Licença online
Essa tela apresenta informações sobre o licenciamento do produto, bem como detalhes da quantidade de emissão por filial. As informações apresentadas são relacionadas à empresa ativa atualmente, que é apresentada na parte superior da tela. As filiais que estiverem como Inativa e oculta, não terão as informações da licença disponíveis.
O eDocs controla o licenciamento e a quantidade de emissão de documentos através da licença online.
Importante
Para utilizar a licença online é obrigatória a liberação da URL https://licenciamento.senior.com.br:8988/Licenca/Consulta no servidor. Este é o web service da Senior para atualização da licença.
O controle de licença online é efetuado a nível de cadastro de empresa na base de dados do eDocs. Cada empresa pode ter um serial de licença diferente ou utilizar o mesmo serial em mais de uma base de dados.
Mesmo que seja utilizado um único serial para mais de uma empresa, deve-se efetuar a aplicação do serial em todas estas empresas da base de dados. Para aplicar o serial em cada empresa, é necessário logar em cada uma das empresas cadastradas e acessar a tela de licença. O processo deve ser repetido para cada uma das empresas cadastradas na base de dados. Detalhes sobre a atualização da licença verifique o tópico Migração para a licença online.
Confira abaixo alguns pontos que mudaram com a licença online, em relação ao antigo método de controle de licença:
Como era | Como ficou | |
---|---|---|
Controle de licença | Era realizado através de um arquivo localizado no diretório de instalação. | O controle é feito através de uma licença online vinculada ao contrato do cliente. |
Atualização de licença | Era realizado manualmente, copiando o arquivo recebido pela Senior e atualizando na pasta Comum, localizada no diretório de Instalação. | A atualização da licença online é feita de forma automática pela Senior. O sistema consulta diariamente a licença e libera os recursos do sistema de acordo com o contrato do cliente. |
Validade | A validade era única por arquivo, exibia a mesma data para todos os tipos de documento. | A validade é por tipo de documento, podem existir datas diferentes de acordo com o contrato. |
Contrato de emissão de documentos | A quantidade de emissão era contratada por tipo de documento. Ou seja, contratava-se a emissão 100 NF-es, 200 NFS-e e 50 MDF-es, por exemplo. | A contratação é realizada de forma agrupada (exceto NFS-e), não existem quantidades específicas de emissão para cada tipo de documento. Caso tenha sido contratado 1000 emissões dos documentos agrupados, pode ser emitido 1000 NF-es apenas e mais nenhum outro documento, ou então emitir quantidades fracionadas dos documentos até somar 1000 documentos, como 500 NF-e + 300 CT-e + 200 MDF-e, por exemplo. Apenas a NFS-e não segue esta regra de emissão agrupada de documento, sendo necessária a contratação separada da quantidade de emissão. |
Quantidade filiais NFS-e | A licença indicava através do CNPJ quais filiais podiam emitir NFS-e. | A licença online controla a quantidade de CNPJs que podem emitir NFS-e, e não quais os CNPJs que podem emitir. Para que uma filial possa emitir NFS-e, é necessário marcar como Sim o parâmetro Filial emite NFS-e, na guia Geral da tela de Configuração de Filial. |
Integração com Gestão Empresarial | ERP
Quando o eDocs possuir integração com o Gestão Empresarial | ERP, o ERP deve estar nas versões 5.8.9.33 | 5.8.8.84 ou superiores, para utilizar a licença online, devido a compatibilidade.
Se o eDocs informar que a licença está vencida, é necessário realizar as seguintes verificações:
- Se o servidor do eDocs possui conexão com a internet;
- Se o servidor do eDocs possui permissão de acesso ao link: https://licenciamento.senior.com.br:8988/Licenca/Consulta;
- Se as licenças dos sistemas Gestão Empresarial | ERP e/ou Gestão de Pessoas | HCM estão ativas e válidas.
Após esses procedimento clique em Atualizar licença no eDocs e verifique se a licença foi ativada.
