Acerto de Contas com Motoristas
A proposta da rotina é realizar todos os acertos das contas do motorista, estas sendo: as despesas, diárias, multas, comissões e fechamento de todas essas contas, podendo realizar reembolso tanto ao motorista como a empresa.
Primeiros Passos:
Informe a empresa, após se o acerto possuir, informe a ficha de Viagem. Informe a Data/Hora Saída que foi criada o adiantamento.
Informe também:
- Atividade: qual o tipo de atividade será realizado (pode ser cadastrado em Cadastros > Cadastros Gerais > Atividades)
- Rota: qual a rota sera utilizada, lembramos que caso não possuia já uma rota, pode ser adicionado posteriormente (pode ser cadastrado em Cadastros > Logística > Rotas)
- 1º e 2º motoristas: qual o motorista (sendo o primeiro motorista, é obrigatório ser informado)
- Veículo: qual veículo da frota será utilizado (pode ser cadastrado em Cadastros > Veículos > Veículos > Veículos da Frota)
- 1º, 2º e 3º Reboque: Conforme veículo
- Hod. Saída: Hodômetro de saída, obrigatório no cadastro.
- Hod. Chegada: Hodômetro de Chegar, obrigatório para o fechamento do acerto.
- KM Rodados: Calculado automaticamente após informado o Hodômetro de chegada.
- Composição, Último Hodômetro e Ultima data: preenchido automaticamente do cadastro de veículo.
Após informado os campos, clique em Salvar, para ser criado o acerto.
Realizando a movimentação do acerto:
Adiantamento:
Para a correta utilização da rotina, atualize os módulos CFG e GFV para a versão 3.29.04 ou superior e execute o CAS com data de criação de 09/12/2024.
O tipo de adiantamento Adiantamento de saldo acerto anterior, é utilizado quando o acerto possui saldo não utilizado.
Durante o acerto de contas, o motorista recebeu um adiantamento, mas o valor gasto foi menor do que o adiantado.
Configuração
No módulo CFG, em Utilitários > Configuração > Frota > CFR - Custo da Frota, na guia Adiantamento, marque a opção Gerar Adiantamento com Saldo do Acerto Anterior e Vincular Automaticamente na Emissão do Próximo Acerto e selecione o código no campo Tipo de adiantamento, onde será lançado o saldo, um registro do tipo adiantamento.
O campo Conta para Devolução de Adiantamento, conforme imagem abaixo, permite a seleção de apenas registros que estejam cadastrados com esse mesmo tipo.
Utilização
No módulo GFV em Movimentações > Acerto de Contas com Motoristas > Acerto de Contas com Motoristas, na guia Adiantamentos, lance todos os dados de um acerto.
Na guia Fechamento é possivel verificar, o saldo, o valor a reembolsar e o valor pago no adiantamento ao motorista.
Quando a configuração Gerar Adiantamento com Saldo do Acerto Anterior e Vincular Automaticamente na Emissão do Próximo Acerto estiver habilitada, e no fechamento do acerto de contas tiver um valor a reembolsar para a empresa, ao clicar no botão Fechar este Acerto de Contas, o sistema exibirá uma mensagem questionando se deseja gerar um novo adiantamento com o saldo deste acerto.
Ao confirmar, o sistema gera um novo adiantamento com o saldo do acerto de contas, e registra a conta selecionada nas configurações gerais do módulo.
Caso clique em Não, permanece o fechamento com o valor padrão.
Importante: No módulo CFG, acesse Utilitários > Configurações > Frota > CFR – Custo da Frota > guia Acerto de Contas. Existe a configuração: Aceitar Fechar A. C. com o Total de Adiantamentos Diferente da Soma das Despesas com Devoluções.
Quando esta configuração estiver marcada, juntamente com a configuração Gerar Adiantamento com Saldo do Acerto Anterior e Vincular automaticamente na Emissão do Próximo Acerto, e o usuário clicar em NÃO na pergunta se deseja gerar um novo adiantamento, o sistema emite a mensagem da configuração para o usuário, deixando o saldo em aberto e não realiza o fechamento do acerto de contas.
