O que há de novo no Connect
Novidades e melhorias mais recentes:
Importante
Se você possui um ambiente on-premise ou SaaS na versão 1.5.4, a migração não é automática. Sendo necessário um alinhamento com o time do CONNECT. Todos detentores de licença do produto receberão instruções para realizar o processo.
NOVIDADE
Mudanças na v1.6.0 do CONNECT
Novos Acessos
Os acessos aos ambientes da plataforma estão segregados entre Produção e Homologação, conforme o tipo de subtenant:
xplatform.seniorconnect.com.br → Frontend para acesso aos Tenants do tipo PRD.
homolog.seniorconnect.com.br → Frontend para acesso aos Tenants do tipo HMG.
Painel de Supervisão
Tela dedicada para o acompanhamento de uma determinada Licença do CONNECT, além de uma representação gráfica da Hierarquia de Tenants. Esse painel é de acesso exclusivo do usuário Supervisor, geralmente a pessoa responsável pela Licença do CONNECT.
As métricas presentes no Painel de Supervisão são: Número de execuções, tempo das execuções e eficiência das execuções.
Integração com Prometheus
O CONNECT agora possui uma API para obter as métricas no formato Prometheus, permitindo a integração com dashboards de monitoramento como o Grafana ou soluções customizadas. Fale com nossos especialistas!
Nova Interface para Gerenciamento de Usuários
Todos os usuários de uma licença do CONNECT passarão a ser gerenciados no Tenant Raiz. Os usuários agora devem estar relacionados a um endereço de e-mail válido, para possibilitar a definição e eventuais redefinições de senha.
Na tela de gerenciamento de usuários é possível criar novos usuários, atribuir permissões (papéis) e definir quais subtenants estarão acessíveis para cada pessoa.
Nova Interface para Gerenciamento dos Subtenants
Os subtenants agora são classificados em: Agrupador, Produção/Homologação e Raiz. Existe um tenant raiz por licença do CONNECT; agrupadores são subtenants responsáveis por listar outros tenants de produção/homologação, sendo os tipos de tenant dedicados para o desenvolvimento/processamento de integrações.
Todos os cadastros de subtenants agora podem receber um Endereço de E-mail para Contato, que receberá alertas automatizados da plataforma referentes ao tenant em questão.
Cada subtenant também pode especificar um fuso-horário específico para interpretar as timestamps da plataforma, que agora estão padronizadas em GMT-5. Instalações on-premise utilizam o fuso-horário do servidor que hospeda o CONNECT, e é necessário preencher o valor correto no cadastro de subtenant.
Filas de Integração
As filas de integração disponíveis para cada integração agora são definidas na contratação da plataforma, e cada subtenant também pode especificar quais dessas filas estarão disponíveis.
Filas exclusivas podem ser contratadas para o processamento isolado de integrações de uma determinada licença.
A fila de integração quarentena é utilizada em integrações com eficiência (relação de sucessos pelo total) inferior a 60% dentro das últimas 24 horas. Quando a eficiência se recuperar, a fila de integração especificada anteriormente é redefinida.
E-mails de Notificação
A plataforma agora conta com diversas mensagens por e-mail para notificar os usuários sobre eventos importantes:
- Boas-Vindas: E-mail direcionado a novos usuários do CONNECT, com instruções para a definição de senha e qual o Tenant de acesso;
- (Re)Definição de Senha: E-mail com instruções para a definição ou redefinição de senhas para acesso ao CONNECT;
- Alertas de Efetividade das Integrações: Enviados quando uma integração tem sua efetividade reduzida abaixo de 60% em um período de 24 horas;
- Alertas de Consumo da Licença: Mensagens enviadas ao e-mail do usuário Supervisor quando o total de execuções está próximo do limite estabelecido pela Faixa de Contratação;
- Alerta de Excedente no Consumo da Licença: Enviado quando o limite é ultrapassado;
- Relatórios Semanais: Sumários das métricas apresentadas no Painel de Monitoramento, enviadas semanalmente para o usuário Supervisor da Licença.
A funcionalidade de configurar um Servidor de E-mail para direcionar alertas foi deprecada na v1.6.0.
