Importador
O Importador do eDocs permite a importação de documentos eletrônicos emitidos/recebidos por outros sistemas ou pelo emissor gratuito da SEFAZ no sistema. Os documentos importados por meio desta rotina são gravados no banco de dados do eDocs e ficam disponíveis no Monitor, sendo possível executar ações como imprimir e visualizar o .PDF do documento, baixar o .XML, enviar e-mail etc.
Nota
- Para acessar a tela do Importador, é necessário ser um usuário administrador do sistema ou ter a função “Importar Documentos” vinculada ao usuário não administrador. Esta pode ser configurada pelo caminho Configurações > Acessos > Adicionar/Editar > Funções
- O Importador está disponível mediante licença válida, independentemente do tipo de documento contratado
- Não há validação de schema (XSD). Desta forma, os .XMLs devem estar com a estrutura correta para o funcionamento das rotinas de importação
- São compatíveis os arquivos no formato validado pela SEFAZ com extensão .XML
- Verifique o conceito sobre o processo de Importação de Documentos pelo Aplicativo Importador e o consumo de documentos liberados na licença contratada na documentação sobre a Licença do eDocs
- Quando um usuário administrador da Cloud Senior acessar o gerenciador de tenants, o acesso à tela do Importador será habilitado somente quando um tenant for selecionado
- Ao importar um arquivo .XML, o importador vai marcar o documento com o retorno "Desativado", ou seja, os documentos não serão enviados ao ERP
Documentos, versões e funcionalidades atendidas
CF-e:
Versão | Emissão | Cancelamento (antigo) |
---|---|---|
0.07 | ||
0.08 |
NF-e:
Versão | Emissão | Cancelamento (antigo) | Cancelamento evento | Carta de Correção | Pedido de Prorrogação | Inutilização | Manifestação do destinatário | Registro Saída | Ator Interessado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2.00 | Não existe | Não existe | Não existe | Não existe | |||||
3.10 | Não existe | Não existe | Não existe | ||||||
4.00 | Não existe |
CT-e:
Versão | Emissão | Cancelamento (antigo) | Cancelamento evento | Carta de Correção | Inutilização | Comprovantes de entrega | Cancelamento de comprovantes de entrega |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1.04 | Não existe | Não existe | Não existe | ||||
2.00 | Não existe | Não existe | Não existe | ||||
3.00 | Não existe | ||||||
4.00 | Não existe |
Observação: CT-e OS não é suportado.
NFC-e:
Versão | Emissão | Cancelamento | Inutilização |
---|---|---|---|
3.10 |
|||
4.00 |
MDF-e:
Versão | Emissão | Cancelamento | Inclusão de condutor | Inclusão de DF-e | Encerramentos | Pagamento de operação |
---|---|---|---|---|---|---|
1.00 |
Não existe | Não existe | ||||
3.00 |
EFD-Reinf:
Versão | R-1000 | R-1070 | R-2010 | R-2020 | R-2030 | R-2040 | R-2050 | R-2060 | R-2098 | R-2099 | R-3010 | R-5001 | R-5011 | R-9000 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1.04 |
Nota
- Ao importar um evento e não importar o .XML de autorização com o protocolo, a situação do evento ficará registrada como "Importação"
- Ao fazer o download do .XML na tela de emissão, caso o evento temha os dois .XMLs (emissão e protocolo de autorização), o eDocsdisponibilizará ambos em um arquivo .ZIP
- Caso haja dois ou mais emissores/empregadores com o mesmo CNPJ base, o eDocs vai selecionar um deles para a importação
- Para importar o .XML de autorização, é necessário que o evento correspondente da Reinf esteja na base de dados do eDocs
NF-e:
Versão | Emissão | Cancelamento (antigo) | Cancelamento evento | Carta de Correção | Manifestação do destinatário |
---|---|---|---|---|---|
2.00 | Não existe | ||||
3.10 | Não existe | ||||
4.00 | Não existe |
CT-e:
Versão | Emissão | Cancelamento (antigo) | Cancelamento evento | Carta de Correção | Prestação em desacordo |
---|---|---|---|---|---|
1.04 | Não existe | Não existe | |||
2.00 | Não existe | ||||
3.00 | Não existe | ||||
4.00 | Não existe |
Nota
Para importação do evento de Prestação em desacordo, selecione a opção Recebimento do Importador. Além disso, o CT-e vinculado ao evento deve estar na base de dados do eDocs.
