Importador

O Importador do eDocs permite a importação de documentos eletrônicos emitidos/recebidos por outros sistemas ou pelo emissor gratuito da SEFAZ no sistema. Os documentos importados por meio desta rotina são gravados no banco de dados do eDocs e ficam disponíveis no Monitor, sendo possível executar ações como imprimir e visualizar o .PDF do documento, baixar o .XML, enviar e-mail etc.

Nota

  • Para acessar a tela do Importador, é necessário ser um usuário administrador do sistema ou ter a função “Importar Documentos” vinculada ao usuário não administrador. Esta pode ser configurada pelo caminho Configurações > Acessos > Adicionar/Editar > Funções
  • O Importador está disponível mediante licença válida, independentemente do tipo de documento contratado
  • Não há validação de schema (XSD). Desta forma, os .XMLs devem estar com a estrutura correta para o funcionamento das rotinas de importação
  • São compatíveis os arquivos no formato validado pela SEFAZ com extensão .XML
  • Verifique o conceito sobre o processo de Importação de Documentos pelo Aplicativo Importador e o consumo de documentos liberados na licença contratada na documentação sobre a Licença do eDocs
  • Quando um usuário administrador da Cloud Senior acessar o gerenciador de tenants, o acesso à tela do Importador será habilitado somente quando um tenant for selecionado
  • Ao importar um arquivo .XML, o importador vai marcar o documento com o retorno "Desativado", ou seja, os documentos não serão enviados ao ERP

 

Documentos, versões e funcionalidades atendidas


 

Campos

Arquivo
Informe o arquivo que será importado. O arquivo pode estar no formato .XML ou compactado (.ZIP, .RAR, .TAR ou .GX) com arquivos .XML. Por padrão, o sistema limita o envio de arquivos em até 40 MB. Para alterar este valor, é necessário ajustar a configuração diretamente no arquivo Web.config, localizado na pasta Monitor da instalação do produto. Abaixo, segue um exemplo para preenchimento da configuração:

Para que o processo funcione corretamente, recomendamos atribuir o mesmo tamanho de arquivo para os dois parâmetros apresentados acima, atentando sempre para a unidade correta de cada um. Se valores diferentes forem atribuídos, o sistema vai utilizar o menor valor informado como fator limitante no envio de arquivos. O valor registrado no parâmetro maxRequestLength será utilizado como base para mostrar o tamanho limite e validar os envios.

Tipo
Informe se os documentos serão importados como emissão ou recebimento. Isto é necessário quando o CNPJ do emissor e do recebedor estão cadastrados no sistema, sendo possível associar o documento à filial corretamente.

Consultar validade
Indica se o documento será consultado no órgão emissor. Para documentos emitidos há muito tempo ou com garantia de sua autenticidade e procedência, recomendamos que a consulta seja desligada para agilizar o processo de importação.

Nota

  • A importação dos cancelamentos ou das cartas de correção (NF-e) dependem da existência dos respectivos documentos originais (CT-e ou NF-e) aos quais os cancelamentos/cartas de correção estão vinculados. Em caso de dúvidas, recomendamos executar os dois procedimentos individualmente, primeiro importando todos os CT-es/NF-es por meio do Tipo de arquivo "Emissão" e, em seguida, importar todos os cancelamentos/cartas de correção
  • Na importação de eventos de registro de saída e de CF-e/S@T não há consulta de validade

Botão Importar
Após o envio do arquivo para importação, o sistema processa a operação em segundo plano. Você pode acompanhar o resultado na tela de Monitoramento de processamentos em segundo plano. Além disso, será gerado um arquivo de log com os resultados.

Se ocorrer um erro no upload de algum arquivo, o sistema marcará o processamento como "erro". Isso não significa que nenhum arquivo foi importado. Alguns podem ter sido importados normalmente, enquanto outros tiveram problemas. Nesse caso, verifique o arquivo de log para identificar quais arquivos foram importados com sucesso e quais apresentaram erros.

Um único arquivo pode gerar vários registros, dependendo da configuração do sistema. Por exemplo, se o eDocs identificar uma filial que atua como transportadora, ele importará os registros da transportadora, do prestador, do destinatário e de outros envolvidos. Assim, uma importação pode ser finalizada com sucesso, mas ainda gerar avisos ou erros.

Uma mensagem comum em casos de "não sucesso" é: "Não foi possível importar para a filial 'XXXXXXXXXX'. Não foi encontrada uma filial com o documento: XXXXXXXXXX." Essa mensagem, exibida mesmo em importações "Finalizadas com Sucesso", indica que, embora o documento tenha sido importado, o sistema não encontrou uma filial cadastrada no eDocs correspondente ao CNPJ informado na nota, seja do transportador, destinatário, pessoa autorizada (autXML) ou prestador, por exemplo.

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