Cadastro do banco de horas
Para cadastrar o banco de horas, é necessário o entendimento do acordo determinado entre a empresa e o sindicato dos colaboradores, pois é ele que determinará o formato de cadastramento. No Gestão do Ponto é possível definir limites máximos dos créditos de banco de horas em dias de trabalho, folga, indicando ainda limites por dia, mês ou período.
O banco de horas permite o controle das horas realizadas no banco por período, como por exemplo:
- As horas realizadas no período possuem dois meses para serem compensadas, do contrário serão gerados os eventos de pagamento/desconto para a folha de pagamento. Neste exemplo, caso o colaborador tenha feito um crédito de banco no dia 10/01/2017, o seu limite para compensação é 10/03/2017. Se o fechamento do ponto é em 15/03/2017, no momento da integração serão gerados os eventos de pagamento do banco.
- Outro tratamento é não efetuar este fechamento por período, mas sim, determinar uma data fixa para fechamento, o que é muito comum para os bancos de horas anuais, por exemplo.
Para gravar as situações no banco de horas, a empresa poderá parametrizar conforme exemplos abaixo:
- Exemplo 1: o colaborador realizou 1:00 Hora Extra 50% e 01:00 Hora Extra 100%. Nesse caso, podemos parametrizar o banco para gravar respectivamente 1:00 Crédito de 50% + 1:00 Crédito de 100%, totalizando 02:00hs. Neste formato, devemos definir a ordem para compensação dessas horas, como, por exemplo, em caso de falta descontar das horas de 100% e depois 50%.
- Exemplo 2: o colaborador realizou 1:00 Hora Extra 50% e 01:00 Hora Extra 100%. Nesse caso, podemos parametrizar o banco para gravar respectivamente 1:30 Crédito de 50% + 2:00 Crédito de 100%, totalizando 03:30hs. Este formato é o mais comum, pois no momento da compensação não é necessário controlar a ordem das situações, tendo em vista que o saldo já está sendo armazenado convertido.
Observação
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O que você precisa fazer:
Inserir um banco de horas
Para inserir um banco de horas, tanto crédito quanto débito, basta acessar Banco de horas > Cadastro e pressionar o botão para incluir um novo banco, localizado acima da listagem dos bancos já existentes. Em seguida, informar o Código e a Descrição para este novo banco de horas e preencher com as informações, em cada guia correspondente a funcionalidade do banco:
- Informe uma Data inicial do banco de horas;
- Indique se o banco possui prazo para que as horas sejam compensadas e como deve ser feito o cálculo da data de vencimento de cada lançamento no banco;
- Selecione, no campo Tipo, uma compensação que corresponde ao cálculo da data de vencimento de cada lançamento no banco de horas;
- De acordo com esse tipo de compensação selecionado, informe no campo Tempo, a quantidade de tempo para o cálculo da data de vencimento do lançamento;
- Em Fechamento indique como será o fechamento dos lançamentos do banco de horas, que influenciará no cálculo da data de vencimento dos lançamentos;
- Defina os limites, os quais podem ser diário (na folga, trabalho + extra), semanal, mensal e do banco:
- diário: limite de horas no dia;
- diário na folga: limite diário de horas em dias de folga (disponível somente para Crédito);
- diário (trabalho + extras): limite diário de horas considerando as horas de trabalho previstas e extras no dia (disponível somente para Crédito);
- semanal: limite de horas realizadas dentro de uma semana, através do saldo da semana. Para saber o dia de fechamento da semana, verifique o dia do fechamento pelo DSR da escala;
- mensal: limite de horas realizadas dentro do mês, através do saldo do mês. Para saber o dia de fechamento do mês, verifique o dia do fechamento mensal;
- do banco: limite de horas para o banco de horas, através do saldo do banco.
Para o cálculo das horas no dia, os limites diário, semanal e mensal utilizam o parâmetro Verificar Limite da guia Definições;
- Indique como será o fechamento dos lançamentos do banco de horas. Se o fechamento for semanal, defina se será pelo DSR da escala e em que dia da semana ocorrerá o fechamento. Se o fechamento for mensal, defina qual é o tipo e dia de fechamento:
- "C - Competência": ocorre no último dia do mês;
- "D - Dia Fixo": é necessário informar o dia de fechamento;
- "F - Período de folha": ocorre conforme o período de folha do código de cálculo;
- "P - Período de ponto": ocorre conforme o período de ponto do código de cálculo.