Monitoramento
- Interrupção de Integrações: Ao acessar os Logs de Monitoramento de um Fluxo de Integração Em Progresso, é possível encerrar o processamento. Em ambientes Cloud do CONNECT, a interrupção pode ser realizada por processo. No entanto, em instalações on-premise, a interrupção afeta todas as instâncias ativas de uma integração.;
- Maior Detalhamento sobre o Processo: Momento de entrada na fila de processamento, momento do início de processamento, fila de execução durante o processamento, configurações de timeout, paralelismo;
- Exportação de Logs: O usuário Supervisor pode realizar a exportação de todos os logs de monitoramento de uma determinada integração, por intervalo de datas.
Fluxos de Integração
- Tempo Máximo de Execução: Nova configuração que define o tempo máximo de processamento para um Fluxo de Integração antes de retornar erro por Timeout;
- Fluxo REST Assíncrono: Agora os Fluxos de Integração podem ser iniciados de forma assíncrona por meio de uma URL dedicada;
- JOBs Paralelos: Nas configurações de fluxos agendados, é possível estabelecer o número máximo de processos que uma integração terá em paralelo;
- Validação de Fluxo ao Salvar: Sempre que a integração é salva, o CONNECT realiza uma análise das ações, apontando sugestões de correção, falhas ou vulnerabilidades encontradas;
- Documentação OpenAPI (BETA): Gere o contrato openApi/swagger para descrever chamadas fluxos REST do CONNECT.
Segurança
- Configuração de Criptografia AES256 para os registros locais em instalações on-premise;
- Criptografia dos Dados de Sessão na Interface de Usuários;
- Novo Sistema de Gerenciamento de Usuários: Um sistema mais robusto para o gerenciamento de acessos a ambientes de integração do CONNECT;
- Sincronização com Identity Providers por meio de OpenID Connect;
- Liberação de Patch de segurança para atualização do produto.
Interface de Usuários
- Novos Editores de Código: Editores dedicados para SQL, Java, JSON e XML com reconhecimento de sintaxe;
- Tela de Seleção de Ambientes: A hierarquia de ambientes pode ser acessada a partir da tela de Seleção de Ambientes;
- Login: Além de usuário e senha, é necessário informar o Tenant Raiz da licença;
- Revisão de Tooltips e Funcionalidades: Mais dicas de uso na interface, correção de textos e funcionalidades da interface;
- Componente para Coleta de Feedbacks e Sugestões.
Histórico de novidades e melhorias:
Importante
As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 20/04/2024. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.
Usuários
Segurança
Requisitos de segurança para a definição de senhas para os usuários da plataforma. Uma senha deve possuir, ao menos: 8 caracteres, 1 letra, 1 número, 1 símbolo.
De/Para
Campos
Campo de (chave) dos registros agora é imutável na interface. Incluímos uma validação de formulário que garante que o campo de não está vazio.
Agendamentos
Nova interface
Nova interface simplificada para configuração de agendamentos CRON. O formulário de código CRON atual, agora é descrito como modo avançado de configuração, possuindo validações quanto à formatação, e interpreta o código inserido.
Monitoramento (CLOUD)
Registros de monitoramento
Correção para a ordenação de registros de monitoramento para retornos de listagem parcial.
Contador de falhas consecutivas (CLOUD)
Correção de bug
Corrigido o bug onde o contador de falhas consecutivas das integrações não estava sendo resetado após uma incidência de sucesso.
Servidores de E-mail
Lista de destinatários
Corrigido o bug onde a lista de destinatários para mensagens de notificação era obrigatória mesmo para registros que não são Servidores de Notificação da plataforma.
Clientes
Indicador de ambiente
Indicador de ambiente cloud, campo isPlatform, agora é preenchido automaticamente e não faz mais parte do formulário de Clientes.
Indicador Ambiente
Interface
O clientPrefix, identificador do ambiente de desenvolvimento, é exibido abaixo do indicador de versão no menu lateral.
