BPM > Configurações > Importar Processo

Exportação e Importação de Processos

Sumário

  1. Conceito
  2. Menu de Acesso
  3. Funcionalidades
    3.1 Exportação de Processo
    3.2 Importação de Processo
    3.2.1 Através do Menu de Configurações do BPM
    3.2.2 Através da Tela de Processos
    3.3 Etapas da Importação
  4. Mensagens de Erro e Soluções

1. Conceito

Esta funcionalidade foi desenvolvida para facilitar o compartilhamento de processos entre diferentes tenants. Esta documentação tem como objetivo explicar o processo de exportação de processos e a importação de BPMs exportados de outros tenants.

2. Menu de Acesso

3. Funcionalidades

3.1 Exportação de Processo

  1. Acesse ao menu Senior Flow> BPM > Processos e clique no processo que deseja compartilhar.
  2. Vá em Editar e no canto superior direito marque a opção Edição de terceiros (se estiver desmarcada), em seguida, expanda o botão Ações e clique em Exportar.
  3. Um arquivo .zip será gerado automaticamente.

    Importante

    A opção Edição de terceiros garante que, ao exportar um processo, o fluxo seja exibido e editável em outros tenants. Se não for marcada, o fluxo não será exibido ao importar o processo e ficará visível apenas em Informações do processo.

  4. O processo está pronto para ser utilizado em diferentes tenants daquele em que foi inicialmente criado.

3.2 Importação de Processo

Assim como é possível exportar processos, também é possível importá-los para facilitar a gestão e execução de tarefas. Este documento descreve o processo de importação de um processo no BPM e fornece orientações sobre como lidar com conflitos e mensagens de erro durante a importação.

Existem dois acessos para importar um processo no BPM:

3.2.1 Através do Menu de Configurações do BPM

  1. Acesse a Senior Flow > BPM > Configurações > Importar Processos.
  2. Em seguida, a tela SENIOR BPM Integrações será aberta e você pode prosseguir com a importação.

3.2.2 Através da Tela de Processos

  1. Acesse a Senior Flow > BPM > Processos.
  2. No menu Novo Processo, clique em Importar de um arquivo.
  3. Você será redirecionado para a tela de importação de processo, também conhecida como SENIOR BPM Integrações.

3.3 Etapas da Importação

  1. Na tela SENIOR BPM Integrações, clique em Selecionar arquivo e procure pelo arquivo .zip do processo que deseja importar.

  2. Uma vez importado, os três campos serão automaticamente preenchidos: Dados do Processo, Desenho do Processo e Conflitos.
  3. Os Dados do Processo exibirão informações como Nome, Formulário, Autor, Categoria, Versão do formulário e sua data de criação.

  4. O Desenho do Processo você pode visualizar o fluxo do processo, incluindo tarefas, início e fim, bem como chamadas externas.

  5. Ao importar processos, caso algum mecanismo de atribuição não existir no Tenant a ser importado, o usuário pode receber algum erro inesperado.



    Para resolver esse problema, foi adicionado um card à tela de importação, que é exibido assim que o usuário seleciona o arquivo de importação.


    Na imagem é possivel observar os conflitos existentes em relação ao mecanismo de atribuição. Nele é possivel acompanhar o mecanismo não encontrado e em qual etapa isso acontece.

    Outro ponto importante é sobre a modal para substituir o mecanismo. Quando tratado as opções que envolvem Papéis ou Grupos, o funcionamento ocorrerá da seguinte maneira:

    Inicialmente, o usuário pode selecionar uma outra opção para realizar a substituição



    Ou poderá criar uma nova.




    É importante destacar que esse exemplo somente é válido para quando o mecanismo se trata de Grupo ou Papéis, com isso, o tipo Usuários do Grupo ou Usuários do Papel também está incluído.

    Foi criada uma outra modal específica para a substituição nos casos em que o mecanismo de atribuição está relacionado a um usuário. Nessa caso, a substituição somente poderá ser realizada por outro usuário pertencente ao mesmo Tenant:



    Para que os usuários utilizem deste recurso de substituição, será necessário possuir algumas permissões.

    Se o usuário precisar substituir algum mecanismo presente em mecanismo de atribuição ao importar, caso não possua permissão necessária, será apresentada uma tela a seguinte tela:



    Caso seja necessário substituir um usuário durante a importação de processos, será preciso conceder a permissão de Visualizar para o recurso res://senior.com.br/security/usermanager/usuário ao usuário responsável pela importação.

    Para substituições do tipo Grupo, é necessário conceder as permissões de Visualizar e Criar no recurso res://senior.com.br/security/usermanager/grupo.

    No caso de Papel, as permissões de Visualizar e Criar devem ser atribuídas ao recurso res://senior.com.br/platform/authorization/role.

    Importante: é fundamental avaliar cuidadosamente se o usuário que realizará a importação realmente deve receber esse nível de permissão, considerando os impactos de segurança e governança no ambiente.
  6. Os Conflitos mostrarão quais Fonte de Dados, Serviços Externos e Configurações dos Plugins já existem. Por exemplo, se no tenant já existir um serviço externo chamado Via Cep e o arquivo importado também possuir um serviço chamado Via Cep, no momento da importação você pode optar por sobrescrever, criar uma nova versão ou ignorar esses conflitos.

  7. Após resolver quaisquer conflitos e confirmar os detalhes do processo, basta clicar em Importar.
  8. Os processos estarão prontos para uso imediato.

Importante

Os conflitos detectados referem-se apenas à Fonte de Dados, Serviços Externos e Configurações dos Plugins.

4. Mensagens de Erro e Soluções

Durante o processo de importação, podem ocorrer mensagens de erro. Abaixo, disponibilizamos algumas mensagens comuns e como resolvê-las:

Exemplo 1

Mensagem: Atenção! Não foi possível importar o processo, pois existem conflitos que precisam ser tratados.

Resolução: Resolva os conflitos selecionando uma das opções oferecidas (sobrescrever, criar nova versão ou ignorar) para cada conflito detectado.

Exemplo 2

Mensagem: Arquivo não compatível! Não encontramos um arquivo compatível com processos do BPM!

Resolução: Certifique-se de que o arquivo selecionado seja um arquivo .zip e que pertença a um processo exportado do BPM.

Exemplo 3

Mensagem: Ocorreu um erro inesperado! O mecanismo de atribuição da atividade “Tarefa” está inválido. O papel Seguir para coordenação não foi encontrado.

Resolução: Crie o papel mencionado (no exemplo, “Seguir para coordenação”) em “Gestão dos Papéis” no menu tecnologia.

Após resolver quaisquer conflitos e lidar com mensagens de erro, o processo será importado com sucesso e estará pronto para uso no BPM.

Este artigo ajudou você?