Pneus
Este material tem o objetivo de demonstrar e orientar a utilização das rotinas pertinente ao controle de Pneus.
CADASTRO DE PNEUS
Neste local é onde é realizado os cadastros relacionados ao módulo de pneus. Algumas das opções serão usadas nos cadastros do Pneu, mas em sua maioria será usado no menu de movimentação.
Esse cadastro tem a finalidade de informar ao sistema, os tipos de avarias que podem ocorrer com o Pneu. É solicitado quando retiramos o pneu do conserto e quanto retornamos o pneu da recapadora, uma vez que, pode ser realizado um reparo no pneu durante a reforma do mesmo.
Dentro desse cadastro temos uma opção referente ao a Inutilização do Pneu. Essa opção tem o objetivo de sinalizar se essa avaria pode impossibilitar o uso do Pneu.
Cadastro simples mais importante pois o mesmo solicita nos cadastros seguintes como Estimativa de Vidas do Pneu, cadastro do Pneu e também no cadastro do veículo.
Na movimentação de Pneus, a dimensão do pneu é validada ao tentar instalar um pneu no veículo, ou seja, quando informamos uma dimensão diferente do que está no cadastro do veículo, o sistema apresenta mensagem questionando tal movimentação, mas não impende a mesma, uma vez que existe dimensões compatíveis, exemplo 295 R22,55 com a dimensão 1100 X 22.
Esse cadastro é utilizado quando o pneu retorna da recapadora para informação qual o tipo de borracha que o pneu foi reformado.
O cadastro é solicitado quando estamos sucateando o pneu, nesse momento precisamos informar o motivo pelo qual estamos sucateando o mesmo. Essa informação também é solicitada no relatório de Pneus sucateados.
Dentro desse cadastro tem uma informação que também impacta em relatório. A opção Desconsiderar a média dos Pneus inutilizados por este motivo tem o objetivo de não influenciar nas futuras analises de desempenho de pneu que por ventura foram sucateados por esse motivo.
Esse cadastro é utilizado quando o pneu retorna da recapadora para informação com qual desenho o pneu foi reformado.
Um detalhe importante é informar qual a Posição Recomendada para essa dimensão, uma vez que isso determina a durabilidade do pneu influencia a sua estimativa de vida.
Esta tela permite o cadastro dos modelos de pneus utilizados na frota até com a possibilidade da inserção de fotos para facilitar a identificação. Todos esses dados são informados pelo fabricante. Dentre as opções que são necessárias nesse cadastro não podemos deixar de mencionar a foto do Pneu, estimativa de vida e Profundidade de Sulco para Recape que é analisado na rotina de Verificação de Sulcos do Pneus.
- Código: Número sequencial
- Descrição: Descrição do modelo do pneu
- Tipo de Modelo: Existem quatro tipos de Modelo e esta opção permite a seleção de um deles: Diagonal Liso, Diagonal, Borrachudo, Radial Liso e Radial Borrachudo
- Utiliza Câmara?: Nesta opção pode-se selecionar se o pneu utiliza ou não câmara
- Número de Lonas: Número de lonas do modelo
- Fabricante: Código e descrição do fabricante
- Descrição da Banda de Rodagem: Código e descrição da banda de rodagem do modelo
- Estimativa das Vidas do Pneu (km ou Horas): Nesta opção existem cinco campos de estimativa de vida do modelo de pneu que está sendo cadastrado: Novo e 1º a 4º recapes. Nestes campos deve ser especificado, ou em quilômetros ou em horas, a estimativa da vida do pneu em cada estágio, ou seja, conforme exemplo acima o pneu novo poderá rodar até 60.000 km antes do 1º Recape, após isso mais 30.000 antes do 2º recape e depois mais 30.000 km antes deve ser inutilizado, pois os campos de 3º e 4º Recape estão em branco, o que identifica que o fabricante recomenda que acima dessa quilometragem não é mais possível recapá-lo
- Profundidade dos sulcos recomendada para recape em mm: Neste campo deve ser informada até que profundidade os sulcos do pneu podem chegar antes dele ser recapado. Se essa profundidade não for respeitada o pneu pode ser inutilizado precocemente, por não poder mais ser recapado
A estimativa de vida dos Pneus é um item muito importante para a rotina de Rateio, pois ela se baseia nas quilometragens informadas nestes campos para os cálculos. O usuário pode utilizar a estimativa do Fornecedor do pneu ou criar sua própria com base no histórico da empresa que é o caso da tela acima. Para o rateio o sistema verificará primeiro se a estimativa da tela acima está preenchida, caso não esteja irá utilizar a do Fornecedor.
