5.00.00.84 - 23/04/2024
Aqui você confere todas as mudanças de comportamento (novidades e manutenções que mudaram a forma de operar o Mega) da pack 5.00.00.84.
Todas as notas estão organizadas por segmento e módulos, basta clicar para expandir o segmento/módulo desejado. Ao clicar em 'Saiba mais', você será direcionado para o nosso manual do usuário para obter mais informações.
Novidade
Beneficiamento - Processo de Embarque de pallet com novos campos e representação visual do container
Visando aperfeiçoar a funcionalidade de embarque de pallet foram adicionados novos campos e, uma grade para visualização da organização dos pallets no container, incluindo a identificação dos termógrafos que também forem incluidos nele.
Dessa forma, o usuário conseguirá verificar facilmente se as informações registradas no sistema correspondem a organização física do container, reduzindo a necessidade de retrabalho e, aprimorando a rastreabilidade dos pallets.
⭐ Acesse a documentação completa do Embarque de Pallet.
Local: Mega Agro > Beneficiamento > Operações > Ordem de Carregamento > Embarque de Pallet.
Beneficiamento - Novos campos de Paleteira e Estrado e nova guia de Log na Embalagem Descentralizada
O processo de embalagem descentralizada foi aperfeiçoado e, agora conta com novos campos (Paleteira e Estrado) e, uma nova guia de log, acessível apenas por meio da edição do registro de embalagem descentralizada. Além disso, foi retirada a crítica de abertura que obrigava a informação dos itens COD_PALETEIRA_PADRAO e COD_ESTRADO_PADRAO do Parâmero 6, nos Parâmetros do Sistema, para uso desta funcionalidade.
O processo de visualização do Log (pallets e sobras gerados) a partir do itens será possível a partir da edição dos registros de Embalagem Descentralizada.
⭐ Acesse a documentação completa da Embalagem Descentralizada.
Local: Mega Agro > Beneficiamento > Operações > Beneficiamento > Embalagem Descentralizada.
Melhorias
Fornecimento - Erro ORA-01001:cursor invalido no Fechamento do Arrendamento
Problema: Ao tentar executar o Fechamento mensal do Arrendamento, era exibida uma mensagem indicando o Erro: ORA-01001:cursor invalido.
Ajuste: Realizado ajuste na rotina de Fechamento do Arrendamento. Dessa forma, para quanto o cliente estiver marcado para não reter IR, a rotina irá pular a Abertura e Fechamento da tabela de IR, inibindo a ocorrência de erros no processo de fechamento do Arrendamento.
Local: Mega Agro > Fornecimento > Movimentações > Arrendamento > Fechamento.
Mecanização - Erro ao alterar statusda OS de Colheita
Problema: No Mecanização, OS de colheita, ao alterar status da OS de colheita, estava ocorrendo o erro: Cl_OSitemCons_:Type mismatc for field' Número OS', expecting: Integer Actual: Float.
Ajuste: Realizada a atualização do DataSet de consulta da OS, para atualização do tipo do campo de "NUMERO". Com a atualização, o processo de mudança de status da OS da colheita não apresenta mais erros e/ou incidentes.
Local: Mega Agro > Mecanização > Movimentações > Colheita > Situação Ordem de Serviço.
Novidades
Permitir inclusão de aprovador nas mesmas regras de outros aprovadores já cadastrados
Habilitamos a possibilidade de adicionar novos aprovadores às mesmas regras, faixas de valor e ordem de aprovação já atribuídos a outros aprovadores, sem a necessidade de adicionar manualmente, otimizando o processo de inclusão de novos aprovadores.
⭐ Esta foi uma sugestão do Claudio Freitas, Diogo Bergson e Mega TI e veio do nosso Ideômetro.
Local:
Menu > Configurações > Perfil de Alçada > Botão Aprovadores
Parametrizar aprovação múltipla
A parametrização do processo de aprovação/reprovação de documentos permite que os administradores optem entre aprovação múltipla ou individual, oferecendo maior controle e adaptabilidade às suas necessidades.
Sendo assim, ao marcar o parâmetro Permite aprovação múltipla dos documentos, é possível que os aprovadores façam diversas aprovações de uma única vez. Ao deixar desmarcada a opção, é necessário que a aprovação seja única de cada documentos.
Local:
Menu > Configuração > Parâmetros.
Acessar > Approvo > Aprovações.
Exibição de histórico do Mapa de Cotação - Últimas negociações
Habilitamos o parâmetro para permitir a exibição do histórico somente os itens que foram efetivamente negociados ou comprados. Eliminando a necessidade de visualizar todos os itens, ou seja, os itens que foram simplesmente cotados e não resultaram em uma transação efetiva não estarão visíveis, tornando o processo de revisão e análise mais ágil.
Local:
Menu > Follow-up > Detalhes.
Menu > Aprovações > Detalhes.
Melhorias
Mudança de unidade na cotação
Problema: Os itens da cotação estão exibindo a unidade de medida padrão do item, e não está considerando a conversão de unidade.
