Conheça Gestão de Armazenagem WMS

Conheça Gestão de Armazenagem WMS

Visão Geral

O WMS WIS, sigla para Warehouse Management System WIS, é uma solução robusta que oferece controle total sobre o seu inventário, proporcionando uma gestão detalhada do estoque em tempo real. Com funcionalidades avançadas, ele garante a rastreabilidade completa de lotes e a validade dos produtos, além de um controle rigoroso das entradas e saídas de mercadorias.


Principais Funcionalidades

 

 

Gerenciamento de Recebimentos

Acompanhe toda a movimentação de entrada de produtos para uma gestão eficiente do estoque.

 

 

Convocação ativa

Aumente a produtividade da operação por meio de uma convocação ativa de recursos e equipe

 

 

Cross Docking

Diminua o tempo e o throughput de um veículo para outro com a estratégia eficaz de Cross Docking.

 

 

Separação Ágil

Separação ágil e inteligente de pedidos para garantir melhor tomada de decisão

 

 

Tratamento especifico por produto

Organize o armazém por produtos, criando tratamentos específicos para cada tipo de mercadoria.

 

 

Rastreabilidade de mercadorias

Garanta total rastreabilidade de suas mercadorias em todas as suas movimentações

 

 

Priorização estratégica

Priorize embarques estrategicamente para atender prazos

 

 

Controle de saldos

Mantenha o controle dos saldos dos produtos armazenados para uma gestão eficaz do estoque.


Macro fluxo operacional

No Macroprocesso, são definidos os principais subprocessos da operação, com foco específico no WMS. O WIS (Warehouse Intelligence System) é um componente crítico na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain), projetado para otimizar a utilização dos recursos do armazém.

As principais funcionalidades do WIS incluem:

O sistema possui diversas etapas para apoiar a estratégia de logística operacional. Aqui estão as principais:

Recebimentode Produtos e Transferência entre CDs: No processo de recebimento de produtos, são realizadas todas as etapas necessárias para registrar e validar os materiais recebidos. É imprescindível que exista um pedido de compra ou nota fiscal (NF) previamente cadastrada no ERP, aguardando o recebimento. O processo consiste na identificação do pedido ou NF no sistema, seguida da conferência das quantidades dos itens recebidos em relação aos valores registrados, finalizando com o registro da entrada dos materiais no sistema para garantir a conformidade entre os itens físicos e os dados do ERP.

Recebimento Devolução de Clientes/ Troca: Todos os pedidos devolvidos ao CD devem passar por uma avaliação de qualidade antes de serem armazenados no estoque. O local de armazenamento é definido conforme a parametrização associada ao tipo de Nota Fiscal recebida.

Armazenagem Fornecimento: O processo de armazenagem de fornecimento envolve o transporte dos materiais recebidos do fornecedor, da área de recebimento até os endereços de armazenamento definidos. A armazenagem física é organizada em:

Armazenagem Geral: A Armazenagem Geral, também chamada de Armazenagem de Devolução, é o processo de alocar materiais no endereço de estoque, partindo da área de pré-armazenagem de devolução. Os itens em bom estado são direcionados para endereços de armazenamento normais, enquanto os itens danificados são destinados a endereços específicos para materiais danificados, considerando que cada categoria de material pode possuir sua própria área para itens danificados.

Separação de Produtos: A Separação de Produtos é realizada após a montagem da Onda, quando os pedidos são selecionados e alocados na onda de separação. Esse processo consiste em retirar os produtos das posições de estoque e transportá-los até uma área destinada à distribuição nos pedidos ou em colmeias.

Distribuição da Colméias: O Processo de Distribuição de Colméias é utilizado para organizar os produtos separados na Onda, distribuindo-os em várias colméias. Cada colméia representa um pedido, sendo o local onde todos os produtos desse pedido são alocados até que ele esteja completo.

Personalização de Produtos: Os produtos personalizados (ex: camisetas com nome) serão direcionados a uma colméia específica para o processo de personalização. Após a personalização, o produto retorna à colméia do pedido, e, quando o pedido estiver completo, segue para a conferência.

Conferência: A Conferência ocorre após todos os itens do pedido estarem na colméia, incluindo os personalizados. Nesse momento, todos os itens são lidos, e, após a leitura do último item, o sistema gera as etiquetas de expedição.

Expedição: A última etapa dos processos de armazenagem é o Processo de Expedição, que é responsável por conferir e despachar as mercadorias para a empresa de transporte associada ao pedido, garantindo que todos os itens disponíveis (já faturados) sejam corretamente encaminhados.

Inventário: O Inventário Rotativo (ou Cíclico) tem como objetivo apurar a quantidade de um produto em um determinado endereço. Para iniciar esse processo, é necessária a seleção prévia dos itens e endereços a serem inventariados. Após a conclusão do inventário, as diferenças identificadas são enviadas para o ERP para realizar o sincronismo dos estoques. Já no Inventário Geral, o estoque é congelado durante o processo, e, após a realização das contagens, o saldo apurado é enviado para o ERP.


Integração

As integrações WMS são aquelas que conectam esse sistema a outros sistemas ou aplicativos, permitindo que as informações de inventário, pedidos, recebimentos, expedições e outras operações relacionadas ao armazém sejam compartilhadas de forma automatizada e em tempo real.

As integrações WMS podem ser realizadas com diferentes tipos de sistemas, uma forma de abastecer as informações dentro do WMS é integrando-o ao ERP (Sistema de Gestão Empresarial). Esta integração ocorre de duas maneiras diferentes.


Conhecendo a home do usuário

A home é o cartão de visitas do usuário, nela é possivel verificar diversas informações como:

Este artigo ajudou você?