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Banco de horas

O Gestão do Ponto não recebe mais evoluções, portanto, não recebe novidades e implementações. A Senior ainda faz os processos de evolução no Gestão do Ponto Nova Interface, para ter as últimas novidades, atualize sua versão.

Período

Crédito e Débito

Possui prazo p/ compensação
Indique se o banco possui prazo para que as horas sejam compensadas.

Tipo/Qtde
Indique como deve ser feito o cálculo da data de vencimento de cada lançamento no banco. Também é possível determinar a quantidade de tempo para o cálculo da data de vencimento do lançamento, conforme o Tipo.

Fechamento
Influencia no cálculo da data de vencimento dos lançamentos realizando o ajuste da data de vencimento.

Limites

Nota

Os limites Diário, Semanal e Mensal utilizam o parâmetro Verifica limite para o cálculo das horas no dia.

Recomendações:

Fechamento Semanal

Fechamento pelo DSR da escala/Dia
Indique se o dia de fechamento da semana é pelo DSR da escala do colaborador ou por dia fixo.

Fechamento Mensal

Fechamento mensal Tipo/Dia
Indique como deve ser o dia de fechamento do mês. É utilizado para calcular a data de vencimento do lançamento quando o campo Fechamento para débito ou crédito estiver informado.

Os tipos são:

Importante

Para fechamentos do tipo "D - Dia Fixo", o mesmo será considerado pelo período da competência (folha) e não pelo período da apuração (ponto).

Situações

Para Crédito e Débito:

Situação
Situação no banco de horas.

% Banco
Indique o percentual de conversão das horas para o banco. O padrão é 100%. Este parâmetro é utilizado quando uma determinada situação é gerada na apuração.

% Evento
É utilizado no fechamento do banco ao gerar os eventos. Indique o percentual de conversão para evento.

Nota

Como existem várias situações cadastradas com valores e percentuais diferentes para eventos, o sistema realiza o cálculo para conversão das horas em cima de cada lançamento e não do montante final.

Ordem Compensação
Indique a ordem em que as situações devem ser compensadas. Quando este campo estiver vazio para todas as situações, o sistema faz a compensação do lançamento ordenada pelo código da situação de forma crescente.

Ordem Fechamento
Indique a ordem em que as situações devem ser consideradas ao realizar um fechamento do banco.

Tabela
Indique a tabela que deve ser gerada quando a situação for paga ou descontada.

Evento
Indique o evento em que deve ser gerado quando a situação for paga ou descontada.

Abrangência

Os parâmetros de abrangência do banco de horas são utilizados para gerar automaticamente as contas do banco de horas para colaboradores que são admitidos. Este procedimento é feito no módulo de Controle de Ponto e Refeitório.

Na admissão de um colaborador, o sistema verifica em qual banco de horas o colaborador se encaixa na abrangência e então inclui uma conta para o colaborador no banco de horas.

Definições

Tipo da compensação
Indique como deve ser feita a compensação dos lançamentos:

Verifica limite
Utilizado para verificar o limite do banco de horas. Opções:

Calcular estouro do banco
Indique como deve ser verificado o limite do banco:

Importante

Quando o campo Calcular estouro do banco estiver com os tipos "2 – No fechamento" ou "3 – No fechamento com dedução de estouro" o sistema não gera estouro, gera somente lançamento de fechamento (origem G) no dia de fechamento do mês.

Calcular estouro mensal
Indique como deve ser verificado o limite mensal.

Importante

Quando o banco de horas estiver com as parametrizações:

Poderá ocorrer um estouro em um período e ele não ser gerado no fechamento. Com isto, o lançamento pode não ser gerado quando não houver lançamentos a compensar do tipo G - Gerado.

Situação de crédito para transferência
Informe a situação utilizada no destino das horas para transferência de filial com migração do banco de horas e o saldo de horas positivo.

Situação de débito para transferência
Informe a situação utilizada no destino das horas para transferência de filial com migração do banco de horas e o saldo de horas negativo.

Calcular Fechamento
Permite desabilitar o fechamento padrão do banco. Quando esta caixa de seleção está desmarcada, o sistema não gera nenhum lançamento da rotina de geração de eventos, inclusive o estouro. Normalmente utilizada quando é necessário realizar o fechamento de forma customizada, através do ponto de regra.

Prorrogar os afastamentos
Permite prorrogar os lançamentos para colaboradores afastados. Assim, quando o colaborador estiver afastado na situação de prorrogação, em datas de fechamento do banco, a data de compensação do lançamento é prorrogada por um ciclo, dependendo do tipo de fechamento do banco: diário, semanal, mensal ou por período.

Para ocorrer a prorrogação é necessário parametrizar na tela Situações (FR010SIT), em Tabelas > Situações > Cadastro, no módulo Controle de Ponto e Refeitório, o campo Prorrogar banco de horas, indicando as situações que prorrogam os lançamentos quando o colaborador estiver afastado.

Considerar primeiro fechamento na prorrogação
Considerar o primeiro mês de fechamento para o cálculo da prorrogação da data limite de compensação. Somente está habilitado a caixa de seleção Prorrogar os afastamentos estiver assinalada.

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