Colaboradores
Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados
Este é o cadastro principal do colaborador. Nele estão todos os dados necessários ao Administração de Pessoal para que se calcule a folha (mensal, adto salário, adto 13o e 13o integral) e se gere os relatórios anuais (RAIS, DIRF, Informe). O colaborador recebe um código, que não precisa ser o número da ficha de registro. Este será o código que o identificará em todos os locais do sistema.
Nota
No momento em que se faz a inclusão de um colaborador, também são criados os históricos necessários: Filial, Local, Cargo, Salário, Centro de Custo e Escalas.
Quando o Administração de Pessoal é integrado ao Controle de Ponto e Refeitório, abre-se também uma tela para informar o tipo de apuração do ponto do colaborador.
Se o Administração de Pessoalestiver integrado ao módulo de Recrutamento e Seleção do Gestão de Pessoas | HCM, o candidato após aprovado para efetivação, fica disponível no Administração de Pessoal para cadastro através do botão Efetivação, existente na parte inferior desta tela. Desta forma, os dados apenas precisam ser complementados, aproveitando as informações que já constam do RS.
Colaboradores > Ficha Cadastral > Complementar
Nesta tela são incluídos dados complementares do colaborador, tais como endereço, documentos particulares, número da ficha registro, informar as datas dos exames médicos, do último e do próximo exame, data da renovação da carteira de habilitação, etc.
Também possui a informação da quantidade de dias de duração do contrato de trabalho para que se possa fazer o controle dos vencimentos dos Contratos de Experiência ou outros Contrato a Prazo Determinado. A emissão dos relatórios de controle se dará na opção Colaboradores > Documentos > Prazos Contratos.
Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar
Cadastrar os filhos, pais, cônjuge e qualquer outro parente do colaborador que seja necessário para o cálculo da sua folha. Os filhos, dependendo da idade serão utilizados como dependentes para Salário Família e Imposto de Renda, enquanto os pais e cônjuge serão apresentados na Ficha de Registro e eventualmente poderão ser utilizados como dependentes para Imposto de Renda.
Também serão cadastrados os Beneficiários de Pensão Judicial. Neste caso, deve-se ainda cadastrar a forma de cálculo da pensão, sua base de cálculo e alguns dados complementares do beneficiário através do menu Colaboradores > Dependentes > Pensão Judicial.
Colaboradores > Históricos
Acessar a opção Adicionais e informar o % de insalubridade ou periculosidade recebido pelo colaborador. Esta informação poderá ser individual, por local ou por local e cargo. Recomenda-se o uso de percentuais por local e cargo pois o Rubi poderá ter um controle mais eficaz do direito de recebimento do colaborador.
Os Auxiliares de Serviços Gerais que trabalham no setor de Manutenção têm direito a receber Adicional de Insalubridade. Caso utilize a informação Individual, o colaborador poderá, em determinado momento, ser transferido de um local para outro, bem como ter seu cargo alterado. Em qualquer um dos casos seria necessário, além de registrar um novo histórico de local e/ou cargo, registrar um novo histórico de adicional zerando os percentuais. Agora, se os percentuais estiverem informados no local Manutenção e no cargo Auxiliar de Serviços Gerais, a partir do momento que o colaborador mudar de local ou cargo, automaticamente deixará de receber o adicional.
Nota
O Histórico também deve ser utilizado para cadastrar as alterações contratuais posteriores de: Cargo, Local, Filial, Salário, Escala Horária, etc.