Ajuste: Alterado para pegar a unidade que foi realmente utilizada naquela cotação.
Medição não carrega no Approvo
Problema: Erro ao exibir detalhes de medições que tem o campo de observação com 4000 caracteres.
Ajuste: Adicionado tratamento para validar a quantidade de caracteres e cortar no máximo permitido.
Solicitação de Obra: item com valor total menor que R$0,01 é impossibilitado aprovação no Approvo
Problema: Travamento no processo de aprovação de itens de solicitações do Administração de Obras, quando o valor era menor de R$ 0,01.
Ajuste: Adicionado tratamento para que seja realizado aprovação automática e integração do item com o módulo do Materiais.
Novidade
A emissão do ECF já está disponível! Leiaute 10 do SPED ECF
Atualizações ECF Ano Calendário 2023.
Atenção!
☛ Usuários On Premise devem acessar o Mega Atualizador e baixar a versão do Mega Sped Contábil:
- 9.82.23.5 para versões Alexandria (4.82) ou XT (5.00), do Mega Empresarial.
- 9.84.23.4 para versão XT (5.01 e 5.02), do Mega Empresarial em Windows.
☛ Usuários Mega Cloud devem realizar o agendamento da atualização da versão através da Agenda de atualizações - Mega Cloud.
A partir desta versão, no Mega Sped Contábil criamos o novo serviço ECFV10, que atende o leiaute 10.00 e deve ser utilizado para ano-calendário 2023 e situações especiais para 2024.
⭐ Para conferir as alterações nos registros, acesse a documentação do leiaute.
Melhorias
Patrimônio - Mudança de Padrão de Plano de Contas
Problema: Ao vincular as novas contas contábeis ao grupo de itens do Patrimônio após definir um novo padrão de plano de contas, mas ao tentar salvar, apresentava a seguinte mensagem: Já existe um vínculo definido para o tipo de conta XXXX no critério XXX.
Ajuste: Realizado a alteração no banco para validar o PLA_PAD_IN_CODIGO e PLA_TAB_IN_CODIGO.
Erro na Agenda Contabil
Problema: Ao visualizar os logs de contabilização e é feito alguma mudança nas configurações da agenda, mesmo que a agenda tenha sido concluido, é apresentado o seguinte erro: CL_AgendaMutiFilial_: Redord not found.
Ajuste: Foram realizadas algumas melhorias na visualização das configurações das agendas para que o erro não ocorra mais.
Data da última atualização não é atualizada ao executar relatórios
Problema: Após realizar a geração dos relatórios do balancete, não era atualizada a última data de emissão do relatório na grid da tela de relatórios.
Ajuste: Realizada alteração no padrão dos Relatórios do crystal. Agora é realizada a gravação da data do relatório na grid.
Novidades - Contrato de Empreiteiros
Contrato de Empreiteiros - Minutas de Contratos de empreiteiros ao GED e Sign
Assista, no YouTube, uma Talk de Produto realizada pela Senior — onde nosso especialista falou sobre Como integrar as minutas de contratos de empreiteiros ao GED e Sign
Melhorias
Contrato de Empreiteiros- Documento: A cotação do índice financeiro deve ser diferente de zero, ao gerar CPAG
Problema: Quando um contrato possui um Índice financeiro vinculado e em seu cadastro não existe um valor cadastrado na data de emissão do documento que foi lançado, ao gerar cpag e tentar integrar ao Financeiro, é exibido uma mensagem impeditiva informando que o índice financeiro não possui valor cambial e que não pode ser igual a 0.
Ajuste: Verificamos que quando ocorre este cenário no Financeiro ao lançar uma AP, o sistema exibe uma tela onde o usuário pode imputar o valor do índice naquela data de emissão do documento, com isso ao clicar em confirmar desta tela, é realizado o cadastro do valor na cotação do índice. Diante disto, foi replicada esta validação no momento de gerar CPAG de um documento do Empreiteiros caso o contrato seja controlado por fator e exista um índice vinculado a ele.
Contrato de Empreiteiros- Falha ao gerar de minuta pela tela de Contratos
Problema: Ao realizar a emissão de uma minuta por dentro da tela de Contratos, ao processar o texto, os campos não são substituídos com as informações.
Ajuste: Foram ajustados dois eventos na tela de minutas de contratos e uma propriedade da tela, onde passou a posicionar no contrato selecionado e os dados da minuta foram alterados corretamente
Novidades - Administração de Obras
Informações das apropriações do orçamento do Administração de Obras na tela de Follow-up de Pedidos de Compras.
Visando possibilitar o acompanhamento e controle dos valores recebidos e a receber do pedido de compras em cada etapa da obra. Incluímos uma nova guia na tela de Follow-Up dos pedidos de compra do módulo Materiais.
A nova guia apresenta informações sobre as apropriações no orçamento do módulo de Administração de Obras para cada item do pedido, provenientes de solicitações apropriadas. Nela, são exibidos detalhes, tais como: orçamento, serviço, insumo, quantidade do insumo no orçamento, quantidade apropriada e saldo de apropriação.
