Mecanização - Movimentações - Colheita
As movimentações referente a colheita no módulo de Mecanização englobam a emissão de ordens de serviços para as atividades de colheita e a verificação da situação destas ordens de serviço. Para o processo de apontamento, acesse Apontamento de Colheita.
A partir da pack XT 5.00.00.71, a emissão de ordem de serviço de collheita tem um novo campo disponível para informação: o campo de Frente Transporte. Dessa forma, o vínculo da frente de trabalho ocorrerá desde a emissão da ordem de serviço, facilitando o processo de planejamento da mão de obra empregada nos serviços de colheita.
⭐ A inclusão do campo Frente Transporte na OS de colheita é uma melhoria que veio do nosso Ideômetro e, foi uma sugestão de Cristine Santana.
O que você pode fazer:
- Acesse o caminho: Mega Agro > Mecanização > Movimentações > Colheita > Ordem de Serviço;
- Informe os campos solicitados na área de Ordem de Serviço:
- Formulário: Informe um número para o formulário da respectiva ordem de serviço;
- Emissão: Informe a data de emissão da ordem de serviço;
- Planejada: Indique Sim se a OS for planejada. Caso contrário, indique Não;
- Motivo OS: Indique o motivo para emissão da respectiva OS, se Programação Normal, Fora Programação, Faixa ou Incêndio;
- Colheita Mecanizada: Indique Sim se o processo de colheita referente a respectiva OS for mecanizada. Caso contrário, indique Não;
- Situação: Indique a situação da respectiva OS, se Aberta, Cancelada, Finalizada ou Suspensa;
- Turma: Indique a turma res
- Safra: Informe a safra referente a respectiva OS;
- Frente Transporte: Indique a frente de trabalho a ser vinculada com a execução da respectiva OS.
Atenção
Quando este campo for preenchido, sua informação será utilizada na pesagem. Caso seja informada uma frente de trabalho diferente na pesagem de matéria prima, através do mnemônico FF - Frente de Transporte esta informação prevalecerá sobre a informada na OS e o usuário receberá uma mensagem informando a ocorrência.
- Clique em +Inserir para habilitar os campos da área de Item:
- Serviço: Indique o serviço de colheita a ser executado;
- Processo: Indique o processo referente ao serviço indicado;
- Previsão Início / às: Informe a data e horário de início da execução do serviço;
- Fundo Agrícola: Indique o fundo agrícola no qual será feita a colheita;
- Talhão: Indique o talhão no qual será feita a colheita;
- Sub-área: Indique a sub-área na qual será feita a colheita, se necessário;
- Tipo de Colheita: Indique o tipo de colheita a ser feita, se Total ou Parcial;
- Tipo de Matéria-Prima: Indique o tipo de matéria prima a ser feita colhida, se Crua ou Queimada;
- Tipo de Carga: Indique o tipo de carga a ser utilizada, se Amarrada ou Solta;
- Área: É preenchido automaticamente com a área total, mas pode ser alterado de acordo com a área em que se pretende colher;
- Produção Estimada: Informe a produção estimada para a área informada;
- Número de Viagens: Informe o número de viagens a serem feitas para transporte da matéria prima.
- Clique em Confirmar, no menu lateral direito, para salvar o registro do respectivo item;
- Clique em Confirmar ao fim da tela, para salvar a emissão da ordem de serviço (OS).
A opção de Situação Ordem de Serviço permite acompanhar as ordens de serviços de colheita e atualizar sua situação.
Para localizar e acompanhar as ordens de serviço emitidas:
- Acesse o caminho: Mega Agro > Mecanização > Movimentações > Colheita > Situação Ordem de Serviço;
- Informe a Safra de referência das ordens de serviço que deseja acompanhar ou atualizar, no respectivo campo;
- Informe um Período de emissão de referência para localização da ordem de serviço, no respectivo campo;
- Indique o Status da ordem de serviço que deseja localizar, se Aberta, Finalizada, Cancelada, Suspensa ou Todas;
- Clique em Atualizar para aplicar os filtros e localizar as ordens de serviço.
Para atualizar a situação de uma ordem de serviço:
- Localize a ordem de serviço para qual deseja atualizar a situação;
- Clique no campo referente a Situação para a respectiva ordem de serviço;
- Clique na nova situação da ordem de serviço, conforme as opções disponíveis: Aberta, Cancelada, Finalizada ou Suspensa;
- Clique em Atualiza Situação da OS para confirmar a alteração;
- Clique em Sim para confirmar a atualização da situação da OS.