Campos
Arquivo
Informe o arquivo que será importado. O arquivo pode estar no formato .XML ou compactado (.ZIP, .RAR, .TAR ou .GX) com arquivos .XML. Por padrão, o sistema limita o envio de arquivos em até 40 MB. Para alterar este valor, é necessário ajustar a configuração diretamente no arquivo Web.config, localizado na pasta Monitor da instalação do produto. Abaixo, segue um exemplo para preenchimento da configuração:
- maxRequestLength: deve ser informado em quilobytes. Por exemplo: 40 MB = 40 * 1024 = 40960
- maxAllowedContentLength: deve ser informado em bytes. Por exemplo: 40 MB = 40 * 1024 * 1024 = 41943040
Para que o processo funcione corretamente, recomendamos atribuir o mesmo tamanho de arquivo para os dois parâmetros apresentados acima, atentando sempre para a unidade correta de cada um. Se valores diferentes forem atribuídos, o sistema vai utilizar o menor valor informado como fator limitante no envio de arquivos. O valor registrado no parâmetro maxRequestLength será utilizado como base para mostrar o tamanho limite e validar os envios.
Tipo
Informe se os documentos serão importados como emissão ou recebimento. Isto é necessário quando o CNPJ do emissor e do recebedor estão cadastrados no sistema, sendo possível associar o documento à filial corretamente.
Consultar validade
Indica se o documento será consultado no órgão emissor. Para documentos emitidos há muito tempo ou com garantia de sua autenticidade e procedência, recomendamos que a consulta seja desligada para agilizar o processo de importação.
Nota
- A importação dos cancelamentos ou das cartas de correção (NF-e) dependem da existência dos respectivos documentos originais (CT-e ou NF-e) aos quais os cancelamentos/cartas de correção estão vinculados. Em caso de dúvidas, recomendamos executar os dois procedimentos individualmente, primeiro importando todos os CT-es/NF-es por meio do Tipo de arquivo "Emissão" e, em seguida, importar todos os cancelamentos/cartas de correção
- Na importação de eventos de registro de saída e de CF-e/S@T não há consulta de validade
Botão Importar
Após o envio do arquivo para importação, o sistema processa a operação em segundo plano. Você pode acompanhar o resultado na tela de Monitoramento de processamentos em segundo plano. Além disso, será gerado um arquivo de log com os resultados.
Se ocorrer um erro no upload de algum arquivo, o sistema marcará o processamento como "erro". Isso não significa que nenhum arquivo foi importado. Alguns podem ter sido importados normalmente, enquanto outros tiveram problemas. Nesse caso, verifique o arquivo de log para identificar quais arquivos foram importados com sucesso e quais apresentaram erros.
Um único arquivo pode gerar vários registros, dependendo da configuração do sistema. Por exemplo, se o eDocs identificar uma filial que atua como transportadora, ele importará os registros da transportadora, do prestador, do destinatário e de outros envolvidos. Assim, uma importação pode ser finalizada com sucesso, mas ainda gerar avisos ou erros.
Uma mensagem comum em casos de "não sucesso" é: "Não foi possível importar para a filial 'XXXXXXXXXX'. Não foi encontrada uma filial com o documento: XXXXXXXXXX." Essa mensagem, exibida mesmo em importações "Finalizadas com Sucesso", indica que, embora o documento tenha sido importado, o sistema não encontrou uma filial cadastrada no eDocs correspondente ao CNPJ informado na nota, seja do transportador, destinatário, pessoa autorizada (autXML) ou prestador, por exemplo.