Defina as situações que serão consideradas no banco de horas para crédito e débito. Em cada situação identifique: o percentual de conversão das horas para o banco, percentual de conversão para evento, a ordem em que a situação deve ser compensada, ordem para o fechamento do banco de horas, a tabela de eventos e o evento a ser gerado quando a situação for paga ou descontada.
Orientações para preenchimento:
- Clique em Adicionar para incluir uma situação de crédito ou débito;
- Informe o Percentual para banco (%). Padrão utilizado: 100%;
- Se desejar utilizar o percentual de conversão das horas no fechamento do banco ao gerar os eventos, informe um valor no campo Percentual para evento (%);
Observação
Como existem várias situações cadastradas com valores e percentuais diferentes para eventos, o sistema realiza o cálculo para conversão das horas em cima de cada lançamento, e não do montante final.
- Informe a Ordem de compensação em que as situações devem ser compensadas. Quando este campo estiver vazio para todas as situações, o sistema faz a compensação do lançamento ordenada pelo código da situação de forma crescente;
- Informe a Ordem de fechamento em que as situações devem ser consideradas ao realizar um fechamento do banco. Por exemplo, em situações de crédito para priorizar o pagamento das situações de maior valor;
- Por último, determine a tabela e o evento que devem ser gerados quando a situação for paga ou descontada.
Defina uma situação de crédito ou débito para transferência, que será utilizada no destino das horas para transferência de filial com migração do banco de horas e o saldo de horas positivo ou negativo.
Banco de horas: "100"
Situação de crédito para transferência: "500"
Situação de débito para transferência: "600"
Ao realizar uma transferência de filial com migração do banco de horas para o banco de horas de código 100, o sistema irá transferir o saldo do banco de origem para a situação 500 (saldo positivo) ou 600 (saldo negativo).
Informe como deve ser feita a compensação dos lançamentos considerando o dia/situação ou período/situação/dia. Além disso, defina como será verificado o limite do banco de horas, estouro das horas (do limite do banco e mensal) entre outros parâmetros:
- Determine o Tipo da compensação dos lançamentos, considerando que:
- "1 - Dia/Situação": o sistema realiza a compensação na ordem de data, compensação (se existir) e situação;
- "2 - Período/Situação/Dia": realiza a compensação considerando o período do banco, conforme o dia do fechamento mensal e na seguinte ordem: período, ordem da situação (se existir) e situação.
- Em Verificar Limite, informe como será feita essa verificação:
- "C - Somente Total": considera o limite de forma independente, verificando os lançamentos existentes somente para crédito ou somente débito;
- "D - Diferença (Crédito - Débito)": verifica os limites descontando as horas positivas das negativas e vice-versa. Se o saldo for positivo, verifica o limite de crédito. Caso contrário, verifica o limite de débito.
- Para Calcular estouro do banco informe como deve ser verificado o limite do banco ao calcular esse estouro:
- "1 - Quando ocorrer": verifica o limite do banco no momento que ocorre. Assim, o saldo do banco não excederá o limite. Caso exceder o limite o banco irá gerar um estouro com o valor excedido;
- "2 - No fechamento": verifica o limite somente no fechamento do banco. O limite do banco poderá ser excedido durante o mês;
- "3 - No fechamento com dedução de estouro": semelhante ao segundo item, mas com a diferença que desconta as horas vencidas das horas de estouro.
Quando for definido o tipo "2 – No fechamento" ou "3 – No fechamento com dedução de estouro", o sistema não gera estouro. Gera somente lançamento de fechamento (origem G) no dia de fechamento do mês.
- Para Calcular estouro mensal, indique como verificar o limite mensal:
- "1 - Quando ocorrer": verifica o limite mensal no momento que ocorre. Assim, o saldo do mês não excederá o limite, caso exceder o limite, o banco irá gerar um estouro com o valor excedido;
- "2 - No fechamento": verifica o limite somente no fechamento do banco. O limite mensal poderá ser excedido durante o mês.