Além desta rotina de verificação, ao efetuar o login em uma situação onde o serviço do eDocs está instalado em uma máquina diferente da instalação do Monitor, será realizada uma consulta para verificar se o cache da licença está expirado. Caso esteja, será feita a atualização automática do cache da licença permitindo que os recursos do Monitor sejam utilizados normalmente, sem a necessidade de acessar manualmente a tela Configurações > Licença e clicar no botão Atualizar licença.
Caso todos os procedimento tenham sido realizados e a licença continue vencida, entre em contato com o suporte.
Para utilização da licença online, é necessário entrar em contato com a Área de Cópias da Senior para solicitar o número serial. Este contato é necessário, inclusive, se for a solicitação para ambiente de homologação.
O serial é único por cliente e permite identificá-lo ao seu contrato. É fundamental manter este serial em sigilo, pois do contrário, outras empresas podem utilizar as licenças em seu nome.
Caso a solicitação seja para cliente atendido por um Canal da Senior, ele deve registrar uma Solicitação no sistema SalesForce (ou sistema equivalente disponibilizado pela Senior no momento do registro da solicitação), conforme DA - 163 –SOLICITAÇÃO DE LICENÇA. Caso haja dúvidas sobre este processo de solicitação, pode-se entrar em contato com a Gestão de Faturamento da Senior.
Caso seja para cliente direto Senior, deve ser encaminhado um e-mail para o endereço copias@senior.com.br solicitando o envio da licença online especificando o código do cliente, CNPJ do contrato, e para qual sistema é necessária a licença.
Importante
Para clientes que possuem ambiente Cloud Senior, os procedimentos indicados acima devem ser seguidos normalmente e, após ter sido recebido a serial, deve ser aberto um chamado específico no 0800Net solicitando a troca da licença no ambiente Cloud.
Licenças de outros sistemas da Senior, apesar de possuírem o nome senior.prop não são compatíveis com o eDocs, ou seja, não são consideradas válidas, caso sejam inseridas na pasta padrão do sistema.
Para utilizar a licença online é necessário atender os pré-requisitos abaixo:
- Pré-requisitos
- Estar na versão 5.8.9.40 ou superior do eDocs;
- Possuir o número serial; e
- Possuir acesso a URL https://licenciamento.senior.com.br:8988/Licenca/Consulta no servidor.
- Migração
- Remova o arquivo de licença antiga (.prop) na pasta Comum, localizado no diretório Raiz da Instalação do eDocs, no servidor (exemplo: C:\Senior\SDE\Comum);
- Reinicie o IIS;
- Acesse a tela Configuração > Licença e informe o serial da licença online no campo Serial;
- Clique no botão para atualizar as informações;
- Após isso, todos os serviços do eDocs devem ser obrigatoriamente reiniciados.
Após receber o número serial e informá-lo no campo Serial, a tela mostra as informações contratadas e a quantidade de emissão por filial.
Sistema licenciado para
Exibe o nome e o CNPJ/CPF da empresa, conforme informações do contrato com a Senior.
Informações do sistema
Instalação
Indica se o tipo de instalação é Cloud ou On premisse. Essa informação é oriunda do contrato. Caso a empresa possua contrato Cloud (SaaS) e instale o sistema On premisse, ainda mostrará Cloud.
Ambiente
Tipo de ambiente atual do sistema, Homologação ou Produção.
Sincronizado com contrato em
Mostra a data que o contrato foi atualizado no servidor de controle de licenciamento eDocs. Essa informação é atualizada sempre que o eDocs consultar a licença com sucesso.
Informações atualizadas em
Indica a última data que o eDocs se comunicou com o servidor de licenciamento e atualizou os dados da licença.
Data expiração cache
Indica a data que o cache em disco da licença (arquivo cache.prop) irá expirar. Até essa data o sistema funciona sem necessidade de conexão com o servidor de licenciamento.
