5.00.00.82 - 26/03/2024
Aqui você confere todas as mudanças de comportamento (novidades e manutenções que mudaram a forma de operar o Mega) da pack 5.00.00.82.
Todas as notas estão organizadas por segmento e módulos, basta clicar para expandir o segmento/módulo desejado. Ao clicar em 'Saiba mais', você será direcionado para o nosso manual do usuário para obter mais informações.
Novidades
Beneficiamento - Nova funcionalidade de Movimentação por Lote, no Pallet Acabado
Está disponível a nova funcionalidade de movimentação por lote, no Pallet Acabado. Esta nova possibilidade de movimentação permitirá que o usuário consiga realizar a movimentação de diversos pallets em um único apontamento, reduzindo o tempo destinado a digitação das informações quando feito de forma individual. Para acessar a funcionalidade, uma novo item denominado Movimentação por Lote foi disponibilizado na lista de opções do Pallet Acabado.
Saiba como realizar esta movimentação: Acesse a documentação da Movimentação por Lote.
Local: Mega Agro > Beneficiamento > Operações > Pallet Acabado > Movimentação por Lote.
Beneficiamento - Crítica da variedade na Ordem de Produção e Controle
Foi inserida uma crítica na funcionalidade de Pallet Classificado para verificação da cultura/variedade do controle informado. Assim, será verificado se esta informação está presente em pelo menos um dos itens da ordem de produção do respectivo lançamento.
Local: Mega Agro > Beneficiamento > Operações > Pallet Classificado > Classificação;
Melhorias
Relatório de Ordem de Serviço exibia nome incorreto dos colaboradores
Problema: Ao emitir o Relatório de Ordem de Serviço (AgOl_OrdemServico.rpt), este exibia o nome incorreto dos colaboradores.
Ajuste: Foi feita uma adaptação ao modo de uso dos nomes dos colaboradores no Relatório de Ordem de Serviço (AgOl_OrdemServico.rpt). Agora, além de da possibilidade de indicação do colaborador nos campos, é possível digitação o nome do colaborador diretamente no MNU. Assim, caso o campo de indicação da matrícula esteja em branco/nulo, o relatório verificará se há nome digitado manualmente no MNU para cada um dos tipos de assinatura. Dessa forma, o nome dos colaboradores são exibidos corretamente no relatório emitido.
Novidades
Administração de Obras - Parâmetro de dias corridos no Cronograma por Filial, e opção de atualizar o lead time direto da Especificação de Grupos e Itens no Cronograma de Compras
Buscando aprimorar e flexibilizar a rotina de cronogramas, desenvolvemos uma nova funcionalidade.
O parâmetro Calcula a Data de Compra e Data de Vencimento em dias corridos?, poderá ser definido por filial. Nesse sentido, ao marcar essa parametrização, todos os cronogramas que forem criados e vinculados à essa filial serão automaticamente criados com esta definição já marcado. Garantindo maior precisão nos cronogramas, considerando as particularidades de cada cronograma.
Além disto, implementamos também a opção de cópia direta dos parâmetros da Especificação de Grupos e Itens no cronograma de compras, facilitando a atualização dos cronogramas de forma mais eficiente.
Local:
Construção > Administração de Obras > Configurações > Parâmetros da Filial
Construção > Administração de Obras > Orçamentos > Planejamento > Editar > Cronograma de Compras
Estouro Orçamento - Item apresenta estouro indevido na cotação
Com esta nova atualização no processo de Cotação de Preços, aprimoramos a precisão financeira dos projetos. Após uma solicitação ser lançada no módulo Administração de Obras, e aprovar/integrar ao módulo Materiais, caso haja uma redução no custo unitário do insumo solicitado no Orçamento, a estimativa do saldo do custo total, ao vincular esta solicitação a uma Cotação de Preços, agora reflete uma nova fórmula, sendo: Saldo Valor + Custo total do item da solicitação - Custo total do item na cotação.