Local: Menu> Empresarial > Materiais > Suprimentos > Visões > Follow-up de pedidos de compra
Importação de movimento inicial no Administração de Obras
Para trazer maior agilidade na inclusão de documentos no processo de movimento inicial, possibilitamos a importação de planilhas com dados de movimentações iniciais diretamente no Administração de Obras.
Proporcionando a entrada de dados mais rápida e precisa. Simplificando assim o processo de inserção de documentos.
Local: Menu > Construção > Administração de Obras > Orçamentos > Lançamentos > Movimentos Iniciais.
⭐ Acesse a documentação completa do Movimento Inicial.
Melhorias
Administração de Obras - Erro em parâmetros da filial
Problema: Ao criar uma filial nova e tentar salvar as configurações da tela de parâmetros do Administração de Obras, era exibido o erro ORA-00984: coluna não permitida.
Ajuste: Ajustado a passagem de parâmetros ao realizar as configurações em uma nova filial.
Administração de Obras - Sessão Inativa
Problema: Sessões inativas estavam consumindo recursos no banco de dados desnecessariamente.
Ajuste: Ajustadas as rotinas Apropriar Movimentos e Análise de Saldos de Solicitação para não gerarem sessões inativas
Administração de Obras - Solicitação - DataSet not in edit or insert mode
Problema: Ao limpar uma Classe ou informar o código de uma classe em que a Dt. Limite está anterior a data da solicitação era apresentado o erro DataSet not in edit or insert mode, na troca de itens da solicitação.
Ajuste: Colocar o dataset em modo de edição.
Administração de Obras - Sessão Inativa SrvMegaAdmObraDBM.exe
Problema: Em caso de ocorrer alguma perda de conexão, client x server ficava uma sessão inativa no momento do insert dos itens de troca de solicitação e quando tentava realizar a nova troca de itens, travava o processo.
Ajuste: Para corrigir esta situação, foi incluso após o insert na tabela de insumos o commit, com isso a tabela não fica travada em banco caso ocorra alguma perda de conexão entre client x server.
Administração de Obras - Relatórios: Custo por nível apresenta descrição incorreta dos insumos após troca do padrão
Problema: Apresentava a descrição dos insumos incorretamente quando configurado mais de um padrão de Itens de Estoque no relatório Custo por Nível.
Ajuste: Ajustada a consulta realizada no relatório Custo por Nível para buscar a descrição de acordo com os campos corretos.
Global Construção / Fluxo dos Módulos / Administração de Obras - problemas nos filtros
Problema: Ao selecionar um orçamento específico no fluxo do módulo, as telas não respeitavam o orçamento selecionado.
Ajuste: Ajustada a lógica de programação para que a abertura das telas diretamente dentro do fluxo funcione corretamente.
Administração de Obras - Acumula compra é trazido após data de corte - Replanejamento
Problema: Quando a data de início de compra está distribuída após a data de corte e é utilizada a opção acumula compra, o sistema trazia a data de compra para o primeiro período após a data de corte. Esse conceito está correto apenas quando existem compras projetadas para antes da data de corte. No caso em que as compras estão projetadas para datas após a data de corte, o sistema deve acumular a compra o primeiro período após a data de corte, mas respeitando a data de início de compra.
Ajuste: Implemento novo código, para tratar o cenário corretamente
Administração de Obras - Mensagens de erro na tela de troca de itens apresentam lentidão
Problema: Dependendo do ambiente da estação, ao digitar por exemplo, uma classe ou aplicação errada na troca de itens da solicitação, a mensagem de erro demora para ser exibida em tela, dando a impressão que o sistema travou.
Ajuste: Foi identificado que devido a aba possuir mais de uma grade, impactava no retorno da variável de erro, com isso foi alterada a lógica para realizar o retorno do erro corretamente.
Administração de Obras - Conciliação Financeira: valor pago e a pagar incorretos em AP de referência
Problema: Valores de pagamentos estavam sendo exibidos de forma incorreta no relatório Conciliação Financeira.
Ajuste: Ajustada as consultas para exibir corretamente os valores pagos quando as APs originais são vinculadas em APs de referência
Melhorias
Controla - Códigos de açãos, nos Parâmetros Gerenciais, se encontravam inativos para selecão
Problema: No módulo Controla, ao tentar selecionar o código de ação nos parâmetros gerenciais, os códigos de ação apresentados se encontravam inativos para seleção.
Ajuste: Realizada alteração no código fonte e também no SQL para não carregar informações duplicadas, trazendo somente os códigos que possuem a organização de acordo com o padrão e definição configurado. Com a alteração, os códigos de ação são apresentados corretamente.
Local: Mega Empresarial > Financeiro > Controla > Configurações > Parâmetros > guia Geral > Parâmetros Gerenciais.
