Refeitório
Possibilita a empresa, o controle do consumo e reserva de refeições, de seus funcionários, terceiros e parceiros, emitir diferentes relatórios e informar automaticamente à folha de pagamento o valor de desconto de cada colaborador. Isto tudo realizado com a marcação da refeição pelo colaborador da mesma maneira que faz a marcação de ponto.
Para isto a empresa deve ter disponíveis coletores eletrônicos para que os colaboradores façam as marcações de refeição.
Estes coletores podem ser exclusivos para o refeitório ou então permitir o registro dos dois tipos de marcação, ponto e refeição. Neste caso os colaboradores ao realizarem a marcação, deverão apertar uma tecla de função para diferenciar a refeição da marcação de ponto. Um relógio pode possuir varias funções e cada uma delas pode representar uma refeição.
Outra possibilidade oferecida é definir faixas de horários para diferenciar as refeições. Por exemplo, das 06:00 as 09:00 horas será lanche e das 11:00 as 14:00 horas será almoço. Desta forma um único relógio pode ser usado e não será necessário o uso das funções.
Outras vezes é necessário usar funções e também as faixas de horários. Tudo irá depender da estrutura de refeitório que a empresa possui.
É possível, também, que uma marcação seja utilizada para o refeitório e para o ponto ao mesmo tempo. Isto é utilizado no caso de reservas, quando a primeira marcação do dia também pode reservar a refeição.
O processamento do refeitório é automaticamente realizado junto com o cálculo da apuração, detalhada no capítulo Apuração. Isto é feito para que não seja obrigatório realizar dois cálculos, um para apuração e outro para refeitório, embora o usuário possa proceder desta maneira, se desejar. Após este processamento, a empresa poderá incluir, excluir ou alterar refeições, é a chamada manutenção.
De qualquer modo, a empresa terá ao seu dispor condições para saber a reserva e consumo de refeição de cada colaborador e a possibilidade de descontar automaticamente em sua folha de pagamento.
Quanto ao cálculo do valor a ser descontado ou do total de refeições consumidas, a rotina possui várias possibilidades:
- A empresa poderá definir qual horário de funcionamento do refeitório, com faixas de horários para cada refeição.
- A reserva da refeição pode ser na jornada atual ou para próxima jornada, para a empresa ter o controle de quantas refeições deverão ser preparadas.
- Podem ser definidos valores para cada refeição, referentes a reserva sem consumo, consumo sem reserva e refeição subsidiada. Este tratamento possibilita o desconto diferenciado dos valores das refeições, subsidiando apenas as refeições reservadas com antecedência, incentivando desta maneira a organização do refeitório.
- Os valores descontados podem ser diferenciados para cada colaborador, mediante programação individual ou coletiva. E pode ser definido, por refeitório, que em determinada data não será descontado os valores das refeições.
- Outra possibilidade interessante é o desconto de refeições conforme o peso. Isto é possível com "balanças coletores" que informam o peso da refeição no arquivo das marcações e o Controle de Ponto e Refeitório calcula o valor da mesma. Os valores podem ser descontados automaticamente na folha de pagamento, juntamente com as horas da apuração. Podem ser descontadas todas as refeições ou apenas algumas.
Para cumprimento de exigências legais, no final do período podem ser emitidos relatórios para assinatura dos colaboradores e suas respectivas chefias.
O Controle de Ponto e Refeitório apresenta para consulta, o extrato com as refeições e valores por colaborador, total de refeições consumidas diariamente e o total de refeições subsidiadas diariamente.
Quanto aos relatórios do Refeitório, existem vários modelos e outros poderão ser desenvolvidos conforme a necessidade de cada empresa, através do gerador de relatórios.