Integração com o SIGN
Sumário
1. Conceito
A integração de processos com SIGN (Serviço de Assinatura Digital) possibilita a criação de envelopes com documentos anexados ao formulário do processo. Isso permite configurar processos nos quais é possível anexar documentos e adicionar etapas de assinatura, permitindo que o responsável realize o processo de assinatura.
Abaixo um exemplo de fluxo:
2. Pré-Requisitos
- Habilitar e configurar a integração com o serviço de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) durante a criação do processo;
- Habilitar e configurar a integração com o serviço de assinatura digital (SIGN) durante a criação do processo (o SIGN depende da integração com o GED).
3. Funcionalidades
3.1 Detalhes da Integração
Para integrar com o SIGN, é necessário ativar a integração com o DOC e selecionar a opção "A cada atividade tratada" para a publicação de documentos. Isso possibilita que o BPM crie envelopes.
O usuário responsável pela tarefa de assinatura será designado como o assinante do envelope.
Etapas do processo que exigem a anexação de documentos serão consideradas etapas de criação de envelopes.
Somente documentos marcados como obrigatórios, dentro da configuração do fluxo, serão anexados ao envelope, enquanto documentos opcionais e da aba de anexos serão ignorados.
Apenas documentos em formato PDF serão considerados válidos. Caso seja adicionado um documento de outro tipo, o usuário receberá um alerta solicitando o anexo de um documento válido.
É possível configurar o processo com mais de uma etapa que exige documentos, permitindo a criação de mais de um envelope por processo.
É necessário configurar o fluxo de modo que a etapa de assinatura suceda imediatamente a etapa de anexos. Com isso, o usuário definido para a tarefa seguinte será considerado o responsável por assinar os documentos.
Após a criação do envelope, os documentos internos não serão mais atualizados. Nesse caso, o usuário deve configurar o processo para que um campo de anexo seja obrigatório apenas em uma etapa e, nas demais etapas, o campo seja apenas de leitura ou oculto.
As etapas de assinatura podem se comportar de duas formas: permitindo que o usuário avance no fluxo mesmo sem assinar o envelope (comportamento padrão) ou bloqueando o fluxo até que o usuário assine o envelope (habilitando a opção "Habilitar verificação de assinatura").
Observação
A integração com o SIGN não funciona com formulários do tipo WEB, também não funciona com usuário de aplicação.
Obrigatoriedades a partir de Regras de Consistência não serão válidas.
3.2 Observações sobre a Implementação
O bloqueio do fluxo está vinculado ao status do envelope, que permanecerá travado até que o envelope seja concluído. O SIGN considera um envelope concluído tanto no caso de assinatura bem-sucedida quanto no caso de recusa de assinatura, liberando o fluxo em ambas as situações.
Os envelopes serão criados com o padrão de nome "Solicitação BPM número {numeroSolicitacao} de {nomeUsuarioSolicitante} - {nomeEnvelopeConfiguradoNoProcesso}.
Abaixo um vídeo demonstrativo do processo completo.

English
Español