Instâncias simultâneas
Apresenta a quantidade total de instâncias simultâneas que estão disponíveis e a quantidade que está sendo utilizada. Quando o sistema estiver configurado como ambiente de Homologação, a quantidade de instâncias utilizadas não será controlada. Na grade Licenças, onde são apresentados os itens contratados, será apresentada a quantidade de instâncias adicionais contratadas somente quando este item for adquirido.
Ao ser ultrapassada a quantidade de instâncias adquiridas, não será possível ativar um novo ambiente até que um ambiente utilizado seja inativado ou até que sejam adquiridas mais instâncias..
Nesta guia são mostrados os itens de contrato do cliente.
A quantidade de emissões exibidas na grade GNRE é apenas para caráter informativo. A emissão de GNRE não é contabilizada no total de documentos contratados.
Para o eSocial a quantidade mostrada é a de colaboradores e não a de documentos emitidos, como é apresentado nos demais documentos. O eDocs permite uma variação de 10% sobre a quantidade de emissões contratas para o eSocial. Isso porque, ele não usa o recurso de Fatura Excedente.
Controle de emissões do eSocial
O controle da licença para emissões do eSocial considera os leiautes S-1200 e S-1202. Para o leiaute S-1200, a contagem é realizada apenas quando o arquivo contiver informações relativas a remuneração no período de apuração (tag <infoPerApur>). Nesse controle a contagem de dissídios do S-1200 é desconsiderada.
Em resumo, a regra de controle da licença do eSocial é:
- Se possuir arquivos de Folha (S-1200 e S-1202), Segurança (S-2240) e Medicina (S-2220), o controle é ser realizado pelos arquivos de Folha;
- Se possuir arquivos de Segurança e Medicina, o controle é realizado pelos arquivos de Segurança;
- Se possuir somente Folha ou Segurança ou Medicina, o controle é feito pelo respectivo arquivo;
- A contagem dos registros é realizada considerando 1 (um) registro por CPF, independente de quantos registros houverem vinculados ao mesmo CPF e do mês de competência que o XML se refere.
Validade
Indica a data de validade de cada item do contrato. Os itens que não tem uma data de validade serão mostrados como Não expira.
Licença
Nome do recurso, indicando sempre se esse item de contrato é LUT, ATST ou SaaS.
Fatura excedente
Indica se o recurso utiliza fatura excedente ou não e, se utilizar, se o recurso está habilitado no contrato do cliente.
A Fatura Excedente possui o objetivo de manter a operação de mensageria dos documentos eletrônicos ativa na empresa, mesmo quando exceder a quantidade de emissões contratada para os documentos, evitando a parada das emissões. Para a quantidade de emissões excedente ao contratado, será gerada uma cobrança adicional ao valor já contratado. Esta funcionalidade, também é conhecida como contrato de item tarifado.
Importante
Por padrão, ao adquirir o eDocs a fatura excedente estará ativa.
Caso não deseje ter essa opção ativa, solicite o cancelamento através do e-mail copias@senior.com.br (em caso de cliente direto Senior) ou para o Canal de Distribuição responsável pelo atendimento comercial. Essa informação é colocada no contrato e não é necessária nenhuma configuração adicional no sistema para ativá-la ou desativa-la.
Quantidade contratada
Indica quanto do recurso o foi adquirido. Recursos que não controlam quantidade serão mostrados como Ilimitado.
Saldo atual
É o resultado da Quantidade contratada - Quantidade utilizada. Quando o recurso permitir excedente e o valor for excedido será mostrado o texto Excedido, ou Ilimitado quando o recurso tiver um valor ilimitado.
Quantidade excedente
Exibe Não possui quando o recurso atual não utiliza a fatura excedente, ou o valor excedente de Quantidade contratada - Quantidade utilizada.
Quantidade utilizada
Indica quanto foi emitido para cada item do contrato. Esse valor considera todos os ambientes do cliente. Existem alguns itens que o servidor de licenciamento do eDocs não controla a utilização, nesses casos será mostrado o caractere -.
