Função adicional para envio de e-mail
Importante
Para que esta funcionalidade seja habilitada, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- A filial responsável pelo documento eletrônico selecionado deve estar ativa e com licenças válidas
- O documento eletrônico selecionado deve estar Autorizado ou Cancelado
- O parâmetro Ativar envio de e-mail dos documentos, localizado em Configurações > Gerais > E-mail, deve estar registrado como Sim. Para quem utiliza o Gerenciador Cloud Senior, este parâmetro é replicado do Gerenciador de Tenants
Enviar e-mail
Esta funcionalidade permite reenviar o e-mail manualmente para o destinatário, e/ou enviar para endereços de e-mail adicionais que não constam no arquivo XML dos seguintes documentos:
- NF-e: Emissões, Cartas de correção, Pedidos de prorrogação do ICMS - Pedidos e Cancelamentos
- NFS-e: Emissões
- MDF-e: Emissões
- NFC-e: Emissões
- CF-e: Emissões
O conteúdo do e-mail será o mesmo enviado automaticamente após a autorização do documento eletrônico em questão. Esta tela apresenta as seguintes opções:
- E-mail: endereço de e-mail adicional para envio do documento
- Tipo: permite informar se o endereço de e-mail informado é um Cliente ou Transportadora.
- Adicionar: este botão adiciona o endereço de e-mail e o tipo na lista de destinatários para o envio do documento eletrônico. Após a confirmação do envio do e-mail o endereço de e-mail adicionado não poderá ser excluído da lista de e-mails vinculada ao documento
Para não enviar o CT-e para um dos e-mails da lista, deve-se desmarcar o a caixa de opção na coluna #. É possível alterar os endereços de e-mail que possuem vínculos com o documento. Quando a tela é acessada, são mostrados todos os endereços que possuem vínculos com o documento. Esses endereços podem ser removidos e novos podem ser acrescentados. Porém, o eDocs não permite que o documento fique sem endereço de e-mail vinculado. Qualquer alteração realizada nessa tela é efetivada somente ao clicar no botão Enviar.
A opção Todos os documentos filtrados, disponível mediante liberação de permissão na tela Configuração > Acesso, permite o envio de e-mail agrupado. Ao clicar nesta opção, é exibida a mensagem Foi gerado um processamento em segundo plano para marcar os documentos filtrados para envio de e-mail e os documentos exibidos são marcados para o envio de e-mail.
Nota
Ao clicar em Todos os documentos filtrados, o sistema consultará o parâmetro Quantidade máxima de arquivos para exportação (XML/PDF/CSV), disponível em Configurações > Gerais > Interface. Se a quantidade de documentos exceder o valor definido, o sistema não exportará os arquivos. Se "0" for informado, a quantidade de exportações será ilimitada.
A marcação de envio de e-mail agrupado possui o mesmo conceito que a geração de PDF em lote, busca os documentos da base de dados. São aplicados os filtros que definidos na tela juntamente com filtros para os documentos que podem enviar e-mail, ou seja, mesmo que um documento rejeitado esteja filtrado na tela, ele não é marcado para envio de e-mail.