Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Informações adicionais > Principais rotinas > Administração de Pessoal > Salário Maternidade

Salário Maternidade

Se o cliente faz a contabilização por total trata pro labore junto com folha, tem como separar os 15% parte empresa (clc's 1250/1350). Porque hoje, sistema junta 22% diretores/ autônomos.

Tratamento da licença maternidade mãe adotiva no Administração de Pessoal

As empresas podem utilizar a situação de licença maternidade do tipo 19, para este tipo de afastamento. O sistema apura os 120 dias como data prevista de término licença.

Os eventos de maternidade INSS serão os mesmos, pois o INSS pagará o salário maternidade.

O Requerimento e Lista de Contribuição dos últimos seis meses deve ser emitido normalmente.

Caso a empresa queira manter um registro diferenciado, a fim de obter estatísticas de quantas mulheres se afastaram por motivo de adoção, poderá cadastrar uma nova situação de afastamento de tipo 06, para informar a Licença Maternidade das mães adotivas.

Auxílio maternidade professor

Para o cálculo proporcional das Horas Auxílio Maternidade para professor, é necessário que seja calculado o valor da Hora + o DSR, atentando-se ao Multiplicador Horas DSR, conforme previsto em CLT e em alguns casos nos Acordos Coletivos.

Multiplicador Horas DSR

A CLT determina que as horas DSR do professor sejam calculadas em 1/6 do resultado da multiplicação das horas semanais por 4,5 (= 0,75). Os Acordos Coletivos também podem alterar este cálculo. Assim, deve ser informado neste campo o multiplicador que corresponde à fórmula: (4,5 / 6 = 0,75). Se o Acordo Coletivo alterou o multiplicador de horas mês ou o multiplicador de horas DSR, deve-se obter o resultado através desta fórmula e indicar neste campo.

Este artigo ajudou você?