eDocs - 5.8.14.55
Texto alterado em:
- 29/04/2024 - Adicionamos a matéria Otimização no uso de recursos em ociosidade
22/03/2024
Atualização de Sistemas Operacionais e Banco de Dados para o eDocs
Desde a versão 5.8.15.2 de 21/06/2024, algumas versões de Sistemas Operacionais e Banco de Dados deixaram de ser suportadas para o produto eDocs. Confira a notícia completa e saiba mais.
Tarefas liberadas:7
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente as integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Permissão para Administrador do Tenant
Disponibilizamos a opção de ativar ou desativar serviços para o Administrador do Tenant via menu Configurações > Gerais > Avançado > Serviços.
Local: Configurações > Gerais > Avançado > Serviços
Cancelamento do Evento de Prestação em Desacordo
O evento de Cancelamento do Evento de Prestação em Desacordo foi criado na versão 4.00 do CT-e e tem por objetivo permitir ao tomador do CT-e cancelar o evento de prestação do serviço em desacordo que tenha sido emitido previamente.
A fim de atender esse cenário, disponibilizamos o evento no sistema em CT-e > Recebimentos > Prestação em Desacordo, via botão Cancelar, apresentando o resultado do evento e o protocolo gerado em Cancelamentos. Para tanto, é necessário que o CT-e e o evento de prestação de serviço em desacordo estejam no eDocs. Acesse a documentação da tela e confira.
Local: CT-e > Recebimentos
Otimização no uso de recursos em ociosidade
A partir desta versão, o eDocs deixará em memória apenas os schemas XSD dos documentos com serviço Habilitado em Configurações > Gerais > Avançado > Serviços, eliminando assim o consumo de recursos para carregar pacotes de documentos inativos no sistema.
Se ocorrer uma tentativa de emissão ou recebimento de um documento e o recurso que o representa não estiver ativo, ele não será processado nem validado. De forma geral, o eDocs não identificará mais documentos desativados e exibirá a mensagem (999) Não foi possível integrar o documento. Não foi possível determinar o tipo de documento e de operação. Para resolver esse problema, ao integrar um arquivo válido basta habilitar o serviço relacionado ao documento e reiniciar o Serviço do eDocs.
Local: Configurações > Gerais
Nota técnica NF-e NFC-e | 2023.004 versão 1.10
NF-e NFC-e | NT 2023.004 -v.1.10 - Informações de Pagamentos e Outros. Publicada em 02/02/2024.
Atualizamos os schemas XSD do sistema para suportar a NT, que será colocada em produção pela SEFAZ em 01/04/2024.
Locais:
- NF-e > Emissões
- NFC-e > Inutilizações
Nota técnica NF-e NFC-e | 2019.001 versão 1.60
NF-e NFC-e - NT 2019.001 - v.1.54 - Atualiza regras de validação relativas ao código de benefício fiscal entre outras alterações. Publicada em 12/12/2023.
Atualizamos os schemas XSD do sistema para suportar a NT, que será colocada em produção pela SEFAZ em 01/04/2024.
Locais:
- NF-e > Emissões
- NFC-e > Inutilizações
Nota técnica NF-e NFC-e | 2023.004 versão 1.10
NF-e NFC-e | NT 2023.004 -v.1.10 - Informações de Pagamentos e Outros. Publicada em 02/02/2024.
Atualizamos os schemas XSD do sistema para suportar a NT, que será colocada em produção pela SEFAZ em 01/04/2024.
Locais:
- NF-e > Emissões
- NFC-e > Inutilizações
Nota técnica NF-e NFC-e | 2019.001 versão 1.60
NF-e NFC-e - NT 2019.001 - v.1.54 - Atualiza regras de validação relativas ao código de benefício fiscal entre outras alterações. Publicada em 12/12/2023.
Atualizamos os schemas XSD do sistema para suportar a NT, que será colocada em produção pela SEFAZ em 01/04/2024.
Locais:
- NF-e > Emissões
- NFC-e > Inutilizações
Download do .XML do RPS
Disponibilizamos a opção XML RPS em NFS-e > Emissões, que permite baixar o .XML do RPS enviado à prefeitura. Este botão tem a opção XML ERP, que permite baixar o .XML enviado pelo ERP ao eDocs.
Nota
- Esses .XMLs apoiam em análises de rejeição e/ou erros de conexão com a prefeitura, portanto são registros temporários. Visando otimizar o armazenamento dos dados no produto, esses .XMLs são excluídos automaticamente após 7 dias
- Lembrando que os .XMLs serão armazenados a partir da atualização para a versão 5.8.14.55 do eDocs. Os documentos anteriores da base não terão estes .XMLs
- A opção XML RPS não está disponível para prefeituras que não utilizam. XML na integração
Local: NFS-e > Emissões
Emissão de NFTS - Declarações Municipais
A NFTS (ou Declaração Municipal de Serviços Tomados) é um documento entregue uma vez ao mês pelo contribuinte para sumarizar as notas fiscais de serviço recebidas pela empresa ao longo do período. Isto serve para que a prefeitura tenha acesso à relação de notas emitidas em outros municípios, mas que terão o imposto recolhido naquela prefeitura (retenção de ISS).
A fim de atender esse cenário, disponibilizamos a tela para Emissões de NFTS no menu principal, em Declarações Municipais. Acesse a documentação para saber mais.
Importante
- Este documento está em fase de piloto e validação no eDocs
- Apenas clientes com a licença de Recebimento de NFS-e poderão utilizar NFTS pelo eDocs
- O fornecedor suportado atualmente é o Nota do Milhão, que atende os municípios de:Salvador - Bahia e São Paulo - SP
Local: NFTS > Emissões