Definição - Valores Padrões
Se algumas das informações disponibilizadas são dados padrão, isto é, dados que não se modificam pois possuem um valor único, estes podem ser cadastrados na opção Definição de Valores Padrões do menu Arquivos.
Ao acessar esse item de menu, é apresentada uma tela onde é possível cadastrar estes valores. Desta forma, os valores ali cadastrados não precisarão ser informados nos dados da integração, pois os valores utilizados serão retirados deste cadastro. Até mesmo as informações dos campos chave da tabela podem ser suprimidas (caso necessário), para que um valor padrão seja utilizado em seu lugar.
Um bom exemplo para tanto é a utilização de um valor padrão para o campo NUMEMP, para empresas que possuem somente uma empresa. Isso significa que o sistema que disponibiliza os dados para a integração não precisará incluir o campo NUMEMP, pois o mesmo será buscado do cadastro de valores padrão.
No entanto, é necessário que cada tabela que seja integrada possua o campo NUMEMP definido como valor padrão, sendo que esta definição somente é utilizada para uma tabela e não para toda a base de dados. A seguir temos um exemplo da tela de definição de valores padrões:
Conforme demonstrado, é necessário que todas as tabelas que possuem valores padrões sejam cadastradas, visto que este assinalamento é referente as tabela.
Esta tela de cadastro possui algumas facilidades para o cadastramento dos valores padrões. Alguns controles são adotados para evitar a definição de valores errados (como no caso de campos do tipo "lista" e valores de campos que são chaves estrangeiras).
Ao clicar nos botões Adicionar Tabela ou Adicionar Campo a seguinte tela é exibida:
Através desta tela você poderá escolher uma das tabelas do sistema para, em seguida, definir os campos que terão valores padrões.
Quando um campo de uma tabela é inserido, ele precisa que o seu valor padrão seja definido. No caso do campo inserido ser do tipo "lista" (TIPCOL, por exemplo), os valores válidos para o mesmo são exibidos em um ComboBox, não permitindo que o usuário forneça um valor fora do permitido para a lista (no caso, o usuário poderia informar o valor "4" para TIPCOL, o que não é um valor válido para o Gestão de Pessoas).
No caso do campo inserido ser um campo que é chave estrangeira para outra tabela, é possível selecionar um dado válido através da tela de pesquisa. A tela de pesquisa poderá ser chamada pelo botão B2 presente no campo de definição do valor padrão:
A tela de pesquisa é a mesma que é disponibilizada pelo Gestão de Pessoas durante a pesquisa de informações: