BI - 5.8.11.32
09/04/2021
Tarefas liberadas: 14
Extração
Falha na inserção dos dados de históricos dos clientes ao realizar extração de Data Marts
Problema: ao executar a extração dos Data Marts Contas a receber e/ou Faturamento, ocorria um erro na carga, em virtude de uma falha ao inserir os dados de históricos de clientes.
Correção efetuada: ajustamos as consistências feitas nos dados obtidos na extração destes Data Marts, para que, quando for inserir os dados dos históricos de clientes, insira também os cadastros do cliente nas tabelas do ETL, caso ainda não exista.
Locais:
- Data Mart de Contas a receber
- Data Mart de Faturamento
Descrição de produtos e serviços atribuídos incorretamente impedia execução da carga de Data Marts
Problema: ao executar a extração dos Data Marts de Compras ou Recebimento, ocorria erro na carga em virtude da descrição dos produtos e serviços não estarem atribuídos corretamente. No log era possível verificar, além do erro na carga, um erro no login: Erro ao conectar ao ao Microstrategy: (Login failure).
Correção efetuada: ajustamos a atribuição dos valores do campo de descrição dos produtos e serviços para que eles sejam inseridos corretamente durante as extrações destes Data Marts.
Locais:
- Data Mart de Compras
- Data Mart de Recebimento
Campo CIFFOB inválido na extração do do Data Mart de pedido
Problema: ao realizar a extração do Data Mart de Pedido de venda, caso o campo CIFFOB (Indicativo se o frete é CIF ou FOB) estivesse vazio ou nulo, era gerado um erro ao executar a carga: ORA-02291: restrição de integridade (ETL.IR_FT_PED_016) violada - chave mãe não localizada.
Correção efetuada: ajustamos as consistências feitas nos dados obtidos na extração do Data Mart de Pedido de venda, para que, caso o código do frete, CIFFOB, seja vazio ou nulo, não ocorra erros durante o processo de extração.
Local: Data Mart de Pedido de venda
Inconsistência na transformação dos dados para tabela Dimensão do Data Mart Pedido de venda
Problema: ao realizar a extração do Data Mart Pedido de venda, um erro era gerado: ON CONFLICT DO UPDATE command cannot affect row a second time Dica: Ensure that no rows proposed for insertion within the same command have duplicate constrained values.. Isso ocorria devido a uma inconsistência na transformação dos dados que são retornados do selects da tabela Cadastros - Formas de Agrupamento para Produtos (E013AGP), do sistema de origem, para a tabela Dimensão Agrupamento (DI_E013AGP).
Correção efetuada: corrigimos a rotina de transformação dos dados para a tabela Dimensão DI_E013AGP.
Local: Data Mart de Pedido de venda
Listagem das opções disponíveis na importação e criação de cubos do MicroStrategy
Indicamos na documentação de apresentação do MicroStrategy, que quando estiver na nuvem da Senior, para Data Marts customizados ou importações de dados, somente estão disponíveis para uso, as seguintes opções na importação/criação de cubos: Arquivo do Disco, Dados da URL, Bancos de Dados e Área de Transferência.
As demais, apesar de estarem visíveis, não possuem permissão para uso.
Local: BI - Manual do Usuário > Apresentação
Instalador e Atualizador
Necessidade de extração do Data Mart de Demografia Corporativa para funcionamento do sistema
Atualizamos todos os checklists de instalação e implantação do BI, informando a necessidade de executar a extração de dados, do ano corrente, do Data Mart Demografia, para o correto funcionamento do sistema.
Locais:
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL > Instalação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL + MicroStrategy > Instalação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL + Qlik Sense > Instalação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL X + MicroStrategy > Instalação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL > Implantação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL + MicroStrategy > Implantação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL + Qlik Sense > Implantação
- Tecnologia > Manual de Instalação > Checklists > Performance Corporativa > BI > ETL X+ MicroStrategy > Implantação
CBDS
Permissão não aplicada ao criar usuário no banco de dados Oracle
Problema: ao criar um usuário no banco de dados Oracle, a permissão CREATE TABLEnão era aplicada.
Correção efetuada: ajustamos o CBDS para esta permissão ao criar um usuário.
Local: Ferramentas > Criar usuário do banco
Tipos de TBS dentro do CBDS
Adicionamos na documentação do CBDS, página Definir Tipo para o arquivo TBS, a informações sobre o que cada tipo de arquivo TBS dentro do CBDS representa.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > CBDS > Operações do CBDS > Operações com o TBS > Definir Tipo para o arquivo TBS
Melhoria na descrição da página de Criação de Views do CBDS
Adicionamos uma informação na descrição da página de Criação de Views do CBDS, que explica que o CBDS permite ao usuário criar views de qualquer tabela existente no arquivo .TBS, porém no padrão de campos de usuário da Senior.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > CBDS > Operações do CBDS > Operações de Personalização da Base de Dados > Inclusão de Objetos do Usuário no TBS > Views
Instalador e Atualizador
Instalação e atualização de produtos com versões diferentes
Adicionamos uma nova recomendação dentro do passo a passo para a instalação e atualização dos sistemas, sobre como manter as soluções desejadas com versões diferentes: tanto para atualizar ou instalar um produto com versões diferentes, é necessário fazer a instalação/atualização separadamente. Este processo é necessário para que não ocorra quebra de protocolo entre Middleware e instâncias, ou chaves de configuração.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Instalação > Passo a passo para a instalação do Servidor de Aplicativos > Recomendações
Habilitar acesso ao FTP para download manual da mídia
Destacamos na página Download manual da mídia, que em decorrência da atualização dos navegadores Google Chrome e MicroSoft Edge para a versão 88 ou superior, o acesso ao FTP somente será possível após habilitar manualmente seu suporte.
Para habilitar, insira chrome://flags em seu navegador e em Enable support for FTP URLs selecione a opção Enable.
Local: Tecnologia > Manual de Instalação > Atualização > Pré-requisitos > Download manual
Atualização do sistema interrompida devido a uma falha na verificação de usuários inseguros na base de dados
Problema: ao tentar atualizar o sistema, durante a execução da rotina de verificação de usuários inseguros na base de dados, o processo de atualização era interrompido.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de verificação de usuários inseguros na base de dados para que não interrompa o processo de atualização do sistema.
Central de Configurações
Segurança dos dados em versões web do sistema
Com o objetivo de proporcionar uma maior segurança dos dados nas versões web do sistema, criamos alguns parâmetros na Central de Configurações que permitem habilitar ou não o uso dos parâmetros de segurança. Quando esta opção, Habilitar parâmetros no cabeçalho da requisições, não estiver selecionada, nenhum atributo de configuração será adicionado no cabeçalho das requisições.
Consulte a documentação da tela Aplicativos, da Central de Configurações, para mais informações dos novos campos.
Local: Central de Configurações > Middleware > Web 5.0 > Aplicativos
Componentes Visuais
Relação das telas mais acessadas no Início do sistema
Indicamos na documentação sobre a área de trabalho, apresentada logo ao abrir o sistema, que na tela Início são apresentadas as telas mais acessadas pelo usuário logado e que esta relação não pode ser excluída.
Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > Recursos da Interface do Sistema > Área de trabalho