Busca automática e alocação de marcações
No Controle de Ponto e Refeitório existe um tipo de escala chamada Escala de Busca Automática. Neste tipo de escala o colaborador poderá ter várias opções de horários no dia e o sistema identificará em qual horário que ele trabalhou neste dia de acordo com as marcações efetuadas.
Visualize o fluxo da rotina de Busca Automática de Horários:
O primeiro passo na rotina de busca automática de horários é selecionar o
grupo de marcações para fazer a busca do horário.
O sistema seleciona um grupo de marcações possivelmente pertencentes ao dia para
realizar a busca automática do horário. Isso é feito através de um limite que é
calculado entre os horários do dia atual e os horários do próximo dia. A busca pelo horário é feita pela maior
marcação do dia atual e a menor marcação do próximo dia.
- Validação A: se não for encontrada nenhuma marcação dentro deste limite,
será considerado o horário base do dia;
- Validação B: caso tenha apenas uma marcação dentro do limite do dia será
considerado o horário cuja marcação inicial estiver mais próxima da marcação
efetuada;
- Validação C: exceção, caso tenha apenas uma marcação para o dia que estiver mais próxima dos horários do próximo dia que dos horários do dia, esta marcação será considerada para o próximo dia. Por exemplo, entrada do próximo dia no dia atual.
Tipos de Busca Automática
Caso tenha mais de uma marcação dentro do limite do dia, será verificado de acordo com os tipos de Busca Automática qual é o melhor horário do dia.
- Busca pelo maior número de horas: é verificado em qual horário o colaborador efetuou o
maior número de horas.
Exemplos:
Horários:
- 001 - 05:00 às 13:30
- 002 - 13:30 às 22:00
- 003 - 22:00 às 05:00
Com as marcações: 08:00 e 22:00, o sistema considera o horário 002.
- Usando o horário 1, geraria 05:15 horas normais, 03:00 horas atraso e 08:30 horas extras;
- Usando o horário 2, geraria 08:15 horas normais, 00:00 horas faltas e 05:30 horas extras;
- Usando o horário 3, geraria 00:00 horas normais, 6:45 horas faltas e 17:00 horas
extras;
- Logo, o horário escolhido seria o 2.
Com as marcações: 16:00 e 05:00, o sistema considera o horário 003.
- Usando o horário 1, geraria 05:15 horas normais, 03:00 horas atraso e 08:30 horas extras;
- Usando o horário 2, geraria 05:45 horas normais, 02:30 horas atraso e 07:00 horas
extras;
- Usando o horário 3, geraria 06:45 horas normais, 00:00 horas faltas e 06:00 horas
extras;
- Logo, o horário escolhido seria o 3.
Com as marcações: 01:00 e 07:00, o sistema considera o horário 003.
- Usando o horário 1, geraria 02:00 horas normais, 06:15 horas saída antecipada e 04:00 horas extras;
- Usando o horário 2, geraria 00:00 horas normais, 08:15 horas faltas e 06:00 horas
extras;
- Usando o horário 3, geraria 03:45 horas normais, 3:00 horas atraso e 02:00 horas
extras;
- Logo, o horário escolhido seria o 3.
- 001 - 05:00 às 13:30
- Busca pelo maior percentual de horas
realizadas: é verificado em qual horário o colaborador efetuou o maior número de horas em
relação ao número de horas previstas do horário.
Exemplos:
Horários:
- 001 - 08:00 às 12:00
- 002 - 08:00 às 18:00
Com as marcações: 08:00 e 12:30, o sistema considera o horário 001.
- Usando o horário 1, geraria 04:00 horas normais, ou seja, 100% (4 dividido por 4) do previsto;
- Usando o horário 2, geraria 04:00 horas normais, ou seja, 40% (4 dividido por 10) do previsto;
- Logo, o horário escolhido seria o 1.
- 001 - 08:00 às 12:00
- Busca pela primeira marcação realizada no
dia: é verificada a proximidade da primeira marcação realizada no dia com a primeira
marcação dos horário possíveis para o dia. Este tipo funciona da mesma forma que a
rotina anterior de busca automática.
