15/08/2024 | DT-e - Ambiente de testes desativado para a geração do Documento de Transporte Eletrônico

O Documento Eletrônico de Transporte é o documento instituído pela Lei nº 14.206, de 27 de setembro de 2021, com objetivo principal de unificar, reduzir e simplificar dados sobre cadastros, registros, licenças e outras informações de identificação. Mais que um simples documento, o DT-e é a plataforma tecnológica digital que permitirá unificar os documentos e as informações de obrigações administrativas exigidas em operações de transporte de carga, em todos os modos de transporte: rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, intermodal, multimodal e dutoviário.

Em 12/09/2023 o Ministério dos Transportes atualizou a sua página de avisos com a última informação até então, que o ambiente de testes passou a ficar desativado. Essa ação está relacionada a uma nova orientação definida pela Secretaria do Ministério, onde de acordo com essa orientação, o foco principal do DT-e agora é a priorização e integração de documentos fiscais como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos).

Deste modo os contribuintes devem aguardar um posicionamento do governo com as novas orientações sobre o progresso do projeto.

Abaixo segue registro do aviso do Ministério dos Transportes, sobre a desativação do ambiente de testes.

Saiba mais sobre o que é e como funcionará o DT-e.

Fonte: Ministério dos Transportes

Notícia relacionada ao(s) produto(s):
Gestão Empresarial | ERPGestão de Transportes | TMS

Este artigo ajudou você?