Esta mudança proporciona uma visão mais precisa e detalhada do impacto financeiro das cotações de preços no orçamento do projeto. Ao considerar o custo total dos itens tanto na solicitação quanto na cotação, é possível avaliar de forma mais completa os custos envolvidos, facilitando a identificação e o gerenciamento de potenciais estouros de orçamento.
Local: Menu > Administração de Materiais > Suprimentos > Cotação de Preços.
Melhorias
Administração de Obras/ Apropriação: ao abrir tela de apropriação apresenta a mensagem “ORA-00904: ''P''.''PAR_BO_COMPRASEMDIASCORRIDOS''
Problema: Ao lançar nota no módulo fiscal ao final do processo, ao abrir a tela de Apropriar Movimentos do Administração de Obras, era apresentada a mensagem de erro ““ORA-00904: ''P''.''PAR_BO_COMPRASEMDIASCORRIDOS”. Isso ocorria a dependência existente entre os módulos Fiscal x Administração de Obras.
Ajuste:Realizamos as alterações internas para não gerar erro de dependência e exibir a tela Apropriar Movimentos do Administração de Obras no módulo fiscal.
Administração de Obras/ Custo por Nível - visão caixa: Coluna de Adiantamentos com valor duplicado
Problema: Visão Caixa: Coluna de Adiantamentos com valor duplicado.
Ajuste: Ajustado para não duplicar adiantamentos não descontados na coluna Adiantamentos do Custo por nível - visão caixa
Administração de Obras/ Cronograma físico/econômico: erro ao recalcular os não editados
Problema: Ao recalcular o cronograma utilizando a opção não editados, para o cenário montado, é apresentado a mensagem indevida (RecorIndex out of range)
Ajuste: Correção realizada para não apresentar mais erro no recalcular do cronograma utilizando a opção não editados, após ter diminuído a quantidade e/ou valor do serviço no orçamento
Administração de Obras: Parametrização de Perfil não replicada
Problema: As tentativas em desabilitar funções dentro do Perfil de Usuário não são efetivadas no sistema. Mesmo após desabilitar algumas funções, elas continuam visíveis e funcionais ao usuário. Exemplo: O cliente está tentando desabilitar a função de gerar histórico e acesso aos históricos dos Orçamentos. Porém, continua com acesso a essas funções.
Ajuste: Correção para possibilitar habilitar/desabilitar as opções de Histórico, Gerar Histórico e Copiar Orçamento dentro do Perfil de Usuário. Essas opções serão exibidas ou ocultas conforme o perfil no botão outros na tela de orçamentos
Administração de Obras/ Estouro Orçamento - Item apresenta estouro indevido na cotação
Problema: Após realizar uma alteração no custo orçamentário em um insumo/serviço que já possua solicitação aprovada, ao vincular esta solicitação em uma cotação de preços, os cálculos realizados de projeção de estouro orçamentário não consideram o custo atualizado do orçamento e sim referente ao momento da solicitação.
Ajuste: Foi ajustada a fórmula para considerar o custo total de itens tanto na solicitação quanto na cotação.
Administração de Obras/ Apropriações: duplicação de valores com aviso de recebimento
Problema: Ao lançar um aviso de recebimento com um item que controla estoque, estava sendo gerado o realizado incorretamente, pois a apropriação seria somente no movimento de estoque. Outro ponto que estava ocorrendo era devido alteração de código de ação entre o aviso x entrada NF onde no lançamento da NF o código de ação não integra ao Administração de Obras e com isso não era excluído o aviso de recebimento vinculado a ela.
Ajuste: Ajustado para caso um item de controle estoque, esteja parametrizado para apropriação ser no movimento de estoque, ao lançar um aviso de recebimento para este item, não será criado o realizado deste no Administração de Obras. Alteramos a regra que chama a rotina de exclusão do realizado referente ao aviso de recebimento no momento do lançamento da NF, pois havia casos em que era alterado o código de ação da NF para um que não integrava ao ADO, com isso antes, a rotina de exclusão não era chamada. A partir de agora essa rotina sempre será chamada independente do código de ação.
