MongoDB
Com o objetivo de tornar as nossas soluções mais resilientes a grandes volumes de processamento, o eDocs adotou o MongoDB como ferramenta de mensageria para atender aos processos de NF-e e NFS-e, substituindo o RabbitMQ. Esta documentação descreve quais alterações ocorreram com esta implementação. Vale lembrar que o eDocs ainda utiliza o RabbitMQ para outras rotinas, por isso os requisitos da aplicação devem ser verificados e, caso o virtualhost do RabbitMQ ainda estiver ativo, o documento será processado pelo MongoDB, mas o retorno será enviado para ambas as instalações.
A partir da versão 5.8.14.28 do eDocs, o MongoDB passou a armazenar também os registros de log do sistema.
Importante
Por padrão, a aplicação MongoDB será baixada e instalada automaticamente durante a instalação/atualização do eDocs. Para que este processo seja realizado corretamente é necessário atentar para as seguintes condições necessárias:
- Possuir permissões de Administrador no ambiente;
- Não possuir um MongoDB já instalado na máquina;
- Possuir conexão com internet.
Caso a instalação do MongoDB não seja realizada automaticamente durante a instalação do eDocs, será necessário realizar a instalação manual.
Alterações no processamento do web service Síncrono
Com a implementação do MongoDB no eDocs, as integrações síncronas de NF-e são realizadas diretamente com os serviços da SEFAZ sem a necessidade de passarem pela aplicação do MongoDB. Nas versões anteriores do sistema as integrações síncronas e assíncronas passavam pelo RabbitMQ durante o processo. Abaixo, segue uma demonstração da diferença entre o processamento com o RabbitMQ e o MongoDB.