Contas a Pagar - Logs de Auditoria acarreta travamento do sistema
Problema: Na tela do Contas a Pagar, depois de consultar uma AP, o usuário clicava com o botão direito e tentava abrir a auditoria da tela, mas a mesma não era aberta conforme o comando, pois o alto número de registros acarreta em lenditão e, consequente, travamento do sistema.
Ajuste: Realizado ajusta para retirada de DataSource (Ds_DescINSS). Com esta retirada, o comando para abertura da auditoria da tela funciona corretamente, sem a ocorrência de lentidão ou travamentos.
Local: Mega Empresarial > Financeiro > Contas a Pagar > Contas a Pagar.
Melhorias
Magnético - O Registro 0220 sendo gerado em duplicidade
Problema: No módulo Magnético, ao gerar o Sped ICMS, está acontecendo um problema de duplicação do Registro 0220, ou seja, ele está sendo gerado duas vezes.
Ajuste: O sistema passou a buscar corretamente a Unidade de Estoque referente ao item gerado no registro 0220 do SpedFiscal, eliminando erro de duplicidade.
Erro no Faturamento - ORA-20001: ORA-06502: PL/SQL
Problema: No módulo Mega Fiscal / Faturamento, ao tentar faturar uma nota de retorno, é apresentado a seguinte mensagem: ORA-20001: ORA-06502: PL/SQL: erro: precisão de número grande demais numérico ou de valor.
Ajuste: Realizado a alteração no select responsável por buscar os campos de Quantidade e Quantidade Convertida, usados no cálculo para gerar o Percentual da Mercadoria Devolvida.
Relatório L_retencoes_agentes - Exibe documentos de todas as filiais
Problema: Ao utilizar o formato L_retencoes_agentes.rpt está sendo apresentado os documentos de outras filiais além da que está sendo emitida o relatório.
Ajuste: Atualizamos o relatório para atender o padrão dos relatórios onde é filtrado pela Consolidadora/Filial conectada.
Divergência Registro C100 x C170 SPED Fiscal
Problema: Conforme o Guia Prático, o valor registrado no campo 16 (VL_MERC) do registro C100 do SPED FISCAL deve ser igual à soma dos valores registrados no campo 07 (VL_ITEM) do registro C170. No entanto, quando não tomamos crédito do valor da Substituição e o registramos na Observação, esse valor deve ser adicionado ao campo 07 do registro C170, pois faz parte do valor da mercadoria.
Ajuste: Alterado o SPED ICMS/IPI para considerar o valor da substituição no campo 07 (VL_ITEM) do registro C170 quando se toma crédito do valor da substituição e, após a escrituração da nota, o valor da substituição é preenchido no campo de OBS.
Erro PIS/COFINS Recuperado e Retido
Problema: Quando lançava uma nota de recebimento de materiais e verificava os valores de PIS/COFINS Retido na tela do financeiro, estes estavam sendo calculados com base no valor recuperado (com dedução de ICMS). O certo seria calcular com base no valor total (sem a dedução de ICMS).
Ajuste: Fizemos uma mudança no sistema para corrigir isso, adicionando um processo customizado no Client e Server. Se estiver usando o processo customizado ("S" no banco de dados), a base de cálculo utilizada será recalculada antes de finalizar o produto da base com a alíquota (como o parâmetro "Abate ICMS" da regra do pis/cofins está desmarcado, ele não vai deduzir o valor do ICMS na base de cálculo).
Se o processo customizado estiver como "N" no banco de dados, o sistema fará os cálculos como estava fazendo antes.
Novidades
Carteira de Recebíveis / Relatório R_CAR_Inadimplencia_Contrato - Possibilidade de visualização do endereço, telefone e e-mail dos avalistas e e-mail do agente principal do contrato
Com o objetivo de atender à necessidade de identificar os responsáveis por contratos inadimplentes, disponibilizamos a visualização dos telefones, e-mails e endereços dos avalistas, além do e-mail do participante principal.
A nova funcionalidade facilita a comunicação e a resolução de pendências, permitindo que o cliente encontre rapidamente os contatos dos responsáveis por cada contrato. Para isto, criamos o parâmetro E-mail em formato de checkbox, que vem desmarcado por padrão e alteramos os parâmetros Telefone e Endereço para o mesmo formato.
Relatório
Local: Mega ERP / Construção / Carteira de Recebíveis / Relatórios / Operacionais / Relatório Parcelas em Atraso por Contrato / Botão Executar.
Carteira de Recebíveis / Integração Bancária - Análise e acompanhamento dos recebíveis no Mega ERP
Assista, no YouTube, uma Talk de Produto realizada pela Senior — onde nosso especialista falou sobre Cobrança de carteira: como analisar e acompanhar os recebíveis no Mega ERP.
Melhorias
Carteira de recebíveis - Conectividade API - Alguns empreendimentos não ficam acessíveis para alguns usuários
Problema: Os blocos não eram apresentados quando seus endereço não estavam cadastrados.
Ajuste: Corrigimos o select para mostrar os blocos mesmo que eles não possuam endereço cadastrados.
