Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 5.8.14 aqui
Manual do Usuário - eDocs / Configurações / Logs / Conceito e coleta de Logs

Conceito e coleta de Logs

1 - Logs – Conceito e captura

O eDocs concentra todos os logs dos documentos eletrônicos na tela Configuração > Log, disponível apenas para usuário administradores/administradores Cloud.

As definições para a coleta do logs pelo eDocs, como nível do log e tipo, devem ser definidas primeiramente na tela Configurações > Gerais > guia Log. Com base nessas definições o eDocs gera o nível do log de acordo com o selecionado, podendo ser Normal ou Detalhado, e o tipo de coleta, XML ou SQL.

Veja também:

Nas situações em que não houver conexão com o banco de dados ou o eDocs estiver em uma versão inferior a 5.8.11.15, os logs não são mostrados nessa tela. Nesse caso, eles são armazenados no diretório de instalação no servidor, na pasta Comum\Log. Exemplo: se o eDocs está instalado no diretório C:\Senior\SDE (que é o diretório padrão da instalação), a pasta onde os Logs estão armazenados é: C:\Senior\SDE\Comum\Log.
O eDocs possui cinco logs diferentes onde são registradas informações sobre os processos efetuados pelas rotinas. Os logs são:

Importante

No momento da instalação é solicitado o nome da instância que o eDocs utilizará. Por padrão, sugerirá o diretório de instalação concatenado com o nome da instância. Desta forma, se o nome da instância for SDE, o eDocs irá sugere a instalação, por exemplo, no diretório C:\Senior\SDE\SDE, e os Logs, consequentemente, ficarão armazenados no diretório “C:\Senior\SDE\SDE\Comum\Log”.

Na imagem acima, é possível verificar a pasta onde estão armazenados os Logs. Destacado na imagem acima, está a coluna Data de modificação. Esta coluna está em destaque, pois, clicando no nome da coluna é possível ordenar os Logs armazenados por sua data de modificação, facilitando a definição de quais os Logs são os Logs mais atuais.

É possível observar na imagem acima, que existem Logs que possuem informações adicionais em seu nome. Exemplo: Sde.log_2015_04_10_07. Isso ocorre porque o eDocs altera o arquivo de Log a ser utilizado para armazenar as informações quando este arquivo atinge determinado tamanho. Esta troca ocorre de hora em hora, dependendo do tamanho do arquivo de Log já existente.

Ao efetuar a troca do arquivo de Log, o eDocs renomeia o arquivo de Log anterior, definindo o ano, o mês, e o dia de quando o Log foi criado, adicionado um número sequencial (no exemplo em questão é o número 07) ao final do nome do arquivo, indicando que é o 07º log do dia 10/04/2015 do log Sde.Log.

Neste caso, quando for solicitado o envio para a Senior dos Logs atuais do eDocs, deve ser efetuada a ordenação dos Logs pela Data de Modificação, enviando para a Senior cada um dos Logs atuais.

Se for solicitado Log de uma determinada data/hora, os Logs deverão ser ordenados pela Data de Modificação, procurando o Log utilizado na data/hora solicitada.

Dica

Quando um Log está sendo utilizado, não é possível movê-lo e nem compacta-lo. Neste caso, o Log deve ser copiado para outro local para então ser compactado e anexado ao chamado no 0800net.

Os Logs que estão sendo registrados atualmente pelo eDocs nunca terão o indicativo de data ao final do nome. Eles sempre possuirão somente seus nomes originais (Sde.Log, Monitor.Log, PrintService.Log, Configurador.Log).

1.1 - Alteração do nível de geração de Logs

Por padrão, os níveis de Log são definidos como Normal, que indica que o eDocs irá registrar nos Logs informações sobre os erros ocorridos nas rotinas e avisos padrões do sistema.

Em alguns momentos, para verificações específicas, é necessária a alteração do nível de Log. Para efetuar esta alteração, acesse o menu Configurações > Gerais > guia Log), alterando a opção Nível de log. Feito isto, o log será apresentado detalhadamente em todo o ambiente do eDocs. Caso seja utilizada mais de uma empresa no sistema, é possível alterar o nível de log apenas para a empresa selecionada através do caminho Configurações > Empresas > campos disponíveis na seção Log.

O nível de log mais utilizado para busca de informações mais detalhadas de processos executados pelo eDocs é o nível Detalhado. No entanto, a utilização do Log neste nível acarretará na criação de um arquivo de Log extremamente grande. Neste caso, é expressamente recomendável que este nível de Log seja utilizado apenas quando há necessidade de ser efetuada alguma verificação específica, sendo retornado ao nível de log Normal quando a verificação estiver terminada. No campo Tempo máximo de log para empresas (em dias) pode-se determinar a quantidade de dias que o sistema armazena os logs no modo detalhado e XML.

A ativação dos logs do PrintService e a definição de nível dos mesmo, são feitos no campo Nível de log, guia PrintService do Configurador.

1.2 - Dica – como saber qual é o diretório onde o eDocs está instalado?

Em algumas situações, quando não se tem certeza em qual diretório o eDocs está instalado, é necessário efetuar algumas verificações para descobrir onde o mesmo está instalado. Abaixo seguem três dicas para descobrir em qual diretório ele está instalado no Servidor.

Importante

É pré-requisito que, no mínimo, tenha-se conhecimento em qual servidor o eDocs está instalado.

1.3 - Dica – disponibilização dos Logs para usuários e possibilidade de reinicio de serviços remotamente

Em diversos casos, é necessário que o usuário tenha acesso aos Logs (que são armazenados no servidor) para análise de alguma questão, ou para que sejam encaminhados através de um chamado para o Suporte da Senior. Da mesma forma, em várias situações é necessário que seja verificado se os serviços estão ativos, ou então, até mesmo, reiniciá-los.

Como, na maioria das situações, os usuários não possuem acesso ao servidor em que o eDocs está instalado, seguem duas dicas que podem ser seguidas para solucionar esta questão no ambiente de cada cliente:

Observação

As parametrizações necessárias para compartilhamento de pastas/diretórios na rede, bem como criação de atalhos nos computadores dos usuários do sistema são de responsabilidade dos responsáveis pela infraestrutura do cliente.

Este artigo ajudou você?