Controle de Acesso de Usuários
Todas as telas e funcionalidades do sistema são controladas para que apenas usuários com permissão possam acessá-las. O cadastro do controle de acesso é dividido em cadastro de grupos e cadastro de usuários. Nesta tela é possível incluir, remover e editar grupos ou usuários. Também pode-se conceder acesso à filiais, funções para um grupo ou usuário selecionado e definir sua empresa e filial padrão.
Observação
Para o usuário/grupo logado não é permitido:
- Excluir
- Marcar como Inativo
- Remover a função Administrador
Permite o cadastro e controle de usuários, bem como a definição de permissões de acesso e ações que o usuário pode desempenhar no sistema. O sistema exibe na grade todos os usuários cadastrados para o grupo selecionado na grade superior.
Botão Adicionar
Apresenta a tela para cadastro de usuários. Nela são apresentadas as guias abaixo:
Apresenta a relação de empresas para a qual pode-se atribuir permissões para o usuário selecionado.
Apresenta a relação de filiais para a qual pode-se atribuir permissões para o usuário selecionado.
Apresenta a relação de origens atribuídas ao usuário selecionado. Quando ele possui uma origem configurada, poderá visualizar as NF-e, os MDF-e e os CT-e integrados com a tag origem do grupo <infSenior> ou com o campo <identificadorOrigem> (caso a integração tenha sido realizada via web service de integração) com este valor. A tag origem do grupo infSenior prevalece sobre o campo <identificadorOrigem>.
Essa funcionalidade pode ser utilizada em pontos de atendimento, comuns no ramo de transporte. A guia não estará habilitada para usuários ou grupos administradores.
Apresenta a relação de todas as funcionalidades do sistema que possuem controle de acesso por grupo ou usuário. Pode-se selecionar as funções que deseja atribuir permissões para o usuário selecionado. As funções selecionadas serão liberadas dentro de todas as filiais marcadas.
Relaciona os grupos possíveis de serem atribuídos ao usuário selecionado da tela anterior.
Botão Adicionar
Nesta tela podem ser realizadas consultas pelo nome da filial ou pelo CNPJ exato. Ao selecionar a filial e clicar neste botão, a mesma será adicionada à lista de filiais que estão liberadas para o usuário ou grupo, de acordo com o que foi selecionado. Apenas quando for selecionado um usuário a filial terá uma empresa padrão.
Botão Editar
Quando o recurso de autenticação LDAP está ativado, o sistema desabilitará os campos de usuário e senha. Assim, deve-se associar um usuário do diretório LDAP com o usuário do eDocs. A seleção do login do usuário que estará associado é realizada através do botão Selecionar login...
Uma vez selecionado e salvas as alterações deve-se utilizar o usuário e senha do LDAP para fazer o acesso ao sistema utilizando as mesmas permissões do usuário associado. Ao clicar em Selecionar login... caso nenhum usuário do diretório LDAP seja mostrado verifique se o campo Base DN foi corretamente informado na tela de configuração do LDAP (Configuração > Geral > LDAP).
Permite o cadastro e controle de grupos de usuário, bem como a definição de permissões de acesso e ações que o grupo pode desempenhar no sistema. A forma de funcionamento é idêntica a do cadastro de usuários, exceto pelo fato de que um grupo de usuários poderá consolidar vários usuários (através da tela de associação de usuários ao grupo). As permissões e ações serão definidas de acordo com o maior nível de privilégio entre o usuário e o grupo ao qual o usuário pertence (caso pertença a algum grupo).
Adicionar
Apresenta a tela para cadastro de grupos. Nela são apresentadas as guias abaixo:
Lista as empresas para as quais podem ser atribuídas permissões para o grupo selecionado.
Lista as filiais para as quais podem ser atribuídas permissões para o grupo selecionado.
A parametrização dessa guia permite que um determinado grupo tenha acesso aos documentos fiscais referente ao ponto de atendimento (download do XML, visualização, impressão, reimpressão e etc.). No ramo de transportes é comum existirem dois endereços distintos para o mesmo CNPJ, conhecido como ponto de atendimento.
Nessa guia deve ser informada a origem do documento que o grupo terá acesso. Essa origem será comparada com a informação da tag <origem>, grupo <infSenior>, do CT-e, da NF-e e do MDF-e. Caso a informação vinda no arquivo XML seja a mesma informada na guia Origem o grupo terá acesso ao documento.
Essa funcionalidade não é habilitada para usuário administradores. Atualmente essa funcionalidade é compatível com a solução Gestão de Transportes | TMS, versão 3.18.00, gerando a informação na tag <infSenior>. Ela poderá ser liberada para outros sistemas, conforme necessidade.
Apresenta a relação de todas as funcionalidades do sistema que possuem controle de acesso por grupo ou usuário. Pode-se selecionar as funções que deseja atribuir permissões para o grupo selecionado. As funções selecionadas serão liberadas dentro de todas as filiais marcadas.
Usuários que são atribuídos para o grupo selecionado na tela anterior.
Botão Adicionar
Permite acesso a tela de todas os usuários cadastrados no sistema e possibilita a consulta pelo nome do usuário. Ao selecionar o usuário e clicar nesse botão, o mesmo será adicionado à lista de usuários que estão liberados para esse grupo.
Botão Editar
Quando o recurso de autenticação LDAP está ativado o sistema desabilitará os campos de usuário e senha. Assim deve-se associar um usuário do diretório LDAP com o usuário do eDocs. A seleção do login do usuário que estará associado é realizada através do botão Selecionar login....
Uma vez selecionado e salvas as alterações deve-se utilizar o usuário e senha do LDAP para fazer o acesso ao sistema utilizando as mesmas permissões do usuário associado. Ao clicar em Selecionar login... caso nenhum usuário do diretório LDAP seja mostrado verifique se o campo Base DN foi corretamente informado na tela de configuração do LDAP (Configuração > Geral > LDAP).