Erro Movimento Financeiro no Carteira
Problema: Ao navegar no sistema, retornar para a tela de Movimentação e tentar integrar o erro "Cl_Mov_Rateio_: Field index out of range" é apresentado. Também após inserir uma movimentação financeira (Intermitente).
Ajuste: Adicionamos um tratamento para quando o usuário retornar para a tela, caso o indexfieldnames do dataset Cl_Mov_Rateio_ esteja em branco, é realizado o preenchimento novamente antes de prosseguir.
Carteira de recebíveis / Renegociações - Data de status das parcelas inativadas
Problema: Data de status das parcelas inativadas pela renegociação não ficava de acordo com a data de geração da Renegociação.
Ajuste: Realizado um tratamento para forçar o status da parcela, inativada pela renegociação, a ficar com a mesma data de geração da renegociação.
Carteira de Recebíveis / Contratos Inadimplentes - Exportar estava inativo
Problema: Ao acessar o caminho Carteira de Recebíveis / Inadimplência / Contratos Inadimplentes e e clicar na guia Ocorrência ou na guia Parcelas em Atraso, o botão Exportar ficava desabilitado em ambas as guias.
Ajuste: Removido o "action" do botão, pois actions sem evento vinculado inativam o componente.
Carteira de Recebíveis / Renegociações - Revisão da Trigger - TRI_CAR_PARCELADUPLICADA_RENEG
Problema: Na rotina Sincronizador do DEV4, qualquer INSERT na tabela CAR_PARCELA era apresentado o erro ORA-04091: a tabela BIGUCCI.CAR_PARCELA é mutante, talvez o gatilho/função não possa localizá-la. Devido a trigger TRI_CAR_PARCELADUPLICADA_RENEG estar ativa no cliente.
Ajuste: A trigger TRI_CAR_PARCELADUPLICADA_RENEG foi descontinuada e excluída, devido ao processo ter sido modificado, o que deve eliminar a necessidade da trigger.
Carteira de Recebíveis / Agendamento de Planilha - Erro ORA-01403: Dados não encontrados para contratos de Aluguel por Competência e parcelas lineares com data de cadastro menor que a data de vigência do contrato
Problema: A rotina de cálculo não estava prevendo casos onde a data base de inicio do contrato seja anterior a data de inicio da vigência.
Ajuste: Adicionamos o tratamento para que retorne zero nos períodos de vigência e valor de VO caso a data base seja anterior a data de inicio da vigência.
Carteira de Recebíveis - Confissão de Dívida com valor superior
Problema: O botão Elaborar a confissão de dívida é habilitado mesmo já existindo uma confissão aprovada no contrato.
Ajuste: Alteramos para desabilitar o botão Elaborar a confissão de dívida quando já existir uma confissão aprovada no contrato.
Vimob Web - Correção dos * dos campos obrigatórios do cadastro dos usuários
Problema: Na implementação do processo de NPS do Vimob, foi utilizado estilos CSS onde a nomenclatura dos componentes conflitavam em tela perdendo assim sua configuração.
Ajuste: Definidos os nomes corretos para os componentes HTML, dessa forma o estilo de css passou a ser utilizado de forma correta sem causar conflito
Gestão Comercial / Tabela de Preços - Mensagem de alerta com dados errados
Problema: Ao inserir novas tabelas de preço o sistema estava mostrando mensagens de alerta sobre garagens não inseridas na tabela de preço, porém esta mensagem estava incorreta, pois eram referentes a registros antigos do sistema, não tabela inserida.
Ajuste: Ajustamos a chamada do método PRC_CMR_CALCULA_PRECO_UNID e a consulta de garagens inseridas, onde existia uma ligação incorreta e fazia a ligação da Etapa do Empreendimento com a tabela de preço. O correto seria referente ao Bloco. Com isso, a mensagem não irá aparecer mais desnecessariamente.
Vimob Web / Ficha de Atendimento - Falha na validação dos campos Participação nos bens, Renda Familiar e Salário quando obrigatórios no perfil
Problema: Como os campos Participação nos bens, Renda Familiar e Salário já vem pré-preenchidos, se o corretor/usuário cria a ficha de atendimento sem preencher esses campos, ela era gravada, anulando assim o preenchimento obrigatório do campo.
Ajuste: Campo de preenchimento obrigatório não virá preenchido, pois pode ocorrer de o usuário ignorar o campo e a ficha de atendimento ser gravada mesmo assim.
Espelho de Vendas Card - Área Privativa e valor A Partir de não consideram Status e consideram valores de Metragem e Valor Mínimo de Unidades Indisponibilizadas
Problema: No desenvolvimento do novo espelho de vendas as informações apresentadas nos cards dos empreendimentos consideravam todas as unidades, para informar a metragem e valores das unidades.
Ajuste: Após a correção, são apresentadas apenas informações das unidades disponíveis do empreendimento.
Vimob Web / API - Inserir Ficha de Atendimento
Problema: Ao integrar uma ficha de atendimento pelo Vimob, o prospect era criado junto com seu representante. Caso a ficha fosse atualizada, as informações do prospect eram atualizadas, mas o representante era criado novamente.