Os itens de recurso são agrupados por mês e são ordenados do mês mais recente para o mais antigo. Eles são filtrados para o ano mais recente que foram emitidos documentos no contrato desse cliente. É possível também consultar o histórico de um mês clicando no ícone de recarga ao lado do agrupador de cada mês, isso irá trazer o histórico armazenado no servidor de licenciamento.
Essa guia tem a mesma grade da guia acima, mostrando as emissões por documento e filial.
A mensagem A aba Detalhamento está exibindo somente documentos emitidos a partir de DD/MM/AAAA HH:MM:SS. Demais documentos podem ser consultados através da aba 'Outros ambientes' mostrada nessa guia, indica somente que o ambiente foi gerado após o primeiro dia do mês corrente. A partir do mês seguinte à criação do ambiente a mensagem não é mais exibida.
A licença online (via serial) pode ser utilizada em mais de uma base da dados, considerando a quantidade de emissões contratada. O total de bases que podem utilizar a mesma licença estará disponível no item Instâncias simultâneas da tela de Licenças. Esse item mostrará a quantidade padrão e caso haja a contratação acima do padrão, essa quantidade extra será apresentada na grade de Itens contratados.
Importante
Não deve ser apontada para o ambiente de Produção uma instância do eDocsque não deve ter a quantidade de documentos emitidos contabilizada. Ao realizar a ativação de uma instância que está definida como ambiente de Produção, os documentos emitidos neste ambiente serão contabilizados junto ao total de emissões contratadas. É necessário atentar principalmente para as duplicações de base de dados, tanto para separação de operações entre várias instâncias do sistema eDocs, quanto para a criação de ambiente de Homologação, pois os ambientes de Homologação duplicados a partir do ambiente de Produção devem ter o tipo de ambiente alterado antes de ser inicializado o serviço do eDocs assim como a revisão de outras parametrizações.
Caso uma instância do eDocs seja apontada de forma indevida para o ambiente de Produção não atentando para os pontos ressaltados acima, será caracterizado o mau uso do sistema eDocs e poderá acarretar no consumo da quantidade de emissões contratadas, sendo necessária a contratação de quantidade adicional para não comprometer o faturamento ou o pagamento correspondente pela quantidade de emissões excedentes, caso este recurso seja utilizado.
Essa guia mostra em uma grade as informações dos outros ambientes que estão utilizando o serial da empresa atual. Nela são exibidas as seguintes informações:
Nome máquina
Nome da máquina que realizou a consulta de licença com esse serial. Caso seja exibido o nome Não identificado (versão não suportada), significa que a instalação está em uma versão anterior.
Nome banco
Nome da base de dados que realizou a consulta com esse seria, em casos de ambientes que possuem duas bases na mesma máquina);
Data da última atualização
Data que o ambiente do registro realizou a última atualização de licença.
Total de documentos emitidos
Quantidade de documentos emitidos neste ambiente. Somente considera documentos que contabilizam no controle de licença.
Botão Detalhes
Quando selecionado um registro na grade e clicado neste botão, é exibida uma tela que mostra as emissões deste ambiente em um grade, com duas colunas: Documento e Quantidade de emissões. Na primeira coluna é mostrado o tipo de documento que foi emitido (NF-e, CT-e, etc.) e na segunda, o total de emissões para este ambiente.