Não podemos deixar de destacar a estimativa de vida de Pneu (Km ou Horas) que será utilizado para saber qual o KM estimado para todas a vidas. Esse cadastro também é referência para a movimentação de verificação preventiva de Pneus.
Esta tela permite o cadastro da estimativa de vida dos pneus não só com base nos dados informados pelo fabricante, ou seja, pode-se estimar a vida do pneu com mais exatidão, pois aqui se pode definir a localização do pneu no veículo, mudanças de banda de rodagem e centro de custo da frota, etc o que influencia muito em sua vida útil. Os dados das Vidas do Pneu aqui informados são baseados no histórico da empresa.
Em tela temos:
- Modelo do Pneu: Código e descrição do modelo do pneu;
- Desenho Banda de Rodagem: Código e descrição do desenho da banda de rodagem que este pneu utiliza;
- Centro de Custo da Frota: Código e descrição do centro de custo da frota;
- Dimensão do Pneu: Código e descrição da dimensão do pneu;
- Posição de Montagem: Nestes campos o usuário pode informar em qual local o pneu será montado no veículo, pois essa informação altera a estimativa de vida do pneu, e existem 5 opções:
- Direcional: Se o pneu estará na direção do veículo;
- Tração: Se o pneu estará no eixo de tração do veículo;
- Eixo Livre: Se o pneu estará no eixo que pode ser suspenso no veículo;
- Estepe: Se o pneu será estepe;
- Qualquer uma: Para qualquer das opções anteriormente citadas.
- Estimativa das Vidas do Pneu (km ou Horas): Nesta opção existem 5 campos de estimativa de vida do pneu que está sendo cadastrado: Novo e 1º a 4º Recapes. Nestes campos deve ser especificado, ou em quilômetros ou em horas, a estimativa da vida do pneu em cada estágio, ou seja, conforme exemplo acima o pneu novo poderá rodar até 50.000 km antes do 1º Recape, após isso mais 50.000 km antes do 2º recape e depois mais 50.000 km antes do 3º Recape e depois deve ser inutilizado, pois o campo 4º Recape está em branco, o que identifica que conforme o histórico da empresa acima dessa quilometragem não é mais possível recapá-lo.
- Profundidade dos sulcos recomendada para recape em mm: Neste campo deve ser informada até que profundidade os sulcos do pneu podem chegar antes dele ser recapado. Se essa profundidade não for respeitada o pneu pode ser inutilizado precocemente, por não poder mais ser recapado;
Cadastro simples utilizado para informar qual a forma que o pneu entrou na frota, como: como, Compra, compra com veículos, entre outros.
Esse cadastro será usado juntamente com o motivo para inutilização do Pneu, quando realizamos a movimentação de sucateamento do mesmo.
Principal cadastro do sistema de pneus, é onde informamos o número de fogo, número esse que podemos chamar também de código do Pneu.
Além das informações de modelo, dimensão, deposito solicitante, Tipo de entradas e demais informações auxiliares, não podemos deixar de destacar as informações de compra, onde o valor influência para rateio de valor de compra do pneu e a Quilometragem Anterior por vida que será informada caso o pneu foi comprado usado.
Os campo são:
- Número de Fogo: Numeração que a empresa pode assumir e que é gravada a quente no pneu;
- Número de Série: Número gravado no pneu pelo fabricante que identifica a série;
- Modelo: Código e descrição do modelo;
- Dimensão: Código e descrição da dimensão do pneu;
- Profundidade Atual dos Sulcos (mm): Esse campo é preenchido pelo sistema tendo como base o informado nas Movimentações;
- Nº DOT: Este número refere-se a uma exigência de exportação e identifica o estabelecimento de produção, o tipo de pneu e o período de fabricação;
- Nº de Avarias: Caso o pneu não seja novo no momento de seu cadastro pode-se informar aqui a quantidade de avarias já sofrida por ele;
Informações de Compra:
- Fornecedor: Código e descrição do Fornecedor do pneu;
- Série: Número da série do documento fiscal do fornecedor;
- Nº da Nota Fiscal: Número da nota fiscal do fornecedor através da qual foi adquirido o pneu;
- Data de Emissão NF: Data de emissão da nota fiscal do fornecedor;
- Valor: Valor pelo qual foi adquirido o pneu que está sendo cadastrado;
- Quilometragem Anterior por Vida (Km ou Hora): Nestes campos aparecerão os dados da vida do pneu assim que for feita alguma movimentação do mesmo, ou seja, assim que for lançado o 1º Recape o sistema buscará a quilometragem e lançará no campo específico, conforme exemplo acima.