Ajuste: Verificamos se o representante já está cadastrado no sistema e, se sim, atualizamos o registro.
Vimob Web - Correção NPS
Problema: Não estava sendo respeitado o prazo definido para apresentação do NPS após o usuário cancelar a tela.
Ajuste: Corrigimos o filtro para que o prazo definido para exibir novamente a notificação do NPS fosse apresentado em caso de cancelamento/fechamento da tela de avaliação.
Revisão da API Homepay-contracts
Problema:Não houve um erro especifico.
Ajuste: Refatoramos todo o código, adicionamos validação de entrada nas requisições, ajustamos para receber os dados enviados pelo sync e refizemos os testes unitários.
Portal de Clientes / TDSP - Erro ao solicitar boletos pela API
Problema: Erro de falta de parâmetro em procedure no processo da busca da data mínima do boleto na emissão pelo serviço ObterBoleto2Via.
Ajuste: Atualizada a DLL utilizada na busca da data mínima do boleto no projeto da API WsPortalClientesAPI.
Portal de Clientes / Solicitação de boletos - Inclusão Banco BMP no Portal de Clientes
Problema: Não caracteriza-se com um erro ou problema, foi apenas uma solicitação para atender nossos clientes.
Ajuste: Inclusão do Banco BMP no Portal de Clientes.
Melhorias
Aviso de lançamento reprovado segue como pré-aprovado
Problema: O Status da capa do aviso de recebimento não era alterado ao aprovar ou reaprovar, alterando somente o status dos itens do aviso.
Ajuste: No Pr_AprovaAvisoLanc_UpdateRecord, foi movido o bloco que estava o novo status calculado para fora do bloco do if, para que sempre sete o novo status como era anteriormente.
Margem de Contribuição - Nota fiscal de devolução não desconta valor do SUFRAMA
Problema: Ao possuir nota de venda e nota de devolução da venda com suframa os valores não eram descontados na nota de devolução na consulta da tela de margem de contribuição.
Ajuste: Foi ajustado o sub-select, adicionando o calculo de valor da capa e do item, assim como é feito no sub-select da venda, no de devolução estava jogando zero para os campos de calculo.
Apontamento de Ordem - Ao realizar o apontamento através do serviço 901 é apresentado o erro Field 'REF_ST_OBSERVACAO' not found
Problema: Ao realizar o apontamento através do serviço 901 é apresentado o erro Field 'REF_ST_OBSERVACAO' not found
Ajuste: Foi colocado o campo REF_ST_OBSERVACAO no dataset de importação utilizado no serviço.
Ao realizar a cópia de Item pelo Mega Fiscal é apresentado o erro: PLS-00306: número incorreto de tipos de argumentos na chamada para 'F_COPIAITEM'
Problema: No modulo fiscal ao tentar realizar o processo de copia do item apresenta erro de falta de parâmetros.
Ajuste: Conforme conversado com o time do fiscal, foi necessário replicar a pck para o repositório do fiscal.
Reverter implementação do campo Descrição NFE da copia de itens
Problema: Após a correção no repositório fiscal, apresentou erros de pck invalida, mesmo possuindo a alteração na pck.
Ajuste: Revertido commits.
Novidade
Parâmetro de visualização das outras informações da cotação
Um novo parâmetro possibilitará aos usuários a possibilidade de visualizarem as informações contidas na guia Outras Informações da Cotação em determinados relatórios.
A inclusão deste parâmetro oferece maior flexibilidade na exibição de dados, permitindo que os usuários escolham entre visualizar as informações adicionais ou manter o comportamento padrão do relatório.
Detalhes da novidade
- O novo parâmetro é denominado Mostrar outras informações da cotação e está disponível na interface de execução de relatórios.
- Para visualizar as informações da guia Outras Informações da Cotação, os usuários devem marcar o parâmetro Mostrar outras informações da cotação ao executar o relatório correspondente.
- Quando o parâmetro Mostrar outras informações da cotação está marcado, o relatório será configurado para exibir as informações adicionais contidas na guia Outras Informações da Cotação.
IMPORTANTE: Caso o parâmetro não seja marcado, o relatório manterá o comportamento padrão, exibindo as Especificações (Solicitação) ou detalhes técnicos do item, conforme definido anteriormente.
A inserção do parâmetro Mostrar Outras Informações da cotação proporciona uma maneira simples e eficaz de visualizar as informações contidas na guia Outras Informações da Cotação em determinados relatórios. Essa adição oferece aos usuários maior controle sobre a apresentação de dados, garantindo uma experiência mais personalizada e adaptável às suas necessidades individuais.
Gerenciador NF-e/CT-e/NFS-e: Exibição dos campos de local de entrega e coleta na DANFE de NF-e
Esta documentação descreve a melhoria implementada no módulo Fiscal, especificamente na rotina do Gerenciador de NF-e/CT-e/NFS-e. Anteriormente, ao visualizar a DANFE de uma NF-e baixada, os campos referentes ao Local de Entrega e Coleta não eram exibidos corretamente.
