Históricos e programações
O Gestão do Ponto não recebe mais evoluções, portanto, não recebe novidades e implementações. A Senior ainda faz os processos de evolução no Gestão do Ponto Nova Interface, para ter as últimas novidades, atualize sua versão.
Exibe os históricos e programações ao usuário, de acordo com a sua permissão de acesso, além de permitir realizar a sua edição: adicionar, excluir e editar.
As ações são feitas a partir do botão Adicionar.
Os tipos existentes são
- Históricos: Afastamentos, Anotações e Históricos de escala.
- Programações: Autorização de hora extra, Autorização de Saída, Compensação, Ponte, Projeção de Horário, Sobreaviso, Troca de Escala e Troca de Horário.
Históricos
Permite apresentar e editar as informações do histórico do acerto de ponto, de acordo com o período selecionado.
Permite informar os afastamentos dos colaboradores, incluir datas de previsão de término do afastamento, facilitando o controle dos colaboradores que estão afastados. É através das informações armazenadas que são consultados os períodos de afastamentos, com reflexo em férias, 13º salário, rescisões e outros.
Ao cadastrar um afastamento com os seguintes tipos situações, os campos Código do Atendente, Nome do Atendente, Órgão de Classe, Registro Conselho Profissional, UF Conselho Profissional, CID e Subgrupo CID ficam habilitados para preenchimento:
- 10 - Licença Remunerada p/Colaborador;
- 14 - Licença Médica (pagto. Empresa);
Estes campos também estão disponíveis quando o campo Motivo eSocial na tela Situações (FR010SIT), em Tabelas > Situações > Cadastro, guia eSocial, no módulo Controle de Ponto e Refeitório, estiver com a opção "1 - Acidente/Doença do trabalho" ou "3 – Acidente/Doença não relacionada ao trabalho".
Observação
É obrigatório o preenchimento dos campos Situação e Início.
Ao selecionar a caixa de seleção O dia inteiro, é considerado o dia inteiro de afastamento no período informado, não sendo necessário detalhar a hora de início e término.
O campo CID apenas está habilitado quando Controla Nexo Epidemiológico estiver como "Sim" na tela de Assinalamentos Diversos (FR000ASS), em Diversos > Assinalamentos, do módulo Controle de Ponto e Refeitório.
Sem permissão para afastamento
O sistema não permite incluir ou alterar afastamentos com a situação "11-Licença paternidade" para colaboradores do sexo feminino.
Sobreposição
Não é possível realizar alteração ou inclusão de um afastamento, caso esteja sobrepondo um já existente.
Para os históricos de afastamento gerados por uma penalidade de incidente do ponto, o colaborador não tem permissão para remover ou alterar o histórico. No caso do gestor, é apresentado uma tela solicitando a confirmação da remoção/alteração.
São cadastradas anotações pelo gestor e colaborador onde são descritas situações que não se encaixam em outro histórico/programação, por exemplo justificar horas faltas que não possuam atestado ou declaração de comparecimento.
Observação
É obrigatório o preenchimento dos campos Data e Descrição.
Para realizar a anotação, a data deve ser maior ou igual à data de admissão do colaborador e menor ou igual à data de demissão.
Para os históricos de anotação gerados por uma penalidade de incidente do ponto, o colaborador não tem permissão para remover ou alterar o histórico. No caso do gestor, é apresentado uma tela solicitando a confirmação da remoção/alteração.
Este histórico determina a rotina de trabalho do colaborador, com a inclusão de um registro para cada período contínuo selecionado e o preenchimento da data de cada histórico. É obrigatório o preenchimento dos campos Data da alteração e Nova escala.
Visualizar revezamento
Consulte o revezamento da escala. Habilitado somente quando os campos obrigatórios estiverem informados. Ao selecionar uma nova turma na tela em que é aberta, o campo Nova turma é atualizado.
Observação
O campo Nova turma apenas está habilitado quando o tipo da escala for "P - Permanente", "B - Busca Automática" ou "G - Geração Automática".
Para realizar o histórico da escala, a data deve ser maior ou igual a data de admissão do colaborador e menor ou igual à data de demissão.
O histórico de escala não é finalizado quando:
- Ao incluir, quando o histórico do posto de trabalho na data base estiver com uma característica de escala e/ou turma de intervalo diferente;
- Ao excluir, quando o histórico do posto de trabalho atual estiver com uma característica de escala e/ou turma de intervalo diferente do histórico de escala imediatamente anterior.
