Rateio no cálculo de integração
Quando a empresa utiliza rateio de mão-de-obra na apuração do Controle de Ponto e Refeitório o sistema sempre irá gerar os eventos com rateio. Se o evento for gerado sem rateio é porque não existiam situações rateadas apuradas para o colaborador.
Os eventos de Perda e Pagamento de DSR sempre serão gerados com rateio 0 (zero). Ou seja, sempre deverá ser considerado rateio 0 (zero) o rateio do cadastro do colaborador (rateio associado ao local ou ao centro de custo).
Antes do sistema gravar os eventos no movimento, a rotina de cálculo de integração realiza uma verificação das horas/valor do evento com as horas/valor rateadas do evento. Caso as horas/valor sejam diferentes, o sistema realiza um ajuste que pode ser:
Através de proporcionalidade
- Somente executado quando as horas do evento forem menores que as horas rateadas do evento.
- A rotina realiza um cálculo de proporcionalidade, diminuindo as horas/valor de cada rateio até o limite de horas geradas para o evento.
Lançando no rateio principal do colaborador ou segundo o rateio com mais horas do evento:
- Somente executado quando as horas do evento forem maiores que as horas rateadas do evento.
- A rotina verifica primeiro, no último dia da geração de eventos, se o colaborador possuía um rateio e se foram geradas horas/valor no evento para este rateio. Se houver, ele joga as horas/valor da diferença neste rateio.
- Caso a consistência anterior não seja satisfeita, a rotina joga as horas/valor da diferença no rateio com mais horas geradas.
Para efetuar a alteração ou visualização dos rateios do evento podem ser utilizadas as funções RetEvtRat, SomaEvtRat e AtribuiEvtRat. Além disso, estarão disponíveis na regra de Período de Geração as variáveis EvtLan, EvtGer e CodEvt que tratam dos eventos como na geração normal, e também as variáveis de rateio das situações apuradas: RatCol, CodRat, SitRes, SitOpe, MinOpe, TipOpe e RatExt.