Para corrigir esse processo, foram realizadas alterações para garantir que os campos do Local de Entrega e Coleta fossem apresentados conforme o padrão estabelecido pela NT2021.004.
Detalhes da novidade:
- Adição de campos na tabela de cabeçalho do XML:
Foram adicionados os campos de Local de Entrega e Retirada na tabela de cabeçalho do XML da NF-e.
- Atualização da PCK:
A PCK foi atualizada para interpretar as novas informações adicionadas e gravá-las na tabela correspondente.
- Alterações no layout da DANFE:
O layout da DANFE (Paisagem e Retrato) foi modificado para exibir corretamente as informações de Local de Entrega e Retirada.
- Script SQL para atualização de dados:
Foi criado um script SQL para popular os novos campos adicionados na tabela para todas as NF-e com data de emissão igual ou superior a 01 de janeiro de 2024.
- Priorização de informações:
Caso o XML contenha ambas as informações (Entrega e Retirada), a DANFE exibirá apenas a informação de Entrega, conforme especificado.
Com isso, os benefícios dessa melhoria são significativos:
Conformidade com padrões: Agora, a DANFE está em total conformidade com o padrão estabelecido pela NT2021.004. Isso garante que as informações sobre o Local de Entrega e Coleta sejam apresentadas de forma precisa e completa, seguindo as diretrizes estabelecidas pelas autoridades competentes.
Melhoria na experiência do usuário: Esta atualização proporciona uma experiência mais fluida e eficiente para os usuários. Eles podem agora visualizar todas as informações relevantes diretamente na DANFE, o que simplifica a compreensão e o acompanhamento das operações de transporte. Essa facilidade de acesso às informações contribui para uma gestão mais eficaz e ágil das transações.
A implementação desta melhoria resolveu a questão relacionada à exibição dos campos de Local de Entrega e Coleta na DANFE de NF-e. Agora, os usuários podem contar com uma representação precisa e completa das informações em conformidade com as normas estabelecidas.
Melhoria
Recebimento - Alteração de item da NF recebida pelo XML vinculando Pedido de Compras remove o vínculo de todos os itens do pedido e não somente do item alterado
Problema: Alteração de item da NF recebida pelo XML vinculando Pedido de Compras remove o vínculo de todos os itens do pedido e não somente do item alterado.
Ajuste: Somente remover e adicionar novamente o item que foi alterado.
Pedido de compra - O valor unitário do item X é maior do que o limite definido para esse item no contrato X
Problema: O valor unitário do item X é maior do que o limite definido para esse item no contrato X, por conta do Contrato de Fornecimento possui 2 itens, sendo que possuem o mesmo código.
Ajuste: Como o contrato possui 2 itens com o mesmo código, no momento de buscar o item para verificação estava trazendo os dois itens e verificando sempre o primeiro, foi alterado para trazer somente o item do contrato que foi adicionado no pedido.
Entrada de Documentos - Recebimento vinculando Aviso de Recebimento efetuado pelo Gerenciador de NF-e/CT-e/NFS-e não preenche o campo CST PIS/COFINS do item
Problema: No módulo Recebimento, ao efetuar a entrada de uma NF vinculando um Aviso de Recebimento(AR), efetuado utilizando o XML, não era carregado ao item a informação do CST PIS/COFINS existente na Aplicação. Isso porque o campo "Genérico" (que define se a informação será buscada do XML ou recalculada) não estava sendo definido com o valor default do produto e não obedecendo o parâmetro "Recalcular" da filial.
Ajuste: Ajustou-se a rotina para que o campo "Genérico" (que define se a informação será buscada do XML ou recalculada) seja preenchida de acordo com o parâmetro "Recalcular" da filial, e não mais definido com o valor default do produto.
Cotei - Área do Comprador fica com a tela em branco e não apresenta as cotações
Problema: Ao acessar a tela "Cotações" na Área do Comprador era apresentado uma tela branca em alguns casos.
Ajuste: Foi alterada a query de cotações e de Comprador para evitar possibilidade dados incompletos.
Aviso de recebimento - Guia Lote (Saídas) não é apresentada no aviso
Problema: Guia Lote (Saídas) não é apresentada no aviso.
Ajuste: Removido a atribuição de false para a tab lotes saída no formCreate. Porque será verificado posteriormente se deve ou não ser apresentada.
Cotação de Preço - Mensagem do servidor: Dataset not in edit or insert mode
Problema: Ao valorizar uma cotação consolidada, o erro “Dataset not in edit or insert mode” era apresentado.
Ajuste: Movemos a verificação do estado do objeto para fora da verificação do modo do objeto, dessa forma a verificação do estado é feita e caso o objeto não esteja em edição, o mesmo é alterado para edição.
Gerenciador CT-E - Erro ao Atualizar Dados do CT-e
Problema: No Gerenciador CT-e, ao tentar receber um Conhecimento de Frete já recebido por outra filial (documento duplicado) o sistema apresentava uma mensagem de erro de "access violation".
