: Configurações > Layout > Interface Mobile (APP)

Layout

Ajuste

Legibilidade no Autocadastro

Foi observado que, ao acessar a plataforma em um dispositivo mobile, através de um navegador, algumas informações ficavam sobrepostas ao realizar o autocadastro. Ajustamos a rotina para que a legibilidade do autocadastro, mesmo em dispositivos móveis, seja mantida, garantindo o sucesso na conclusão da operação.

Local: Autocadastro

Lista de Interesse

Ajuste

Validação de Pré-requisitos

Ajustamos o comportamento da validação de pré-requisitos, dentro da lista de interesse do curso. Agora, o sistema identifica e informa corretamente se o aluno cumpre os pré-requisitos do curso, se faz parte do público alvo, se ainda não realizou o curso e se está apto para cursá-lo. Dessa maneira, é possível fazer o gerenciamento correto dos alunos na lista de espera, garantindo mais assertividade nas matrículas.

Local: Aprendizagem > Lista de Interesse

Relatórios

Ajuste

Melhorias de Descrição de Mensagens

Trabalhamos em melhorias e ajustes de descrição de mensagens dos logs, facilitando a diferenciação entre criação e atualização de dados. Dessa forma, ao extrair um relatório, a compreensão das informações fica mais clara.

Local: Relatórios > Logs

STD-2.0.1298 | 19/09/2024

Acessibilidade

Novidade

Integração com VLibras

Alunos com deficiência auditiva contam agora com o recurso VLibras para auxiliar na utilização da plataforma. Ao ativá-lo, o aluno consegue a tradução da plataforma para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), através da utilização de um plugin, que faz a interpretação da página. Para ter acesso, é preciso que o administrador da plataforma habilite o recurso, dentro das configurações. Uma vez habilitado, o aluno pode escolher se deseja utilizar a ferramenta. Para saber mais sobre a funcionalidade e como utilizá-la, acesse a documentação do recurso.

Importante

O VLibras faz a tradução apenas da página HTML da plataforma. A implementação de recursos de acessibilidade dentro dos conteúdos, como vídeos, PDFs, SCORMs, entre outros, é de responsabilidade do administrador.

VLibras

Local: Configurações > Configurador Geral > Acessibilidade

Post

Novidade

Configurações dos layouts de post

Atualizamos a nomenclatura dos layouts de Post disponíveis. O antigo Post 1.0 foi renomeado para Post Página, e o Post 2.0 foi renomeado para Post Rede Social. O comportamento padrão de ambos permanece o mesmo. Para realizar a alteração do modelo, é necessário contatar o time de suporte.

Importante A solicitação de alteração deve ser feita com cautela, pois a alteração do layout de post pode gerar a perda de visualização de postagens antigas. Em caso de dúvidas, contate o time de suporte.

Local: Configurações > Configurador Geral > Posts

Pesquisa de Satisfação

Novidade

Novos perfis em filtros de pesquisa

Implementamos novas possibilidades de filtros de pesquisa de satisfação, dentro do dashboard e do relatório. Agora, além da possibilidade de filtrar e agrupar por instrutor, implementamos também o filtro e o agrupador por perfil moderador e tutor. Dessa maneira, cursos presenciais, blended e síncrono que possuam esse tipo de perfil de apoio, passam a aparecer no dashboard. Além disso, as colunas de tutor e moderador também passam a integrar o relatório, possibilitando uma análise ainda mais ampla das avaliações de cursos.

Pesquisa

Local: Repositório > Avaliações > Pesquisa de Satisfação

Aplicativo

Ajuste

Visualização de vídeos na descrição do curso

Agora, ao acessar um curso através do aplicativo Konviva, é possível visualizar vídeos que estejam inseridos na descrição dos cursos e trilhas, melhorando assim a experiência do aluno.

Local: Aplicativo Konviva

Login

Ajuste

Notificação de acesso inativo

Ao tentar realizar o login na plataforma, utilizando um acesso que esteja inativo, uma mensagem de de alerta é exibida: “Seu usuário se encontra inativo no sistema. Entre em contato com o administrador. email.administrador@dominio.com.br”. Essa mensagem traz mais clareza ao aluno sobre sua situação e como resolvê-la, e substitui o antigo comportamento da plataforma, que exibia uma tela em branco nestes casos.

