Banco de Soluções / Gestão de Logística / Gestão de Transportes | TMS / 21859 - Como efetuar emissão de CTRB, quando já houve desconto de INSS.

Como efetuar emissão de CTRB, quando já houve desconto de INSS.

Solução cadastrada/revisada em: 15/08/2018

ID: 21859

Caminho: Movimentações > CTRB

Problema: Preciso emitir um CTRB para um freteiro que presta serviços a outras transportadoras, sendo que este freteiro já alcançou o teto do INSS (ou já foi arrecadado parcialmente), como gerar este CTRB sem o cálculo do INSS (ou com desconto da diferença, até o teto)?

Solução: Esta solução envolve controle da Transportadora no recebimento das informações de CTRBs do Freteiro, sendo esta responsável pelos cálculos e deduções.


* Efetuar configuração do valor vigente do teto do INSS pela rotina CFG (Configurações), no caminho Utilitátios > Configurações > TMS > FTR - Freteiros, na aba "SEST/SENAT", verificar a opção "Valor Máximo para retenção do INSS", este valor deve ser preenchido de acordo com informações de seu contador;
* Cadastrar as CTRBs informadas pelo Freteiro, que recebeu de outras Transportadoras no período vigente de arrecadação do INSS para cálculo, através do módulo FTR, no caminho Movimentações > CTRB/RPA > Terceiros. A transportadora informada nesta rotina se refere a empresa que o freteiro prestou serviço, e deve estar cadastrada (como cliente).
* Após cadastro das CTRBs recebidas pelo Freteiro, se o valor das deduções do INSS alcançarem o teto, não será descontado o INSS na emissão da CTRB (caminho Movimentações > CTRB/RPA > Emissão), se o teto não foi alcançado, será descontada a diferença.

Este artigo foi útil para você?