Note: This page was translated using automation resources with the purpose of providing content in your language more quickly. Consequently, it may have grammatical errors and similar situations. If the content is not useful in this state, in the page footer you can access the original material in Brazilian Portuguese and also give us opinions on this translation.

Exames toxicológicos - Gestão de Departamento Pessoal

Os exames toxicológicos dos colaboradores precisam ser cadastrados no sistema, para que seja possível gerar informações para o eSocial e para o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Incluir um exame toxicológico

  1. Para registrar um exame para o colaborador, acesse Gestão de departamento pessoal > Dados contratuais > Colaboradores.
  2. Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e selecione Históricos eventuais.
  3. Na guia Exame Toxicológico, clique em Adicionar e preencha as informações de cadastro do exame.

Observação

Alguns dos dados, como o atendente e conselho profissional, precisam estar previamente cadastrados, pelo menu Cadastros > Gerais. Isto é necessário para que eles fiquem disponiveis para seleção nesta tela.

Legislação dos exames toxicológicos

Segundo a Portaria nº 945/2017, o empregador que admitir e desligar motoristas profissionais fica obrigado a declarar estas informações, conforme leiaute definido pelo MTE.

Os exames toxicológicos devem estar em conformidade com a determinação da Lei 13.103/2015 (artigo 168 da CLT – e outros artigos).

Estes tipos de exames estão totalmente separados dos processos de PCMSO, portanto não constarão em ASOs e nem na geração de exames, por exemplo.

Para saber mais sobre estas legislações, recomendamos o acompanhamento da publicação das Portarias e dos manuais oficiais do Caged e do eSocial.

Este artigo ajudou você?