Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Saldos de Situações

Permite definir a utilização dos saldos existentes para cada colaborador. Os saldos atuam como uma conta corrente de horas. Seu controle é feito na apuração, com uma situação que soma e outra que diminui. As situações calculadas na apuração podem ser definidas para irem para o saldo automaticamente.

A manutenção do saldo é feita em Cálculos > Apuração > Acertos > Saldos. Podem ser efetuados lançamentos através de regras, da tela de manutenção, na integração e na apuração conforme as definições do cadastramento. As horas podem ser debitadas do saldo através de um lançamento efetuado pelo usuário e depois geradas na Integração com a folha de pagamento.

Para consultar os saldos, acesse Cálculos > Apuração > Consultas > Saldos de Situações. E para emitir relatórios, em Cálculos > Apuração > Listar > Saldos de Situações.

 

Saldo

Situação Soma Saldo
Informar o código da situação cujas horas serão somadas no saldo.

Situação Diminui Saldo
Informar o código da situação cujas horas serão subtraídas do saldo.

Limite Mínimo do Saldo
Define um limite abaixo do qual o saldo não é enviado para a folha de pagamento.

Limite Máximo do Saldo

Define um limite acima do qual o saldo não é enviado para a folha de pagamento.

Importante

Os campos Limite Máximo do Saldo e Limite Mínimo do Saldo somente serão considerados se for informado "S" no campo Zerar na Integração ou se forem tratados via regra.

Zerar na Integração
Indica se este saldo deverá ser zerado na integração ou não:

Observações

Ao informar "N" neste campo, os eventos de saldo de horas não serão gerados durante a integração. Para gerá-los, este campo deve estar definido como "S". Com isso, ainda, o saldo será zerado a cada integração.

Situações

Situação
Informar o código de situações calculadas na apuração, cujas horas podem ser transferidas para a situação que soma ou diminui do saldo.

Sinal Situação
Indica se a quantidade de horas da situação deve ser somada ou diminuída do saldo.

Uso Situação
Determina se todas as horas da situação devem ser transferidas para o saldo (total) ou somente a parte que satisfizer a condição (divide). Ainda indica se as horas transferidas para o saldo devem ser abatidas da situação original ou não.

Código
Este dado está relacionado com o dado limite. Indica a condição para que a situação seja somada ou diminuída do saldo.

Limite de Horas
Este dado está  relacionado com o dado anterior "<" ">".

Determina o limite de horas para que a quantidade de horas calculadas na situação seja transferida ou não para o saldo.
Somente quanto este limite for ultrapassado o sistema irá realizar o procedimento informado.

Nota

As situações informadas na Pasta Situações do Saldo, somente serão consideradas como lançamento p/ o Saldo quando apuradas pelo módulo Controle de Ponto e Refeitório.  Se for digitada na tela de Acertos, o módulo não fará o lançamento p/ o Saldo.

 

Eventos

Permite o cadastramento dos eventos positivo, negativo e de pagamento.

O evento informado no campo Evento Positivo será gerado no cálculo de integração se houver horas positivas no saldo do colaborador. O evento informado no campo Evento Negativo será gerado no cálculo de integração quando houver horas negativas no saldo. E o evento informado no campo Evento Pagamento será gerado quando houver um lançamento efetuado em Cálculos > Apuração > Acertos > Saldo, com origem P (Pagamento). A quantidade de horas geradas nesse evento, que corresponde ao valor do lançamento, será debitada do saldo.

 

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