Cadastro de Tabelas do Modelo Dimensional

Informe os dados de cada Dimensão e Fato, bem como a sequência de criação, comando de exclusão, atualização e outras definições.

Sequência
Serve para identificar a ordem da qual os comandos de inclusão serão executados, realizando as devidas alterações ou inclusões no modelo dimensional. Esta sequência é utilizada também pela rotina que faz a limpeza da base de dados do BI para realizar as exclusões do modelo dimensional e, neste caso, seguindo a ordem inversa da sequência.

Tipo
Identifique cada tabela do modelo dimensional entre as que são Dimensão e Fato.

Tabela
Informe a tabela que vai abrigar a Dimensão ou Fato que está sendo definida no momento. Esta tabela deve ser previamente criada no CBDS para que seja listada neste item e se o Tipo for "Fato", então o seu prefixo deve ser "USU_TFT" e não pode ser utilizada em mais de um Data Mart. Caso o Tipo for "Dimensão", então o seu prefixo deve ser "USU_TDI".

Descrição (Excl. de Registros)
Informe o tipo de exclusão dos registros da tabela do BI:

Exec. Atuali. Direta
Determine se deve ser executada a atualização direta das tabelas (somente para Dimensão).

Quando selecionado são apresentados campos que permitem a extração e atualização dos dados da Dimensão do sistema de origem diretamente, sem passar pela tabela Stage. Os dados dos comandos de extração e atualização são salvos na tabela BI - Cadastro de tabelas do modelo dimensional direto (E000MDT_BI)) e válidos para todos os Data Marts que utilizarem a mesma tabela:

Quando não estiver selecionado os dados são salvos na tabela BI - Modelo dimensional de data mart (E000MDD_BI) e exibe:

Campo habilitado somente quando Descrição (Excl. de Registros) estiver com a opção "Utilizar Condição de Recarga".

Observação

Informe até máximo 50.000 caracteres em Comando de Extração, Comando de Atualização e Comando de Exclusão.

Verifique todos os parâmetros aceitos em comandos SQLs.

Data Marts Relacionados
É um campo informativo que mostra em quais Data Marts a Dimensão ou Fato que está sendo definida é utilizada.

Este artigo ajudou você?