Envio por e-mail ou impressão de boleto de emissão de NF-e, NFS-e e CT-e
O Gestão Empresarial disponibiliza boletos no formato PDF, relativos aos documentos de NF-e, NFS-e e CT-e, para que o eDocs envie o arquivo como anexo no e-mail de emissão do documento ou imprima-os juntamente com os documentos auxiliares..
O boleto é gerado em um diretório contendo a chave eletrônica do documento no nome do arquivo, para que o eDocs possa localizá-lo pela chave no momento do envio de e-mail ou impressão (para cada rotina haverá a geração de boletos em um diretório específico – então se for configurada a impressão e o envio por e-mail, haverá a geração dos mesmos boletos em dois diretórios de integração diferentes). A geração dos boletos ocorre quando é gerado o arquivo XML de cada documento.
Nos casos em que for gerado um boleto para cada parcela, haverá mais de um arquivo PDF contendo a mesma chave do documento eletrônico no nome do arquivo, porém com um indicativo do número da parcela.
3 boletos da nota fiscal de chave 42150380680093000181550490000010431656547164:
BOLETO_42150380680093000181550490000010431656547164_1.PDF (parcela 1);
BOLETO_42150380680093000181550490000010431656547164_2.PDF (parcela 2);
BOLETO_42150380680093000181550490000010431656547164_3.PDF (parcela 3).
Boleto da nota fiscal de chave 42150380680093000181550490000010431656547165:
BOLETO_42150380680093000181550490000010431656547164_.PDF (parcela única).
Observação
O Gestão Empresarial | ERP gerará um evento no Documento Fiscal (que pode ser consultado através da tela F141HDE) para cada boleto que for gerado pela rotina de emissão do documento. Desta forma, caso tenha dúvidas se o ERP chegou a acionar a rotina de geração de boletos, consulte os eventos eletrônicos do documento.
Quando o ERP aciona a rotina para geração de boleto, é gravado o evento com a seguinte descrição "Gerado arquivos de boleto no diretório: XX." Essa descrição não indicará exatamente a sequência da parcela que a rotina de geração do boleto está passando, mas será possível conferir a quantidade de registros de evento com a quantidade de parcelas/boletos que deveriam ser gerados.
Caso um documento eletrônico seja Rejeitado, o eDocs não enviará boletos que foram gerados no diretório pelo ERP (porque não faz sentido enviar boleto de um documento rejeitado).
Desta forma, caso o documento seja então reemitido pelo ERP, no momento da geração dos boletos novamente, o ERP primeiramente excluirá os boletos presentes no diretório de integração antes de gerar novos boletos. Sendo assim, será gerado o evento eletrônico "Excluídos boletos antigos no diretório: XX" no documento no ERP.
Apesar do processo de geração de boleto ser executado na geração do Documento Fiscal no módulo de Mercado, o processo de geração de boleto que o sistema ERP executa é do módulo de Finanças (então o módulo de Mercado aciona a rotina de geração de boleto do módulo de Finanças). Neste cenário, entra-se na rotina padrão de geração de boleto do módulo de Finanças, inclusive no que tange a geração do Nosso Número no título.
A integração para emissão de documentos fiscais do Gestão Empresarial | ERP com eDocs pode ser configurada para ocorrer através do web service do eDocs. No entanto, mesmo que a configuração ocorra desta forma, a integração da rotina de boletos (seja a impressão ou o envio por e-mail), continuará ocorrendo através de diretórios de integração (não está disponível a integração nativa de boletos entre ERP e eDocs através do web service do eDocs).
No Gestão Empresarial | ERP
- Acesse a Central de Configurações Senior no diretório de instalação do Gestão Empresarial;
- Selecione a opção Impressora e informe a impressora no campo Código;
- Clique em Aplicar.
Importante
- Caso possua o sistema Gestão Empresarial | ERP em ambiente Cloud Senior, esta parametrização deverá ser solicitada para equipe de IT Services através da abertura de um ticket para o seu Canal de Atendimento Senior.
- É obrigatório que essa configuração seja configurada e, antes de partir para as próximas configurações, seja efetuado o logoff e o login no Gestão Empresarial | ERP novamente para que as parametrizações da Central de Configurações Senior sejam carregadas para a sessão do sistema.