Programações
As programações são utilizadas para realizar alterações no horário de trabalho padrão do colaborador.
Não é possível incluir mais de uma programação no mesmo intervalo de tempo. Esta consistência é executada na inclusão e alteração e para todas as programações que possuem data inicial e final.
Permissão de acesso
- Ações de acerto: para que essa programação esteja disponível nas ações de acerto, confirme a sua permissão no módulo Controle de Ponto e Refeitório, em Diversos > Usuários > Central de Segurança, na guia Perspectivas, em Apuração > Cadastros (caixa de seleção Acesso Permitido).
As novas programações serão apresentadas quando o campo Permitir Acesso Novos Itens de Menu, da tela Assinalamentos de Usuários (FR000AUS), em Diversos > Usuários > Assinalamentos, estiver com a opção "S – Sim". Caso desejar que uma determinada programação nova não seja exibida para um usuário ou grupo, acesse a Central de Segurança e remova o acesso permitido a esta programação - Consultar e editar: para que somente alguns recursos estejam disponíveis (consultar, alterar, inserir e/ou excluir), acesse o módulo Controle de Ponto e Refeitório, em Diversos > Usuários > Permissão de Telas, e defina a sua permissão por usuário/grupo;
- Executar método: para executar algum método, via regra, que é responsável por manipular dados de alguma tela, é necessário ter apenas a permissão de tela, ou seja, sem o acesso a perspectiva. Por exemplo, incluirAutorizacaoSaida().
É utilizada quando as normas da empresa estabelecem que as horas extras necessitam ser autorizadas por algum nível de chefia da empresa.
Para que as programações de autorização de horas extras tenham validade no cálculo de apuração é necessário que no cadastro da filial esteja assinalado "S" no campo Autorização de Hora Extra.
É obrigatório o preenchimentos dos campos Data inicial, Hora inicial, Data final e Hora final.
Autoriza o colaborador, em determinada data, ausentar-se da empresa antes do término da sua jornada de trabalho diária.
Não é possível cadastrar uma programação em um período no qual o colaborador está afastado. Para efetuar esta consistência, são consideradas tanto a data quanto a hora inicial e final da programação.
É obrigatório o preenchimentos dos campos Data, Hora inicial e Situação.
Permite especificar uma data inicial e uma data final para que as horas positivas ou negativas, apuradas dentro de um determinado período, sejam compensadas. Isto proporciona a empresa uma melhor organização dos colaboradores disponíveis, pois assim, é possível fazer programações de acordo com os picos de produção.
Observação
É obrigatório o preenchimentos dos campos Tipo, Data inicial e Situação.
Os campos Tipo da compensação e Período apresentam valor padrão, sendo eles: "1 - Extras para Compensação" e "1 - Qualquer Parte do Expediente", respectivamente.
Interjornada
É baseada somente no primeiro dia da compensação quando não houver o primeiro dia da compensação:
- Para programações com Tipo da compensação: 1 - Extras e Período: 6 - Início do Expediente Antecipando o Horário. Desta maneira, são considerados todos os dias entre a data inicial e final da compensação, analisando a interjornada entre o horário deste dia e do anterior, considerando as horas da programação.
- Para programações com Tipo da compensação: 1 - Extras e Período: 7 - Final do Expediente Prorrogando o Horário. Nesta situação são considerados todos os dias entre a data inicial e final da compensação, verificando a interjornada entre o horário deste dia e do posterior, considerando as horas da programação.
O colaborador possui o horário 001 - 08:00 às 18:00 todos os dias. No dia 10/05 possui o horário 002 - 10:00 às 20:00.
O colaborador cria uma programação tipo 6 dos dia 08 ao dia 12, de 02:00. Neste caso quando o sistema consistir o dia 11/05, considerando a programação (06:00) com a hora final do horário do dia 10 (20:00) deverá mostrar mensagem de interjornada, pois a diferença de horas entre 20:00 e 06:00 será de 10 horas.
Realiza a troca o horário de um dia pelo horário, do outro dia. Normalmente é utilizado quando o colaborador quer trabalhar no feriado para realizar a folga em um dia útil.
Observação
É obrigatório o preenchimento dos campos Data horário 1 e Data horário 2.
As informações dos campos devem ser maiores que a data de admissão do colaborador e menores que o desligamento.
Realizar interjornada;
Data horário 2deve ser maior que a Data horário 1.