Ajuste: Corrigiu-se o sistema para não setar foco num componente da tela de Conhecimento de Frete (que ainda não estava visível) e passou-se a exibir a mensagem "Conhecimento [NDOC] para o Transportador [CODAGN] já foi cadastrado.", onde NDOC é o número do documento, e CODAGN é o código do agente.
Cotei - Ajustes visuais na área do comprador
Problema: Na área do comprador, alguns erros na interface aconteciam: Placeholder de filiais aparecendo mesmo com as filiais selecionadas. Algumas palavras de ações em componentes estavam em inglês. Quando muitos filtros eram selecionados, a lista quebrava a disposição correta da tela. Cores da legenda do gráfico estavam invertidas. Quando o resultado de cotações filtradas era menor do que a quantidade de resultados apresentados até a página atual, a página continuava a mesma, não apresentando as cotações filtradas.
Ajuste: Elementos que estavam com a disposição incorreta na tela foram consertados. Cores dos gráficos que apareciam de maneira trocada foram arrumadas. Placeholder de filiais foi escondido quando uma filial é selecionada. Textos de ações foram traduzidos. A paginação retorna automaticamente para a primeira página quando o número de Cotações filtradas for menor que o total de resultados da página atual.
Cotei - CreateCotaçãoV2 retornando status 500
Problema: Ao criar uma cotação sem enviar uma URL de callback, era retornado um status code 500, ao invés de retornar uma mensagem tratada do erro.
Ajuste: Foi feita uma validação para saber se a URL de callback foi enviada, retornando uma mensagem de erro tratada caso não tenha sido.
Recebimento - Alteração de item da NF recebida pelo XML vinculando Pedido de Compras remove o vínculo de todos os itens do pedido e não somente do item alterado
Problema: Foi realizada a correção da edição do item pelo botão "Item XML" porém passou a trocar a sequencia do item, o que pode gerar erro de vínculo com o aviso e no processo de apropriação. E casou um erro ao não efetuando a alteração completa no item selecionado, vindo a duplicá-lo em alguns cenários. A implementação também fez com que alteração para os demais itens não fosse efetuado, apenas para o item selecionado.
Ajuste: Foi realizado os justes na gravação das sequencias dos itens para contemplar a implementação feita anteriormete.
Recebimento - Alteração de item da NF recebida pelo XML vinculando Pedido de Compras remove o vínculo de todos os itens do pedido e não somente do item alterado
Problema: Alteração de item da NF recebida pelo XML vinculando Pedido de Compras remove o vínculo de todos os itens do pedido e não somente do item alterado.
Ajuste: Somente remover e adicionar novamente o item que foi alterado.
Novidade
Adição do grupo de campos "Município da Prestação de Serviço" na tela de Documento de Venda
A partir de agora, na tela de documento de venda, tanto para orçamento quanto para pedido, foi adicionado o grupo de campos "Município da Prestação de Serviço".
Este grupo será composto pelos seguintes campos:
1. UF
2. Código do Município
3. Nome do Município
Na tela de Documento de Venda, estes campos estarão disponíveis para preenchimento se o item for de serviço.
Quando preenchidos, as informações destes campos serão levados para a nota fiscal de serviço.
Melhorias
Nota Fiscal Na alteração está apagando a hora de saída
Problema: No modulo Faturamento - ao alterar a nota emitida a hora de saida e zerada.
Ajuste: Removido o comando DECODE no Update do provider, que causa o problema. As informações são sempre gravadas, o que descarta a necessidade do DECODE para null -> sysdate.
Clonar pedido de Venda bloqueia o campo 'Data de Entrega' na guia Geral, mesmo sem programação clonada
Problema: No modulo Vendas, ao clonar um pedido de Venda, o pedido clonado traz a data corrente no campo 'Data de Entrega' e não permite a sua edição/alteração.
Ajuste: Alterada a condição de bloqueio no campo Data de Entrega padrão para que não o realize ao clonar um documento.
Faturar PDV material de terceiro
Problema: No módulo Vendas processo Faturar PDV material de terceiro, ao tentar faturar um pedido de venda de terceiro é apresentada mensagem:
Mensagem: Não foi possível realizar o processo de geração de NF(s).
Access violation at address 212A476C in module 'MgVenFat.Bpl'. Read of address 00000000
Ajuste: No processo de Faturar Terceiro não utilizar propriedade Frete do componente CalcItem que não foi instanciada corretamente.
Faturar Ordem de Expedição não agrupa os produtos iguais em um mesmo item da nota fiscal
Problema: No módulo Vendas, ao realizar o lançamento de dois pedidos de vendas com várias programações e gerar apenas uma OE vinculando os dois pedidos, ao faturar usando a opção 'Agrupar os produtos iguais em um mesmo item da nota fiscal', os itens da programação não são agrupados.
Ajuste: Foi realizado ajuste no fonte colocando uma validação para entrar na rotina do locate, evitando assim pegar a linha do ITN_IN_SEQUENCIA errada.