Note: This page was translated using automation resources with the purpose of providing content in your language more quickly. Consequently, it may have grammatical errors and similar situations. If the content is not useful in this state, in the page footer you can access the original material in Brazilian Portuguese and also give us opinions on this translation.

Integrador SST — Integração via web services X Importação de arquivos

Modos de integração Descrição Vantagens Desvantagens
Integração via web services (recomendado pela Senior)

Objetivo: utilizar web services e configurar o sistema para:

  • realizar automaticamente a integração dos arquivos XML dos eventos SST do eSocial, disponibilizados pelo prestador SST;
  • acompanhar o processamento da remessa e retorno dos eventos pelo cockpit/dashboard de monitoramento, alimentado automaticamente pelos serviços de integração entre sistemas (dados cadastrais e eSocial).
Automatização completa da integração dos dados de colaboradores. Implantação mais robusta, com etapas adicionais e exigindo o saneamento da base de dados.
Integração automática dos recibos e retornos do Governo para o prestador. Exige que o desenvolvedor do sistema do prestador SST desenvolva uma API de integração, com base nas definições na documentação da Senior.
Sincronização automática da Matrícula eSocial dos colaboradores.  
Importação e exportação de arquivos (XMLs do eSocial)

Objetivo: utilizar as funcionalidades de importação e exportação de arquivos para:

  • realizar manualmente a remessa dos arquivos XML dos eventos SST do eSocial, disponibilizados pelo prestador SST;
  • acompanhar o processamento da remessa e retorno dos eventos pelo cockpit/dashboard de monitoramento, sem a necessidade de habilitar os serviços automáticos de integração entre sistemas (dados cadastrais e eSocial) e dispensando o saneamento de dados.
Implantação simplificada, com menos etapas. Processo automatizado apenas parcialmente.
Menor tempo de execução e menos esforço dos usuários. Exige que o cliente e o prestador SST definam um processo de atualização manual de dados cadastrais e da Matrícula eSocial.
  Exige um esforço constante para gerenciar os recibos e críticas retornados pelo ambiente do Governo, para importá-los no sistema do prestador SST.

Este artigo ajudou você?