Este conteúdo não recebe atualizações, pois é referente a uma versão do sistema que foi descontinuada. Acesse a documentação da versão 6.10.3 aqui

Rotina de Professores

Este recurso não está disponível no Gestão de Pessoas | HCM GO UP. Saiba mais.

A rotina de professores no Controle de Ponto e Refeitório possibilita a apuração de vários horários para um mesmo dia. Cada professor terá uma grade onde serão informados os horários por atividades e disciplinas.

Importante

A rotina de professores não trata horários noturnos (ou seja, horários que iniciam em um dia e terminam no dia seguinte). Portanto, se for utilizado um horário deste tipo para um professor, tanto o cálculo da apuração quanto a alocação das marcações serão feitos de maneira incorreta.

  1. A rotina de professores é habilitada no cadastro da empresa, no campo Professores, com as seguintes opções:
    • N - Não utiliza a rotina dos professores. As opções da rotina não serão mostradas no sistema.
    • H - Calcula pelo horário. No cálculo de Integração o sistema irá considerar as horas apuradas na apuração.
    • M - Calcula pelas horas mês. No cálculo de Integração, para calcular as horas de trabalho, o sistema fará o cálculo das atividades e disciplinas dos professores baseado nas horas mês, informadas na grade de atividades e disciplinas.
  1. Depois de habilitar a rotina de professores é necessário indicar quais colaboradores deverão ser considerados professores. Em Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados, informar no campo Tipo de Contrato, 01-Empregado ou 10-Professor. (No Controle de Ponto e Refeitório não haverá diferença entre os tipos de contrato 1 e 10.)
  2. Em Colaboradores > Professores > Atividades, devem ser cadastradas todas as disciplinas e atividades as quais os professores possam ter.
  3. Em Colaboradores > Professores > Professor > Manutenção, informar a apuração do professor para habilitar ou não a grade de atividades para o professor.
  4. Em Colaboradores > Professores > Professor > Grade de Atividades, informar para cada professor as atividades e disciplinas com seus respectivos horários e validade (data inicial e final).

    A partir do momento em que o colaborador professor possuir uma grade com horários na apuração sempre prevalecerá os horários da grade, mas continua sendo necessário o histórico de escala para o professor, no entanto na escala não é preciso informar horários.

    A Empresa pode optar por utilizar a rotina de professores com rateio de mão-de-obra, para isso, basta definir no cadastramento da empresa se o rateio será por Local ou Centro de Custo.

Este artigo ajudou você?