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Notificações

Sumário

  1. Conceito
  2. Menu de Acesso
  3. Funcionalidades
    3.1 Definição de Grupos de Usuários
    3.2 Notificação de Novo Comentário para Usuários Solicitantes
    3.2.1 Configuração
    3.2.2 Selecionar Processo
    3.2.3 Adicionar Grupos
  4. Notificações por E-mail
    4.1 Configurar SMTP da Plataforma
    4.2 Consultar E-mails Registrados para Notificação de Usuários
    4.3 Configurar Preferências das Notificações
    4.3.1 Configurar Envio de Notificação de E-mails Personalizados
    4.4 Notificações Personalizadas
    4.4.1 Configuração de Notificações Personalizadas
    4.4.2 Utilizando Notificações Personalizadas
    4.5 Personalização da Notificações em Fluxo BPM

1. Conceito

A configuração de rotinas de notificações agrupadas têm por objetivo notificar todas as pendências do usuário em uma única mensagem.

2. Menu de Acesso

3. Funcionalidades

3.1 Definição de Grupos de Usuários

Para utilizar a rotina de notificações agrupadas, é necessário primeiramente definir os grupos de usuários, que podem ser configurados no seguinte menu na Senior X Tecnologia > Administração > Gestão de Grupos. É possível criar um novo grupo ou editar um já existente, vinculando um ou mais usuários em determinado grupo previamente cadastrado, facilitando as configurações posteriores.

Nota

O menu estará acessível caso o usuário tenha o papel administrador ou o recurso usermanager/grupo.

3.2 Notificação de Novo Comentário para Usuários Solicitantes

Essas notificações são direcionadas aos usuários solicitantes dos processos e são exibidas exclusivamente na plataforma.

3.2.1 Configuração

Importante

Essa notificação é enviada apenas a usuários solicitantes do processo e sua exibição só acontece na plataforma.

3.2.2 Selecionar Processo

Antes de configurar as notificações agrupadas é necessário selecionar um processo a ser configurado, através do menu: BPM > Configurações > Preferências das notificações. Após a seleção basta acessar a opção Configurar notificações agrupadas.

3.2.3 Adicionar Grupos

Para definir quais serão os usuários a serem notificados, adicione um grupo através do botão Adicionar e preencha as informações necessárias, bem como os campos obrigatórios:

É possível também, através do botão Ações, editar ou excluir um determinado grupo:

Importante

No caso de um usuário pertencer a mais de um grupo, os maiores valores de dias antes de expirar e dias após expirar prevalecem para critério de envio.

4. Notificações por E-mail

Para que o envio das notificações de e-mail sejam executadas corretamente, existem algumas configurações que devem ser verificadas para que a funcionalidade seja executada. Verifique os passos abaixo e valide se todos estão devidamente configurados.

4.1 Configurar SMTP da Plataforma

Para que as configurações de SMTP tenham sido corretamente inseridas na plataforma para o Tenant utilizado, verifique a configuração referentes ao SMTP do ambiente, realizando os seguintes passos:

  1. Na Senior X, acesse o menu Tecnologia > Configuração > Por Tenant;
  2. Na parte inferior da tela, em Domínios e Serviços utilize o filtro de domínios e busque por platform;
  3. Ao exibir os detalhes do serviço platform, busque por workflow no campo de filtro de serviços;
  4. Clique no botão Editar do serviço workflow, e na tela Propriedades clique na guia Sistema;
  5. Valide e/ou preencha corretamente os dados referentes ao seu servidor de SMTP utilizado para o envio de e-mail no campo Sender email adress.

Nota

A configuração mencionada acima é a configuração padrão utilizando o SMTP Senior. Caso não haja nenhum bloqueio de firewall e/ou outro bloqueio na rede interna, esta configuração deve funcionar. O campo Sender email adress e E-mail do remetente do Workflow devem ser preenchidos obrigatoriamente.

4.2 Consultar E-mails Registrados para Notificação de Usuários

Valide se todos os usuários que irão receber as notificações pelo e-mail estão com os endereços cadastrados na Senior X :

  1. Acesse Tecnologia > Administração > Gestão dos Usuários;
  2. Busque pelos cadastros dos usuários que irão receber as notificações e verifique se os mesmos estão com os endereços de e-mails cadastrados na Senior X;
  3. Caso o campo de e-mail esteja em branco, clique sobre o login do usuário para alterar dos dados, preencha o endereço corretamente, e clique no botão Salvar para confirmar as informações alteradas.

