Validadores XML SEFAZ
Em diversas situações, é necessário efetuar a validação do arquivo XML gerado pelo ERP para cada documento eletrônico, a fim de verificar se realmente o mesmo possui alguma inconsistência, de acordo com as validações efetuadas pela SEFAZ. Para isso, a SEFAZ-RS disponibiliza um validador on-line para os documentos eletrônicos NF-e, CT-e e MDF-e (as validações de arquivos XML de eventos de cada documento eletrônico também são efetuadas).
Observações
- Em algumas situações, o validador não consegue identificar o ponto correto onde há uma inconsistência no arquivo. Neste caso, deve-se analisar o arquivo, efetuar alguma modificação (no ponto onde acredita-se que o problema esteja) e efetuar nova solicitação de validação.
- Os validadores de MDF-e e CT-e também não trazem tantas informações de validação quanto o de NF-e (principalmente na questão de regras de negócio).
- É possível que o validador de XML indique que o arquivo XML esteja correto, mesmo que ele possua alguma informação incorreta, que será validada somente pelo web service da SEFAZ, no momento do envio do arquivo XML pelo ERP.
- Os validadores disponibilizados pela SEFAZ (principalmente o de NF-e) são bem instáveis, apresentando constantes erros de processamento da requisição. Sendo assim, muitas vezes, é necessário efetuar a requisição de validação diversas vezes para conseguir uma resposta que não seja de “Erro de processamento” do validador.