Fornecedor Ambiente Nacional

O Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) visa regulamentar um padrão para emissão de NFS-e a nível nacional, bem como ter um ambiente de dados que assegure a integridade e disponibilize informações para os empresários, simplificando as integrações com as prefeituras para algo semelhante aos modelos dos Documentos Fiscais eletrônicos como NF-e, CT-e etc. A obrigatoriedade de uso da NFS-e Nacional foi inaugurada em 01/09/2023 com a entrada dos contribuintes MEIs, que só podem fazer as emissões diretamente pelo portal da NFS-e Nacional.

Com a Reforma Tributária, a NFS-e Nacional ganhou ainda mais força pois conforme o artigo 62 da LC 214/2025, a partir 01/01/2026 os municípios deverão optar por:

Importante

Por tratar-se de uma iniciativa nova por parte do Governo Federal, o Ambiente Nacional apresenta algumas instabilidades e nem todos os serviços estão funcionais. Verifique o topico Regra geral de negócio para mais informações.

Como parametrizar o eDocs para a emissão de NFS-e no Ambiente Nacional

Há duas formas de parametrizar o eDocs para enviar a NFS-e para o Ambiente Nacional, caso a prefeitura não esteja nativamente parametrizada para isso:

Atenção

Atualmente o Emissor Nacional exige o uso de um certificado específico para cada CNPJ. Ou seja, diferente da NF-e, não é possível que empresas que compartilhem a mesma raiz de CNPJ usem o mesmo certificado digital.

A equipe do governo responsável pela NFS-e Nacional informa que está atuando para eliminar essa limitação ainda em 2025, porém segue sem uma data concreta.

Este artigo ajudou você?