Saldos de Situações
Permite definir a utilização dos saldos existentes para cada colaborador. Os saldos atuam como uma conta corrente de horas. Seu controle é feito na apuração, com uma situação que soma e outra que diminui. As situações calculadas na apuração podem ser definidas para irem para o saldo automaticamente.
Sempre que houver horas extras devem ser somadas no saldo e sempre que houver faltas, atrasos e saídas antecipadas devem diminuir no saldo.
O saldo pode ser zerado na integração dos eventos com a folha de pagamento ou simplesmente ir acumulando as horas.
A manutenção do saldo é feita em Cálculos > Apuração > Acertos > Saldos. Podem ser efetuados lançamentos através de regras, da tela de manutenção, na integração e na apuração conforme as definições do cadastramento. As horas podem ser debitadas do saldo através de um lançamento efetuado pelo usuário e depois geradas na Integração com a folha de pagamento.
Utilização do saldo nas empresas através da programação de compensação de horas:
Cria-se um saldo especialmente para o controle de extras para compensação de horas para prolongar finais de semana com feriado, ou final de ano. O controle é feito com programações de compensação, com tipo extras, na situação que soma no saldo e programações de compensação, com tipo faltas, na situação de faltas do saldo.
Para consultar os saldos, acesse Cálculos > Apuração > Consultas > Saldos de Situações. E para emitir relatórios, em Cálculos > Apuração > Listar > Saldos de Situações.
Saldo
Situação Soma Saldo
Informar o código da situação cujas horas serão somadas no saldo.
Situação Diminui Saldo
Informar o código da situação cujas horas serão subtraídas do saldo.
Limite Mínimo do Saldo
Define um limite abaixo do qual o saldo não é enviado para a folha de
pagamento.
Se o limite mínimo for 10 horas e o colaborador tiver nove horas de saldo, ao gerar a integração o sistema não gera o evento de pagamento ou desconto dessas horas.
Estas nove horas permanecerão no saldo para serem compensadas ou pagas no próximo mês.
Define um limite acima do qual o saldo não é enviado para a folha de pagamento.
Se o limite máximo for 20 horas e o colaborador tiver 27 horas de saldo no dia do fechamento da apuração, serão pagas ou descontadas na integração apenas 20 horas.
As sete horas restantes serão acumuladas para o próximo período
Importante
Os campos Limite Máximo do Saldo e Limite Mínimo do Saldo somente serão considerados se for informado "S" no campo Zerar na Integração ou se forem tratados via regra.
Zerar na Integração
Indica se este saldo deverá ser zerado na integração ou não:
- Se for informado "S", durante o cálculo da integração o módulo fará um lançamento no histórico deste saldo para zerá-lo;
- Se for informado "N", durante o cálculo da integração não fará nada: nem zerar ou apagar lançamentos feitos pela variável ValSal;
- Se for informado "A", durante o cálculo da integração o módulo apagará o lançamento no histórico que foi lançado via ValSal e os lançamentos que fazem com que zere o saldo na integração.
Observações
Ao informar "N" neste campo, os eventos de saldo de horas não serão gerados durante a integração. Para gerá-los, este campo deve estar definido como "S". Com isso, ainda, o saldo será zerado a cada integração.
Situações
Situação
Informar o código de situações calculadas na apuração, cujas horas podem ser transferidas para a situação que soma ou diminui do saldo.
Podemos definir que, se uma determinada situação tiver mais de duas horas, seja
transferida para a situação que soma no saldo.
Para isto, indique o código da situação, o sinal de soma "+", uso 1, o sinal de maior ">" e no limite informar 02:00.
Sinal Situação
Indica se a quantidade de horas da situação deve ser somada ou diminuída do saldo.
Uso Situação
Determina se todas as horas da situação devem ser transferidas para o saldo (total) ou somente a parte que satisfizer a condição (divide). Ainda indica se as horas transferidas para o saldo devem ser abatidas da situação original ou não.
Código
Este dado está relacionado com o dado limite. Indica a condição para que a situação seja somada ou diminuída do saldo.
- A situação irá para o saldo se tiver até 01:30;
- Informa-se o sinal de menor "<" neste dado e 01:30 no dado LIMITE.
- A situação deverá ir para o saldo se tiver mais de 03:00.
- Informa-se o sinal de maior ">" neste dado e 03:00 horas no dado LIMITE.
Limite de Horas
Este dado está relacionado com o dado anterior "<" ">".
Determina o limite de horas para que a quantidade de horas calculadas na situação seja transferida ou
não para o saldo.
Somente quanto este limite for ultrapassado o sistema irá realizar o procedimento informado.
As situações informadas na Pasta Situações do Saldo, somente serão consideradas como lançamento p/ o Saldo quando apuradas pelo módulo Controle de Ponto e Refeitório. Se for digitada na tela de Acertos, o módulo não fará o lançamento p/ o Saldo.
Eventos
Permite o cadastramento dos eventos positivo, negativo e de pagamento.
O evento informado no campo Evento Positivo será gerado no cálculo de integração se houver horas positivas no saldo do colaborador. O evento informado no campo Evento Negativo será gerado no cálculo de integração quando houver horas negativas no saldo. E o evento informado no campo Evento Pagamento será gerado quando houver um lançamento efetuado em Cálculos > Apuração > Acertos > Saldo, com origem P (Pagamento). A quantidade de horas geradas nesse evento, que corresponde ao valor do lançamento, será debitada do saldo.