Para a emissão do boleto, acesse o Gestão Empresarial | ERP e faça a configuração necessária:
- Acesse Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE):
- Informe nos campos Gerar Boleto NF-e e Gerar Boleto NFS-e da guia Vendas 2, para definir se será feita a geração automática de boletos da nota fiscal;
- Na guia Transporte, através do campo Gerar Boleto CT-e, indique se deve ser feita a geração automática de boletos do conhecimento de transporte;
- Na tela de cadastro do portador, Cadastros > Finanças > Portadores (F039POR), efetue a parametrização do Portador:
- No campo Modelo Bloqueto informe o modelo de relatório utilizado na impressão do boleto;
- No campo Imprimir doc. cobrança automaticamente, defina o valor "S - Sim" para os Portadores para os quais deve ser gerado o boleto automaticamente.
Observação
Portador é a designação que se dá à entidade na qual a conta corrente o título financeiro será vinculado. No ERP o portador é um atributo de cada uma das parcelas da entidade de nota fiscal de venda, pedido, pré-fatura, entre outros documentos
- Na tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Formas de Pagamento > Cadastro (F066FPG), configure as formas de pagamentos que devem gerar boleto automaticamente:
- No campo Imprimir doc. cobrança automaticamente, defina o valor "S - Sim" as formas de pagamento que deseja que haja geração do boleto automaticamente.
Importante
- Caso alguma parametrização dos tópicos acima não esteja definida como "S - Sim' (telas F070FVE, F039POR ou F066FPG) a rotina de geração de boletos não será acionada na emissão do documento eletrônico que utilize a Filial, Portador ou Forma de Pagamento em questão.
- O sistema verificará o Portador e a Forma de Pagamento definidos na Parcela do Documento Fiscal para validação se eles estão configurados para impressão de boleto automaticamente. Por isso, atente-se na parametrização da sugestão do Portador e da Forma de Pagamento das parcelas para garantir de que o acionamento da rotina de geração de boletos ocorra de forma adequada conforme o processo de negócio da sua empresa.
- O ERP permite que sejam geradas parcelas no documento fiscal que não tenham Forma de Pagamento (código da forma de pagamento igual a "0"). Nesses cenários o ERP não localizará uma forma de pagamento e, mesmo que o Portador e a Filial estejam configurados para geração do boleto, a rotina não será acionada, pois não existe forma de pagamento para validar se o boleto deverá ou não ser gerado. Por isso a obrigatoriedade de revisar a configuração para sugestão da forma de pagamento adequada para a emissão dos documentos.
Acesse o menu Recursos > Configurações > Impressoras > Selecionar e informe a impressora padrão no Gestão Empresarial | ERP.
O Gestão Empresarial | ERP permite a geração de boletos para integração com eDocs de duas rotinas diferentes: uma para envio de boleto por e-mail e outra para impressão do boleto junto com documentos auxiliares.
Importante
O Gestão Empresarial | ERP possui dois diretórios para geração do arquivo de boletos para que possam ser integrados com as duas rotinas distintas do eDocs (impressão e envio por e-mail). Na prática, o ERP gera o mesmo boleto em diretórios distintos para integração com eDocs. Desta forma, a inversão da configuração desses diretórios não teria impacto direto na integração com eDocs, no entanto, os diretórios podem ser utilizados de forma a parametrizar rotinas personalizadas de geração de PDF de Boletos (sem considerar a integração padrão com eDocs).
Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF) e informe no campo Dir. Boleto Doc. Eletrônico, o diretório padrão de geração do boleto de cada tipo de documento (NF-e, NFS-e e CT-e) para envio por e-mail.
O diretório a ser parametrizado deverá ser compatível com a estrutura de diretórios padrão do eDocs para envio de boleto por e-mail. Ou seja, deverá seguir o padrão: <Diretório_Integracao_Filial>\Boleto\Enviar\<Documento_Eletronico>. Exemplo: C:\Senior\Integracao_Filial_Blumenau\Boleto\Enviar\Nfe (são aceitos diretórios compartilhados em rede também).