Exemplos:
Horários:
- 001 - 08:00 às 18:00
- 002 - 14:00 às 22:00
Com as marcações: 10:00 e 18:00, o sistema considera o horário 001.
- Usando o horário 1, marcação de 10:00 está 02 horas distante da entrada 08:00;
- Usando o horário 2, marcação de 10:00 está 04 horas distante da entrada 14:00;
- Logo, o horário escolhido seria o 1, que é o mais próximo.
Com as marcações: 13:00 e 18:00, o sistema considera o horário 002.
- Usando o horário 1, marcação de 13:00 está com 05 horas distante da entrada 08:00;
- Usando o horário 2, marcação de 13:00 está com 01 hora distante da entrada 14:00;
- Logo, o horário escolhido seria o 2, que é o mais próximo.
Em dias de feriados, folgas, DSR e compensados, o sistema projeta todos os horários da escala para o dia anterior e compara a primeira marcação realizada com a primeira marcação prevista de cada horário. Por exemplo:
Marcações:
- 03/12: nenhuma (Horário 1);
- 04/12: 06:55 11:50 13:05 18:02 (Horário 9997).
Para o dia 03/12 o sistema considerará o horário 003, pois as 19:00 é a marcação mais próxima de 06:55 (primeira marcação do dia 04).
- 001 - 08:00 às 18:00
- Busca pela primeira marcação realizada no
dia considerando tolerâncias: é verificada a proximidade da primeira marcação realizada no dia com a primeira
marcação dos horários possíveis para o dia considerando as tolerâncias estabelecidas.
Exemplos:
Horários:
- 001 - 08:00 (tolerância das 07:45 - 08:05) às 18:00
- 002 - 07:40 (tolerância das 07:30 - 07:45) às 17:40
Com as marcações: 07:45 e 18:00, o sistema considera o horário 001.
- Usando o horário 1, marcação de 07:45 está dentro da tolerância da primeira batida, então a distância é 00:00;
- Usando o horário 2, marcação de 07:45 está 5 minutos distante da entrada 07:40;
- Logo, o horário escolhido seria o 1, onde a diferença é menor.
- 001 - 08:00 (tolerância das 07:45 - 08:05) às 18:00
Para a rotina de busca de horários automática é calculado novamente um limite para o dia, utilizando o horário da busca para o dia e um horário fictício para o próximo dia, considerando a marcação que ocorrer mais cedo entre todos os horários da escala de busca automática. A este limite ainda é somado 100 minutos (01:40) e nomeado como Separação de Jornada.
Após a rotina ter escolhido o horário do dia, o sistema irá efetivamente alocar as marcações para este dia, ou seja, definir quais marcações realmente pertencem ao dia.
No sistema existe dois campos para a separação de jornada:
- Em Cálculos > Apuração > Definições > Gerais (FR006DAP): pode ser utilizado para qualquer escala, para todos os dias normais. A quantidade de horas informada neste é somada ou diminuída da separação de jornada.
- Tabelas > Horários (FR004HOR): utilizado para alterar a separação de jornada de determinado horário. O valor é fixo e é assumido diretamente como a nova separação de Jornada no dia em que o colaborador tiver este horário. Esse assinalamento sobrepõe todos os anteriores.
Se em um dia de folga, na escala tiver o assinalamento Marcações na Folga igual a "2 - Alocar conforme o horário do dia anterior" ou "3 - Alocar conforme horário do dia seguinte", e o horário que for considerado na folga tiver separação de jornada, será considerada a separação de jornada deste horário. A partir da separação de jornada será feita a alocação de marcações para o dia e serão consideradas todas as marcações que estiverem até a separação para o dia.
Exceções
- Em dia de folga, se no cadastro da escala não tiver o assinalamento Marcações na Folga, o sistema irá alocar até o limite do dia (23:59).
- Em dia de folga, se tiver o assinalamento Marcações na Folga igual a 2 ou 3 e tiver quantidade de marcações ímpares, e se a próxima marcação for da mesma data, esta será considerada para fechar o par.
- Existe um limite de 100 marcações que podem ser alocadas por Colaborador/Dia. Se este limite for ultrapassado, o sistema não irá calcular este colaborador e irá gerar no arquivo de log de Cálculo.