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Categoria Sefip - Gestão de Departamento Pessoal

A categoria Sefip do trabalhador é responsável por determinar o recolhimento de valores devidos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) através da emissão das guias devidas.

O Sefip é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, que é um aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. A categoria correta permite ao sistema consolidar os dados cadastrais e financeiros dos contribuintes e trabalhadores para repassar ao FGTS e à Previdência Social.

Alterar a categoria do colaborador para a Sefip

Este é o procedimento para a movimentação de um colaborador que já foi admitido.
Para saber como informar dados contratuais em um novo cadastro, veja o procedimento da admissão.

  1. Acesse a tela de cadastro de colaboradores, em: Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais.
  3. Acesse a guia Categoria Sefip e clique em Alterar para cadastrar um novo registro no histórico.

    Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de categorias atribuídas ao colaborador.
  4. Forneça a data de início do novo histórico, identifique a nova categoria e clique em Salvar.

Nota

Os tipos de categoria disponibilizados para seleção contêm todas as categorias fornecidas pelo manual da Sefip, com exceção da opção de não considerar para a Sefip. Esta última é usada para os trabalhadores que não precisam recolher e informar este recolhimento.

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