- Configuração guia Acerto de Contas - Aceitar Fechar A. C. com o Total de Adiantamentos Diferente da Soma das Despesas com Devoluções:
- Configuração guia Adiantamento - Gerar Adiantamento com Saldo do Acerto Anterior e Vincular automaticamente na Emissão do Próximo Acerto:
- Questão sobre a geração de novo adiantamento:
- Mensagem exibida ao clicar em NÃO:
O acompanhamento é possível através da configuração geral do módulo, para isto, devem estar atualizado em versão 3.20.00 ou superior os módulos CAS (executar com data de criação de 22/04/2021), CFG e GFV.
No módulo CFG, em Utilitários > Configurações > Frota > CFR – Custo da Frota, guia Atualização de Hodômetro, Preencha o código de Atualização e marque a opção Atualizar o Hodômetro dos Reboques ao realizar um abastecimento:
Após configurado, acesse o módulo GFV em Cadastros > Cadastros de Veículos, para este exemplo, utilizamos uma carreta e um reboque recém cadastrado no sistema, onde os hodômetros estão zerados:
Realizamos então, o engate e desengate dos veículos em GFV > Movimentações > Controle de Engate-Desengate:
Em Movimentações > Acerto de Contas com Motoristas > Acerto de Contas com Motorista, na guia Abastecimentos adicionado novos dados para a carreta/reboque cadastrado.
Retornado na tela de Cadastro de Veículos, é possível verificar no quadro Hodômetro que foi atualizado com as informações:
Em Movimentações > Custos > Lançamento de Atividades, quando seleciona um veículo que tenha reboques vinculados, o sistema preenche automaticamente as informações nos campos:
Com a tela de Vinculação de Percurso, o usuário poderá incluir um percurso para um determinado cliente, definindo uma data limite de vigência e um valor
unitário.
Para o correto funcionamento da rotina, é necessário executar o CAS com data de 06/11/2024.
Configurações
Em CFG - Gestão de Transporte > Utilitários > Configurações > Cadastros > Usuários > Cadastro de Usuários, acesse a guia Direitos de Usuários, selecione a empresa e o módulo GFV e em Acerto de Contas marque a opção Vinculação de Percurso:
Acesse Gestão de Transporte > Gestão de Frota > Veicular > Cadastros > Acerto de Contas > Vinculação de Percurso, onde será possível incluir o Cliente, Percurso, Data Limite Vigência e Valor.
Na guia Configuração do Lançamento de Atividades, em Gestão de Transporte > Gestão de Frota Veicular > Cadastros > Cadastros Gerais > Plano de Contas da Frota, na coluna Fornecedor temos a opção Pedir Valor Unitário no campo Valor Total:
Ao selecionar esta opção, considere as seguintes condições para o campo Valor Unitário na tela de Acerto de Contas com Motorista, na guia Movimentações > Receitas > Receitas Diversas:
- Sem Valor na Vinculação: Se não houver nenhum valor informado no cadastro da Vinculação, ou se estiver com zeros, o campo Valor Unitário será habilitado. Isso permite que você informe manualmente o valor desejado.
- Com Valor na Vinculação de Percurso: Se houver um valor definido na vinculação de Percurso, o campo Valor Unitário ficará desabilitado. Neste caso, o valor será automaticamente preenchido com o valor que foi previamente definido na vinculação.
Utilização
Em Gestão de Transporte > Gestão de Frota Veicular > Movimentações > Acerto de Contas com Motorista, guia Movimentação > Receitas > Receitas Diversas, ao clicar em Incluir e informar os seguintes dados: Conta, Cliente, Percurso, Natureza, Trecho, Data de Lançamento, e Quantidade:
- Se o percurso estiver com uma vinculação vigente e com valor definido, o campo Valor Unitário será automaticamente preenchido, e o valor total será calculado automaticamente.
- O usuário só precisará informar o tipo de pagamento e qualquer observação que julgar necessária.
- Mas caso o campo Valor Unitário no percurso estiver vazio ou com zero, ao fazer o lançamento do percurso, o campo ficará habilitado para que o usuário possa informar o valor. Dessa forma, o cálculo será feito com base no valor unitário inserido:
English
Español
English
Español