Quando o banco de horas estiver com as parametrizações de limite mensal, a verificação do limite definido por "C - Somente Total" e o cálculo do estouro mensal for no fechamento, poderá ocorrer um estouro em um período e ele não ser gerado no fechamento.
Com isto, o lançamento pode não ser gerado quando não houver lançamentos a compensar do tipo G - Gerado.
Após informar as parametrizações obrigatórias descritas acima, determine como será o comportamento de:
- Calcular fechamento: desmarque para desabilitar o fechamento padrão do banco. Desta maneira, o sistema não gera nenhum lançamento da rotina de geração de eventos, inclusive o estouro. Normalmente é utilizada quando é necessário realizar o fechamento de forma customizada, através do ponto de regra;
- Prorrogar os afastamentos: prorrogue os lançamentos para colaboradores afastados. Assim, quando o colaborador estiver afastado na situação de prorrogação, em datas de fechamento do banco, a data de compensação do lançamento é prorrogada por um ciclo, dependendo do tipo de fechamento do banco: diário, semanal, mensal ou por período;
- Considerar primeiro fechamento na prorrogação: assinale essa caixa de seleção para que seja considerado o primeiro mês de fechamento para o cálculo da prorrogação da data limite de compensação. Somente é possível determinar esta função, se a caixa de seleção Prorrogar os afastamentos estiver assinalada.
- Tempo de Prorrogação: o tempo para prorrogação deve ser informado. Aqui é possível informar as opções 1 - Um período ou 2 - Um mês.
Opção 1 - Um período: quando esta opção for utilizada, o sistema irá prorrogar o tempo do banco de horas em um ciclo, de acordo com o período utilizado pela empresa. A opção 1 - Um período já vem preenchida por padrão no sistema, e pode ser alterada manualmente em caso de necessidade.
1 - Um período: o colaborador ficou afastado por três meses e o período de fechamento do banco de horas da empresa é de 6 (seis) em 6 (seis) meses, o banco será prorrogado em mais 6 (seis) meses. Portanto, inicialmente, se o banco teria data de fechamento para dia 20/06, sua data passa a ser 20/12.
Opção 2 - Um mês: em caso de afastamento na data de fechamento do banco de horas, o banco será prorrogado apenas em um mês.
2 - Um mês: se o colaborador ficou afastado na data de fechamento do banco de horas que encerra o ciclo de vigência, o banco será prorrogado em mais 1 (um) mês. Desta forma, se o banco teria data de fechamento no mês 06, terá o fechamento então, no mês 07.
- Verificar afastamentos para prorrogação: é possível configurar quando que a verificação dos afastamentos será realizada. Informando a opção 1 - Somente no Fechamento, o sistema somente irá verificar os afastamentos quando estiver realizando o fechamento do banco de horas e, posteriormente, irá realizar a prorrogação de acordo com a informação cadastrada no campo Tempo de Prorrogação. Quando informada a opção 2 - Todo Mês, o sistema verificará mês a mês os afastamentos dentro do ciclo do banco. Esta opção é preenchida por padrão no sistema, e pode ser alterada manualmente em caso de necessidade.
Para ocorrer a prorrogação dos afastamentos é necessário parametrizar na tela Situações (FR010SIT), no módulo Controle de Ponto e Refeitório, o campo Prorrogar banco de horas, indicando as situações que prorrogam os lançamentos quando o colaborador estiver afastado.
Identifique a abrangência do banco de horas. Ela é utilizada para gerar automaticamente as contas do banco de horas para colaboradores que são admitidos.
Com a abrangência, na admissão de um colaborador, o sistema verifica em qual banco de horas o colaborador se encaixa na abrangência e inclui uma conta para o colaborador no banco de horas.
Nota
Devido à possibilidade de ocorrer inconsistências no cálculo do banco de horas do colaborador, não altere o período do banco de horas para um período menor do que o já existente e um período passado. Caso altere, faça o recálculo deste banco de horas.
Para saber mais sobre a rotina de banco de horas, consulte o manual de processos.
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