- Quando a licença estiver bloqueada, o sistema impede a verificação dos registros dos documentos administrados pelo sistema, bem como não integrará mais novos documentos;
- O controle de licença conta todos os documentos de saída inseridos na base adotando como referência para contagem a data de processamento do documento, independente do sistema de origem. Desta forma, todos os documentos importados pelo Importador cuja a data de processamento do documento for anterior a data de implantação do eDocs, que pode ser consultada na versão de 5.8.12.28, não serão contabilizados como documentos processados no mês. Qualquer outro tipo de importação cuja a data de processamento for posterior a implantação do eDocs serão considerados como documentos processados na licença do mês em que a importação foi executada, independente de qual seja o motivo da importação (implantação do eDocs, migração/unificação de bases, etc);
- A partir do momento em que ocorrer a ativação do Recebimento de NFS-e, o eDocs estará apto para realizar o recebimento tanto por e-mail quanto por Monitoramento nas prefeituras, para as filiais parametrizadas/ativadas. Caso existam XML e/ou PDF de NFS-e na caixa de e-mail configurada no eDocs que venham a ser processados pela rotina após a ativação, todos esses registros serão contabilizados na licença no mês vigente da data em que ocorrer o processamento do e-mail, mesmo que as NFS-e sejam de dias ou meses anteriores. Da mesma forma, caso seja ativado o Monitoramento de NFS-e e a prefeitura disponibilize XMLs mais antigos através dos web services, essas NFS-e serão contabilizadas no mês vigente da data em que o eDocs recebeu os XMLs da prefeitura. Lembrando que o processo de Monitoramento depende de Homologação da Senior. Sendo assim, caso uma nova prefeitura seja homologada e a filial no eDocs esteja com o Monitoramento ativo, novas NFS-e poderão começar a ser baixadas da nova prefeitura homologada e serão contabilizadas no mês do processamento das NFS-e, mesmo que sejam de meses anteriores;
Importante
- Devido ao conceito da licença de consumo de NFS-e descrita acima, é importante atentar para o momento mais adequado para ativar o Recebimento de NFS-e, a fim de evitar um consumo indesejável da quantidade de documentos contratados na franquia mensal. Por essa razão, sugerimos revisar as caixas de e-mail configuradas para recebimento no eDocs e escolher o melhor momento para ativar o processo de Monitoramento;
- Ao atualizar o sistema ou algum recurso por ele utilizado, indicamos que seja feita a limpeza do cache do seu navegador. Isso evita que informações desatualizadas apareçam no sistema.
- Qualquer alteração contratual que impacte na liberação de recursos para filiais no sistema (exemplos: alteração de CNPJ do contrato, adição de nova filial para emissão de NF-e, ...) deve ser tratada com a área comercial da Senior ou com o Canal de Distribuição. Após os devidos ajustes, a licença online é atualizada para que contenha as funcionalidades contratadas;
- Como rotina, o eDocs realiza cinco tentativas de processamento do certificado digital quando ele estiver inválido, vencido ou informado na filial errada. Após realizar estas tentativas, o processamento será bloqueado pelo período de uma hora até poder realizar mais cinco tentativas novamente. Como estes valores não são parametrizados por tela, é necessária a supervisão do suporte Senior para realizar as devidas alterações, quando estas forem necessárias. Durante o tempo de espera entre as tentativas, os processamentos que utilizam certificado digital não serão executados, evitando o consumo de recursos dos servidores e a geração de grandes volumes de logs. As rotinas que utilizam certificado digital dos seguintes documentos serão afetadas por este processo:
- NF-e;
- CT-e;
- MDF-e;
- NFS-e;
- eSocial;
- EFD-Reinf;
- NFC-e;
- GNRE;
- Agronegócio.
Caso o problema do certificado seja solucionado antes do término do intervalo de uma hora, o sistema imediatamente retomará os processamentos.
A partir da versão 5.8.10.56 o eDocs não usa mais a licença em arquivo. Na versão 5.8.9.36 liberada em 29/08/2017 criamos o modelo de licença Online, e até então o eDocs suportava as duas formas.
Porém, desde 14/11/2018 somente a licença Online é válida no eDocs. Se você ainda utiliza a licença em arquivo, faça a migração para a proprietário Online, caso contrário o eDocs não emitirá os documentos eletrônicos.
A licença Online proporciona mais agilidade no processo de controle a atualização, além de outros benefícios.