Melhoria
Manifesto - Mudança no Formato da Data ao Clicar no Campo
Problema: No módulo Fretes, na rotina de Digitação do Manifesto, ao selecionar os campos de filtros pela data, o sistema apresenta a data no formato DD/MM/AAAA, porém quando clica sobre o campo, o ano é alterado exibindo-se apenas os 2 primeiros dígitos.
Ajuste: Corrigimos formato da data na rotina de Digitação do Manifesto para permanecer na máscara DD/MM/YYYY.
Caminho: Mega Fiscal / Fretes / Operações / Manifesto / Digitação:
Novidades
Carteira de Recebíveis - Nova coluna Vlr. Desconto na grid das telas de antecipações
Para melhorar a visualização dos descontos concedidos nas antecipações de parcelas, incluímos nas telas de edição das antecipações SACOC, SAC e Price, a coluna Vlr. Desconto na grid de parcelas, informando o valor de desconto calculado em cada parcela.
Observação
O desconto que será mostrado não irá conter o valor de bonificação, ou seja, será apenas o valor calculado de descapitalização de cada parcela.
Local: Mega ERP / Construção / Carteira de Recebíveis / Contratos / Antecipações.
Confira a documentação completa dos Contratos.
Carteira de Recebíveis - Integração CERC - Data de fechamento de envio das informações
Para garantir que as informações enviadas à Registradora não sejam mais alteradas, a partir desta versão, passa a ser considerada a Data de Fechamento da Carteira para a Integração.
Esta atualização visa atender à necessidade da Registradora.
Observação
- É necessário definir uma data para que as informações comecem a ser integradas.
- Caso já tenha sido integrado com data maior ou igual a data de fechamento, não será possível retroagir a data para uma data anterior a última integração.
- Se já integrou alguma vez, não é permitido apagar a data.
Locais:
- Mega ERP / Construção / Carteira de recebíveis / Configurações / Parâmetros / Guia Contabilidade/Venda / Subguia Fechamento Carteira.
- Mega ERP / Construção / Carteira de Recebíveis / Integrações / Registradora.
Confira a documentação completa da Integração CERC.
Melhorias
Correção nas consultas da API de agentes
Problema: Uma nova implementação de consulta de fiadores e representantes na API de agentes acabou impactando a chamada de outros recursos.
Ajuste: Realizamos uma correção para que todos os métodos da API sigam o mesmo comportamento.
Vimob Web - Erro ao enviar Propostas para o Mega - Integração CV
Problema: Unidades com o mesmo código (interno) mas de organizações (consolidadoras) diferentes, estavam gerando erro ao importar propostas pela API de integração do Vimob.
Ajuste: Corrigido o processo para buscar a unidade da consolidadora/filial corretamente.
Carteira de Recebíveis - Ao aprovar a renegociação SACOC, o sistema automaticamente alterava a data vigência cadastrada
Problema: Após aprovar a renegociação SACOC e abrir a tela para visualização, as informações referentes às correções eram apresentadas de forma inconsistente com as que haviam sido cadastradas.
Ajuste: Corrigido o processo para buscar a unidade da consolidadora/filial corretamente.
Melhorias
Custo Padrão: Geração do custo padrão não finaliza
Problema: A rotina de geração do custo padrão não está sendo finalizada.
Ajuste: Passou-se a verificar somente itens ativos nas querys das rotinas de geração de erros.
