Múltiplo Fator de Autenticação (MFA)
O MFA, ou Múltiplo Fator de Autenticação, é uma tecnologia de segurança que usa duas ou mais formas independentes de autenticação para verificação de identidade quando os usuários fazem login em serviços online. Por exemplo: Login e senha + código de verificação enviado por e-mail.
Confira abaixo como ativar o MFA para login nos ambiente Cloud da Senior:
Atualmente disponível nos ambientes Sirius, Vega e Aludra.
Passos para ativação do MFA
- Abrir um chamado no Suporte Cloud solicitando a habilitação do recurso de MFA no seu ambiente, juntamente com os usuários que utilizarão o recurso. Somente após a confirmação do Suporte Cloud, será possível prosseguir com a ativação.
- Após a confirmação do Suporte, baixe um dos autenticadores compatíveis no seu smartphone:
- Na sequência, faça login no ambiente cloud. Será solicitado o cadastro do seu dispositivo. Abra o aplicativo de autenticação, escaneie o QR Code ou adicione manualmente a Secret Key. O aplicativo gerará um código de verificação, insira o código no campo específico e clique em Validate:
- Após o cadastro, será exibido uma mensagem no navegador confirmando o cadastro do dispositivo:
Após a mensagem de confirmação, o acesso ao ambiente somente será possível utilizando a autenticação em 2 fatores. Ou seja, será necessário inserir o login e senha normalmente e informar o token (fornecido no seu app de autenticação).
Para remover o MFA dos usuários cadastrados é necessário abrir um ticket no Suporte Cloud solicitando a remoção do MFA do(s) respectivo(s) usuário(s).
Para cadastrar ou recadastrar um novo dispositivo é necessário abrir um ticket para a equipe de Suporte Cloud, solicitando o reset do token MFA do usuário.
Cada usuário cloud poderá vincular apenas um dispositivo ao token.
Recomendamos que o MFA seja utilizado por todos os usuários da Cloud Senior, garantindo assim um maior grau de segurança no acesso ao ambiente. Porém o implementação do MFA não é obrigatória.