Importante
Assim como nas rotinas de geração de arquivos XMLs, é possível parametrizar diretórios específicos para geração de arquivos de boletos por usuário no Gestão Empresarial | ERP. Caso deseje fazer essa configuração, acesse a tela Cadastros > Usuários > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F099UVE) e indique o diretório nos campos Diretório Usuário Boleto NF-e, Diretório Usuário Boleto NFS-e e Diretório Usuário Boleto CT-e.
Importante ressaltar que, para que a rotina de integração com eDocs funcione adequadamente, o eDocs exige que os boletos sejam gerados nos diretórios padrões da Filial. Desta forma, esse tipo de parametrização no Usuário comumente é utilizado para rotinas personalizadas de geração de boletos que não são a integração padrão com o eDocs.
Acesse Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro (F020SNF) e informe no campo Dir. Boleto Impressão, o diretório padrão de geração do boleto de cada tipo de documento (NF-e, NFS-e e CT-e) para impressão.
O diretório a ser parametrizado deverá ser compatível com a estrutura de diretórios padrão do eDocs para rotina de impressão de outros documentos. Ou seja, ela deverá seguir o padrão: <Diretório_Integracao_Filial>\Impressão outros documentos\. Exemplo: C:\Senior\Integracao_Filial_Blumenau\Impressão outros documentos\. (são aceitos diretórios compartilhados em rede também).
Importante
Para o processo de geração de PDF dos boletos por e-mail onde a configuração é realizada através do campo Dir. Boleto Doc. Eletrônico da tela F020SNF, existe a possibilidade de parametrizar diretórios específicos por usuário para geração dos PDFs (tela F099UVE). Para a rotina padrão de geração de PDFs dos boletos para impressão no eDocs não há uma configuração a nível de usuário.
O diretório do arquivo de impressão de boleto poderá ser alterado em tempo de execução da rotina através do identificador de regras VEN-140IMPBL02. Caso seja utilizado o identificador, o Gestão Empresarial | ERP não gerará um arquivo de boleto no diretório definido no campo Dir. Boleto Impressão da tela F020SNF e gerará o arquivo apenas no diretório definido no retorno da variável VenACaminho deste identificador. Esse identificador não tem ação para o processo de gravação do arquivo de boleto no momento em que o Gestão Empresarial | ERP gerará o arquivo baseado no diretório definido no parâmetro Dir. Boleto Doc. Eletrônico da tela (F020SNF).
No Gestão Empresarial PME | GO UP, a sugestão do portador e da carteira na geração do título oriundo das notas fiscais é feita com base nas definições do cliente através das regras padrões do sistema, por meio da tela Definições/Histórico de Cliente (F085HCL):
- Portador: conforme o campo 1º Portador Aceito ou 2º Portador Aceito (se o primeiro não for informado). Se ambos não forem preenchidos, será mantida a sugestão do sistema, ou seja, o portador definido como padrão na tela F070FRE. Por exemplo: "999 - Empresa";
- Carteira: carteira informada no campo Carteira. Se estiver vazio, será mantida a sugestão do sistema, ou seja, a carteira definida como padrão na tela F070FRE.
Utilizando ou não o boleto automático na nota fiscal eletrônica, o portador/carteira padrão da tela F070FRE devem ser preenchidos com o portador e carteira que representam a empresa. Por exemplo, Portador "999 - Empresa" e Carteira "99 - Empresa".
Observação
Os parâmetros dinâmicos FORMAPAGAMENTO.PORTADORBANCO e FORMAPAGAMENTO.CARTEIRABANCO podem ser utilizados na tela F066FPG, botão Par. Dinâmicos, para que o sistema sugira o portador e a carteira definidos como padrão na forma de pagamento (quando ela for utilizada para gerar a NF).
No Gestão Empresarial | ERP, a sugestão do portador e da carteira não é automática, pois o sistema não possui uma regra pré-definida para isso. Assim, há duas opções:
- Configurar os parâmetros dinâmicos FORMAPAGAMENTO.PORTADORBANCO e FORMAPAGAMENTO.CARTEIRABANCO na tela F066FPG, botão Par. Dinâmicos). Com isso, o sistema passa a sugerir o portador e a carteira definidos como padrão na forma de pagamento (quando ela for utilizada para gerar a NF). Ao alterar manualmente a forma de pagamento da nota/parcela/pedido, o portador e a carteira das parcelas não serão alterados;
- Utilizar os identificadores de regra na tela F098REG para configurar a sugestão:
- Portador: COM-000CDPOR02;
- Carteira: COM-000CDCRT02.