Para usar corretamente a rotina, é necessário cadastrar no modelo de pneu (Cadastro\Pneus\Modelo de Pneu) a profundidade de sulco recomendada para recape.
Rotina desenvolvida para que, conforme profundidade de sulco para recape, seja disparado uma pendência no sistema de Oficina e com isso, possibilidade na abertura de uma ordem de serviço para o veículo, a vinculação dessa pendência.
O sistema vai gerar a pendência para o pneu onde a profundidade do sulco esteja abaixo do recomendado.
Essa rotina usa como base, o cadastro de estimativa de pneus e o seu objetivo, conforme os parâmetros neles existente, é mostrar como está a situação de cada pneu que compõe o veículo.
Por padrão, o sistema traz o percentual de 10% para o aviso de recape, que neste caso, não é por profundidade de sulco recomendada para recape e sim, o km rodado até então.
Seguindo o exemplo, o sistema vai mostrar em verde os pneus que estiverem com 90% da quilometragem rodada. Em Amarelo o que estiver entre 90 e 100% e em vermelho o que estiver acima da quilometragem de recape.
Dica
Para que essa rotina seja bem utilizada, recomenda-se que dentro da rotina da empresa, o veículo passe pela verificação sempre que possível. Trabalhar com outros percentuais também é recomentado.
Movimentações de Pneus
Aqui veremos todas as rotinas que compõen a movimentação de pneus.
A movimentação de concerto, é usada para informar toda a avaria que tiver no pneu. Cada vez que um pneu passar pela rotina, será necessário informar qual o tipo de avaria que ocorreu com o mesmo. Assim sendo, no pneu, vai apresentar a quantidade de avarias que já ocorreram no pneu.
As avarias mencionadas nessas movimentações, não necessariamente sinalizam que o pneu será sucateado. O pneu só será sucateado, quando for realizado uma movimentação usado a opção de movimentação Sucata.

A movimentação de estoque tem o objetivo de informar quais os pneus que estão em situação de estoque. Quando cadastramos o Pneu e informamos o deposito, automaticamente o pneu já estará no estoque a disposição para movimentação. Se for necessário fazer uma transferência entre depósitos, basta clicar duas vezes sobre a opção “Estoque” informar o pneu e informar o deposito para qual será destinado o pneu.
Todas a movimentações que tiverem como destino o estoque, o sistema gravará uma movimentação com a descrição “Enviado para estoque”. Isso quer dizer por exemplo que quando o pneu está no recape, podemos enviar do local recapadora para estoque, clicando e arrastando até o local estoque, informando o número do pneu, confirmando a operação o processo será realizado.
Movimentação utilizada para informar que o pneu está indo ou retornado do recape. Toda vez que o pneu passa por essa movimentação, automaticamente ele muda de vida, conforme cores definidas para cada cor.
Quando retorna da recapadora, colocamos algumas informações uteis para o sistema como, banda de rodagem e borracha, uma vez que essa informação pode ser totalmente diferente dos dados originais do pneu.
Existe situações que o pneu foi para recape mais que por alguma razão, por exemplo, carcaça danificada, não pode mais ser recapado, nesse caso é necessário selecionar a opção conforme tela abaixo. Quando informamos essa opção, o pneu não muda de vida.
Outra informação importantíssima está relacionada ao fornecedor, documento e o custo. Esse custo será utilizado na rotina de Rateio de pneus para calcular o custo do pneu por Km rodado que ficará gravado na coluna Depr. de Recape.
Dica
É possível colocar avarias no pneu quando o mesmo volta de recape e com isso, o sistema sinaliza que teve mais uma avaria no pneu.
Rotina usada para fazer o descarte dos pneus quando por alguma razão, o mesmo não será mais utilizada nos veículos.