Indicador de conexão
Interface
O indicador de conexão do canto superior direito agora mostra se a conexão é segura (HTTPS) ou não (HTTP). Em caso de falhas de conexão é exibida uma mensagem explicando as possíveis causas, se o ponteiro do mouse estiver sobre o ícone.
Importação/Exportação de registros
Filtro de registros
Agora é possível filtrar e renomear os registros no momento da exportação ou importação.
Clientes
Hierarquia
É possível acessar/gerenciar hierarquias internas a partir de listagens definidas por usuários Supervisores da plataforma.
Formulários de integrações
Quarentena
Indicador de quando uma integração está na fila de Quarentena, de baixa disponibilidade.
Servidores Socket
Remoção temporária
Removido o acesso ao cadastro de Servidores Socket. A funcionalidade vai ser retrabalhada para providenciar mais facilidade de uso e cenários de aplicação.
Correção de textos
Textos localizados
Correções em textos de localização.
Envio de e-mails
Encoding padrão
Encoding padrão alterado de us-ascii para utf-8 para corrigir a exibição de caracteres especiais. Campo isHtml removido da interface SendMailAction por ser obrigatório para a exibição correta das mensagens de e-mail. Em versões anteriores o seletor de É HTML sempre deve estar ligado para que as mensagens de e-mail sejam formatadas corretamente.
Envio de e-mails
Credenciais
Credenciais só são necessárias em casos onde a Autenticação SMTP (STARTTLS) é necessária. Permite utilizar servidores SMTP sem informar usuário/senha.
De/Para
Interface
Data da última modificação agora é exibida corretamente na tela de listagens.
Listagens
Listagens das integrações
Mais informações podem ser disponibilizadas aos registros de listagem das integrações: Fila de integração, tipo de autenticação para endpoints.
Interface
Tradução
Traduzimos a interface para o idioma espanhol.
Interface
Versão do cliente
Realizamos uma pequena melhoria visual, adicionando um identificador de versão do tenant, localizado no menu lateral.
Cadastro
Informações de cadastro
Adicionamos mais opções de informações, para o momento de cadastro, são eles: Campos para e-mail de contato, código de projeto (organizador) e tipo de ambiente (HGM, PRD).
Interface
Campos não-obrigatórios
Correção de bugs presentes na interface, onde anteriormente campos não-obrigatórios não permitiam ser salvos vazios.
E-mails
Action responsável
Maior detalhamento dos erros de processamento na ação responsável pelos envios de e-mail.
Cloud
Escopos de fila
Nos ambientes Cloud, agora é possível definir a um nível de integração, a fila de execução para. Opções disponíveis são: SANDBOX (integrações de teste), HOMOLOG (homologação), COMMUNITY (produção), ENTERPRISE (produção, alta frequência de chamadas, baixo tempo de processamento) e THREAD-DEDICATED (lógica avançada, controle de Threads).
Monitoramento
Registros de log
Os identificadores dos registros de log foram corrigidos, agora registram com uma precisão de data correta (UTC-3). Melhorando o desempenho também no retorno dos registros.
Monitoramento
Nova tela
Adicionamos uma nova tela de monitoramento, com filtros mais eficientes para melhor busca e visualização dos logs de integração.
Essa tela está disponível no menu do sistema, para acessar basta clicar em Monitoramento.
Notificações
E-mails de notificação
Adicionamos a possibilidade de configuração de um servidor de e-mail, podendo ser utilizado para notificar uma lista de contatos, em situações onde uma integração atinja um determinado número de erros consecutivos.
Segurança
Controle de acesso
Agora é possível determinar níveis de acesso a telas, restringindo assim o número de usuários.
Os níveis de acesso são separados em 4 pápeis, são eles: monitorador, desenvolvedor, credenciador e administrador.
Um usuário pode ter um perfil de acesso customizado, por exemplo: desenvolvedor + credenciador.
Interface
Tradução
Traduzimos a interface para o idioma inglês.
Listagem
Novos campos
Adicionamos novos campos na tela de listagem, são eles: Indicadores de ativo/inativo, última data de ativação, filtros de busca para integrações e cadastros auxiliares.
Integrações
Melhoria de desempenho
Correção de pequenos bugs, visando a melhoria no desempenho das integrações.