A alteração de portador do título também pode ser feita através das telas Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR) e Alteração de títulos por lote do Contas a Receber (F301ATL).
No eDocs
Importante
A configuração descrita nessa documentação leva em consideração de que o envio de documentos auxiliares por e-mail no eDocsjá está configurada e funcionando adequadamente. Desta forma, as parametrizações descritas nessa documentação levam em conta apenas a ativação da rotina de envio de boletos por e-mail.
No eDocs, acesse Monitor eDocs > Configuração > Filial e faça a configuração necessária:
- Informe no campo Enviar boleto em anexo, se o boleto deve ser enviado junto com o e-mail de autorização do documento. Este campo está disponível para parametrização nas guias NF-e, NFS-e e CT-e, referente a cada documento eletrônico.
Importante
- O eDocs disponibiliza uma estrutura de pastas em que o Gestão Empresarial | ERP gera os arquivos dos boletos em formato .PDF. Os arquivos enviados são movidos da pasta Enviar para Enviado, que é mantida pelo eDocs (nesta parte, atente-se para a configuração adequada do diretório de integração, conforme já descrito anteriormente nessa documentação);
- A exclusão dos arquivos é realizada de acordo com a parametrização no campo Tempo em dias permanência de boletos após o envio, na guia Avançado > Intervalo de Execução da tela Configuração Geral.
- Na rotina de envio de e-mail manual através das telas dos Documentos Eletrônicos do eDocs, existe a opção Enviar boleto em anexo. Essa funcionalidade estará disponível somente se a Filial estiver parametrizada para envio de boleto por e-mail (a única influência da configuração da filial no envio manual é habilitar o campo Enviar boleto em anexo). O boleto será enviado por e-mail no envio manual apenas se ele existir na pasta Enviar ou Enviado do diretório de integração.
- No caso da NF-e, os boletos são enviados apenas para os e-mails do tipo “Cliente”, ou seja, não são enviados para e-mails do tipo “Transportadora”;
- Para CT-e, os boletos são enviados apenas para o Tomador do Serviço.
Importante
A configuração descrita nessa documentação leva em consideração de que a impressão de documentos auxiliares no eDocs já está funcional. Caso haja necessidade de parametrizar a rotina de impressão do eDocs, verifique a documentação completa do processo.
No eDocs, acesse Monitor eDocs > Configuração > Filial > seção Impressão e faça a configuração necessária:
- Informe no campo Ativar impressão de outros documentos PDF, se o boleto deve ser impresso juntamente com o documento auxiliar da NF-e, NFS-e e CT-e.
Importante
- A configuração para habilitar impressão dos boletos é única para todos os Documentos (NF-e, NFS-e e CT-e), sendo possível apenas ativá-la ou desativá-la por filial. Caso deseje que boletos de um determinado documento seja impresso e de outro documento não seja impresso, deverão ser feitas tratativas no Gestão Empresarial | ERP para que o boleto não seja gerado no diretório de integração de Impressão Outros Documentos do eDocs no momento da geração do documento eletrônico no Gestão Empresarial | ERP. Exemplo: não será configurado o parâmetro Dir. Boleto Impressão na tela F020SNF para determinados documentos eletrônicos ou será manipulado o diretório de geração do boleto pelo identificador de regras VEN-140IMPBL02;
- Para maiores informações sobre a rotina de impressão de outros documentos, verifique a documentação do parâmetro específico da rotina na configuração da Filial do eDocs;
- Para impressão de boletos pelo eDocspode ser necessária a parametrização de impressão em PDF, devido a incompatibilidade do PrintService com algumas impressoras, no que tange a interpretação de documentos que possuem determinadas características (como, por exemplo, código de barras), que pode acabar ocasionando a impressão de páginas com caracteres estranhos no momento da impressão do boleto pelo PrintService. Para maiores informações sobre a rotina de Impressão em PDF, verifique a documentação completa.