Quando realizamos esse descarte, basicamente precisamos informar dois registros referente ao movimento de Inutilização e Causa de Inutilização do Pneu. O pneu uma vez inutilizado não poderá mais voltar para um veículo, salvo configuração geral que permita isso.
Semelhante a rotina de sucata, uma vez que o pneu foi vendido, não é permitido mais fazer a movimentação do mesmo no sistema, salvo configuração geral que permita isso. Movimentação relativamente simples, mas que aconselhamos a informar o valor de venda, documento e o cliente que comprou o Pneu.
Para usar essa rotina, precisamos utilizar a área de transferência que fica abaixo da representação gráfica do tipo de veículo. Para substituir o pneu que já está instalado, precisamos colocar o mesmo na área de transferência, depois colocar o pneu que será o substituto na posição desejada e o pneu substituído na nova posição.


Checagem do pneu é utilizar para medir a pressão do pneu e a profundidade da banda de rodagem, uma vez que essa profundidade é o parâmetro de referência para que o pneu seja enviado a recapadora para ser reformado e colocando uma nova banda de rodagem.
Dica
Podemos perceber que a rotina de movimentação de pneus, tem muitas possibilidades, sendo assim, faça uma movimentação para cada tipo disponível.
Essa rotina foi criada para que todas as atualizações de hodometro que ocorrerem em diversas rotina do sistema, ficassem em um só local. Módulo e rotina como oficina, lançamento de atividades e controle de entradas e saídas de veículo, atualizam esse cadastro.
A rotina é referência para o rateio de Pneu. O Rateio irá consultor o ultimo KM informado para o veículo no mês anterior e último do mês corrente para saber quanto o veículo rodou no mês.
Além da automação que grava os Hodômetros nessa rotina, tem uma opção que faz a importação dos Hodômetros do lançamento de atividade, por placa e período. Geralmente usando quando o cliente não quer usar essa automação para revisar Hodômetros lançados.
Nota
Sugerimos criar tipo de atualização de Hodômetro diferente para cada rotina. Dessa forma é possível rastrear qual rotina pode ter causado um lançamento de Hodômetro errado.
Rateio de pneus
Fazer um rateio de pneus é uma forma pratica de fazer com que, cada veículo assuma, conforme km rodado com o pneu, o custo do mesmo. Sendo assim, se por alguma razão um pneu foi utilizado por dois veículos, o sistema irá calcular o custo do rateio proporcional ao km que rodou em cada veículo.
Para calcular esse km previsto a fim que seja a base de dados para cálculo, é necessário montar o cadastro de estimativa do pneu (Cadastros\Pneus\Estimativa de vida de Pneus). Esse cadastro tem variação por modelo, dimensão, Centro de custo da frota e desenho de banda de rodagem. Observe ainda que temos as posições em que o pneu pode ser instalado e com isso, ter estatísticas diferentes.
Por último, o Km para recape e o km rodado por vida, desde novo até o quarto recape, totalizado 5 vidas para o pneu.
Para realizar a execução do rateio, basta informar a data inicial e final. Mas antes, é necessário fazer a atualização do Hodômetro, se não estiver fazendo automaticamente.
O sistema vai criar um rateio com código de lote, data inicial e final e data da geração.
Após concluir o rateio, o sistema perguntará se deseja integrar o custo de Pneu ao custo da frota. Essa informação é importante para ser importada, uma vez que essa informação entra na base para o cálculo do custo da frota.
A rotina de rateio divide entre os veículos, o valor do pneu (carcaça e recapes) baseado na proporcionalidade da quilometragem rodada e de cada vida informada ao sistema.
O cálculo do rateio é feito da seguinte forma:
- Valor de Depreciação (rateio) do pneu (carcaça):
- Fórmula: Km Mês * Custo Pneu
- Onde: Km Mês: É a quantidade de quilômetros que o pneu rodou neste mês. É obtida através da diferença da última quilometragem do veículo no mês anterior pela última quilometragem do veículo neste mês.
- Custo do Pneu: É o valor do pneu registrado em seu cadastro dividido pela quilometragem estimada.
- Valor de Depreciação (rateio) do recape:
- Fórmula: km Mês * Custo Pneu
- Onde: km Mês: É a quantidade de quilômetros que o pneu rodou neste mês. É obtida através da diferença da última quilometragem do veículo no mês anterior pela última quilometragem do veículo neste mês.
