Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui
Gestão de Pessoas - Manual do Usuário > Legislação > Administração de Pessoal > Convênio PIS

Importação de Arquivo de Convênio PIS

Importação arquivo PIS Folha disponibilizado pela Caixa Econômica Federal

Para importar os dados do convênio:

  1. Instale o programa SXPIS.

  2. Acesse o programa SXPIS, em Caixa > Sxpis > Sxpis.exe.

  3. No programa, acesse Arquivo > Importar dados, selecione o drive, confirme o valor do salário mínimo e inicie a importação.

  4. Importado o arquivo, acesse Arquivo > Liberação Recursos, selecione o código de convênio e indique se há colaboradores que não receberão os valores de convênio em virtude de estarem desligados da empresa.

  5. Havendo colaboradores que não receberão, será aberta uma nova tela para assinalá-los

  6. Feito o assinalamento, informar nome e telefone da pessoa responsável pelas informações, bem como a data de pagamento do valor aos colaboradores, confirmando serão impressos os relatórios;

  7. Emitidos os relatórios, será solicitado um CD onde serão gravadas as informações que serão entregues na CEF junto aos seguintes relatórios: 

  • Relatório Analítico de Empresa Vinculados ao Convênio (1 via);Relatório Sintético para Adiantamentos de Valores (1 via), devidamente assinado;
  • Relatório de Liberação de Recursos (1 via);
  • Nota Promissória, datada e assinada;
  • Contato (2 vias), caso seja a primeira vez que participa da sistemática, devidamente assinada;
  • Etiqueta para o CD.

Prestação de Contas junto a CEF

Somente as empresas que possuem a Conectividade Social podem utilizar o aplicativo SXPIS-Empresa, e o envio e recebimento de arquivos deve ser feito através da Internet via Conectividade Social ou através de CDs entregues na agência, como contingência.

Para integrar o PIS no Administração de Pessoal Windows:
 

  1. O sistema verifica o PIS (posição 27), Data de Nascimento (posição 100), e CNPJ (posição 12) da empresa antes de efetuar a integração. O valor está na posição 125.

  2. O arquivo é importado no código de cálculo ativo. Quando há mais de uma empresa, é necessário informar "T" no campo Tipo Importação, sendo que todas as empresas devem possuir o mesmo código de cálculo cadastrado.

  3. Verifique o CNPJ da empresa do empregado no arquivo da Caixa Econômica no caso de transferência de Empresa ou Filial.

  4. No programa do SXPIS, no item Relatórios, existe um relatório chamado "Relação de Trabalhadores Pagos", que deve ser comparado com o relatório do Administração de Pessoal disponível em Cálculos > Lançamentos > Variáveis > Listar, selecionando somente o evento do PIS, após a integração. Com isso, é possível verificar se o total integrado na folha fecha com o da Caixa.

  5. O arquivo a ser importado é gravado no diretório Caixa > Sxpis > Arquivos de Trabalho, com o mesmo nome do código do convênio.

  6. Crie um evento novo (se ainda não existir), com característica 39J e regra 45, tipo 1 proventos ou 2 vantagens. Não indique nenhuma incidência para INSS, IRRF ou FGTS.

  7. No Administração de Pessoal, acesse Recursos > Implementações > Gerador Importação/Exportação > Executar, indique o modelo 38 e o arquivo do PIS, que fica salvo em Caixa > Sxpis > Arquivos de Trabalho. O arquivo a ser importado tem como nome o número do convênio.

Este artigo ajudou você?