Criação de tenants pela SARA
Crie, consulte e configure os tenants através da SARA do Suporte.
O processo de criação de tenants pela SARA começa criando uma solicitação, caso o tenant já tenha sido criado pelo Senior Digital, o auto-tenant complementa o processo com a geração do certificado Shovel e SAML/ADFS, e envia os dados ao solicitante do tenant de forma automática. Os dados adicionais dos tenants só podem ser enviados uma vez, por uma questão de segurança. Se o tenant ainda não existe, o auto-tenant aguarda até que ele seja criado por um desenvolvedor para dar continuidade ao processo.
Para saber mais sobre o que é um tenant e como ele funciona, acesse a documentação sobre Gestão de Tenants na XPlatform.
O que você pode fazer:
Acesse a SARA e faça login com o usuário de solicitante no Zendesk. Selecione a opção TENANTS, clique em Gostaria de consultar um tenant e insira o domínio desejado para fazer a consulta.
Informações disponibilizadas sobre o tenant:
- Nome do tenant: domínio sem pontos;
- Domínio do tenant: domínio do tenant;
- Status: Ativo, Inativo;
- Pronto para uso: Sim, Não;
- Tipos de autenticação: G5/G6, G7, SAML/ADFS e LDAP.
Também serão apresentados nas Informações de contato o e-mail e login da plataforma do solicitante do tenant, e dos administradores 1 e 2.
Acesse a SARA, faça login com o usuário de solicitante no Zendesk, selecione a opção TENANTS e clique em Gostaria de solicitar a criação de um tenant. É necessário preencher os campos seguintes campos para poder verificar a disponibilidade do tenant:
- Razão social do cliente;
- Código de cliente;
- CNPJ do cliente;
- Tipo de autenticação;
- Tipo de conta;
- Domínio do cliente.
Caso ele já exista em algum ambiente informado (produção, homologação, demonstração e desenvolvimento), será apresentado uma mensagem de erro, não possibilitando a continuação da solicitação.
Essa solicitação chega primeiramente para o Senior Digital, que começa a criar o tenant solicitado. Após a criação, o solicitante e administradores receberão um e-mail com a senha do administrador do tenant. Caso a opção Confirmar e-mail esteja selecionada, o tenant só será criado após a confirmação de um dos administradores. Os e-mails dos administradores informados no formulário devem possuir o mesmo domínio do tenant a ser criado.
É criado uma solicitação de criação de tenant, para que seja enviado o certificado SAML para o solicitante e administradores, e configurado o certificado no Shovel.
Acesse a SARA e faça login com o usuário de solicitante no Zendesk. Selecione a opção TENANTS, clique em Gostaria de solicitar a configuração de um tenant e insira o domínio desejado para verificar se o tenant existe na plataforma. Na configuração, é necessário informar novamente os tipos de conta (produção, homologação, demonstração e desenvolvimento) e os produtos a serem configurados.
É criado uma solicitação de configuração do tenant que apresenta todos os campos informados no formulário, para assim configurar os produtos no tenant e em seguida retornar para o e-mail do solicitante.
Processo de configuração de tenant por sistemas:
Para habilitar integração com módulos do HCM, o auto-tenant verifica se se o produto, HCM, está habilitado para aquele tenant (integrando com API do HCM).
Caso o tenant do HCM não exista, o auto-tenant emite a solicitação para a criação do tenant, informando os módulos solicitados. O HCM cria o tenant conforme foi solicitado na criação, e envia o arquivo de chaves do integrador HCM (.pem) por e-mail para o solicitante do tenant. O auto-tenant envia uma mensagem avisando que os módulos do HCM foram habilitados.
Caso o tenant do HCM já exista, o auto-tenant faz uma comparação dos módulos do HCM com os solicitados, adicionando os módulos solicitados aos existentes e alterando o tipo de autenticação conforme solicitado. O HCM altera o tenant conforme foi solicitado na criação, o auto-tenant envia uma mensagem avisando que os módulos do HCM foram habilitados. Os dados adicionais dos tenants só podem ser enviados uma vez, por uma questão de segurança.
Para habilitar integração com módulos do Ronda senior X, o auto-tenant verifica se o produto, Ronda senior X, está habilitado para aquele tenant (integrando com API do Ronda senior X/plataforma).
Caso o tenant do Ronda senior X não exista, o auto-tenant emite a solicitação para criação do tenant e o Ronda senior X cria o tenant gerado pelo produto, conforme foi solicitado na criação. Então, o auto-tenant envia uma mensagem avisando que os módulos do Ronda senior X foram habilitados.
Se o tenant já existir, o auto-tenant emite a solicitação para alteração do tenant do Ronda senior X, e o sistema edita o tenant, conforme foi solicitado na criação. O auto-tenant envia uma mensagem avisando que os módulos do Ronda senior X foram habilitados.
Na criação de conta ('createAccount') deve-se atentar a dois detalhes:
- Se o 'tenantDomain' for nulo ou igual ao domínio informado em 'businessEmail', este deve ter no máximo 32 caracteres.
- Se caso o 'tenantDomain' informado não for nulo ou for diferente do domínio informado em 'bussinessEmail', o sistema automaticamente incluirá a informação 'seniorx' no final, se caso este também ultrapassar 32 caracteres uma exceção será disparada com a seguinte mensagem: O domínio do tenant ('informado em tenantDomain') deve possuir no máximo 32 caracteres.
Importante
- Após o recebimento da documentação de criação do tenant, é recomendada a criação de um segundo usuário administrador. Este usuário adicional seria criado por questões de segurança, como perda da senha do usuário administrador principal, falha na redefinição de senhas e/ou outros problemas envolvendo o usuário administrador principal.
- Existe um prazo de 3 dias após a solicitação aberta na SARA para que os dados do tenant sejam recebidos e a criação seja efetuada. Caso não receba o e-mail confirmando a criação do tenant dentro deste prazo, primeiramente verifique sua caixa de SPAM, e em seguida entre em contato com o suporte.
Nota
O usuário administrador do tenant tem acesso a todas as permissões de administração do tenant, e é de responsabilidade do cliente. A Senior não se responsabiliza pelos danos causados caso essa senha seja compartilhada para terceiros. Por essa razão, sugerimos a troca da senha após o primeiro acesso, e para facilitar o bloqueio em casos indevidos, é recomendável a criação de usuários nominais para os demais usuários da solução. No caso do usuário administrador, o e-mail deve ser atualizado para que, na hipótese de esquecimento da senha, seja possível a recuperação pelo próprio administrador, sem a necessidade de qualquer mediação da Senior.
Para definir um usuário como administrador, acesse a documentação sobre Gestão de Usuários.