Mega Agro - Agronômico
O Controle Agronômico possibilita ter um maior controle das culturas e variedades, permitindo sua fácil identificação, já com todas as características (ciclos, classificações, produtividade dos frutos) e formas de controle adequadas ao processo (espaçamento, curva de produtividade). Além disso, através do histórico da área e a da curva de produtividade, o usuário consegue acompanhar os níveis de produtividade, identificando aquelas que apresentam um baixo nível produtivo, possibilitando a realização de sua renovação.
Além disso, permite ainda o controle dos processos de irrigação e fertirrigação, também possibilitando o registro de informações relacionadas a duração, vazão e posição dos aspersores para lâmina d’água adequada ao solo e cultura. Dessa forma, o usuário faz o controle das aplicações de herbicidas, adubos, nematicidas, inseticidas, calcário e demais produtos utilizados na lavoura, além de ter recomendações agronômicas de adubação, correção de solo e aplicações de herbicidas.
O Agronômico também possibilita realizar o controle ambiental. Dessa forma, o usuário consegue controlar infestações de pragas e doenças que contribuem para diminuir a qualidade dos frutos. Além disso, permite o registro os dados climáticos da fazenda/organização, possibilitando a geração de relatórios e consultas com os históricos periódicos de precipitação pluviométrica, ventos e evaporação.
Integrações
Visando proporcionar o máximo de eficiência e praticidade, o Agronômico possui integração com o Frota, para valorização dos equipamentos através do valor hora-máquina que são utilizados nas fazendas e talhões. E, com o módulo de Materiais, que possibilita a integração do estoque de insumos por meio dos apontamentos, que irão valorizar os custos diretos e onde foram utilizados.
⭐Acesse a documentação completa da Integração de Insumos com Materiais.
Principais funcionalidades do módulo Agronômico:
- Controle de ordens de serviço: Engloba o registro, apontamento dos recursos (insumos e despesas) para possibilitar posterior análise técnica e gerencial dos custos associados à execução desses serviços.
- Controle de irrigação e fertirrigação: Destinado ao apontamento da irrigação para possibilitar o controle e otimização dos recursos hídricos.
- Controle de perda de colheita: Apontamento das perdas referentes a métodos de colheita para possibilitar análise gerencial de perdas por unidade de área / topografia / variedade.
- Apontamento da colheita: Registro da colheita de forma a apurar a produtividade da cultura e possibilitar os controles de pagamento de fornecedores e prestadores de serviço.
- Controle de talhões: Registro de mudanças de situação e / ou características produtivas de cada talhão ou subárea, de forma a possibilitar a análise estatística do campo quanto à produtividade e custos associados a cada safra.
- Controle de custos: Apuração do custo-safra direto de produção agrícola, decorrentes da aplicação de recursos (insumos, mão de obra, mecanização, serviços) apontados nos serviços através dos diversos processos do cultivo.
- Controle fitossanitário: Registro das infestações e seu nível permitindo a sugestão de planos de manejo agrícola adequados ao tratamento e erradicação.
- Análise de solo: Registro da análise de solo com o objetivo de fornecer dados históricos que permitam a posologia adequada de adubos e fertilizantes.
- Registro de meteorologia: Registro de fatores climáticos (pluviometria, temperatura, umidade, etc.) para permitir previsões, adoções de manejo e dosagens adequadas de insumos na lavoura.
- Estimativa de colheita: Lançamento da estimativa e acompanhamento do realizado, por fazenda, talhão e subárea.
- Integração com o módulo Materiais (Estoque): Entrada e saída de estoque.
- Integração com o módulo de Frota: Equipamentos e valor hora-máquina.