- Custo do Pneu: É o valor do recape do pneu conforme lançamento na Movimentação de Pneus dividido pela quilometragem estimada.
- Valor de Sucateamento:
- Caso o pneu seja sucateado o valor restante de sua carcaça e recapes será baixado no último veículo em que este pneu esteve.
É aconselhável que esta rotina seja feita todos os meses e para isso é preciso importar o movimento de hodômetros do Custo da Frota. Pois esse sistema é centralizador de informações de quilometragem em função do cálculo da média de combustível, lançamentos de relatórios de viagem, integrações com a Oficina e Almoxarifado. Essa importação é feita na tela de Atualização de Hodômetros. E somente após realizar a atualização dos hodômetros, podemos realizar o rateio de pneus
Guia Dados:
- Número do Rateio: Numeração seqüencial;
- Data Inicial e Final: Período que se deseja que o sistema gere o rateio;
- Data e Hora da Geração: Data e hora em que o rateio que aparece na tela foi efetuado.
Para que os dados do rateio sejam integrados ao sistema de Custo da Frota clique no botão Integra com Custo da Frota
Guia Registros Gerados pelo Rateio, aqui estão os dados que o rateio gerou, como:
- Número do Fogo: Número do pneu;
- Número da Vida: Número da vida que este pneu está;
- Veículo: Número do veículo;
- Início e Fim: Data inicial e final do rateio;
- Hodômetro Início e Fim: Hodômetro do veículo no início e fim do rateio;
- Quilômetros Rodados: Total de quilômetros rodados por este pneu;
- Depreciação Compra: Valor da depreciação de pneus novos (carcaça);
- Depreciação Recape: Valor da depreciação dos recapes.
Mais informações sobre pneus
Nas configurações sobre pneus, temos duas opções de configuração para cálculo da depreciação:
- Quanto mais novo o pneu maior o custo: O sistema busca o valor da compra e divide pela estimativa de vida. Caso o pneu esteja na 1ª vida, a estimativa será a da 1ª vida, se o pneu estiver na 2ª vida a estimativa será a da 2ª vida. O resultado é multiplicado pelo km rodado.
- Linear por toda a vida (Valor de compra / km total estimadas das vidas): O sistema irá realizar o seguinte cálculo:
- Depreciação Compra
Data Compra: 01/10/2006
Valor Compra: R$1.800,00
km Rodada no mês: 9.737km
Estimativa de Vida:
1º) 110.000 km
2º) 100.000 km
3º) 90.000Km
Total: 300.000 km
Custo p/ km = Valor da Compra
Estimativa Total (km)
Custo p/ km = 1.800,00
300.000
Custo p/ km = 0,006
Depreciação Compra = km Rodada no mês X Custo p/ km
Depreciação Compra = 9.737 X 0,006
Depreciação Compra = R$58,422
- Depreciação Recape
Data Recape: 01/03/2007
Valor Recape: R$200,00
Custo p/ km = Valor Recape
km Estimativa Vida
Custo p/ km = 200,00
100.000
Custo p/ km = 0,002
Depreciação Recape = km Rodada no mês X Custo p/ km
Depreciação Recape = 9.737 X 0,002
Depreciação Recape = R$19,474
Exemplo 1:
Na 1º vida do pneu, ocorre a Perda Total com 98.000 km rodados.
km PT = 98.000 km
km Faltante = Kmtotal – Kmpt
km Faltante = 300.000 – 98.000
km Faltante = 202.000 km
Depreciação Compra Restante = km Faltante X Custo p/ km
Depreciação Compra Restante = 202.000 X 0,006
Depreciação Compra Restante = R$1.212,00
Exemplo 2:
Além da Depreciação de Carcaça tem o Valor de Depreciação faltante daquele recape.
km PT = 150.000 km
Depreciação Recape Restante = km Estimativa 2º Vida - (Kmpt - km Estimativa 1º Vida) X Custo p/ Km
Depreciação Recape Restante = 100.000 – (150.000 – 110.000) X 0,002
Depreciação Recape Restante = 60.000 X 0,002
Depreciação Recape Restante = R$120,00
- Depreciação Compra
É possível inserir mais de um eixo para os veículos na consulta de pneus para isto utilize o módulo GFV em versão 3.22.00.
