Banco de Soluções / Gestão de Pessoas / Gestão de Pessoas | HCM / 3879 - Férias interrompidas por afastamento no primeiro dia das Férias

Férias interrompidas por afastamento no primeiro dia das Férias

Solução cadastrada/revisada em: 09/01/2020

ID: 3879

Caminho: Colaboradores > Férias

Problema: Calculamos um recibo de Férias para determinada colaboradora, com início em 03/07, por exemplo. O pagamento dos valores deste recibo foi feito em 30/06. No dia 05/07 a colaboradora se afastou por licença maternidade, ou seja no primeiro dia das férias. Desta forma, neste dia tem início um afastamento de maternidade, sendo que não haverá o afastamento de Férias. No entanto, o recibo de férias já
foi pago ao colaborador.

Como devemos proceder nesta situação? Pois é necessário cadastrar o afastamento de Maternidade, mas haverá sobreposição com o afastamento de Férias.

Quando ocorre / onde se aplica: Recibo de Férias com afastamento por Maternidade durante o gozo das Férias ou na data de pagamento das mesmas.

Solução: Neste caso, pode-se tratar esta situação utilizando a rotina de Férias Interrompidas. Esta rotina é habilitada no cadastro da Empresa, em Empresas > Empresas, campo "Usa Férias Interrompidas". Para que seja possível utilizar esta rotina, é necessário que o campo "Usa Férias Interrompidas" esteja configurado com S - Sim, antes do cálculo do recibo de Férias, para que o sistema tenha gravado as
informações necessárias, caso habilite a rotina após o cálculo do recibo de férias em Colaboradores > Férias > Recibos > Alterar, deverá recalcular o recibo para que grave as informações na tabela.

Desta forma, na tela disponível em Colaboradores > Férias > Recibos > Alterar Gozo, alterando a data de término do Afastamento de Férias para o dia anterior ao início do afastamento seguinte. Caso já tenha a data que o colaborador irá folgar o restante das férias que foram interrompidas, deverá incluir um novo período de férias na grid, desta forma será gerado um novo afastamento no histórico com
uma situação do tipo 21 - Férias Gozadas já Adiantadas. Sendo assim, mesmo tendo o recibo de Férias calculado e pago, não há o afastamento de Férias, podendo ser lançado o outro Afastamento para o colaborador.

Seguem orientações a respeito desta rotina:

- Na geração do recibo de Férias individual e coletivas, será gravado um registro na tela disponível em Colaboradores > Férias > Recibos > Alterar Gozo, com os dados do próprio recibo de Férias. Isso faz com que o gozo das férias possa ser manipulado sem alterar o recibo de Férias;

- Essa opção torna-se útil quando é preciso interromper o período de gozo das férias depois do colaborador já tê-las recebido. Nessa situação, deve-se alterar o fim do gozo na grid 'Afastamentos' e os dias faltantes devem ser lançados em data posterior na mesma grid;

- Os campos 'Início Afastamento' e 'Dias Afastamento' não poderão ser alterados;

- Alterando o campo 'Término Afastamento', será automaticamente alterado o histórico de afastamento;

- Incluindo um novo período de férias na grid, será gerado um novo afastamento no histórico com uma situação do tipo 21 - Férias Gozadas já Adiantadas;

- Não será permitida a exclusão do afastamento original do recibo de férias;

- O cálculo do recibo de férias na ficha financeira, bem como a baixa da provisão e o cálculo da diferença de férias não sofrerão alteração, ou seja, levará normalmente os valores de férias já pagos e por isso a soma das horas ficará á maior.


=> Evento para transitar na Ficha Financeira:


No cadastro da Situação tipo 21, no campo "Letra Característica de Horas", informar uma característica de horas disponíveis.

Para verificar qual característica de horas está disponível, pode-se acessar o menu Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro, informar a tabela de eventos desta empresa e no campo "Evento" pressionar F2 e clicar na aba Filtro Simples:

Campo para Filtro: Característica
Condição: Igual
Valor: Uma característica de horas disponíveis

Em seguida, deverá ser criado um evento para transitar em folha, em Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro, da seguinte forma:

Característica: XX (Deverá ser utilizada a mesma característica indicada no cadastro da Situação, campo "Letra Característica de Horas")
Regra: 001
Tipo: 4 - Outros
Base: + 9002 Salário hora

Desta forma, ao calcular a folha e existir um histórico de Afastamento cadastrado para a situação tipo 21, este evento será gerado.

Obs: Quando o colaborador voltar de Férias não irá receber esses dias porque já recebeu adiantado no recibo de Férias, o evento apenas demonstrará o valor.

Este artigo ajudou você?