A projeção de horário é utilizada para projetar as tolerâncias de um horário em um dia de folga, sendo assim, auxiliando no cálculo das horas extras no dia de folga. Ela permite aplicar as tolerâncias de um horário no dia de folga.
Observação
A ordem para verificar a projeção é: 1º Programação e 2º Escala.
Com exceção do campo Data final, os demais tem seu preenchimento obrigatório.
O campo Horário da projeção apenas é habilitado, e obrigatório, se o campo Tipo de projeção for igual a "4 - Projetar conforme horário indicado".
Projeção pela Programação e Escala
- Cancelar projeção da escala: caso exista uma projeção de horário na escala, cancela sua utilização na projeção (Exclusivo da Programação);
- Não projetar: não possui projeção de horário na escala (Exclusivo da Escala);
- Projetar conforme horário anterior: retrocede até encontrar um dia com horário previsto e que seja diferente de Horário Especial (no máximo 10 dias, considerando o horário previsto no dia, as programações de troca de escala, horário e ponte). Caso o horário previsto no dia for o da escala e ela estiver com busca automática no dia, é considerado o horário base;
- Projetar conforme horário posterior: procura um dia com horário previsto e que seja diferente do Horário Especial (no máximo 10 dias). É realizada a busca pelo horário previsto no dia, considerando as programações de troca de escala, horário e ponte;
- Projetar conforme horário indicado: cria uma projeção de horário conforme horário cadastrado na programação (exclusivo da programação).
Permite o cadastro de um período em que se esteve ou estará em sobreaviso.
Observação
Com exceção do campo Observação, os demais tem seu preenchimento obrigatório.
Não é possível realizar sobreposição de período para o mesmo colaborador.
Sem permissão para realizar interjornada.
Pode-se informar apenas horário e a situação que estejam na abrangência de acerto da apuração.
Contínuo
Define como serão consideradas as horas de sobreaviso quando o período informado possuir mais de um dia, conforme abaixo:
- Marcado: considera-se como sobreaviso as horas desde a data e hora inicial, até a data e hora final;
- Desmarcado: considera-se como sobreaviso o intervalo da hora inicial até a hora final de todos os dias do período informado.
Quando a programação for contínua e a Data iniciale Data final forem iguais, a Hora final deve ser maior que a Hora inicial.
São programadas as trocas de escala dos colaboradores, válidas para um dia. No caso de vários dias, pode-se realizar um histórico de escala.
Não é possível incluir, alterar ou excluir uma programação em que a escala não esteja na abrangência especial de escalas do usuário, apenas visualizar a programação.
Nota
É obrigatório o preenchimento dos campos Data inicial, Escala e Turma, sendo que: O campo Turma é obrigatório somente quando a Escala for do tipo "Permanente" ou "Busca Automática".
O campo Turma de Intervalo não deve ser informado quando a Escala for do tipo "Geração Automática".
Visualizar revezamento
Consulte o revezamento da escala. Habilitado somente quando os campos Data inicial e Escala estiverem informados. Ao selecionar uma nova turma na tela em que é aberta, o campo Turma é atualizado.
Interjornada
É realizada na inclusão/alteração das trocas de escalas, porém não é realizado quando a diferença de horas entre o horário previsto de dois dias consecutivos for menor que 11 horas.
É feito nas seguintes situações:
- Entre o horário do dia anterior a data inicial da troca e o horário da data final da troca;
- Entre o horário da data final da troca e o horário do dia posterior a data final da troca, mas somente se a data final for informada.
É necessário considerar o novo horário para realizar a interjornada.
Possibilita realizar as trocas de horários dos colaboradores, válidas para um dia. No caso de vários dias, pode-se realizar um histórico de escala.
Com exceção do campo Intervalo, os demais tem seu preenchimento obrigatório.
Intervalo
- Não é possível informar intervalo de horário para um Horário Especial;
- O intervalo deve estar dentro do horário informado na troca.
Interjornada
Pode ser realizada na inclusão/alteração das trocas de horário. Porém, não é permitido que a diferença de horas entre o horário previsto de dois consecutivos seja menor que 11 horas.
É feito nas seguintes situações:
- Entre o horário do dia anterior a data e o horário da troca;
- Entre o horário da data da troca e o horário do dia posterior a data da troca.
É necessário considerar o novo horário para realizar a interjornada.
Para visualizar os históricos e programações presentes no período selecionado, antes de realizar alguma edição, basta acessar a tela Históricos e Programações.