Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

CarregaAbrUsuTabela

A idéia desta função é fornecer um recurso para que seja possível aplicar, através dos parâmetros passados a ela, abrangências de usuário que serão utilizadas em tabelas do sistema, inclusive para tabelas de usuário.

Sintaxe: CarregaAbrUsuTabela(Alfa aTabela, Alfa aNomCam, Numero aCond, Alfa aSobrepoeAbr, Alfa aValorAbr);

Parâmetros:

Nome Tipo Descrição
aTabela Alfanumérica Tabela à qual deve ser carregada a abrangência.
aNomCam Alfanumérica Nome do campo ao qual a abrangência deve ser aplicada. Pode ser qualquer campo de qualquer tabela, inclusive campos de usuário. A única restrição é que os campos aqui informados deverão ser do tipo Inteiro ou alfa. Não será aplicada abrangência para campos do tipo data, imagem e com valores decimais.
aCond Numérica Indica em qual condição a abrangência informada deverá ser aplicada.
aSobrepoeAbr Alfanumérica Indica se a abrangência informada deverá sobrepor a abrangência que já pode estar carregada em memória. Isto é útil quando for necessário restringir somente um tipo de abrangência, descartando-se a abrangência que está atualmente cadastrada para os usuários.
aValorAbr Alfanumérica O valor que deverá ser aplicado na abrangência. Os valores informados deverão estas dispostos da mesma maneira como são cadastrados na tela de "Cadastro de Abrangências". Caso seja passado um valor ou abrangência inválida, uma mensagem de erro será retornada e a regra será cancelada. Esta função retorna 1 quando a abrangência foi carregada com sucesso para a memória e zero quando não houve a carga.

Tipo de Retorno: Esta função retorna 1 quando a abrangência foi carregada com sucesso para a memória e zero quando não houve a carga.

Exemplo: A função descrita anteriormente permite que o cliente possa aplicar em uma tabela uma abrangência que é específica para uma determinada tela. No caso, estamos falando da abrangência 15 - "Locais para Consulta". Esta abrangência somente vale para a tela de Gerenciamento de Horários, mas com a variável e função de programador aqui descritas, esta mesma abrangência pode ser carregada em memória para ser utilizada em uma tabela do sistema.

/* Esta regra recupera as abrangências do tipo 15 - "Locais para Consulta" e aplica estas abrangências em memória para serem utilizadas na tabela de usuário "USU_Tabela", já que o tipo 15 de abrangência somente é valido para a tela de Gerenciamento de Horários. Desta forma, é possível carregar este tipo de abrangência para qualquer tabela, de acordo com a necessidade do cliente. */

 

Definir Alfa xValAbr;

 

@ Busca a abrangência do tipo 15 para o usuário ativo @

RetornaAbrUsu("RH", 15, CodUsu, 0, 1, "NumLoc", xValAbr);

 

@ Seta para a memória abrangência retornada para que possa ser utilizada na tabela @

CarregaAbrUsuTabela("USU_Tabela","NumLoc", 1, "N", xValAbr);

Depois de utilizar a função de abrangência para uma tabela, é muito importante que a abrangência seja retornada para a condição inicial, conforme a regra abaixo, que está carregando novamente a abrangência de colaborador para a memória, descartando o que havia sido feito na regra anterior:

/* Esta regra recupera as abrangências do tipo 1 - "Colaboradores" e aplica estas abrangências em memória para que sejam descartadas as abrangências aplicadas anteriormente. */

 

Definir Alfa xValAbr;

 

@ Busca a abrangência do tipo 15 para o usuário ativo @

RetornaAbrUsu("RH", 1, CodUsu, 0, 1, "NumLoc", xValAbr);

 

@ Seta para a memória abrangência retornada @

CarregaAbrUsuTabela("USU_Tabela","NumLoc", 1, "N", xValAbr);

Utilização: Todas as regras.

Observação:

Disponível para os módulos: Todos os módulos do Gestão de Pessoas | HCM.

Este artigo ajudou você?