Local: Tela de Login

Cursos

Ajuste

Conclusão de cursos sem certificado

Ajustamos a rotina de conclusão de cursos, para cursos que não possuem certificado. Agora, ao completar o aproveitamento desejado no curso, a mensagem de conclusão é exibida, permitindo indicá-lo corretamente como concluído, constando no histórico de cursos do aluno. Isso corrige a rotina que trazia uma mensagem nula ao concluir o curso.

Local: Conteúdo > Meus Cursos

Ajuste

Exclusão de Avaliações de Reação

Ao tentar realizar a exclusão de uma avaliação de reação dentro de um curso, a plataforma não indicava o status dessa exclusão, causando a impressão de processo não executado. Ajustamos a notificação, para que exiba uma mensagem indicando que o processo está em andamento e, posteriormente, indicando que o processo foi concluído.

Local: Aprendizagem > Cursos > Administrar

Trilha

Ajuste

Visualização de Trilhas segmentadas por unidades

Alteramos o comportamento da plataforma, com relação à segmentação de trilhas por unidades. Corrigimos a rotina para permitir que, ao segmentar uma trilha por unidade, seja possível selecionar tanto a unidade mãe, quanto unidades filhas. Esta ação não era possível em versões anteriores, mas está habilitada a partir desta atualização, trazendo a visibilidade correta das trilhas para os usuários destinados.

Local: Aprendizagem > Trilhas

STD-2.0.1297 | 05/09/2024

Matrícula Automática

Novidade

Vínculo de turma com público-alvo

Atualizamos as regras que envolvem o vínculo de turmas a um público-alvo, no processamento de matrículas automáticas. Agora, mesmo que o público-alvo da matrícula automática seja removido, a turma do aluno já matriculado permanece ativa, sendo apenas vedada a inclusão de novas matrículas automáticas. Caso o mesmo público-alvo seja incluído novamente na ação de matrícula automática, a mesma turma será utilizada, não sendo gerada uma nova turma, evitando assim a duplicidade de matrículas e turmas.

Local: Aprendizagem > Matrícula automática

Página Inicial

Novidade

Nova forma de exibição de informação

Agora, quando um curso não pertencer a nenhuma trilha, uma mensagem com essa informação será exibida na página inicial do aluno, quando a interface da plataforma estiver configurada para o layout 3. Essa mudança visa dar mais clareza sobre as matrículas do aluno, evitando dúvidas sobre a alocação do curso.

Local: Página Inicial do Aluno

Relatórios

Ajuste

Processamento de relatórios em idiomas estrangeiros

Ao extrair relatórios personalizados em idiomas diferentes de PT-BR, foram observadas algumas mensagens de erro durante a abertura dos arquivos no formato .xlsx. Ajustamos essa rotina e, agora, os relatórios extraídos nos demais idiomas não apresentam mais estas mensagens, sendo extraídos sem erros e integralmente.

Local: Relatórios

Notificações

Ajuste

Notificações de Matrículas

Corrigimos uma rotina que desencadeava notificações de matrículas para usuários de unidades distintas. Ajustamos a lógica para que a situação não volte a acontecer, evitando o envio de mensagens incorretas para usuários.

Local: Comunicação > Notificações do Sistema

Legenda

CRITICIDADE
imagemAlta: erros de sistema que impedem processos de negócio de serem executados em sua plenitude, com risco de provocar custos indiretos ou ineficiências e que não há um contorno viável.
imagemCrítica: erros de sistema que provocam a paralização de todo o sistema ou em processo crítico de negócio, com risco de perdas imediatas e/ou danos significativos ao cliente.
LABELS
Novidade
Implementação realizada para evolução do produto, atender necessidades específicas dos clientes e exigências legais.
Ajuste
Ajuste de erros no sistema.
Documentação
Correção ou melhoria de informações nos manuais dos produtos.

Este artigo ajudou você?