Problema Magnético: Erro de Validação no SPED ICMS no Bloco K230
Problema: Ao emitir o sped fiscal bloco k230 o validador emitia a msg "O conteúdo do campo deve ser menor ou igual a DT_FIN do registro K100 e maior ou igual ao campo DT_INI_OP"
Ajuste: No select do registro k230, ao buscar a maior data a mesma estava vindo com data e hora o que não trazia o registro correto, foi colocado um trunc no ponto que busca esse registro. O outro ponto foi que estava reescrevendo a data real da abertura da ordem foi colocado uma tratativa pra reescrever apenas quando não tivesse quantidade recebida.
Melhorias
Alto consumo de memória - SrvMegaAdmMat.exe
Problema: Na criação da versão Mega XT foi retirada a implementação, onde tinha por objetivo, no Server AdmMat, liberar a memória não utilizada ao final de processos como de Solicitação, Pedido de compra e Agenda de valorização do Materiais.
Ajuste: Voltou-se para versão Mega XT (Apenas para SO Windows via IFDEF) o código, onde no Server AdmMat se passou a liberar a memória não utilizada ao final de processos como de Solicitação, Pedido de compra e Agenda de valorização do Materiais.
Gerenciador de NF-e/CT-e/NFS - Valor do COFINS não é preenchido no Item conforme destacado no XML
Problema: No Gerenciador de NF-e/CT-e/NFS-e, na rotina de download de NFS-e pela Migrate, não esta ocorrendo a valorização do Cofins para os itens conforme o destacado na tag do XML.
Ajuste: Acrescentar a rotina o translate do campo Valor do COFINS do XML da NFS-e para o preenchimento da tabela do banco de dados.
Problema de Recebimento: Mensagem de Erro ao Alterar Item no Gerenciador
Problema: Ao editar o item via botão Item Nfe a mensagem de restrição exclusiva era apresentada.
Ajuste: Movendo a linha Dm_Recebimento.JnCL_ItensReceb_.Close para dentro do except. Ao excluir o item anterior, estava efetuando o close e perdendo o changeCount, dessa forma ele apenas tentava inserir, dando o erro. Faz sentido o close somente no except, caso dê erro, fecha o dataset.
Recebimento - Linux - O Pedido de Compra XX foi alterado e está em Aprovação.
Problema: Ao inserir um Recebimento, utilizando um pedido de compra, no momento em que clicava em Confirmar, era apresentado a seguinte mensagem: "O Pedido de Compras [XXXX] foi alterado e está em Aprovação."
Ajuste: Essa mensagem é apresentada erroneamente devido a function VerificaStatusPedido não ter sido inicializada com "Result := False", o que faz com que no SO Linux o valor do "Result" venha com o último valor. Inicializar a function VerificaStatusPedido com "Result := False"
Cotação - Quantidade mínima cotada para o Item XX executar o rateio
Problema: Ao encerrar a cotação, o erro Quantidade mínima cotada para o item XX deve ser xx para efetuar o Rateio era apresentado indevidamente.
Ajuste: Realizamos uma nova implementação que abrange ambos os cenários. Só ira calcular a quantidade do percentual do item encerrado, se a quantidade mínima a cotar for maior que zero, caso a quantidade mínima a cotar seja menor, não tem sentido realizar o cálculo.
Melhorias
Cancelamento de NF-E não Cancela NF com dois itens sendo um com CFOP para Gerar movimento de frete
Problema: No modulo NF-E - ao realizar o cancelamento da NF-E estava retornado o erro "A nota fiscal número XXXX precisa ser cancelada antes de ser excluída."
Ajuste: O erro estava sendo gerado porque não estava sendo considerada uma devolução total com itens de características diferentes no cálculo para o financeiro.
Declaração de Exportação - Travamento no Mega Fiscal ao realizar consulta
Problema: Ao testar pesquisar uma nota no módulo de declaração de exportação, o mega fiscal deixava de responder, sendo necessário derruba-lo para que o mega voltasse a funcionar.
Ajuste: No Oracle 19 comecou a apresentar alguns problemas de lentidão específico no processo, mesmo após ajustes anteriores na base de dados os quais resolveram o caso.