Pré-requisitos
Atualização de sistemas operacionais e banco de dados para nova versão prevista do eDocs
A partir de junho de 2024, deixarão de ser suportadas algumas versões de sistemas operacionais e bancos de dados para o produto eDocs. Confira a notícia completa e antecipe-se!
- Processador: 4 Core, 2 GHz
- RAM: 8GB
- Espaço em Disco: 1GB (sem armazenamento de documentos e logs)
As especificações podem variar dependendo do volume de documentos e usuários. Recomendamos verificar as informações sobre a utilização dos web services do eDocs para otimizar os recursos do servidor.
Sistema Operacional:
- Windows Server 2016, 2019 ou 2022
- Alguns sistemas operacionais podem ter incompatibilidade com protocolos de segurança exigidos por algumas prefeituras e da SEFAZ. Consulte a documentação para mais detalhes
Microsoft .NET Framework:
- Versão 4.8 para sistemas operacionais Windows
Internet Information Services - IIS:
- Versão compatível com o sistema operacional utilizado. Consulte a documentação para instruções de configuração
Banco de Dados:
- SQL Server: 2016, 2017 ou 2019
- Oracle: 19c ou 21
URLs Liberadas:
- ftp://ftp2.senior.com.br/Senior/SDE/Dependencias
- https://licenciamento.senior.com.br:8988/Licenca/Consulta
- A Senior pode alterar o IP associado a esta URL, portanto, é melhor basear as liberações de acesso na própria URL. Para verificar o IP atual, execute um comando Ping para licenciamento.senior.com.br. O protocolo usado é o TLS e a porta é a 8988
Navegadores de Internet Homologados:
- Chrome (versão mais recente)
- Microsoft Edge baseado em Chromium (mais recente)
Para garantir o registro preciso das informações inseridas nas telas do eDocs, é fundamental utilizar apenas uma sessão do sistema. Evite abrir o eDocs simultaneamente em várias janelas ou abas do navegador, pois isso pode causar conflitos no registro das informações.
Outras aplicações:
- RabbitMQ: 3.7.0
- MongoDB: 4.2.13
- A aplicação MongoDB será baixada e instalada automaticamente durante a instalação/atualização do eDocs. Para isso:
- Tenha permissões de Administrador no ambiente
- Certifique-se de não ter o MongoDB já instalado na máquina
- Mantenha uma conexão ativa com a internet
- Se o MongoDB não for instalado automaticamente, você pode instalá-lo manualmente
- A aplicação MongoDB será baixada e instalada automaticamente durante a instalação/atualização do eDocs. Para isso:
- Erlang: 20.1
- Nas versões 6.5 e 6.5 + SP1 do XenServer, não é possível usar o Erlang, necessário para o eDocs. Portanto, é preciso usar a versão 7.6 ou superior do XenServer
- SQLSysClrTypes: 2012
- ReportViewer: 2012
Importante
As aplicações MongoDB, RabbitMQ e Erlang são baixadas e instaladas automaticamente. O servidor precisa de acesso ao endereço ftp://ftp2.senior.com.br/Senior/SDE/Dependencias.
Sistema Operacional:
- Windows 10
- Windows Server 2016, 2019 ou 2022
- Ubuntu 15.10
Microsoft .NET Framework:
- 4.8 (para sistemas Windows)
Mono:
- 4.6.2 (para sistemas Linux)
Sistema Operacional:
- Windows 10
- Windows Server 2016, 2019 ou 2022
- Ubuntu 16.04
Microsoft .NET Framework:
- 4.8 para sistemas operacionais Windows
Mono:
- 4.6.2 para sistemas operacionais Linux
- Acesso à internet
- Se necessário, as URLs específicas podem ser obtidas na tela de consulta de URLs. Esses endereços podem ser alterados conforme necessário, portanto, é recomendável não restringir o acesso a eles
- Para usuários que utilizam proxy para conexão à internet, é necessário configurar um usuário com acesso nas configurações do sistema
- Impressora (apenas para documentos que exigem impressão)
- Certificado Digital ICP-Brasil A1
- Utilizar o formato de data dd/mm/yyyy no servidor do eDocs
Windows e Rede:
- Para o usuário do serviço eDocs e aplicação do IIS, são necessários acessos à pasta de instalação do produto e pastas de armazenamento e processamento de .XMLs e e-mails com permissões para modificar, ler, executar, listar conteúdo da pasta, gravar e modificar no Certificate Store
Bancos de Dados:
- Durante a criação da base de dados, é comum surgirem dúvidas. Disponibilizamos uma página com situações e esclarecimentos que podem ocorrer durante esse processo
- O banco/schema deve estar vazio para a criação do banco do produto. Durante a instalação, atualização e utilização, são necessários os seguintes acessos:
- Criação, modificação e remoção de tabelas, stored procedures, views e triggers
- Inserção, modificação, remoção e consulta de dados
Oracle:
- Recomendamos as seguintes permissões para o usuário:
- ALTER SESSION
- SELECT ANY DICTIONARY
- CONNECT
- RESOURCE
- CREATE VIEW
O eDocs utiliza um cliente Oracle embarcado, não sendo necessário instalar o Oracle Client no servidor. A instalação prévia do Oracle Client no mesmo servidor pode causar problemas de compatibilidade.
SQL Server:
- O schema dos objetos e o default schema do login devem ser dbo