Vimob Web - Usuário Administrador - Administração - Parâmetros - Configurações do Sistema

Nesta tela, são definidas as configurações e personalizações gerais do Vimob Web a partir das guias Configurações e Personalização.

Clique para ir na Guia desejada:


Configurações

Configurações do Sistema

Configuração dos links e padrões do Vimob Web:

Configurações Servidor SMTP

Tipo de Autenticação

Importante**

  • Por padrão, vem marcado Básica/TLS. Você poderá, enquanto usuário Administrador, escolher qual delas irá utilizar para o serviço de envio de e-mail.
  • OAuth 2.0 está disponível a partir das versões 5.00.00.90 e 5.02.01.20.
Básica/TLS

SMTP significa Simple Mail Transfer Protocol. É um protocolo de comunicação usado para enviar e receber mensagens de e-mail pela internet.

  • Servidor: endereço do Servidor de E-mail (SMTP).
  • Porta: porta utilizada pelo Servidor de E-mail (SMTP).
  • Conta: conta/login de autenticação no Servidor de E-mail (SMTP).
  • Senha: senha da conta/login de autenticação no Servidor de E-mail (SMTP).
  • E-mail responsável: endereço de e-mail do responsável na empresa, utilizado como remetente nos e-mails enviados automaticamente pelo sistema.
  • Utiliza autenticação: indica se utilizará a conta/senha para autenticação no Servidor de E-mail (SMTP).
  • Utiliza SSL/Criptografia: indica se utilizará criptografia no Servidor de E-mail (SMTP).
  • Testar envio de e-mail: é possível validar os dados informados do Servidor SMTP, enviando um e-mail de teste.
    • Ao clicar nesta opção, será solicitado o e-mail que receberá o envio de teste, e o usuário será notificado do resultado deste envio.
Parametrização

Para configurar ou alterar o Servidor SMTP, realize os passos a seguir:

  1. Acesse o Vimob Web com um usuário Administrador;

  2. Clique em Administração > Parâmetros > Configurações do Sistema;

  3. Configure ou altere os dados do Servidor SMTP;

Imagem

Importante

Confira os dados do Servidor SMTP com sua equipe de TI e solicite que seja informado sempre que houver qualquer alteração nesse servidor de e-mails para que o serviço de envio de e-mails não seja interrompido.

  1. Clique em Testar envio de e-mail para validar os dados informados do Servidor SMTP;

  2. Preencha o seu e-mail para realizar o teste;

  3. Confira no seu e-mail se recebeu o e-mail teste;

  4. Clique em Salvar para finalizar as alterações.

OAuth 2.0

OAuth 2.0 é um protocolo de autorização de padrão aberto que permite que aplicações de terceiros acessem dados de um usuário ou utilizem algum serviço sem a obrigatoriedade de informar suas credenciais.

Atenção

O OAuth 2.0 não é funciona com contas pessoais, apenas com contas corporativas.

  • Provedor de Serviço: Microsoft.
  • Conta de E-mail: conta de e-mail da sua organização para utilizar no ambiente da Azure. Essa conta serve para buscar a companhia.
  • ID do Aplicativo (Cliente): código utilizado para identificar a sua companhia, gerado dentro do ambiente da Microsoft.
  • ID do Diretório (Locatário): código utilizado para identificar da sua companhia, gerado dentro do ambiente da Microsoft.
  • ID Secreto: valor gerado dentro do ambiente da Microsoft, utilizado como chave de liberação.
    • Por questões de segurança, o ID Secreto possui um prazo para expirar. Você pode realizar a definição nas configurações abaixo.
  • Testar envio de e-mail: é possível validar os dados informados, enviando um e-mail de teste.
    • Ao clicar nesta opção, será solicitado o e-mail que receberá o envio de teste, e o usuário será notificado do resultado deste envio.

Configurando a Integração OAuth 2.0

Passo 1: Registrar o Aplicativo no Azure Portal
  1. Acesse o Azure Portal;

  2. Navegue até Microsoft Entra ID;

  3. Selecione ‘Registros de aplicativos’ e clique em Novo registro;

  4. Preencha as informações necessárias, como nome do aplicativo e tipo de conta que ele deve suportar;

  5. Após o registro, anote o ID do Aplicativo (Cliente) e o ID do Diretório (Locatário).

Passo 2: Configurar Permissões do Aplicativo
  1. No registro do aplicativo, vá até ‘Permissões de API’;

  2. Clique em Adicionar uma permissão e selecione ‘Microsoft Graph’;

  3. Escolha ‘Permissões de aplicativo’. Para enviar e-mails, adicione as permissões Mail.Send;

  4. Após adicionar as permissões, clique em Conceder consentimento do administrador para conceder as permissões necessárias.

Passo 3: Configurar um Segredo de Cliente (Client Secret)
  1. No registro do aplicativo, vá até ‘Certificados e segredos’;

  2. Clique em Novo segredo de cliente;

  3. Dê um nome e uma duração para o segredo e clique em Adicionar;

  4. Anote o Valor do segredo, pois ele será usado no ID Secreto para autenticação.

ImagemVeja também:

No Vimob Web

Parametrização
  1. Acesse Vimob Web com usuário Administrador;

  2. Clique em Administração > Parâmetros > Configurações do Sistema;

  3. Em Configurações, Tipo de Autenticação, marque a opção OAuth 2.0;

  4. Em Conta de E-mail, insira o e-mail;

  5. Cole o ID do Aplicativo (Cliente), o ID do Diretório (Locatário) e o ID Secreto (Valor), anotados anteriormente;

Imagem
  1. Clique no botão Salvar.

Configurações do Client do Web Minutas

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Personalização

Personalização de Descrições por Segmento

Opção para alterar as nomenclaturas das estruturas, de acordo com a sua natureza:

Personalização de Mensagens

Opção para alterar o texto das mensagens apresentadas pelos processos do Vimob Web, conforme melhor se enquadrar na rotina da empresa.

Personalização dos Detalhes do Produto

Opção para apresentar ou não os detalhes do produto. Sua customização pode ser feita de maneira independente, a partir das guias:


Empreendimento

Escolher outra guia da Personalização dos Detalhes do Produto


Bloco

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Unidade

Excluir esta aba?: ao marcar esse checkbox as informações referentes as Unidades não serão apresentadas. Caso opte por deixar desmarcado, você poderá escolher item a item a ser ou não exibido e definir suas descrições a partir do texto alternativo.

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Plantas

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Implantação

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Documentos

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