Aprovação de Inventário
Esta tela possibilita a verificação das alterações feitas no sistema de inventário para resolver discrepâncias identificadas durante auditorias e transferências para a área de inventário.
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Aba Cíclico
Esta aba é responsável por processar a aprovação dos registros com a situação Aguardando Aprovação no inventário cíclico.
Aba Divergência de Auditoria
Apresenta o inventário da área de auditoria, com produtos agrupados quando há mais de um endereço na área. A tabela fornece as seguintes informações:
- Empresa
- Código Produto
- Descrição Produto
- Lote
- Qtde. Estoque (Quantidade agrupada por Empresa/Produto/Lote na área)
- Valor Divergência (Qtde. Estoque × Valor do produto)
O que você pode fazer?
Você pode consultar todas as divergências deixando o campo Código do Produto em branco e clicando em Consultar. Caso contrário, o filtro será aplicado para mostrar todos os lotes distintos do produto consultado. Ao selecionar um produto, você pode verificar os controles associados a ele, clicando no botão Controles na seção correspondente.
Você tem a opção de aprovar ou reprovar as divergências, marcando-as para um novo inventário, caso seja necessário. Na primeira coluna da tabela, existem caixas de seleção que permitem a escolha individual das divergências ou a seleção de todas no grid, facilitando a aprovação ou reprovação em grande quantidade.
Ao aprovar, o sistema analisa o parâmetro Valor Máximo para Aprovação de Divergência no Inventário de Auditoria na tela de Cadastro de Funcionário. Caso esse parâmetro não esteja preenchido ou seja menor que o valor da divergência indicado na Divergência de Auditoria, a aprovação da divergência não será permitida.
Se o valor máximo definido para o funcionário for superior ao valor da divergência, o sistema procede à atualização, ajustando o estoque e gerando dois registros de inventário para cada endereço/produto/lote na área de inventário de auditoria: um com a situação pendente - situação 903 e outro com a situação divergente - Situação 85. As quantidades em estoque e inventariadas apresentam dois cenários distintos:
- quando a divergência é negativa, por exemplo, -1: o inventário indica quantidade em estoque 0 e quantidade inventariada 1;
- quando a divergência é positiva, por exemplo, 1: o inventário mostra Quantidade em Estoque 1 e Quantidade Inventariada 0.
Em seguida, o sistema remove o registro do produto/lote dos endereços na área de inventário de auditoria.
Quando uma divergência é reprovada e marcada para um novo inventário usando o botão Marcar para Inventário, o sistema identifica os endereços de origem dos produtos na área de inventário de auditoria. Eles são marcados como pendentes, levando em conta os parâmetros que especificam se o endereço está designado como quantidade em trânsito ou reserva. Estes produtos aguardam um próximo inventário cíclico. Após esse processo, o registro na área de inventário de auditoria é removido do sistema, garantindo uma gestão eficiente do estoque.
No inventário cíclico, os itens sem divergência de estoque, por padrão, não são enviados na interface ao ERP. No entanto, caso seja necessário enviar esses itens mesmo sem diferenças no saldo é preciso configurar esse comportamento no sistema.
Para isso, habilite o parâmetro Inv. Cíclico Dif. Estoque com Aprovação na tela Cadastro de Empresa > Opção Interface
Processo de Aprovação
Envio Automático para Aprovação
Ao finalizar a contagem do inventário cíclico, o sistema verifica a existência de divergências de estoque. Caso não haja divergências e o parâmetro Inv. Cíclico Dif. Estoque com Aprovação estiver ativado, os itens sem divergência são automaticamente enviados para a interface de aprovação e exibidos na tela de Aprovação de Inventário Cíclico.
- Ao acessar a tela, clique no botão Opções Adicionais, localizado no bloco Controle, para configurar as opções antes do envio ao ERP;
- Ao selecionar essa opção, um pop-up será exibido com 4 configurações disponíveis:
- Incluir produtos não inventariados
- Classes de produtos para envio
- Famílias de produtos
- Área ERP
- Para concluir a seleção, clique no botão Aplicar Seleção. Isso ativará o botão Aprovar no bloco Controle, permitindo que você prossiga com a aprovação;
- Ao clicar em Aprovar, se a opção Incluir produtos não inventariados estiver ativada, os produtos que não estão na tabela de estoque, mas pertencem a uma classe selecionada, serão registrados para envio;
- Esse envio será realizado para cada Área ERP selecionada, e os produtos serão registrados com quantidade zerada.
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