4.3 Configurar Preferências das Notificações

Para validar se as opções para envio de e-mail estão habilitadas, acesse a Senior Flow > BPM > Configurações > Preferências das notificações e visualize o processo que será configurado. Verifique se as caixas de seleção para envio de e-mail estão marcadas nos Eventos para envio das notificações;

4.3.1 Configurar Envio de Notificação de E-mails Personalizados

Por padrão o e-mail sempre será enviado para o solicitante, mas é possível realizar o cadastro de endereços adicionais para recebimento das notificações. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse Senior Flow > BPM > Processos > Ações > Editar;
  2. Dentro do Fluxo do processo, selecione a etapa que deseja que a notificação seja enviada, e clique na opção Notificações > Personalizar notificações no menu lateral direto do editor de fluxos;
  3. Marque a opção Usar notificações personalizadas, para que o e-mail seja enviado para os contatos adicionais e usuário solicitante, da forma como está configurado;
  4. Digite o assunto que deseja incluir no e-mail a ser enviado;
  5. Utilize o campo CC para adicionar os endereços adicionais que deseja enviar as notificações nesta etapa do processo. Se adicionado mais de um endereço, devem ser separados por ponto e vírgula (;);
  6. Insira no campo de texto o conteúdo a ser enviado aos destinatários deste evento. É possível também incluir os PlaceHolders, desde que o valor informado seja um e-mail válido, por exemplo: usuario@dominio.com.

Nota

Sobre as formas de configuração das notificações, os tipos de eventos que podem ser criados e como utilizar os PlaceHolders para envio de informações adicionais dentro das notificações veja sobre notificações personalizadas.

Devido a sensibilidade do campo os dados devem ser digitados, não utilizar dados copiados.

4.4 Notificações Personalizadas

Para configurar as preferências de notificação no Senior X, siga os passos abaixo:

Antes de prosseguir com a configuração, verifique o nome do processo para o qual deseja realizar as alterações. Certifique-se de que as opções para o envio de e-mails estão marcadas para os eventos desejados. Se uma dessas opções estiver desmarcada, o e-mail não será encaminhado para o evento correspondente.

Por padrão, o e-mail é enviado apenas para o solicitante que abriu a requisição do processo. Mesmo que haja uma configuração de notificação personalizada no fluxo com os campos "CC" preenchidos, nenhum dos endereços cadastrados receberá a notificação se o evento estiver desmarcado para o envio de e-mails.

4.4.1 Configuração de Notificações Personalizadas

4.4.2 Utilizando Notificações Personalizadas

Para obter informações detalhadas sobre a configuração das notificações, tipos de eventos e o uso de PlaceHolders, consulte a Documentação Notificações Personalizadas do DevSenior. Lembre-se de marcar a opção para utilizar notificações personalizadas caso deseje enviar e-mails para contatos adicionais, além do solicitante. Não se esqueça de especificar o assunto desejado para a caixa de entrada dos contatos.

4.5 Personalização da Notificações em Fluxo BPM

O sistema de fluxo BPM incorpora notificações em etapas específicas de sua execução, oferecendo a flexibilidade de personalizar o conteúdo das notificações por e-mail, incluindo destinatários com cópia (cc).

Eventos e Destinatários:

PlaceHolders

Para utilizar uma variável de processo, basta empregar o padrão ${nome_da_variavel}.

Exemplo de configuração

PlaceHolder Valor
bpm_process_instance_id Identificador da instância do processo

bpm_process_instance_requester

Nome do solicitante do processo
bpm_process_name Nome do processo
PlaceHolder Evento Valor
bpm_pendency_responsible Tarefa criada, Antes de expirar e tarefa expirou. Nome do responsável da pendência.
bpm_pendency_url Tarefa criada, Antes de expirar e tarefa expirou. URL para acessar a pendência.
bpm_cancel_reason Processo cancelado Motivo do cancelamento do processo.
bpm_cancel_user Processo cancelado Nome do usuário que cancelou a solicitação.

Importante

A notificação será enviada por e-mail ao solicitante apenas se a opção "Enviar e-mail para o Solicitante" estiver selecionada.

Importante

Evite utilizar dados copiados nos campos das notificações personalizadas devido à sensibilidade desses campos; insira as informações manualmente.

Ao configurar as notificações personalizadas, é necessário informar um destinatário ou enviar a solicitação para o solicitante; não é possível configurar apenas a cópia.

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