Os locais onde é possível marcar mais eixos são:
- Em Saídas > Pneus > Consultas > Movimentações de Pneus, no quadro posição dos Pneus a Listar.
- Em Saídas > Pneus > Consulta > Cadastro de Pneus (Consulta de Pneus), no quadro posição dos Pneus a Listar.
- Em Movimentações > Pneus > Movimentações de Pneus, através do botão Consulta, é aberto a tela de Consulta de Movimentações de pneus, onde também é possível marcar os eixos no quadro posição dos Pneus a Listar.
Essa rotina foi criada para que todas as atualizações de hodometro que ocorrerem em diversas rotina do sistema, ficassem em um só local. Módulo e rotina como oficina, lançamento de atividades e controle de entradas e saídas de veículo, atualizam esse cadastro.
A rotina é referência para o rateio de Pneu. O Rateio irá consultor o ultimo KM informado para o veículo no mês anterior e último do mês corrente para saber quanto o veículo rodou no mês.
Além da automação que grava os Hodômetros nessa rotina, tem uma opção que faz a importação dos Hodômetros do lançamento de atividade, por placa e período. Geralmente usando quando o cliente não quer usar essa automação para revisar Hodômetros lançados.
Dica
Sugerimos criar tipo de atualização de Hodômetro diferente para cada rotina. Dessa forma é possível rastrear qual rotina pode ter causado um lançamento de Hodômetro errado.
Após a geração do rateio, podemos tirar o relatório Rateio de Custo com Pneus, onde podemos verificar os resultados do rateio.
Para que possamos verificar se o rateio foi gerado corretamente, podemos tirar um relatório no CFR de Consumo de Combustível por Veículo. Com este relatório podemos verificar se o km rodado do veículo é o mesmo do Rateio deste mesmo veículo.
Utilizamos três sistemas de codificação para as dimensões dos pneus.
- Sistema polegadas-polegadas: Tradicionalmente usado nos pneus diagonais este sistema é também usado em alguns pneus radiais para caminhões e ônibus. Nestes pneus a marcação lateral é do tipo L.LL-DD onde:
- L.LL - é a medida da largura do pneu, em polegadas;
- DD - é a medida do diâmetro da roda, em polegadas.
Nota: Nos pneus radiais que utilizam este sistema de codificação existe um "R" antes do "DD" que indica o diâmetro da roda. A medida da altura do flanco não é explicitada neste sistema de codificação, mas será de 100% da largura do pneu quando esta for um número inteiro ou múltiplo de um quarto de polegada. Como exemplos de marcação lateral deste sistema temos: - 9.00-20 - Pneu para uso em caminhões e ônibus. Este pneu possui largura de 9 polegadas (229 mm) e é montado em rodas de 20 polegadas. A altura do flanco também é de 229 milímetros (100% da largura).
- 5.90-15 - Pneu original do Fusca. Este pneu possui 150 mm de largura, e serve em rodas de 15 polegadas. A altura do flanco é diferente de 100% da largura, visto que 5.90 não é número inteiro nem múltiplo de um quarto.
- Sistema milímetros/percentagem-polegadas: Os pneus radiais para automóveis e os pneus para caminhões e ônibus do tipo "sem câmara", possuem normalmente uma marcação lateral do tipo xxx/yy Rdd. Esta marcação identifica as medidas do pneu:
- xxx define a largura do pneu em milímetros.
- yy define a relação entre a altura e a largura do pneu, em percentagem.
- (yy= ALTURA X 100)LARGURA
- R é uma letra que define o tipo de pneu (R=Radial).
- dd é o diâmetro da jante(Pt) / aro ou roda (Br) correspondente em polegadas.
Como exemplos de marcação lateral deste sistema temos:
- 205/55 R16 - Pneu para uso em automóveis. Este pneu possui 205 mm de largura, 55 % destes 205 mm de altura (113 mm) e serve em jantes de 16 polegadas.
- 295/80 R22,5 - Pneu para uso em caminhões e ônibus. Este pneu possui largura de 295 mm, altura do flanco de aproximadamente 236 mm (80% de 295 mm) e é montado em rodas de 22,5 polegadas, sem câmara de ar.
Fonte: www.alapa.com.br
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